Fishroom de Ciclideos Anões


fabiosilva

Recommended Posts

Fabio, estava aqui a pensar numa possibilidade de poupares alguma guita, no aquecimento da agua, da tua fishroom.

Provavelmente tens tarifa bi-horaria, metade do preço entre 22h - 08h da manhã.

 

Imaginando, que ligavas o termostato, a um daqueles relógios programadores, podias definir um horário, para o termostato estar ligado. Algo assim:

-> 10h - 11h : Ligado

-> 13h - 14h: Ligado

-> 16h - 17h: Ligado

-> 19h - 20h: Ligado

-> 22h - 08h: Ligado

Durante a noite, quando faz mais frio, o termostato ficaria sempre ligado, mas com a tarifa bi-horaria, não seria tão pesado.

Durante a dia, ligavas uma hora, desligavas duas, se tudo corresse bem, a temperatura desceria apenas uns 2 graus, talvez bem suportado pela bicharada.

 

Isto era capaz de reduzir a conta, em cerca de 1/3.

Aqui fica a ideia ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sugestão amigo.

 

Eu neste momento tenho o tarifário normal. Já tive anteriormente o bi-horario e levei um abate no orçamento que até abanei. Isto porque durante o período "cheio" pagas mais ainda do que na tarifa normal, e tem que se contar também com os equipamentos que ficam ligados 24h por dia.

A ideia é boa acredita mas no meu caso não resultou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

O tempo não tem sido muito para actualizações e menos ainda para fotos.

Em relação ao aquário que estou a montar, já tenho os troncos RedMoor Wood que vou lá meter e até já estão lá dentro com um peso para que não flutuem. O layout do aquário vai ser muito à base de troncos e talvez umas pedras de xisto, se achar que fica lá bem. Tocas de coco também vão haver muitas.

 

Em relação aos peixes, a ultima ninhada que nasceu de Abacaxis cresce lindamente. O bom crescimento deles deve-se muito ao facto de ter acrescentado à sua dieta a artémia recém eclodida. Também já estendi essa dieta aos Bitaeniata e aos Agassizi. Destes ultimos já vai sendo possivel distinguir alguns machos. As fêmeas são quase sempre uma incógnita até que tenham determinado tamanho.

 

Quando fizer a montagem do layout do novo aquário actualizo com fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • gostaria de saber tenho gouramis bebes e se posso lhe dar artemia recem nascida congelada , gostaria de saber se eles sobrevivem com esta alimentacao, obrigada

 

 

Sim penso que podes alimentá-los sem problemas. O melhor é dar artémia recem eclodida viva ;)

 

PS: Era escusado repetires a pergunta em montes de tópicos espalhados pelo fórum! O mais acertado era primeiro pesquisares, porque há por aqui muita informação sobre isso, caso não encontrasses a informação desejada, criavas um tópico e colocavas a duvida. Fica a sugestão para uma próxima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio! Tas bom? Já há algum tempo..

 

Já vi que isso vai bem encaminhado e os putos a crescer bem :wink:

 

Tambem já tenho o aqua de 120L montado especialmente para apistos! Tenho um casal de agassizis separados (e são de sitios diferentes, para nao fazer consaguinidades, já conheces as minhas manias) que devem ser os primeiros a experimentar o aqua daqui a 2semanas; um casal de anomalas a reproduzir no biótopo e o trio de dicrossus com raras posturas.

 

Mas tenho é bastante filhos de farowellas! Tambem quer ver se os coloco neste aqua novo para crescerem melhor, depois arranjo te umas porque os ancistrus nao ligam peva aos vidros... é restos de comida e e!

 

Quero ver fotos desse novo aqua! 200L parece muito mas rápidamente vais ver que não.. Eu até me atrevo a dizer que nao vais aguentar nada ciclideo no aqua, nem provavelmente tanto ancistrus... É tudo territorial e tudo a competir pelo mesmo espaço.. E os ancistrus machos vão ganhar a luta pelos spots preferidos aos casais de apistos.

 

O que te aconselho é ou as neritinas ou esperares um tempinho e eu arranjo te as farowellas. Podes por ancistrus mas nesse aqua eu nao punha mais que um trio. E eles vão reproduzir que nem coelhos...

 

Ah e com tanto apisto, alguns vao tentar reproduzir, uns dither fish para desvir atenções não era mal pensado. Eu tinha os dicrossus, anomalas e agassizis no mesmo aqua, o biotopo de 270L e tive de tirar o macho agassizi porque ele dava tareia em tudo portanto estas a ver.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas ainda são muito pequenas.. Pouco mais de 1cm mas já estão perfeitamente formadas e até tenho bastantes.

 

Quando estiverem maiorzinhas, arranjo umas quantas aqui ao pessoal conhecido :wink:

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio! Tas bom? Já há algum tempo..

 

Já vi que isso vai bem encaminhado e os putos a crescer bem :wink:

 

Tambem já tenho o aqua de 120L montado especialmente para apistos! Tenho um casal de agassizis separados (e são de sitios diferentes, para nao fazer consaguinidades, já conheces as minhas manias) que devem ser os primeiros a experimentar o aqua daqui a 2semanas; um casal de anomalas a reproduzir no biótopo e o trio de dicrossus com raras posturas.

 

Mas tenho é bastante filhos de farowellas! Tambem quer ver se os coloco neste aqua novo para crescerem melhor, depois arranjo te umas porque os ancistrus nao ligam peva aos vidros... é restos de comida e e!

 

Quero ver fotos desse novo aqua! 200L parece muito mas rápidamente vais ver que não.. Eu até me atrevo a dizer que nao vais aguentar nada ciclideo no aqua, nem provavelmente tanto ancistrus... É tudo territorial e tudo a competir pelo mesmo espaço.. E os ancistrus machos vão ganhar a luta pelos spots preferidos aos casais de apistos.

 

O que te aconselho é ou as neritinas ou esperares um tempinho e eu arranjo te as farowellas. Podes por ancistrus mas nesse aqua eu nao punha mais que um trio. E eles vão reproduzir que nem coelhos...

 

Ah e com tanto apisto, alguns vao tentar reproduzir, uns dither fish para desvir atenções não era mal pensado. Eu tinha os dicrossus, anomalas e agassizis no mesmo aqua, o biotopo de 270L e tive de tirar o macho agassizi porque ele dava tareia em tudo portanto estas a ver.

 

Abraço

 

Boas João, tudo bem e contigo?

 

É verdade, por aqui as coisas vão bem encaminhadas e desde já obrigado pelas futuras "florbelas" :)

 

Acredita que os vou manter a todos lá naquele aquário ;)

Se reparares, já a uns poucos meses que os mantenho num aquário mais pequeno e onde ainda estão actualmente. Até agora nenhuma baixa naquele aquário e não há barbatanas ratadas.

O aquário novo vai ser bastante "ramificado" acrescentando algumas rochas e provavelmente meio coco para cada casal.

 

Os ancistrus não crescem muito, e mesmo que sejam um impedimento para os Apistos criarem não é problema, eles estão ali só para descansar :)

Mesmo assim, já vi a BItaeniata fêmea a cascar no Adoketa quando passava pelas crias que teve no aquário onde estão (escusado será dizer que nenhuma se safou)...

 

Vou meter um cardume, estou indeciso entre peixe lapis e nariz de bêbado...

 

Vamos ver o que vai sair dali ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixe lapis! lol

 

Há que tempos que ando à caça de Nannostomus mortenthaleri mas a 10€ cada um, vai la vai...

 

Pois, entao força! Eu nao tenho tanta sorte.. Os dicrossus e nannacara até que sao pacificos mas aquele apisto, nunca vi nada assim e já tive mais de 2 mãos bem cheias de apistos.

 

Os ancistrus são peixes engraçados mas nao achei nada de especial.. Eu apaixonei me pelos panaques maccus! Ficam mais pequenos, são bem mais bonitos, até mudam de cor consoante o sitio que estão, e mais reservados... Oque faz com que cada vez que os ves a comer ou passear, um momento muito mais interessante lol ah e ainda estou a espera de os conseguir reproduzir.

 

Abraço

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas ainda são muito pequenas.. Pouco mais de 1cm mas já estão perfeitamente formadas e até tenho bastantes.

 

Quando estiverem maiorzinhas, arranjo umas quantas aqui ao pessoal conhecido :wink:

 

É pá, tens aqui também um interessado.

Tive uma acus que infelizmente acabou por morrer. Peixes complicados de alimentar, e que não sabem competir quando não existe alimento em abundancia.

Gostaria de voltar a ter, adorava ver o peixe-galho (como os brazucas os chamam), a sugar o tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixe lapis! lol

 

Há que tempos que ando à caça de Nannostomus mortenthaleri mas a 10€ cada um, vai la vai...

 

Pois, entao força! Eu nao tenho tanta sorte.. Os dicrossus e nannacara até que sao pacificos mas aquele apisto, nunca vi nada assim e já tive mais de 2 mãos bem cheias de apistos.

 

Os ancistrus são peixes engraçados mas nao achei nada de especial.. Eu apaixonei me pelos panaques maccus! Ficam mais pequenos, são bem mais bonitos, até mudam de cor consoante o sitio que estão, e mais reservados... Oque faz com que cada vez que os ves a comer ou passear, um momento muito mais interessante lol ah e ainda estou a espera de os conseguir reproduzir.

 

Abraço

 

10€ cada???????????? Tens que me dizer onde é que te queriam assaltar dessa maneira para eu não meter lá os cotos :)

 

Dentro dos Nannostomus tens os Beckfordi, bem mais baratos e bonitos na mesma ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas fabio

 

novidades?

os alevins trifasciata morreram todos.. alimentacao deficiente presumo. tenho mesmo de cobseguir ir ter contigo um dia destes para ver da cultura de microvermes. como tudo n sao mas noticias ja tenho novos alevins de trifasciata o aqua com a mae.. vamos ver se tenho mais sorte com estes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

 

Estou a ver que a tua Trifasciata tem genes de coelho... :)

 

É bom sinal, tens tudo em condições para a reprodução. Em relação à alimentação acho que sim, deves arranjar aí um tempo para te arranjar uma cultura de arranque. Eu em termos de comida vida, tenho dado aos Abacaxis que são os mais pequenos em crescimento, microvermes mas também artémia recém eclodida. Os resultados têm sido bons. Se bem que eclodir artémia dá mais trabalho e sai mais caro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas ainda são muito pequenas.. Pouco mais de 1cm mas já estão perfeitamente formadas e até tenho bastantes.

 

Quando estiverem maiorzinhas, arranjo umas quantas aqui ao pessoal conhecido :wink:

 

hehehe

 

Já agora como os reproduziste?

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

 

Estou a ver que a tua Trifasciata tem genes de coelho... :)

 

É bom sinal, tens tudo em condições para a reprodução. Em relação à alimentação acho que sim, deves arranjar aí um tempo para te arranjar uma cultura de arranque. Eu em termos de comida vida, tenho dado aos Abacaxis que são os mais pequenos em crescimento, microvermes mas também artémia recém eclodida. Os resultados têm sido bons. Se bem que eclodir artémia dá mais trabalho e sai mais caro.

Tive a ver microvermes para Bettas no outro dia e pensei nisso para os apistos

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe

 

Já agora como os reproduziste?

LOL Juntei um casal, passado um tempo separei os, coloquei bastantes folhas secas de Terminalia catappa e pinhas de amieiro. Por sorte fiquei com a fêmea e sempre que deixo o aqua Biotopo mais tempo sem TPA, com água mais ácida e amarela, ela faz uma postura :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Meus amigos, deixo-vos aqui um Link para quem quer consultar ou fazer o download de um artigo bastante interessante:

 

Cichlid Atlas Vol.1

 

http://dl.dropbox.com/u/80158070/Cichlid%20Atlas%20vol%201.pdf

 

Espero que vos seja util.

 

 

Aproveito para dizer que já montei o aquário de 1 metro e já la tem quase todos os casais. A nivel de layout levou bastantes troncos, pedras de xisto e cascas de coco. Tem uma Lotus também. Deve ainda levar Musgo de Java no topo dos troncos e quem sabe um ou outro Feto de Java.

 

A nível de fauna ainda falta as corys, ancistrus e um cardume de dithers.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

Mostra lá isso que os meus cacatuoides não param, já vão na segundo postura, 1 semana a seguir a juntar o casal! E o normal são duas semanas a um mês!

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL Juntei um casal, passado um tempo separei os, coloquei bastantes folhas secas de Terminalia catappa e pinhas de amieiro. Por sorte fiquei com a fêmea e sempre que deixo o aqua Biotopo mais tempo sem TPA, com água mais ácida e amarela, ela faz uma postura :wink:

 

Brutal! Adorava experimentar mas é preciso de uma sorte!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais