Aquário Plantado "Plenitude" C/Fotos e Vídeos!


Lord Paulus Cobris

Recommended Posts

Só por curiosidade, quanto te ficou esse kit? (se puderes responder)

 

Cumps

 

Boas!

O kit do aquário ficou-me em 160€, o móvel foi á parte e custou-me mais 70€ (houve uma atenção devido a comprar várias coisas na altura).

Penso que para a qualidade do kit e também para o móvel que é foi uma excelente compra.

 

Cumprimentos,

 

LPC

 

Excelente trabalho, está muito bom. Parabens agora só faltm os inquilinos

 

Boas!

 

Hehehehe, é verdade ainda só tem 2 plantinhas...

Acho que agora tenho que esperar alguns dias para poder meter alguns inquilinos...

 

Como posso saber se o ciclo do azoto está feito?

 

Cumprimentos,

 

LPC

 

Bom dia a todos.

 

Para iniciante está mm mt bom.

Eu sou re-iniciante...lol... pois à uns 15 anos tive aquários e deixei-me disso... à meses voltei!

 

Sou da opinião que aquas devem ser o maior possivel por diversos motivos: Qt maior mais estavel o equilib biologico, um dia farta-mo-nos do aqua peq e dp temos q comprar outro (custo adicional), porque fica bonito aqua grd, etc...

Tb sou meio contra a compra de kits. Acho que se deve comprar as coisas à nossa medida e não à medida do que nos "impingem" (no bom sentido).

 

Qt ao layout, está engraçado.

Pessoalmente não gosto de ocupar os vidros com plantas ou pedras para poder limpar as algas dos mesmos. Assim, com o tempo, normalmente ficam mt sujos e não permitem a sua limpeza de forma fácil.

Areia clara tb não sou adepto pois facilmente fica suja de resíduos e algas...

 

Isto é apenas o q eu acho... Gostos n se discutem!

Por isso os meus parabens!

 

Uma sugestão final, coloca um tronco e mete plantas... se as fertilizares e meteres CO2... elas vão crescer bem e vai ficar mt giro.

Podem ver aqui o meu aqua... O meu aqua...

 

Boas!

Olha eu nunca tive nenhum aquário, apesar de os ver na casa de amigos e ficar maravilhado com aquilo...

Infelizmente era mais novo e não tinha possibilidades de fazer o hobby... :)

 

No entanto agora tenho mais disponibilidade financeira e com o meu amigo a me meter o bichinho, disse para mim... "vamos lá a isto!" :D

Em relação ao aquário é verdade, eu estava indeciso entre um de 100cm ou de 80cm, acabei por ir para este de 80cm, porque o mesmo é mais fundo e mais alto que outros de 100cm que tinha visto...

Depois e tendo em conta que estava com orçamento limitado, os kits seria sempre uma boa escolha... e claramente que estes kits da Eheim são superiores aos kits da Aquapor...

 

Para mim o tamanho está ideal para o que eu pretendo e também para o espaço que possuo.

Em relação aos kits normalmente concordo tb, no entanto penso que este kit vem muito bom... já com um bom filtro e um bom aquecedor... já tem tb 2 lampadas de 18watts que dão boa iluminação...

Para mim que me inicio agora é "great value"...

 

Em relação ao layout, obrigado pelo comentário! A minha ideia é ter uma zona de "grutas" para os peixes poderem ter o seu espaço e esconderijo, o facto de meter fundo preto e areia preta atrás das pedras ajuda á ilusão de profundidade para quem olha...

Depois quero meter musgo nas pedras, e plantar um pouco do lado esquerdo, metendo alguma relva nos canteiros...

Vamos lá a ver o que sai daqui! hehehehe!

 

BTW já comentei no teu aquário! Parabens tens ali um belo aquário em todos os aspectos e as fans montadas ficaram excelentes e discretas!

 

Cumprimentos,

 

LPC

 

está mto bom! a ventoinha foi uma boa compra...

 

e o aqua está giro..!

a naturline é uma boa loja e o pessoal de lá é simpáctico...a propósito fui lá buscar o 6 tesouro com um parente...e ganhamos...

 

TiagoA :|

 

Boas Tiago!

 

Obrigado pelos comentários! A ventoinha comprei no Leroy Merlin!

 

É uma Equation vermelha de 15watts! tem 10cm e é toda aberta (armação tipo ovo mas o motor está todo exposto)

Silenciosa e manda muito bom fluxo de ar...

Não é propriamente uma coisa bonita de se ver ali em cima do topo do aquário, mas é uma solução temporária para os dias de calor...

 

Em relação á NaturLine, é verdade... O pessoal lá é 5 estrelas e sentimos-nos mesmo em "casa".

 

Cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 156
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Parabéns LPC excelente trabalho, fiquei foi admirado de te ver por aqui, pois sei e também partilho do teu outro hobby noutros fórums.

 

Continua e um abraço.

 

Boas!

Hehehehehe é verdade... no entanto este é um hobby novo para mim, comecei á dias...

Mas para já tou com a "pica" toda!

 

Vamos a ver como me corre isto....

 

Um abraço,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Hehehehehe é verdade... no entanto este é um hobby novo para mim, comecei á dias...

Mas para já tou com a "pica" toda!

 

Vamos a ver como me corre isto....

 

Um abraço,

 

LPC

 

Estás no bom caminho :unsure:

 

Aguardo a continuação deste projecto.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes a todos!

 

Como prometido, já há novidades em relação ao meu Aquário!

Ontem desloquei-me á NaturLine para adquirir algumas coisinhas que me faltavam para avançar com o projecto para a frente...

 

E foi com uma amena e boa conversa com o impecável Fernando que lá adquiri as coisas que eu precisava...

Assim sendo vim bem carregado de volta para casa! E já com alguns inquilinos para testarem o apartamento aquático de luxo (ou pelo menos assim o tentei tornar!).

 

Assim trouxe de lá o seguinte:

 

Areia & Stuff:

- 2kg de Areão grosso, que precisava para terminar o meu "caminho" dentro do Aquário

- Pinça da JBL para poder plantar de forma mais fácil as plantas no fundo do aquário

- Comida para Peixe Tropical de agua doce da JBL

 

Plantas:

- Várias pernadas de "Fox tail" (que pessoalmente aprecio bastante)

- Hydrophila polysperma

- Echinodorus bieheri

- Limnophila sessiliflora (á que detestar estes nomes científicos...)

 

Peixes:

- Trichogaster trichopterus (Gouramir Marmore) x2

- Balantiochielos melanopterus (Tubarão Bala) x2

 

Foi com grande alegria que vi que já poderia trazer estes lindos bichinhos comigo para casa!

Assim que cheguei por cá, comecei a tratar da ambientação dos bichos, com a temperatura e depois com o tipo de agua que o aquário trazia... Foi feito calmamente e durante 30 a 45 minutos por cada conjunto de peixinhos.

 

Enquanto isso decorria tive a fazer a plantação das plantas que trouxe... e sem dúvida que o verde das plantas acaba por contrastar muito bem com castanho das rochas e as várias areias que tenho.

Deu bastante trabalho a plantação de tanta planta, mas tudo correu bem! Aquela pinça comprida dá mesmo jeito para se chegar aos lugares de menor acesso.

 

Depois de tudo plantado, andei com o camaroeiro a retirar o máximo de partículas e pedaços de plantas que se encontravam em suspensão dentro da agua...

Depois foi o grande momento, o qual eu também estava ansioso... meter os peixes na agua...

Primeiro foram os Tubarões Bala, assim que os meti no aquário, os gajos ficaram um pouco nervosos e um pouco assustados, tendo ido logo os 2 para trás das rochas para se esconderem... Deixei-os lá ficar o tempo que eles acharam necessário para depois começar a vir cá para fora e começar a descobrir a sua nova casa...

 

Enquanto isso no entanto não acontecia, foi a vez dos meus belos Gouramir Mármore conhecer a sua nova casa...

Como eu gosto de peixes grandes, escolhi os 2 maiores que haviam na NaturLine :discuss_gathering:

A ambientação destes Gouramir fui muito pacifica, e apesar de estarem um pouco nervosos e apreensivos (como seria de esperar), lá andaram pelo aquário a descobrir as "grutas" que eu fiz para eles andarem por ali...

 

Não sei se estavam mais ansiosos os peixes, se eu! hehehehe.

Deixei os bichinhos estarem ali a conhecerem a casa por algum tempo... E ao fim de 30 minutos, os Gouramir já estavam em "casa"... a andar de um lado para outro contentes! ;) Os tubarões mais tímidos ainda andava lá por trás...

 

E sendo já tarde, resolvi dar um pequeno "miminho" em forma de comida para os recompensar do dia agitado! E assim que viram os pequenos flocos em suspensão na agua, lá perderam a timidez e saíram para comer...

Foi muito giro! :) Nada mesmo como vermos a Vida e a Natureza para podermos apreciar estes belos momentos!

 

Deixei a agua "assentar" já que devido a ter remexido as areias e pedras a agua estava um pouco turva...

Durante a noite a agua "assentou" e está agora com uma claridez estupenda... os próprios peixes durante o dia de hoje já andavam contentes de um lado para o outro...

 

Para comemorar estes momentos resolvi tirar umas fotos para compartilhar com todos os utilizadores do fórum!

Até arranjei um tripé (nos chineses!) para poder meter a máquina fotográfica mais estável e assim tirar melhor fotos sem flash! A ver se gostam!

 

sany0342.jpg

 

O meu aquário já com as novas plantas colocadas e os meus lindos peixinhos!

 

sany0343.jpg

 

Aqui temos o pormenor do lado direito do Aquário, onde se encontra algumas plantas colocadas e as "grutas de mória", vemos também os meus 2 Gouramir.

 

sany0345t.jpg

 

Temos aqui um dos meus tubarões bala! Ainda é pequenito, mas espero que cresça um bom bocado. Vemos também a passagem entre as areias, que tentei tornar o mais natural possível... :)

 

sany0347j.jpg

 

Aqui um dos Gouramir topou-me! hehehehe e pôs-se a jeito para a foto! :)

 

sany0348.jpg

 

Aqui nesta foto, ambos os Gouramir estavam a ir ao canto para ir buscar ar! É curioso ver eles a fazerem isso vão lá ao topo apanhar o ar e zás vem para baixo!

 

sany0349g.jpg

 

Finalmente consigo apanhar estes 2 maganos em enquadramento para a foto! Andam sempre de um lado para o outro não é fácil os fotografar!! :)

 

sany0354w.jpg

 

Uma excelente foto (modéstia á parte claro), com os 2 Gouramir e com as grutas em pano de fundo... penso que ficou bastante bem...

 

sany0355g.jpg

 

Um grande plano dos 2 Gourmir Mármore, e com bastante detalhe! :)

 

sany0356.jpg

 

Aqui mais uma foto dos 2 Tubarões Bala e ainda se viu ali um Gourmir a sair de "cena"

 

sany0361o.jpg

 

Temos aqui o aquário visto de outro ângulo :) Está muito bonito de se ver!

 

sany0363.jpg

 

Uma das melhores fotos que consegui tirar ao Tubarão Bala!

 

E para terminar com as fotos desta última actualização aqui ficam as 3 últimas fotos!

 

sany0369c.jpg

 

O aquário completo, como se pode ver a iluminação que vem de origem com este aquário não é boa... é excelente!

 

sany0370.jpg

 

Lado esquerdo do aquário, onde espero desenvolver ali atrás uma zona plantada muito bonita!

 

sany0371s.jpg

 

A ultima foto, que para acabar em beleza, foi da zona das grutas, onde apanhei um Goramir a sair de uma das grutas! :)

 

Espero que tenham gostado das fotos e do meu pequeno texto!

A fazer ainda falta algumas coisas que pretendo comprar, que é um pouco de relva para as areias mais claras e plantar ao longo do "caminho" feito por areão mais grosso umas plantas pequenas :)

 

De peixes tenho alguma ideia para meter ali, pelo menos 2 escalares vão para lá de certeza...

Quero ver se também meto um cardume de Neons ou Guppys, uns camarõezitos e claro uma equipe de limpeza...

 

Digam-me de vossa justiça! O que acham do aquário e do que lá está dentro...

Já agora gostava de ouvir opiniões sobre que mais plantas ou peixes lá colocar! :)

Obrigado a todos pela leitura do meu tópico!

 

Cumprimentos,

 

Lord Paulus Cobris

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes a todos!

 

Como prometido, já há novidades em relação ao meu Aquário!

Ontem desloquei-me á NaturLine para adquirir algumas coisinhas que me faltavam para avançar com o projecto para a frente...

 

E foi com uma amena e boa conversa com o impecável Fernando que lá adquiri as coisas que eu precisava...

Assim sendo vim bem carregado de volta para casa! E já com alguns inquilinos para testarem o apartamento aquático de luxo (ou pelo menos assim o tentei tornar!).

 

Assim trouxe de lá o seguinte:

 

Areia & Stuff:

- 2kg de Areão grosso, que precisava para terminar o meu "caminho" dentro do Aquário

- Pinça da JBL para poder plantar de forma mais fácil as plantas no fundo do aquário

- Comida para Peixe Tropical de agua doce da JBL

 

Plantas:

- Várias pernadas de "Fox tail" (que pessoalmente aprecio bastante)

- Hydrophila polysperma

- Echinodorus bieheri

- Limnophila sessiliflora (á que detestar estes nomes científicos...)

 

Peixes:

- Trichogaster trichopterus (Gouramir Marmore) x2

- Balantiochielos melanopterus (Tubarão Bala) x2

 

Foi com grande alegria que vi que já poderia trazer estes lindos bichinhos comigo para casa!

Assim que cheguei por cá, comecei a tratar da ambientação dos bichos, com a temperatura e depois com o tipo de agua que o aquário trazia... Foi feito calmamente e durante 30 a 45 minutos por cada conjunto de peixinhos.

 

Enquanto isso decorria tive a fazer a plantação das plantas que trouxe... e sem dúvida que o verde das plantas acaba por contrastar muito bem com castanho das rochas e as várias areias que tenho.

Deu bastante trabalho a plantação de tanta planta, mas tudo correu bem! Aquela pinça comprida dá mesmo jeito para se chegar aos lugares de menor acesso.

 

Depois de tudo plantado, andei com o camaroeiro a retirar o máximo de partículas e pedaços de plantas que se encontravam em suspensão dentro da agua...

Depois foi o grande momento, o qual eu também estava ansioso... meter os peixes na agua...

Primeiro foram os Tubarões Bala, assim que os meti no aquário, os gajos ficaram um pouco nervosos e um pouco assustados, tendo ido logo os 2 para trás das rochas para se esconderem... Deixei-os lá ficar o tempo que eles acharam necessário para depois começar a vir cá para fora e começar a descobrir a sua nova casa...

 

Enquanto isso no entanto não acontecia, foi a vez dos meus belos Gouramir Mármore conhecer a sua nova casa...

Como eu gosto de peixes grandes, escolhi os 2 maiores que haviam na NaturLine :discuss_gathering:

A ambientação destes Gouramir fui muito pacifica, e apesar de estarem um pouco nervosos e apreensivos (como seria de esperar), lá andaram pelo aquário a descobrir as "grutas" que eu fiz para eles andarem por ali...

 

Não sei se estavam mais ansiosos os peixes, se eu! hehehehe.

Deixei os bichinhos estarem ali a conhecerem a casa por algum tempo... E ao fim de 30 minutos, os Gouramir já estavam em "casa"... a andar de um lado para outro contentes! ;) Os tubarões mais tímidos ainda andava lá por trás...

 

E sendo já tarde, resolvi dar um pequeno "miminho" em forma de comida para os recompensar do dia agitado! E assim que viram os pequenos flocos em suspensão na agua, lá perderam a timidez e saíram para comer...

Foi muito giro! :) Nada mesmo como vermos a Vida e a Natureza para podermos apreciar estes belos momentos!

 

Deixei a agua "assentar" já que devido a ter remexido as areias e pedras a agua estava um pouco turva...

Durante a noite a agua "assentou" e está agora com uma claridez estupenda... os próprios peixes durante o dia de hoje já andavam contentes de um lado para o outro...

 

Para comemorar estes momentos resolvi tirar umas fotos para compartilhar com todos os utilizadores do fórum!

Até arranjei um tripé (nos chineses!) para poder meter a máquina fotográfica mais estável e assim tirar melhor fotos sem flash! A ver se gostam!

 

sany0342.jpg

 

O meu aquário já com as novas plantas colocadas e os meus lindos peixinhos!

 

sany0343.jpg

 

Aqui temos o pormenor do lado direito do Aquário, onde se encontra algumas plantas colocadas e as "grutas de mória", vemos também os meus 2 Gouramir.

 

sany0345t.jpg

 

Temos aqui um dos meus tubarões bala! Ainda é pequenito, mas espero que cresça um bom bocado. Vemos também a passagem entre as areias, que tentei tornar o mais natural possível... :)

 

sany0347j.jpg

 

Aqui um dos Gouramir topou-me! hehehehe e pôs-se a jeito para a foto! :)

 

sany0348.jpg

 

Aqui nesta foto, ambos os Gouramir estavam a ir ao canto para ir buscar ar! É curioso ver eles a fazerem isso vão lá ao topo apanhar o ar e zás vem para baixo!

 

sany0349g.jpg

 

Finalmente consigo apanhar estes 2 maganos em enquadramento para a foto! Andam sempre de um lado para o outro não é fácil os fotografar!! :)

 

sany0354w.jpg

 

Uma excelente foto (modéstia á parte claro), com os 2 Gouramir e com as grutas em pano de fundo... penso que ficou bastante bem...

 

sany0355g.jpg

 

Um grande plano dos 2 Gourmir Mármore, e com bastante detalhe! :)

 

sany0356.jpg

 

Aqui mais uma foto dos 2 Tubarões Bala e ainda se viu ali um Gourmir a sair de "cena"

 

sany0361o.jpg

 

Temos aqui o aquário visto de outro ângulo :) Está muito bonito de se ver!

 

sany0363.jpg

 

Uma das melhores fotos que consegui tirar ao Tubarão Bala!

 

E para terminar com as fotos desta última actualização aqui ficam as 3 últimas fotos!

 

sany0369c.jpg

 

O aquário completo, como se pode ver a iluminação que vem de origem com este aquário não é boa... é excelente!

 

sany0370.jpg

 

Lado esquerdo do aquário, onde espero desenvolver ali atrás uma zona plantada muito bonita!

 

sany0371s.jpg

 

A ultima foto, que para acabar em beleza, foi da zona das grutas, onde apanhei um Goramir a sair de uma das grutas! :)

 

Espero que tenham gostado das fotos e do meu pequeno texto!

A fazer ainda falta algumas coisas que pretendo comprar, que é um pouco de relva para as areias mais claras e plantar ao longo do "caminho" feito por areão mais grosso umas plantas pequenas :)

 

De peixes tenho alguma ideia para meter ali, pelo menos 2 escalares vão para lá de certeza...

Quero ver se também meto um cardume de Neons ou Guppys, uns camarõezitos e claro uma equipe de limpeza...

 

Digam-me de vossa justiça! O que acham do aquário e do que lá está dentro...

Já agora gostava de ouvir opiniões sobre que mais plantas ou peixes lá colocar! :)

Obrigado a todos pela leitura do meu tópico!

 

Cumprimentos,

 

Lord Paulus Cobris

 

 

Meus parabens pelo aquario, esta bacano, so acho que tem vegetacao a mais, quanto aquela planta que esta a tapar a gruta, nao gostei, pk e naquele local que o aquario e mais focado, se retira ses apenas essa planta acho que ficava com um toque melhor.

E fazias um caminho desde a gruta ate mais a frente com areia branca, como se fosse tipo uma passerelle, como por exemplo este meu aquario que tambem utilizo rocha vulcanica que sai muito mais barato.

 

23052919.jpg

 

 

Percebes fazias ali tipo um corredor. eu axo ke a gruta e a parte que foca mais o aquario, esta e tapada que esta a retirar um pouco de beleza

 

É apenas uma dica minha, que tu ate podes nao gostar

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Belo aquário que ai tinhas... pena que o desmontaste.... Gostei do que vi...

Em relação á questão das plantas á frente da entrada da gruta, a ideia era mesmo aquela, para não ficar ali um buraco muito aberto... assim os peixes podem-se esconder e passar para dentro da gruta por trás das plantas! :)

 

Obrigado na mesma pelo comentário!

 

E mais comentários ppl? Ninguem tem nada para dizer?

 

Obrigado e cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PPL!

 

Fiz hoje a minha primeira TPA ao aquário!

Como me foi indicado, retirei 10% do volume total de água (10L á volta disto), e aproveitei tb para retirar o filtro (a bomba é uma bola ficou no aquário) e o limpar (limpei com água corrente da torneira) e realmente saiu de dentro das 3 esponjas muita porcaria castanha hehehehe.

 

Depois de tudo lavado, submergi o conjunto do filtro dentro de um alguidar com água do aquário (a que já tinha retirado da tpa).

 

Recoloquei 12L de agua nova (tirei da torneira) e apliquei a dose de anti-cloro (o produto) nos 2 garrafões enchidos na dose requerida, esperei 5 minutos para diluir e depois apliquei a agua no aquário.

O filtro foi depois novamente montado na bomba e ligado para circular...

 

Deixei a circular um pouco e depois apliquei na agua o estimulador das "bactérias boas" para começar a actuar nos filtros.

Tudo demorou no max 30 minutos. sendo que os bichinhos estavam assustados e esconderam-se para detrás das rochas...

 

Penso que tenha feito tudo bem, já que é a minha primeira TPA e limpeza de filtro.

 

Em relação a isso estou a pensar fazer todas as semanas (normalmente ao Domingo), uma TPA e a limpeza do filtro... Que acham?

Já agora deram-me a dica para remexer um pouco o fundo do areão para levantar as partículas que lá caiem e que depois ficam presas no filtro.... que acham?

 

Fico a aguardar comentários...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para primeiro aquário está muito bom.. Mas erraste numa coisa o filtro deve ser lavado com a agua das TPA para não "matar" as bacterias do filtro...

 

 

Abraço

 

Boas!

Eu sei disso, mas comecei a limpar o filtro (e as várias esponjas (são 3)), e a agua do alguidar estava a ficar muito porca e cheia de partículas...

Não era possível lavar em condições o filtro assim, sendo que fui para o lavatório da casa de banho e lavei com agua corrente da torneira as esponjas e os suportes...

 

De forma a depois normalizar, enchi depois o alguidar com agua limpa do aquário e submergi lá o filtro e deixei lá estar...

Para complementar e acelerar o crescimento de novas bactérias para o ciclo do azoto, apliquei na agua o produto de estimular essas bactérias...

 

Acham que fiz bem? Como se lava os filtros com água do aquário sem se estar a lavar as esponjas com agua porca?

O ciclo de limpeza foi bem feito (10% de tpa + limpeza de filtro semanal)?

 

Obrigado e fico a aguardar mais comentários...

 

Cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais ninguém comenta?...

 

Aproveitava para perguntar que boa equipe de limpeza me recomendavam?

 

E como costumam limpar o fundo do aquário não levantando a areia ou desmontando o que já lá foi criado...

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto muito, sobretudo da parte das grutas porque dá bastantes sitios escondidos para os peixes e fica com um belo efeito...

 

Tás a pensar em pôr mais fauna? eu li o tópico assim por alto e pelo que me apercebi, queres pôr uma equipa de limpeza...eu até te ajudava mas tou na mesma situação que tu...no meu aquário apenas tenho uma corydora albina mas vou mudar para corydoras gold laser, gotava era de saber que peixes por para formar equipa de limpeza...

 

De resto, o aquário está mesmo bonito, eu gosto muito...

 

Cumprimentos dos Açores,

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto muito, sobretudo da parte das grutas porque dá bastantes sitios escondidos para os peixes e fica com um belo efeito...

 

Tás a pensar em pôr mais fauna? eu li o tópico assim por alto e pelo que me apercebi, queres pôr uma equipa de limpeza...eu até te ajudava mas tou na mesma situação que tu...no meu aquário apenas tenho uma corydora albina mas vou mudar para corydoras gold laser, gotava era de saber que peixes por para formar equipa de limpeza...

 

De resto, o aquário está mesmo bonito, eu gosto muito...

 

Cumprimentos dos Açores,

Diogo Amaral

 

Oi Diogo!

Desde já obrigado pelo comentário!

Realmente o aquário superou as minhas expectativas, já que quando comecei ainda estava a pensar que não ia conseguir fazer nada de jeito! hehe!

 

Em termos de flora, estou a pensar meter uma relva ali nos "canteiros" e meter musgo no topo das rochas, para dar um aspecto mais natural e "antigo" ás rochas (em especial na parte das grutas).

Para a fauna, estou a pensar meter mais 1 ou 2 escalares e um cardume de neons (ou guppys ainda não me decidi).

Depois é a tal equipa de limpeza e meter uns camarõeszitos...

 

No entanto são sempre bem vindo comentários sobre isto...

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas LPC

 

Em relação à lavagem do filtro como já foi dito, deve ser apenas com água do aquário, como fazes um TPA de 10 litros, e estavas com o problema de já estar a lavar em água suja, podes fazer o seguinte, tiras a água do aquário para um alguidar tipo 5 litros +/- lavas o filtro, a água ficou bastante porca, deitas fora e tiras outros 5 litros e continuas a lavagem e pronto, não sei se era esta a tua dúvida ou se percebi mal.

 

No que diz respeito à equipa de limpeza isso é sempre consoante o gosto ou as necessidades de cada 1, podes por exmplo por um ancistro ou um pleco, no pleco eu escolhia o pitbull e uma equipa de corydoras umas 4, mas se queres por camarôes por exemplo os red cherrys acho que bastam por so só para fazerem a limpeza não precisas de mais nada.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas LPC

 

Em relação à lavagem do filtro como já foi dito, deve ser apenas com água do aquário, como fazes um TPA de 10 litros, e estavas com o problema de já estar a lavar em água suja, podes fazer o seguinte, tiras a água do aquário para um alguidar tipo 5 litros +/- lavas o filtro, a água ficou bastante porca, deitas fora e tiras outros 5 litros e continuas a lavagem e pronto, não sei se era esta a tua dúvida ou se percebi mal.

 

No que diz respeito à equipa de limpeza isso é sempre consoante o gosto ou as necessidades de cada 1, podes por exmplo por um ancistro ou um pleco, no pleco eu escolhia o pitbull e uma equipa de corydoras umas 4, mas se queres por camarôes por exemplo os red cherrys acho que bastam por so só para fazerem a limpeza não precisas de mais nada.

 

Espero ter ajudado.

 

Boas Saitou!

Obrigado pelo comentário!

 

Sim era isso que falava do filtro, no próximo tpa vou então fazer assim como me dizes, lavo uma primeira vez, depois despejo o alguidar e volto a encher com agua do tpa e lavo de novo, assim não perco as bactérias do filtro.

 

Em relação á equipa de limpeza tenho que ver o que vou meter ali... Até porque ainda vou meter 2 escalares e mais uns cardumes de neons ou guppys (ou ambos!).

De resto que achas?

 

Cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao resto nada a apontar, só mesmo esse pequeno reparo no que toca à manutenção/lavagem do filtro.

 

Agora no que toca a equipa de limpeza e fauna é ao gosto de cada um, mas penso também que não é "obrigatório" pores uma equipa de limpeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao resto nada a apontar, só mesmo esse pequeno reparo no que toca à manutenção/lavagem do filtro.

 

Agora no que toca a equipa de limpeza e fauna é ao gosto de cada um, mas penso também que não é "obrigatório" pores uma equipa de limpeza.

 

Boas!

Seria mais pela questão da limpeza da areia e também por uma questão estética...

 

Estava a pensar em meter 4 camarões...

 

2 Crystal Red e 2 Cristal Black!

 

Que achas?

 

Penso que ficava fixe!

 

Cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem LPC, já não via este post há algum tempo (desde a tua indecisão com o aqua no inicio) e deixa-me dizer que tens ai um ambiente bastante bonito e harmonioso, gostei muito do resultado final.

Parabéns por teres pensado antes de tomares qualquer decisão, e o resultado nota-se :)

 

ps: QUERO ESSAS ROCHAS!!! :roflroll2: lolo

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem LPC, já não via este post há algum tempo (desde a tua indecisão com o aqua no inicio) e deixa-me dizer que tens ai um ambiente bastante bonito e harmonioso, gostei muito do resultado final.

Parabéns por teres pensado antes de tomares qualquer decisão, e o resultado nota-se ;)

 

ps: QUERO ESSAS ROCHAS!!! :( lolo

 

Boas jcd!

Obrigado pelo teu comentário!

 

É verdade já passou um bom tempo desde que andava indeciso sobre que aquário meter! ;)

Penso que o aquário esteja bonito e agradável...

As plantinhas estão a dar agora sinais de vida e parecem-me que já se estão desenvolver! :)

 

No entanto o projecto ainda não está terminado, já que ainda me falta alguma flora (a relvinha) e o musgo nas rochas...

E fauna (mais alguns peixes e camarões).

 

Mas para já está tudo no bom caminho!

 

Obrigado e cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jcd!

Obrigado pelo teu comentário!

 

É verdade já passou um bom tempo desde que andava indeciso sobre que aquário meter! ;)

Penso que o aquário esteja bonito e agradável...

As plantinhas estão a dar agora sinais de vida e parecem-me que já se estão desenvolver! ;)

 

No entanto o projecto ainda não está terminado, já que ainda me falta alguma flora (a relvinha) e o musgo nas rochas...

E fauna (mais alguns peixes e camarões).

 

Mas para já está tudo no bom caminho!

 

Obrigado e cumprimentos,

 

LPC

 

o teu aqua esta muito bom :) aspecto very clean e organizado conseguiste á primeira deixar muito bonito, ve-se que foi bem planeado ao contrario do meu...

nunca pensei que a iluminação desses kit fosse tão boa

tenho apenas uns meses de experiencia, mas algo me diz que vais trocar esses filtro para um externo, é que andar todas as semanas com as mãos dentro de agua a salpicar a casa toda e a maria a :(

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o teu aqua esta muito bom ;) aspecto very clean e organizado conseguiste á primeira deixar muito bonito, ve-se que foi bem planeado ao contrario do meu...

nunca pensei que a iluminação desses kit fosse tão boa

tenho apenas uns meses de experiencia, mas algo me diz que vais trocar esses filtro para um externo, é que andar todas as semanas com as mãos dentro de agua a salpicar a casa toda e a maria a :(

 

Boas Nuno!

Ahahahaah ahhh pois a Maria coça-me o pelo!

 

Em relação ao kit, este trás 2 boas lâmpadas de iluminação, e iluminam realmente muito bem o aquário! Apenas tem que se ter atenção ás temperaturas, visto que as mesmas estão próximas da agua e acabam por aquecer um pouco.

Para contrariar esse efeito, deixo sempre uma das tampas laterais semi abertas, para o calor sair por ai...

quando está muito calor meto uma ventoinha pequena a circular ar por essa entrada que controla bem o calor.

Actualmente ando nos 26.5 e 27cº, sem recorrer ao aquecedor (alias o mesmo só funcionou quando meti a agua a primeira vez no aquário).

 

Em relação ao Filtro é algo que ainda irei estudar, já que o meu actual é bastante bom e eficiente (para quem fala mal dos filtros internos)...

Este filtro é muito prático, já que a bomba (a bola do topo) sai facilmente do corpo filtrante. O mesmo tem 3 fases de filtragem sendo que aquilo apanha tudo... a água fica impecável.

A questão de meter as mãos na água, realmente é verdade, mas como faço em conjunção com as TPA´s não é assim grande problema.

 

Para já foi fazer render o mesmo depois no futuro logo vejo o que irei fazer em relação ao filtro/bomba.

 

Obrigado e um abraço,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Camaradas!

Este Fim de Semana, resolvi dar mais uns miminhos aqui ao meu aquário, adquiri mais umas quantas coisinhas...

Desta vez e porque estava de caminho, resolvi ir com o meu amigo á aquaplante, onde fui atendido pelo impecável João!

 

E para quem conhece a loja, sabe que a diversidade e uma enorme quantidade de escolha de produtos, fauna e flora é uma das imagens da aquaplante.

Com isto dito, resolvi trazer mais uns inquilinos para fazer companhia aos meus Tubarões Bala e aos meus Goramir 3 Pintas (Mármore)!

 

Assim sendo aqui fica a lista das coisas que acabei por comprar lá...

 

Material:

 

- Nutrafin Mini Master Test Kit (Kit de testes: Ph, Amónia, Nitritos e Nitratos)

- Sifão para limpeza do fundo da Areia de 210cm

- Seachem Flourish (fertilizante/Complemento para as plantas)

- Seachem Clarity (Clareador/flocolante para a água)

- Kit Co2 da AquaGro

- Comida Tetra DeliciaMix (para alternar com a JBL que aqui tenho)

 

Fauna:

 

- 2 Escalares (1 Médio Cor Selvagem e 1 Adulto Preto e Pérola)

- 3 Tetra Cardinal (Neons) (infelizmente 1 morreu passado algumas horas e desapareceu do aquário!!?)

- 3 Tetra Olho de Fogo

- 2 Camarões Caridina Japónica (1 está MIA desde que se foram colocados no aquário)

- 2 Corydoras Robustus

 

Sei que não é muito aconselhado a colocação de tanto peixe de uma só vez, e que podem haver problemas com os peixes aquando da ambientação no aquário, no entanto tive o cuidado de fazer para todos eles uma ambientação extra-longa, para que não acontecessem problemas de maior.

Infelizmente houve uma baixa na passagem... um dos meus Tetra Cardinal (Neon), acabou por desaparecer do aquário (possivelmente morreu por detrás das rochas).

Também os meus camarões estão a ser difíceis de localizar, sendo que devem andar escondidos por detrás das rochas e grutas (possivelmente a refastelar-se com o neon LOL).

 

Até ao momento todos os meus restantes peixes e afins estão-se a dar bem com o aquário. Tive algum receio que os meus actuais residentes pudessem estranhar os novos inquilinos (em especial os Gouramir), mas para já tem sido uma convivência pacífica... Apesar dos Gouramir serem bastante nervosos.

 

Aproveitei esta TPA e limpeza de filtro semanal, para proceder a algumas alterações no filtro e no aquário em si...

Relembro que em todas as minhas TPA´s, uso sempre o removedor de cloro diluído na agua da torneira que vou voltar a meter (12L), e o filtro foi lavado com a agua do aquário (a que foi retirada do tpa) e depois de tudo recolocado e a água reposta, coloco sempre a quantidade necessária de activador de backtérias.

 

O meu filtro é um Eheim AquaBall que tem 3 estágios de filtração (com 3 esponjas). Foi-me recomendado pelo João da aquaplante, colocar alem da filtragem mecânica, também filtragem biológica no mesmo.

Para tal usando anéis de cerâmica na ultima zona de filtragem.

Assim sendo ficou as 2 esponjas na parte de baixo, e no ultimo estágio em vez da esponja (azul e mais curta para quem conhece o filtro), foram lá colocadas as cerâmicas.

Para já parece-me tudo bem, mas durante a semana irei fazer uma análise completa á agua para verificar se todos os parâmetros estão bem.

 

Aproveitei também para montar o sistema de Co2 que pretendia para o meu aquário.

Para tal usei os sistemas "trouble free" da AquaGro. É um sistema muito simples e que espero eficaz para fazer desenvolver ainda mais as minhas plantas.

O sistema vem num kit, que trás a lata de Co2 550ml, Tubo, válvula anti-retorno e dispensador de Co2.

O processo é muito simples e segundo a marca, deverá ser aplicada o enchimento do reservatório 2x por dia (processo que leva 5 segundos a fazer)

 

O dispensador é bonito, simples e estético, sendo que não ficou nada mal mesmo dentro do aquário.

Mas como o ppl gosta é de fotos, deixo-vos aqui as fotos do meu Aquário que com carinho vou-lhe chamar de "Plenitude", pois é isso que sinto quando estou a olhar para ele e para toda a vida que lá está...

 

sany0344.jpg

 

Aqui está o meu aquário! Devido a estar a usar um tempo de exposição médio na máquina fotográfica, os peixes em movimento ficaram "fora da focagem"

 

sany0345o.jpg

 

Aqui já tinha acertado um pouco os tempos de resposta da máquina! Mas dá gosto ver este quadro em movimento!

 

sany0347sm.jpg

 

Aqui um plano do doseador de Co2 que foi colocado no Aquário... Depois de cheio o doseador esvazia-se em minutos dissolvido na água...

 

sany0348.jpg

 

Temos aqui um plano de parte das minhas plantinhas... Estão com bom aspecto!

Temos também alguns peixes novos na imagem (com o escalar desfocado). Temos atrás das rochas o corydora a espreitar!

 

sany0349.jpg

 

Temos aqui uma boa foto, com os 2 escalares em cena! O pérola e preto está no plano principal junto com o meu gouramir... do lado direito junto ao vidro está o outro escalar...

Vemos também um tubarão bala e um neon... dos camarões nem vê-los!! LOOOL

 

sany0350.jpg

 

Outra imagem com o escalar... Vemos também o trio de tetras "olho de fogo", que são para mim dos peixes mais bonitos!

 

sany0351.jpg

 

Outra bela imagem dos escalares e do gouramir! Mesmo sendo grandes o gouramir consegue ser ainda maior, sendo o rei do aquário...

E isso nota-se nos movimentos que eles fazem... do género de "saiam da frente que chegamos... as baleias do pedaço"!

 

sany0352.jpg

 

A última foto, onde aparecem alguns dos residentes... Tetra "olho de fogo", Neons, Tubarões Bala...

 

Em relação aos tubarão bala, penso que devo ter um lesionado, já que está com as barbatanas de topo e de lado, meio vermelhas e recolhidas...

Não sei se ele estará a ficar doente ou algo... vou ter que acompanhar o caso para ver se o gajo está doente... Para já está a comer bem e mexe-se bem... no entanto sempre que pode recolhe as barbatanas...

 

Para complementar isto, estou a fazer a fertilização líquida das plantas, com o tal Seachem Flourish. Vamos a ver se isto faz alguma coisa...

 

Para o final desta semana vou começar com o clarificador da água (clarificador), este clarificado é um agregador de partículas, pelo que se deve fazer sempre antes de limpar o filtro, sendo que assim que o mesmo faz o efeito, deve-se lavar o mesmo.

 

No meu caso como faço tpa + limpeza dos filtros no domingo á tarde, vou colocar o produto no sábado á noite.

Penso que para já tenho tudo bem controlado. Em termos de comida, estou a alternar com os flocos da jbl, a comida da tetra (com 4 sabores). Inicio da tarde JBL, no final da noite, Tetra.

 

Ainda tenho algumas coisas que pretendo para a próxima semana comprar....

 

Material:

- Tesoura de poda

 

Flora:

- Relva para plantar á frente do aquário

- Musgo para colocar no topo das rochas

 

Fauna:

- 2 Camarões Crystal Red

- 2 Camarões Crystal Black

- 6 Tetra Cardinal (neon)

- 3 Tetra "Olho de Fogo"

 

E com essas compras, para já fica fechada a entrada de mais peixes para o aquário...

Quero ficar com um cardume de 8 Neons e 6 Olhos de Fogo!

 

Fico a aguardar comentários em relação ao meu aquário e a estas novidades!

 

Obrigado e cumprimentos a todos,

 

Paulo Eduardo

"Lord Paulus Cobris"

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando lhe dás de comer, desligas o filtro?

 

Quanto te custou o difusor de co2?

 

Boas Chicoporto.

 

Nopes nunca desligo o filtro, só quando faço as TPA´s que aproveito para limpar o mesmo. E isso faço semanalmente.

Em relação ao difusor co2, o mesmo veio com o restante kit (lata, tubo, válvula e difusor) e custou-me 19.90€ na aquaplante.

 

Cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.