Aquário Plantado "Plenitude" C/Fotos e Vídeos!


Lord Paulus Cobris

Recommended Posts

Boas a Todos!

Desde já as minhas felicitações pelo bom fórum que é a Aquariofilia.net!

Já tive a ler um pouco alguns artigos e realmente existe aqui muito boa informação...

 

Sendo uma esta área uma área nova para mim, e o "bichinho" incutido por um amigo meu, que tem um aquário de 1.50m mas de peixes tropicais de água salgada, acabei por querer avançar e ter um aquário de agua doce aqui em casa.

 

Entretanto, resolvi actualizar este primeiro post, com a imagem do aquário como se encontra actualmente...

 

18-10-2010 - Aquário "Plenitude"

 

dscf0659v.jpg

 

dscf0661y.jpg

 

Filmes do Aquário:

 

Aquário Plenitude HD - Visão Actualizada 18-10-2010

 

 

Aquário Plenitude HD - Visão Actualizada 11-10-2010

 

 

Aquário Plenitude HD - Visão Actualizada 24-09-2010

 

 

Aquário Plenitude HD - Visão Actualizada 16-09-2010

 

 

Aquário: Plenitude! - Um Novo Olhar em HD! 05-09-2010

 

 

Aquário: Plenitude! - Um Novo Olhar em HD! - Parte 2

 

 

Filmes mais antigos:

 

Aquário Plenitude - Um Olhar...

 

 

Aquário Plenitude - Um Olhar... Parte 2

 

 

Já foi um longo caminho desde que me iniciei neste hobby, com muita informação adquirida, conselhos e também testes e experiências á mistura.

Para já está tudo a correr bem, sendo que recomendo a quem ler este tópico que vá vendo as várias fases de evolução do mesmo até ao resultado mais actual.

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

"Lord Paulus Cobris"

Editado por Hugo R. Silva
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 156
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sou de Sintra, e já corri os modelos, continentes e até o feira nova á procura desses aquários, mas nada...

Falta-te o Jumbo lolo lá tem :D e se conseguires ir a um Jumbo Natureza, tem lá um aqua de 100cm, com todo o kit, e móvel por um preço bastante simpático (149€)

 

Cmps

Editado por jcd_aqua

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse preço é bom mas por um pouco mais ficas com um melhor! :)

A medida ta boa (em comprimento)...kual a largura e altura?

Fica bem por exemplo 100cmX40CMX40CM.....

 

Pede um orçamento de um aquario na net (ex: aquamoldura) e vê o preço, depois ve o preço dos equipamentos separados (filtro, termostato...) e posta aki o preço final... nao deve ser muito mais...mas é um aquario muito melhor :D

 

Vê lá isso......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse preço é bom mas por um pouco mais ficas com um melhor! :D

Pois, mas muitas vezes esse "um pouco mais" representa preços acima ou por volta de 50€, que para uns é pouco e para outros já é um grande corte no orçamento.. É uma questão de perspectiva :)

 

A medida ta boa (em comprimento)...kual a largura e altura?

Fica bem por exemplo 100cmX40CMX40CM.....

Isso é que não te sei responder, pois só vi quando passei por ele, mas nem perdi muito tempo a estudar as medidas dele, mas deve ser um 100x30x30 ou 100x30x40, não sei mesmo.. :? Achei foi o preço interessante, pois só o móvel pode chegar a uns 100€ ou mais, daí achar os 149€ um preço aceitável para um aqua com kit completo+móvel ;)

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

 

Desde já o meu obrigado pelas respostas!

Realmente o orçamento não é muito grande, dai ver esses kits da aquaprom! :pompomgirl:

 

Em relação em comprar ás peças, acho que ficará tudo mais caro do que em kit, e com a agravante que não conheço os vários componentes, o que me poderia levar a comprar errado.

Ainda estou a começar nisto, e achei que aqueles kits são porreiros pois já trazem tudo o que é preciso para começar com um aquário :doofywave:

 

Então dizem-me que está á venda nos jumbos? Qual deles o de alfragide? ou o Pão de Açúcar ali em cascais?

 

Obrigado e um abraço,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

^Penso que em qualquer Jumbo o encontras.

 

Se não precisas de móvel pensa em mandar fazer, fica nem mais barato, não conheço a indicada uns posts atrás (aquamoldura) mas conheço a VidroMoldura que tem acabamentos muito bons e são aquários 5 *. Fica ali pró Cacém.

 

Podes sempre enviar mail a pedir orçamento.

 

Sobre os kit's podem ser engraçados mas se realmente for um hobby para manter rapidamente vais chegar à conclusão que mandaste € à rua pois o filtro não serve, a iluminação será sempre fraca...

 

Já que vais começar e ao contrário de muitos começaste a ler e pensar antes de te aventurares nas compras, ganha um pouco de tempo a informar-te melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Hugo, desde já obrigado pela resposta...

 

Achas então que os kits não são boas opções? A ideia é que supostamente aquele kit está pensado para aquele aquário...

Assim poupando dinheiro em toda a maquinaria que é preciso...

 

Criar um aquário não irá depois levar a ter que inventar um pouco para tapar o topo, meter iluminação, filtros, aquecimentos, etc?

Já estive ali a ler as relações da luz, aquecimento, filtragem...

 

Pior é que não encontro lojas online que façam ou tenham kits porreiros a bom preço para as dimensões que pretendia (80 a 100 cm de comprimento).

 

Cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Depende sempre do material que vem no kit mas por norma é material deficiente para as reais necessidades dos ocupantes, um exemplo é sempre o filtro.

 

É dos equipamentos mais importantes num aquário e por norma esses kits trazem filtros internos, que são fracos para não dizer outros nomes feios.

 

Ocupam espaço dentro do aquário, fica feio serem vistos lá dentro, roubam água (o seu volume) e fazem uma deficiente filtragem.

 

A sua manutenção tem que ser feita com intervalos curtos e para se limparem acabam por sujar mais a água.... (ao ser desligados da corrente e mexidos libertam enormes quantidades de porcaria para a água).

 

 

Agora é claro para quem está a se iniciar e não tem certezas de ser um hobby para manter então claro o mais barato é o melhor.... se correr mal e desistirem o € enterrado não será muito. (Isto é verdade mas não nos devemos esquecer dos seres vivos e tb do facto de se optarmos pelas melhores condições possíveis a desistência do hobby poderá não acontecer).

 

 

Tenta nos patrocinadores aqui do fórum, alguns são lojas online e por isso tem entregas e acho que qualquer loja física tb faz entregas de material.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nivel de kits aquapor, são bons tirando o filtro mas, o resto escapa.

Se quiseres também ter um bom plantado terás que mudar a iluminação.

Esses kits normalmente encontram-se no feira nova e no jumbo.

Esse de 150€ do Jumbo está porreiro que um amigo meu comprou mas, teve que mudar de seguida o filtro.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nivel de kits aquapor, são bons tirando o filtro mas, o resto escapa.

Se quiseres também ter um bom plantado terás que mudar a iluminação.

Esses kits normalmente encontram-se no feira nova e no jumbo.

Esse de 150€ do Jumbo está porreiro que um amigo meu comprou mas, teve que mudar de seguida o filtro.

 

Cumprimentos

 

Boas!

Obrigado pelo comentário!

 

Em relação ao filtro, qual seria o recomendado para uma coisa de iniciação?

É possível usar esse kit para um aquário de água salgada?

 

Obrigado e cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desculpa la estar m a meter no teu topico mas tambem ando a pensar comprar 1 aquario para iniciar neste hobby e o mais barato e ao meu agrado que vi foi de 300 euros com movel aquario de 100 x 50 x 50 (acho que era esta a largura mas nao sei) com filtro, iluminaçao e tudo que e preciso para iniciar

 

Agora vejo este com o setup quase igual por metade do preço :S, a minha questao e se este do jumbo da para meter discos, nao agora pois ainda vou começar mas um dia mais tarde sera essa a finalidade e temos e que pensar no futuro para nao estar sempre a trocar de aquario e isso

 

Sera que tem medidas para discos??

 

Quanto a filtros e isso e o menos pois ja estava a pensar gastar prai 400 por isso a ideia era meter logo um filtro externo, termostato melhor e a iluminaçao, sera que compensa??

 

Obrigado e desculpa la utilizar o teu topico

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sem problema rapaz! Estamos aqui todos para tentar aprender um pouco mais sobre este hobby!

 

Fui hoje ao Jumbo de alfragide, e foi com muita pena que já não apanhei os tais kits 100cm com oferta de móvel... Falei lá com o funcionário da secção, que me disse que iam acabar com o material da aquaprom e da tekra, para mudarem para outra marca (que ainda tb não sabia qual...).

 

Assim sendo só já lá havia aquaprom de 60cm e uns magnuns de 100cm (só aquário) por 150€.

 

Acabei depois por ir á Aquaplante com o meu amigo, e fiquei muito surpreendido com uma verdadeira loja da especialidade! Impressionante a quantidade de peixes, aquários, corais e afins!

Fiquei maravilhado com aquilo... E claro também fiquei a vacilar sobre que tipo de aquário vou montar...

 

Se um de agua salgada ou se de agua doce... Sem dúvida que os de agua salgada são extremamente bonitos, com as pedras com coralina, os corais e mesmo os peixes tão bonitos que lá vi...

Ai ai ai, como estou dividido....

 

Opiniões aceitam-se....

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também sou um iniciante no hobby. Eu vou começar com um aqua de 20 litros (um amigo meu tinha este aquário e deu-mo. Eu, como acho que é muito pequeno vou mantê-lo apenas até novembro e vou comprar um grande, penso que de 200 litros.) Mas de iniciante para iniciante penso que o aquário de água salgada é mais exigente que um de água doce :smile2: .

 

 

 

 

 

 

Cumps

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, Realmente esses kits são sempre deficientes em termos de Filtragem. Se quiseres um aquário plantado, são deficientes em iluminação e filtragem ao mesmo tempo.

 

Eu andei meses á procura do meu aquário de 180 litros, aqui no fórum, encontras muito bons negócios com filtros externos (o melhor que podes ter, tanto em qualidade de filtragem como em comodidade na manutenção).

 

Se quiseres gastar mais uns trocos, compra tu por ti.

 

Tentas arranjar os vidros, e consoante a litragem do aquario, e se queres plantas ou não, e para que tipo de peixes estás virado, as pessoas daqui ajudam-te a escolher iluminação e filtro.

 

Imagina que queres ir para os DIscus, deverás ter de investir numa filtragem de maior qualidade que se fores para os Guppys por exemplo. Se quisers fazer um plantado , tens de meter mais umas lampadas que se quiseres só iluminar o aquário e ter umas anubias e fetos.

 

Varia muito aquilo que queres fazer , com o que queres comprar.

 

Acho que antes, tens mesmo é de pensar no que queres fazer, e quando comprares comparares de forma a não te arrependeres, ou teres de gastar duas vezes porque não ficaste satisfeito.

 

E parabéns, ir com calma é a arma do sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Tenho ai um tópico sobre um aquário que estou a preparar para a população de pequeno porte de cá de casa bem fácil de arranjar pois é mesmo de hipermercado já tem é uns anitos que até leva mais cheio do que diz na caixa de um modelo igual no hiper. Comprei pela net um filtro externo EDEN dei 25€ por ele mas acho que o vendedor se enganou e já está a 35€ se não me engano, mais a calha, testes, produto para a água, a opção de acelerador biológico ou não, termometro e aquecedor fica-te a festa não muito cara.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um kit da aquapor:

 

Aqua de 54L

Filtro interno de 400l/h (sim dos bem fraquinhos, chinês)

iluminação é uma lâmpada de baixo consumo normal

tem 2 kinguios (um oranda e um telescópio) ainda pequenos.

Plantas de plástico.

 

Não tenho problemas com a filtragem.

 

O problema é que começando com material mais caro facilmente gastas 500€ (aqua+móvel+filtro externo+iluminação específica+decoração+plantas+peixes+testes+comida+material de limpeza+isto+aquilo+etc). Isto para os 100cm.

E para começar pode ser um valor muito elevado...

 

Por isso recomendo-te: começa com algo em conta, e se gostares do hobby depois tens muito tempo para gastar €€€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não concordo muito com isso.

 

Eu comecei com um aquario de um metro, 180 litros, com filtro externo termostato e duas lampadas que dá para criar plantas de fácil manutenção, 100 euros.

 

Temos é de saber aguardar até aparecer um bom negocio.

 

As plantas compras no forum, com 10 euros fazes a festa!

 

Pedras colhes na natureza, troncos tratas tu em casa, e por isso asseguro eu devo ter gasto uns 200 euros no meu aquario, nao gastei mais que isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

Desde já agradeço os comentários que tem sido aqui colocados.

 

Depois de andar a ver de kits e aquários, acabei por ir á NaturLine com o meu amigo, e fui agradavelmente surpreendido com a variedade de material e fauna e flora.

Depois de ter conversado com todos os rapazes que lá estão, acabei por comprar um kit da eheim Aquapro de 80cm.

 

- http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_28412_ehen

 

Além do kit acabei também por comprar o móvel para o mesmo!

 

O aquário e todo o material que veio é de uma qualidade excelente e superou as minhas expectativas tendo em conta o valor que tinha disponível para iniciar este hobby!

 

O kit é composto por:

 

- Aquário de 80Cx35Lx40D (126L capacidade)

- Bomba/Filtro Eheim Aquaball 2210

- 2x18w Luzes Brancas

- Aquecedor Jäger 100watts

- Termómetro, camaroeiro

 

Alem do kit do aquário e o móvel, trouxe também alguns tipos de areia e areão e várias rochas vulcânicas para criar uma ideia que eu pretendia...

Abaixo seguem as primeiras imagens deste meu projecto...

 

sany0344.jpg

 

A caixinha do aquário e as características do mesmo...

 

sany0342.jpg

 

Ora aqui está o aquário e os seus acessórios, a espuma que se vê entre o móvel e o aquário é um tipo de espuma super resistente que se vende no "leroy merlin" para as casas, é superdensa e permite anular as vibrações e dar ao mesmo tempo mais estabilidade ao aquário.

 

sany0343.jpg

 

Aqui temos o móvel, e as várias areias que vão ser usadas...

Tenho ali:

 

- Areão grosso (15kg)

- Areão fino (5kg)

- Areia Clara (5kg)

- Areia Preta (3kg)

 

Também comprei o temporizador para programar a iluminação para um ciclo de 8 horas (das 17h ás 01h)

 

sany0345.jpg

 

Temos então aqui a rocha vulcânica! Tenho várias dimensões de pedra, sendo que escolhi de propósito grandes pedaços de rocha para criar umas estruturas interessantes no aquário...

 

sany0347.jpg

 

E mais rocha!... Ao todo foram para ai perto de 10 a 15kg de rocha para poder formar as coisas como pretendo...

Espero que gostem!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

Como podem ter reparado pelo post anterior, eu adquiri os meu materiais já há alguns dias atrás (final da semana passada).

Aproveitei então o Fim de Semana que passou para eu e o meu colega Ricardo começarmos a tratar do aquário e o landscape.

 

A primeira coisa que se fez foi colocar o fundo do aquário... Para tal escolhi o vinil preto, que irá resultar na perfeição para o que eu pretendo...

Depois então começamos a colocar as coisitas!

 

Tanto as areias como as rochas foram muito bem lavadas com água a ferver, para libertar as impurezas, partículas e pó...

E assim começou o meu projecto...

 

Abaixo deixo-vos umas fotos do mesmo...

 

sany0342d.jpg

 

Ora aqui já se tinha colocado a areia na base do aquário (4 zonas de areia neste caso), e estava-se a colocar as rochas no mesmo...

 

sany0344d.jpg

 

Outra foto do braço do meu colega, que estava a posicionar algumas das rochas para se ter um "feel" do que se iria criar...

 

sany0345o.jpg

 

Depois de colocadas as rochas e a areia, ficou assim o primeiro layout temporário...

Dá para ver parte da ideia das areias, com um "caminho" em diagonal no aquário feito em areão grosso, depois um "canteiro" de areão fino e outro de areia clara....

A areia preta foi ali colocada para uma ideia que estava na calha...

 

sany0346.jpg

 

Outro ângulo do aquário para se ver os contrastes entre as várias areias...

 

sany0347.jpg

 

Aqui temos um plano das estruturas rochosas pensadas em forma de grutas e entradas...

A ideia do layout é cria uma zona de grutas e entradas, contrastando com uma zona plantada atrás (com plantas altas), e uma plantação de vegetação rasteira em partes dos canteiros e no "caminho" feito com areão grosso.

 

sany0348.jpg

 

Aqui temos o layout temporário já com os equipamentos montados...

Como já se deve ter percebido faltam ali coisas na landscape...

Pois é... faltaram-me rochas para preencher as zonas dos canteiros e também para terminar a zona de grutas...

 

Tendo em conta que pretendia começar a encher o aquário, teria que arranjar uma forma de manter separadas as areias enquanto ia no dia seguinte á Naturline comprar as restantes rochas e mais areia que precisava...

 

sany0349.jpg

 

Ora aqui está a solução para o meu problema! LOL

3 tampas "tupperware" para limitar os espaços! Resultou na perfeição já que permitiu separar as areias enquanto o sistema de circulação de água e o aquecedor faziam o test-drive!

 

sany0350j.jpg

 

Primeiro teste de iluminação, que mostrou que a iluminação deste sistema é óptima e manda uma iluminação muito estável...

A água estava como seria de esperar muito turva o que com várias horas de circulação se dissipou...

 

sany0353c.jpg

 

Aqui está o "desenrasca" típico do Tuga! Apesar de não ser o layout final, deu para ver algumas ideias sobre o que se quer e o que irá ali funcionar e o que não irá...

 

Espero que estejam a gostar do projecto...

Comentários serão sempre bem vindos!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Novamente...

Vou neste meu terceiro post, actualizar o meu projecto até ao seu ponto actual...

 

Como viram no anterior post, tinha-me faltado rochas e areia para terminar o landscape...

Desloquei-me nesta Segunda-Feira novamente á loja Naturline, onde adquiri mais rocha, areias e alguns produtos que irei precisar para o aquário (redutor de cloro e o estimulador das "bactérias boas").

 

Fui presenteado com 2 plantinhas que me foram oferecidas pelo incansável Fernando...

Assim que cheguei a casa, lavei novamente tudo bem lavadinho antes de meter no aquário...

 

E aproveitei para reposicionar as rochas do layout para um novo ponto do aquário, acertar as medidas da volumetria das areias, de forma a que fiquem pouco uniformes (e assim mais natural)...

Aproveitei para plantar as 2 plantas que me ofereceram para poder arrancar com o ciclo do azoto...

 

Depois de tudo alterado e o aquário todo cheio, apliquei o produto:

 

- WaterLife Haloex Dechlorinator na proporção de 5ml para os 126l do aquário...

 

Deixei estabilizar a água durante 24horas e depois apliquei o produto:

 

- Waterlife BacterLife "Friendly Bacteria" na proporção de 20ml para os 126l do aquário...

 

sany0355.jpg

 

Aqui está o novo layout do aquário, as rochas mudaram de lugar e passam a jogar com a areia e o fundo preto, para criar a ilusão de grutas profundas, já que não se consegue ver o fundo daquele lado (a areia preta serviu o seu propósito).

 

sany0356.jpg

 

Aqui nesta foto com iluminação do aquário, dá para perceber melhor o que já está feito...

Tenho já as construções rochosas prontas, depois irão levar musgo para tornar mais natural a construção...

Do lado esquerdo irá ser plantado algumas plantas altas para contrastar...

 

Vamos a ver se as minhas 2 novas plantas gostam do lar que lhes criei...

 

sany0357m.jpg

 

Pormenor da zona de areia clara (não é totalmente branca), tentei criar um aspecto o mais natural possível com as formas irregulares das rochas e mesmo da própria areia... fui bastante cuidadoso com a rocha divisória da areia amarela, para dar a ideia de que estava meio enterrada e a areia está a deixar aparecer parte da rocha...

 

sany0358c.jpg

 

Aqui temos o outro canteiro de areia amarela...

Plantei aqui uma das plantas e meti pequenos "monólitos" a complementar o jogo... a areia também foi "mexida" para dar um aspecto mais natural...

 

sany0359.jpg

 

Aqui fica mais uma imagem do jogo entre os canteiros o "caminho" e as estruturas rochosas que jogam com a profundidade...

Penso que ficou bastante giro, no entanto não sei se ainda meto mais rocha para fazer subir mais um pouco... Que acham?

 

sany0362.jpg

 

Deixo-vos a última foto que tirei ontem á noite...

A água ainda estava a clarificar (sendo que hoje já estava cristalina)...

Tenho o termómetro colocado para os 25 Cº, no entanto tendo em conta que a minha casa (e neste caso a sala) é quente, nem o tenho ligado...

Alias até estava a ter alguns problemas com as temperaturas, com a temperatura da água a chegar próximo dos 29 Cº. Resolvi o problema com uma pequena ventoinha que comprei no leroy merlin, que está agora a circular ar dentro da caixa do topo do aquário...

Graças a essa pequena ventoinha, baixou para os 25 Cº :D

 

Actualmente encontro-me a maturar a agua e a realizar o ciclo do azoto...

Conto nesta Quinta-Feira ir á loja comprar mais algumas plantas e caso seja possível trazer já algum caracol ou camarão... vamos a ver...

 

Venham dai os comentários, dicas e ajudas que me possam dar...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

PS: Quero para já agradecer ao meu colega Ricardo, que apesar de ter um aquário de agua salgada, tem-me ajudado neste...

PS2: Quero tb agradecer á Naturline e ao Francisco pela ajuda e explicações que tem dado, valeu rapaz! ;)

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

 

Para iniciante está mm mt bom.

Eu sou re-iniciante...lol... pois à uns 15 anos tive aquários e deixei-me disso... à meses voltei!

 

Sou da opinião que aquas devem ser o maior possivel por diversos motivos: Qt maior mais estavel o equilib biologico, um dia farta-mo-nos do aqua peq e dp temos q comprar outro (custo adicional), porque fica bonito aqua grd, etc...

Tb sou meio contra a compra de kits. Acho que se deve comprar as coisas à nossa medida e não à medida do que nos "impingem" (no bom sentido).

 

Qt ao layout, está engraçado.

Pessoalmente não gosto de ocupar os vidros com plantas ou pedras para poder limpar as algas dos mesmos. Assim, com o tempo, normalmente ficam mt sujos e não permitem a sua limpeza de forma fácil.

Areia clara tb não sou adepto pois facilmente fica suja de resíduos e algas...

 

Isto é apenas o q eu acho... Gostos n se discutem!

Por isso os meus parabens!

 

Uma sugestão final, coloca um tronco e mete plantas... se as fertilizares e meteres CO2... elas vão crescer bem e vai ficar mt giro.

Podem ver aqui o meu aqua... O meu aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está mto bom! a ventoinha foi uma boa compra...

 

e o aqua está giro..!

a naturline é uma boa loja e o pessoal de lá é simpáctico...a propósito fui lá buscar o 6 tesouro com um parente...e ganhamos...

 

TiagoA :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.