Aquário Plantado "Plenitude" C/Fotos e Vídeos!


Lord Paulus Cobris

Recommended Posts

Boas Paulo!

 

O teu aqua está muito bom...ainda mais sendo principiante! ;)

 

Dado que sou tb um novato nestas lides, espero conseguir alcançar o nivel do teu aqua (ainda ando na fase das leituras/assimilação de informação ehehehe)!

 

Boa sorte e continuação do bom trabalho realizado até ao momento.

 

Cumpts

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 156
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Tardes João,

Desde já o meu obrigado pelo teu comentário... Também penso que as coisas tem evoluido bem.

Também tenho lido muito e ganho conhecimentos que na altura não tinha.

 

Em relação ás plantas, actualmente tenho estas:

 

- Echinodorus bleheri

- Echinodorus (as da frente dos dois lados do aquário, não estou certo qual será a variedade de Echinodorus)

- Ceratopteris thalictroides

- Limnophila sessiliflora

- Hydrocotyle verticillata

- Vesicularia dubyana (Christmas Moss)

 

Estou a pensar meter as seguintes plantas para complementar o aquário:

 

- Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

- Egeria densa

- Eleocharis parvula (Relva)

- Vesicularia dubyana (Christmas Moss)

- Echinodorus bleheri

 

A ideia seria, meter a Echinodorus bleheri á frente do filtro (sendo uma planta com folhas grandes e largas), depois meteria ao lado uma Egeria densa.

A Eleocharis parvula meteria nos 2 canteiros que tenho á frente (um com areia amarela e o outro com areia branca).

Estou a pensar substituir alguma da Ceratopteris thalictroides por Ceratophyllum demersum 'Foxtail' que pessoalmente aprecio mais... e compõe mais o aquário.

 

Por fim vou meter mais Vesicularia dubyana no topo de algumas das rochas que ali estão para dar um aspecto mais "antigo" e natural.

Que achas? Já agora consegues-me identificar que tipo de Echinodorus é aquela que estão na parte da frente do aquário dos dois lados? É que me foram dadas e não tenho a ficha delas.

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

Boas!

João, podes-me dar uma resposta a este meu post?

 

Se alguém me quiser dar também a sua opinião é bem vinda!

 

Obrigado a todos e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é só pedir opiniões e actualizações não?;)

 

PS: Já passaste pelo meu?:P

 

Boas Nuno!

 

Hehehehe é verdade...

Amanha vou fazer a TPA semanal + Limpeza do Filtro, e vou fazer a poda ás plantas, que isto tem crescido como se não houvesse amanha.

 

Os peixes inspiram saude e tenho fartado de me rir com os meus lindos camarões "ganbinos" com a sua "yoga".

Comprei hoje também uma máquina fotográfica nova (Fuji FinePix S1600), para fotografar melhor o aquário, e colocar aqui alguns filmes em HD.

 

Aproveito para perguntar o seguinte aos mais conhecedores.

Comprei hoje pastilhas para os peixes de fundo (Plecos e Corydoras), no entanto as corydoras, tem passado por cima das pastilhas e não lhe ligam nenhuma.

É normal? Será que depois com o tempo eles começam a comer dali?

 

Quem tem andado a dar bicadas nas pastilhas são os Gouramir! :D

 

Vou ver o teu aquário e já te digo alguma coisa! :)

 

Um Abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

Hoje é um dia muito triste para mim...

Tive hoje a minha primeira morte de um peixinho...

 

E que morte inglória... Um dos meus Escalares (o maior até), ficou preso dentro do dispensador do co2 da AquaGro, durante a noite...

 

Hoje pela manha, reparo que o peixinho estava lá entalado (o dispensador estava sem co2). Rápidamente tiro-o de lá...

Mas o peixe já não ficou bem...

 

Estava desorientado, e andava ás voltas, indo sempre para a tona e contra as coisas...

Quase parecia que não via nada... Indo mesmo contra a corrente da bomba e sendo empurrado depois por ela...

 

Reduzi a força da bomba para o minimo, para que ele se pudesse ajustar... Mas nada ele continuada desorientado.

Hoje ao final da manha, vou dar com ele caido no areão, já sem vida...

 

Que desgosto :lol:... Partiu-me o coração, já que tinha tanto carinho pelo escalar... :lol: Hoje tou de rastos...

Nem que tivesse custado 1 centimo, é uma vida... que se perdeu assim do nada...

 

Como é possível que quem desenhou o sistema de co2 da Aquagro, não tivesse pensado nisto...

Retirei o mesmo do aquário, e estou a pensar reportar esta situação á própria marca.

 

Alguem conhece algum caso semelhante, ou mesmo outro tipo de dispensador de co2 que use lata como o meu?

A conselho de um amigo meu com quem falei, fiz toda uma bateria de testes....

 

Aqui ficam os resultados:

 

Data: 05-09-2010

 

PH torneira: 6.5/6.7

PH Aquário: 6.0/6.5

 

Amónia (Nh3): 0

Nitritos (No2): 0.2

Nitratos (No3): 5

 

Á partida os valores estão normais, de qualquer forma hoje é o dia da TPA semanal e da limpeza do Filtro...

Que para já fica marcado, pela perca de um dos bichinhos que eu mais estimava...

 

RIP Meu Escalar "manchinhas"...

 

:lol:

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas paulo, lamento a tua perda mas é uma chamada de atenção porque o meu co2 é igual ao teu.

Em relação aos valores da água o dos nitritos não estará um pouco alto nesta fase?

 

Boas! Hoje tou mesmo desanimado...

Acabei de perder á pouco mais um peixinho... um Tetra Olho de Fogo...

 

Não sei como o gajo fez, saltou-me do aquário, e foi parar cá em baixo de lado...

Deve ter sido durante a TPA, pois só reparei depois... Ainda o meti na agua de novo a ver se ele reanimava... mas nada... já não se mexia...

 

:flick_tongue: Isto hoje é mesmo um dia não...

 

Em relação ao dispensador de CO2, de momento tirei-o do aquário, até ver o que se pode ali fazer... e porque raio o buraco por baixo é tão largo?

Estou a pensar comprar um camaroeiro pequeno, cortar a rede á medida do dispensador e depois ou colar a rede á volta do dispensador, ou então meter um elástico a segurar aquilo.

 

Assim só entra a agua e só sai o CO2, não havendo hipótese de entrar para lá peixes e depois não conseguirem sair.

Em relação aos Nitritos, é normal que surja alguns... no entanto o valor está dentro do que se espera depois de uma semana de uso da agua...

 

Agora foi feita a tpa, com 20 Litros mudados.

 

A ver vamos...

Uma pessoa até desanima....

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa ideia de tapar o dispensador é boa. Depois diz-me se funciona, assim sempre me previno no meu :) Isso anda mesmo mau por esses lados :S

Espero que não existam mais perdas

 

Boas Nuno!

Realmente não ando em maré de sorte...

 

Em relação á questão do dispensador, a ideia funciona, apenas depois deverás verificar o estado do elástico de vez em quando.

Abaixo deixo-te algumas fotos do que eu fiz para proteger aquela entrada...

 

dscf0049o.jpg

 

dscf0050hj.jpg

 

dscf0051hi.jpg

 

dscf0053z.jpg

 

Como podes ver por essas imagens, usei um camaroeiro para usar a rede dele e cobrir aquela zona.

Montei depois o dispensador de volta no aquário e testei com sucesso esta solução. Agora já não entra lá nenhum peixe... (Se eu soubesse isto... o meu querido escalar ainda cá estaria feliz...). :medieval_mace:

 

Aproveito para deixar algumas fotos do ultimo update do Aquário (já com alguma poda feita).

 

E aproveito para deixar 2 filmes, agora em HD do aquário...

A qualidade das imagens e dos filmes é expectável de evolução no futuro, já que só comprei ontem a Fuji FinePix S1600.

 

Aqui ficam as fotos!

 

dscf0090m.jpg

 

dscf0102v.jpg

 

dscf0059p.jpg

 

Aqui ficam os 2 filmes em HD:

 

Aquário: Plenitude! - Um Novo Olhar em HD!

 

 

Aquário: Plenitude! - Um Novo Olhar em HD! - Parte 2

 

 

Espero que gostem!

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fonix, lamento as tuas mortes. De facto, em jeito de sugestão, envia um e-mail ao fabricante, pode ser que no futuro contemplem alguma alteração ao equipamento.

O aquário está muito bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo!

 

Lamento a morte dos teus dois peixinhos! Realmente, há dias em que as coisas não correm bem!

 

Espero que a solução encontrada tenha sucesso e que tudo corra pelo melhor!

 

Já o tinha dito mas nunca é demais...o teu aqua está 5 *s!

 

Parabéns e continua o bom trabalho!

 

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fonix, lamento as tuas mortes. De facto, em jeito de sugestão, envia um e-mail ao fabricante, pode ser que no futuro contemplem alguma alteração ao equipamento.

O aquário está muito bonito.

 

Boas João!

Obrigado pela força... Realmente fiquei muito triste... o Escalar era um dos mais lindos que aqui tinha, e tinha até sido escolhido pela minha Maria na loja... Partiu-me o coração nesse dia.

Fui até fazer um pequeno "enterro" ao peixe num rio próximo que aqui tenho. Sei que apesar de não ser o rio onde ele nasceu, achei apropriado fazer ele "descansar" num rio.

 

Já enviei um email para a marca a mostrar o meu desagrado pela ausência de grelhas ali na parte de baixo. Isto porque se as tivesse nenhum peixe lá entraria.

Aquilo é apenas para fazer entrar agua e co2, logo não faz sentido aquele buraco ali sem protecções.

 

Obrigado pelo comentário do aquário!

 

Vou agora nestes próximos dias com a minha Maria ou á Naturline ou á Aquaplante, comprar 2 escalares, mais uns quantos neons e um olho de fogo para completar o grupo.

Talvez meta tb mais um ou outro peixe mais colorido.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo!

 

Lamento a morte dos teus dois peixinhos! Realmente, há dias em que as coisas não correm bem!

 

Espero que a solução encontrada tenha sucesso e que tudo corra pelo melhor!

 

Já o tinha dito mas nunca é demais...o teu aqua está 5 *s!

 

Parabéns e continua o bom trabalho!

 

Abraço

 

 

Boas Domm!

Obrigado pela força! Realmente foi um daqueles dias...

 

A solução impede realmente que os peixes entrem lá dentro, no entanto hoje vi que a comida em flocos acaba por ficar ali presa no rebordo do elástico e da rede.

Tenho que ver como vou fazer...

Talvez colar a rede com super-cola 3 ao plástico e depois aparar a rede até ficar ao nível do anel de cola...

 

Alguém quer dar uma recomendação para esta matéria?

 

Obrigado pelo comentário do aquário! Realmente tenho tido muito cuidado com ele e com todos os valores da agua... a mesma está cristalina!

Agora quero meter mais uns peixinhos e mais algumas plantas para complementar aquele fundo preto!, á frente quero meter uma relvinha e tal! a ver vamos...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Este projecto mudou agora para esta secção, devido aos seus conteúdos.

 

Espero que seja do agrado de quem visitar este tópico!

Ficarei a aguardar os vários comentários sobre o mesmo!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a Todos!

 

Hoje foi dia de algumas alterações no meu aqua...

Com algumas novas entradas e com muita pena minha uma saída...

 

Começando pela saída, tinha aqui 2 Gouramir 3 Pintas Adultos (perto de 15cm cada), que comprei na altura que montei o meu aquário.

E apesar de se terem dado relativamente bem até á algum tempo atrás, com o tempo começaram-se a tornar cada vez mais agressivos e territoriais um com o outro.

 

De tal forma que andavam constantemente ás turras um com o outro no aquário.

Apesar de não se aleijarem fisicamente (estavam sempre a "picarem-se" um com o outro), estavam a causar stress aos restantes peixes...

 

Falei com o Paulo da Naturline (loja onde comprei os gouramir) e expliquei-lhe o que se estava a passar. E a conselho dele resolvi separar os 2 Gouramir do aquário, voltando a levar um de volta á loja.

Foi com muita pena minha que me vi obrigado a fazer isso, já que eu gostava muito destes 2 "bichinhos", mas acabei por voltar a levar um á loja. (Quem quiser o meu Gouramir está lá á procura de um novo dono! Foi sempre muito bem tratado quer a nível de agua do aquário, quer a nível de comida (sempre dei jbl e sera)).

 

Noto que efectivamente o Gouramir que cá ficou, está agora mais calmo e não anda sempre para trás e para a frente numa azáfama. A ver se ele se ajusta agora nos próximos dias.

 

Com esta alteração ontem acabei por meter no meu aqua, duas colisas chunas (mel) que são simplesmente lindas!!! Pequenas e marotas, estas mini Trichogaster são bastante energéticas e dão-se bem com todos os restantes peixes (incluindo o gouramir 3 pintas).

 

Aproveitei para comprar hoje também a planta Rotala Macrandra, que é simplesmente linda! Reparti-a por várias partes do aqua para sobressair sobre o verde de algumas outras plantas que aqui tenho.

Esta planta já devem ter visto no Aqua "serenidade" da Soulgirl, é a mesma planta!

 

Para terminar, Sábado ou Domingo, estou a contar em completar o meu lote de peixes (depois destes acabou-se a entrada de peixes), com a entrada de +6 neons (para fazer 15 neons) e um escalar "bebe" que já estive hoje na loja a namorar!

 

De qualquer forma amanha já devo meter fotos (hoje a agua ficou muito turva com as mexidas nas rochas e areia por causa das plantas).

 

Obrigado e cumprimentos a todos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

Não ando mesmo em boa maré...

 

Hoje morreu-me mais um escalar...

Ontem de manhã verifiquei que um dos escalares (o selvagem), não andava já bem... Não batia a barbatana de trás e apenas as de lado... andava sempre perto da tona, e parecia que estava com os olhos vidrados!

Não sei o que lhe aconteceu e até pensei que fosse o meu goramir adulto (que agora está sozinho), que se tivesse atirado ao escalar durante a noite.

Mas aparentemente o bicho não tinha qualquer tipo de ferida ou marca... até pensei que tivesse ido contra uma rocha a dormir ou algo...

 

O que é certo é que ontem o bicho andava ali.... não se conseguia orientar, depois ia contra a bomba onde o fluxo o empurrava depois contra as coisas, etc...

Por várias vezes tive que o tirar de alguns locais que ficava preso... Uma coisa assim muito estranha e do nada! Até meti comida para ver se ele comia, mas nada... a comida passava por ele mas ele não ia lá buscar.

 

Mais nenhum peixe apresentou sinais de problemas ou mesmo de conflitos (até o outro escalar andava ali bem...).

Algo de grave aconteceu com o bicho, pois foi repentino. Deixei ver se o bicho se recuperava durante a noite, no entanto hoje quando vou ao aquário... vejo que o bichinho já tinha morrido, estava preso entre as plantas de cabeça para baixo...

Mais um desgosto para mim... Ainda por cima este escalar tinha vindo na mesma altura que o outro escalar que morreu preso dentro do dispensador do co2...

 

Nisto surge-me 2 pensamentos... Será que o bicho lhe deu alguma coisa? (tipo ataque de coração ou avc?) é que estava apático...

Ou será que morreu de tristeza/stress?

 

Mais um daqueles casos X-Files que não consigo encontrar explicações...

De escalares actualmente só tenho 1 todo preto, que anda lá feliz da vida...

 

Como prometido aqui seguem novas fotos do aqua, já com as novas plantas e as colisas chuna!

Espero que gostem!

 

dscf0169s.jpg

 

dscf0171t.jpg

 

dscf0174l.jpg

 

dscf0175j.jpg

 

dscf0176dv.jpg

 

dscf0178a.jpg

 

dscf0179u.jpg

 

dscf0181n.jpg

 

dscf0182e.jpg

 

dscf0183u.jpg

 

dscf0184w.jpg

 

dscf0185d.jpg

 

dscf0186d.jpg

 

Espero que gostem...

fico a aguardar por comentários!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena isso dos escalar(es) vê bem os parâmetros da água.

 

 

O aquário tem um óptimo aspecto, o que mais me agrada é o aspecto de limpo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena isso dos escalar(es) vê bem os parâmetros da água.

 

 

O aquário tem um óptimo aspecto, o que mais me agrada é o aspecto de limpo.

 

Boas Hugo!

Os parâmetros estão dentro do normal, era para fazer hoje a tpa+limpeza de filtro, mas acabei por não ter tempo para a fazer, já que hoje fui finalmente ao oceanário!

É algo de lindo! Aquele aquário grande é digno de registo! Deixo aqui algumas fotos para abrir o apetite a quem ainda não lá foi! É garantido vale a pena!

 

dscf0279c.jpg

 

dscf0281r.jpg

 

dscf0289x.jpg

 

dscf0290r.jpg

 

Em relação ao aquário, obrigado desde já pelo comentário, realmente também acho que está porreiro! Tem essas 2 colisas laranjas e as plantas vermelhas que espero fiquem muito bonitas!

Conto esta semana ter algumas novidades no aquário...

 

Com a entrada de mais neons e 2 escalares...

Depois irei colocar aqui novidades... Estou a contar também actualizar o tópico com novos filmes do aqua em hd!

 

Obrigado a todos e cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PPL!

 

Hoje mais logo (durante a manha), vão me chegar algumas novidades que esperava com alguma expectativa!

 

Fiz uma encomenda á CrystalRed de uns peixinhos e uns invertebrados!

Abaixo segue a lista de fauna que me vai chegar:

 

Flora:

 

Cladophora aegragophila (quantidade XL para poder fazer várias bolas)

 

Fauna:

 

7x Celestichthys margaritatus

1x Tylomelania sp. "Orange Flash"

1x Tylomelania patriarchalis

1x Atya gambonensis (Pedi este camarão em azul bebé para se juntar ao branco e cor de rosa bebé que já cá tenho)

 

Conto ter amanha durante o dia um update, com novas fotos do novos habitantes e possivelmente um novo filme HD do ponto actual do aquário!

 

Cumprimentos a todos!

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!

Como combinado hoje existem novidades em relação ao Aquário Plenitude!

 

Recebi durante a manha uma encomenda da Crystal Red! Lá dentro vinham alguns peixes e invertebrados que eu pedi, tal como uma alga para aquário!

Apesar de ter pedido um Atya gambonensis em azul como eu tinha pedido, mandaram-me um castanho (pelos vistos não havia um lote de azul em condições).

 

De qualquer forma a entrada destes seres vivos no aquário aconteceu sem problema e foi realizada quase á luz das velas (para não haver confusão com os que já lá estavam)...

 

Assim e sem mais demoras aqui ficam as fotos deste último update.

Irá ser depois colocado um filme em HD do aquário que está a ser feito upload (quase 2 gigas de filme hehehe). Quando estiver disponível actualizo este tópico novamente e a página inicial.

 

Espero que gostem!

 

dscf0387.jpg

 

dscf0383l.jpg

 

dscf0384b.jpg

 

dscf0374d.jpg

 

Deixo aqui um plano da Cladophora aegragophila (uma das várias bolas), é bastante bonita e suave de se tocar!

 

dscf0376l.jpg

 

dscf0377h.jpg

 

Dois planos gerais do interior do Aquário! :tongue:

Agora vem 3 fotos de o meu novo menino!!! :arrow: O meu Tylomelania sp. "Orange Flash" "Pépe Rápido" :arrow:

 

dscf0363x.jpg

 

dscf0364n.jpg

 

dscf0366t.jpg

 

O meu "Pépezinho" aqui a dar o ar da sua graça e a dar-se a conhecer ao mundo!!!

 

dscf0367n.jpg

 

dscf0368u.jpg

 

E como não podia deixar de ser... além do Pépe Rápido, tenho também um: Tylomelania patriarchalis "Pépe Lento" ;)

Por acaso estava a descansar nessa foto!

Como se pode ver também, actualizei o meu termómetro de mercúrio por um ultra-preciso termómetro digital.

 

dscf0400f.jpg

 

dscf0401w.jpg

 

dscf0398a.jpg

 

dscf0399lk.jpg

 

E aqui ficam as 3 últimas fotos desta actualização:

 

dscf0397p.jpg

 

dscf0407jr.jpg

 

dscf0405t.jpg

 

E por fim o meu "Pépe Rápido" a se esticar todo, para descer das rochas! :)

Espero que gostem e que venha dai os comentários!

 

Obrigado e cumprimentos a todos...

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes a todos...

 

Como combinado aqui fica o filme em HD desta ultima actualização do Aquário Plenitude!

 

 

Espero que gostem e comentem... (não tenham medo! hehehehe).

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, está fantástico esse aquário =D

 

Boas!

Obrigado desde já pelo comentário!

 

Tenho-me esforçado por melhorar o aquário em todos os pontos que eu acho que podem ser melhorados.

 

Por exemplo a comida que lhes dou, comecei com jbl, tetra e nutrafin, mas vou a partir de amanha passar a dar apenas Ocean Nutrition, nas suas variedades (misturando vários blends).

Tenho também extremo cuidado nas Tpa´s, Limpezas do filtro e aspirações do fundo.

 

E isso tudo reflecte-se na saúde e felicidade dos bichinhos! Que estão muito brilhantes e sempre alegres...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

PS: Mais ninguém comenta? :)

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.