Fishroom de Ciclideos Anões


fabiosilva

Recommended Posts

Boas Fábio,

 

não consegui vencer a tentação:

 

SAM_5588_zps5d84e771.jpg

 

agora vou ter que ir a Quinta do Conde a apanhar a agua mágica que faze que os peixes reproduzam no tercer dia :)

 

cmprs

 

P.

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

estava a espera de que adivinhassem :D:D:D:D

mando proposta de preço do garrafão por pm ;);););

 

acho que o Fábio e o Ricardo (e os demais ) não tem vontade para jogar ;););)

 

abraço,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

acertaram os dois, é um casal F0 de A. eremnopyge (sp. Fresa) made in sr. Vasconcelos. Gosto muito do cor mas a fotografia de qualidade nao va ser fácil, agora percebo os problemas do Fábio com as primeiras fotos em aquários com pouca luz e turfa ;)

 

Uma questão que tinha para vocês: é normal que os machos Apistogramma sejam sempre uns cabr**s com as fêmeas e tenham estas sempre dominadas e perseguidas?? Tive o mesmo resultado na minha primeira tentativa de cria dos macmasteri.

 

Fábio: novidades com as crias de elizabethae?? e com o casal de martini??

Ricardo: novidades com os nannay??

 

cmprs,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pol,

 

É uma excelente aquisição. Parabéns e espero que tenhas muita sorte com eles. Mais uma espécie nova para o nosso País ;)

O comportamento que assistes é perfeitamente normal. Devido ao seu tamanho (certamente maior que a fêmea), dá sempre vantagem ao macho para dominar o território e também a própria fêmea.

Acredito que isso se deva mesmo ao porte dos peixes, pois já tive um caso em que o macho era mais pequeno que as duas fêmeas que tinha, e ele é que era o dominado.

Mas atenção, que num caso normal em que o macho é o dominador, esse papel também se inverte. Assim que a fêmea desova, como forma de protecção dos ovos/crias, torna-se tão agressiva que passa a ser ela a dominar tanto o território como o próprio macho.

 

 

Olha os Elizabethae estão a crescer lindamente. Ainda juntos com a mãe. O pai está a gozar umas férias no "SPA Maternidade Hotel" para relaxar e não fazer o que não deve. Podia dar-lhe o crédito e deixá-lo com a mãe e os pequenos, mas quis prevenir que ele os comesse e não queria de todo perder a oportunidade única de tirar proveito da 1º prole de Elizabethae´s :drool3:

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pol.

 

Os machos sao sempre assim, no meu caso tenho notado que os selvagens sao especialmente agressivos. Nao sei se é geral, mas a minha experiencia diz-me isso.

 

Os Nanay, confirma-se a postura, separei o macho, e continuo a acompanhar os desenvolvimentos de perto.

 

Basicamente é isto, estou tb a reunir material para a nova montagem de um aquario de 60*30*30.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fábio e Ricardo,

 

fico mais tranquilo se esse comportamento é normal!! Pensei que tinha uma sorte terrível e que os meus Apistos não conseguiriam nunca a formar um casal.

 

Os ramirezzi ou os altispinosa tem um comportamento muito mais "de casal" que os Apistogramma ainda se não fazem posta.

 

Parabéns aos dois, pelos Elizabethae que lograste que sobreviveram até hoje (Fábio) e pela posta dos Nannay (Ricardo) que acho que é outra raridade.

 

Fábio, tenho visto que não deixas ir mais informação da que gostas em cada momento :D:D:D:D vou então a respeitar isso e ficar a espera de novidades nos Martini,

 

Ontem pensei no facto de que se tivera sorte e os meus peixinhos criaram preciso mais um aquário para crescimento. Vou começar a fazer as malas :D:D:D

 

abraço e mais uma vez obrigado pelas respostas,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pol agora é que reparei que também me perguntas-te dos Martini :)

 

Não há nada a esconder. O casal anda lá, pacifico, sem qualquer postura até ao momento.

Assim que houver novidades meto logo, desses ou de outros :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Fábio, esconder é uma palavra feia que não pretendi usar, quis dizer que eu sei que normalmente o Fábio demora um tempo até que ve que os alevins ou as posturas correm bêm, sobretudo se não nova espécie no Fishroom. :):):)

 

muita sorte,

 

abraço

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem qualquer problema Pol.

Mas a sério que não tinha reparado que falas-te dos Martini.

Ainda assim tens razão, não gosto de lançar os foguetes antes da festa, por isso só quando a coisa está bem encaminhada é que posto aqui no tópico. Mas não tenho mesmo novidades dos Martini infelizmente :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Fábio:

 

como estas? tudo bem?

 

hoje é o primeiro dia de natação livre dos A. eremnopyge (os meus primeiros alevinos de Apistogramma), estou com cara de avô com a boca aberta o dia tudo!!!

 

cmps,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pol,

 

Está tudo bem e contigo também já vi que sim, e muito bem até!!! :naughty:

Volto a dar-te os parabéns pelas crias dos A. Eremnopyge. Bem que podes arranjar uma cadeirinha bem confortável em frente ao aquário que não te vais cansar de observá-los.

 

Hoje também foi um dia diferente aqui na minha Fishroom. Foi dia de retirar os pequenos Elizabethae de junto da mãe para o aquário de crescimento. Fizeram ontem 3 semanas de natação livre :)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fábio,

 

sempre retiras a mãe/os pequenos depois de 3 semanas? que acontece depois de isso (acho que podem estar mais longo mas crescem mais lentamente).

 

Boa sorte e quando tenhas tempo, uma foto/video dos pequenos que sabes que adoramos!!

E por certo: o outro pequeno (o teu) como anda?? que sempre pergunto de peixes e nunca recordo perguntar-te isso, desculpa, como senta a paternidade??

 

abraço,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pol,

 

Eu não tenho um tempo certo para separar dos pais, posso dizer-te é que não deixo passar das 4 semanas. Nesta tirei às 3 semanas porque vi que ela estava bem protectora com eles. Se notasse agressividade tirava antes.

 

Entretanto posso dizer que por sorte ou não, quando tirei os pequenos, na 4ºfeira, juntei logo o macho novamente. Ontem já tinha nova desova :drool3:

 

Já agora deixo-vos aqui umas fotos um pouco melhores que as primeiras que vos mostrei do Apistogramma Sp. Téfé:

dscf4587j.jpg

dscf4596g.jpg

dscf4588e.jpg

 

Assim que puder tirou outras.

Fiz também uns vídeos que mostro depois.

 

PS: O meu pequeno está óptimo Pol, cada vez maior. Quando ele começar a andar estou a ver que os aquários mais baixos que meio metro de altura tenho que os tirar :)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!

 

Aproveitando a visita tenho os Nanay com quase 2 semanas, achas que devo tirar a mae? Noto-a bastante protectora com os pequenos, mas tenho rexeio que se torne agressiva!

 

Aproveita e passa la no meu topico ja tenho novidades! ehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo, obrigado!

 

É assim, se por acaso a vês protectora então não te preocupes. Enquanto eles estão com a mãe estão também a aprenderem a alimentar-se sozinhos com maior facilidade.

Se por acaso ela começar a ficar agressiva tu vais notar isso. Vais ver os pequenos todos dispersos pelo aquário e a afastarem-se dela quando ela se aproxima. Basta teres atenção diariamente a este comportamento e vais-te aperceber sem grande dificuldade. Descansa que ela também não te vai dar uma razia nos pequenos assim de repente.

 

Já comentei no teu tópico ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo conselho, por vezes noto que estao dispersos outras vezes muito juntos, vou deixar a mae mais uma semana com os pequenos pelo menos!

 

ja vi que comentaste! presumo que ja tenhas adivinhado o q sao as novidades! n é dificil!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fábio,

esses peixes estão espectaculares!!!
gosto muito ver que os machos também mudam de cor, pensava que só eram as fêmeas que faziam isso (se fico errado, peço desculpa mas já é tarde para mim :D:D:D)

os pequeninos também estão bem??
Hoje é o 5º dia de natação livre dos meus, fiz um erro estúpido (2 se tenho que ser sincero) com os aquecedores (o primeiro é muito estúpido, comprei o aquário de 30 litros a um usuário e com o aquário vendiou-me o termostato, os últimos días andava como louco tentando regular melhor a temperatura sem nenhum êxito = flutuava de 25 a 29ºC uma barbaridad, per sorte os pequeninos não morreram, ontem vi qual era a causa, o aquecedor era de 100W = bangbangbang ) .

Agora ja estão com o novo aquecedor de 50W e a temperatura esta completamente estabilizada a 26ºC!! grrrrrrrrrrrrrrrrrr de verdad que há vezes que não consigo entender como poso ser tan burro!!!

O segundo problema com o aquecedor foi no aquário de 300 litros, e ainda é mais estúpido porque foi 100% meu: estou a mudar o filtro interno por um filtro externo e as duas últimas semanas os filtros funcionaram de forma simultânea. Há 4 dias apaguei a bomba do filtro interno e o dia seguinte a temperatura baixou a 24ºC, pensei que o aquecedor ficou estragado, até que descobri que como está dentro do compartimento do filtro, não conseguia aquecer a agua do aquário mas unicamente o interior do filtro!!! bangbangbang

gosto pensar que estos erros só vou fazer uma vez na minha vida!!!

abraço e boa sorte com os peixes,

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Antes de mais obrigado mais uma vez pelos vossos comentários.

 

Pol, normalmente é assim, aprendemos depois de errar! ;)

 

 

Bem hoje deixo-vos aqui com um video que consegui fazer e espero muito sinceramente que consigam desfrutar só metade do que eu desfrutei ao vivo...

 

No video também podemos ver o meu A. Abacaxi macho que parece um estafeta de um lado para o outro. Mas também está lindíssimo.

Também dá para vermos uma fêmea Abacaxis com uma desova feita ali para o meio das rochas e a certa altura um belo trio de ataque... Apistogramma Sp. Téfé / Abacaxi / Elizabethae. O Elizabethae é o que já tinha, não é o pai das crias que estão em crescimento.

 

Mas claro que o grande destaque vai para o A. Sp. Téfé...

 

Apistogramma Sp. Téfé:

 

Hei-de tentar fazer um video melhor, mas este dá bem para ter uma noção do potencial do peixe... :)

 

Espero que gostem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais