Aquário Plantado "Plenitude" C/Fotos e Vídeos!


Lord Paulus Cobris

Recommended Posts

Boas,

 

Está bastante bonito o aqua cheio de variedade!

 

Quais as dimensões do aqua? É que tens ai 2 tubarões bala e isso cresce sem licença vai ficar curto esse aqua para eles! Eu se fosse a ti apostava num filtro externo para uma melhor filtragem!

 

Mas sim com já disse gostei bastante de ver os teus vídeos!

 

cumpz

 

PS: Não desanimes é mesmo assim tanto temos 5 pessoas a comentar o tópico como amanhã não temos nenhum! O pessoal vê e nem se dá ao trabalho de um simples "está bonito"!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 156
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Está bastante bonito o aqua cheio de variedade!

 

Quais as dimensões do aqua? É que tens ai 2 tubarões bala e isso cresce sem licença vai ficar curto esse aqua para eles! Eu se fosse a ti apostava num filtro externo para uma melhor filtragem!

 

Mas sim com já disse gostei bastante de ver os teus vídeos!

 

cumpz

 

PS: Não desanimes é mesmo assim tanto temos 5 pessoas a comentar o tópico como amanhã não temos nenhum! O pessoal vê e nem se dá ao trabalho de um simples "está bonito"!

 

Boas Paulo!

Obrigado desde já pelo teu comentário e força para continuar a dar noticias deste projecto.

 

O aqua tem estas dimensões: 80Cx35Lx40D (126L capacidade)

 

Espero que os tubarões bala não cresçam tanto como na natureza (até 30/35cm). Senão vou rapidamente me ver á rasca com o espaço. O mais que poderia acontecer é ter que comprar um aquário maior!!!

Talvez um aquatlantis ambience (aqueles panoramicos) de 150cm ou algo assim...

 

Em relação ao filtro, também já pensei nisso, no entanto este Aquaball tem uma prestação tão boa que para já estou satisfeito! Limpo-o todas as semanas com a TPA, e tenho 2 esponjas de filtragem + filtragem biológica com as bioballs.

E todas as semanas os filtros estão sujos em 360graus. Estou bastante satisfeito com o filtro/bomba.

 

Para a frente estou a pensar meter um escalar "Platinum" (todo branco), para fazer par com o escalar preto que tenho cá sozinho. E meter mais uns quantos neons para fazer o cardume.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo. Tou a ver que esse aquário anda bem e recomenda-se :), a nível de perdas não tiveste mais nenhuma (pelo menos espero bem que não)? Só é estranho é o teu escalar ter morrido a 11 de Setembro, será que ele não andava a tentar mandar a torre do filtro abaixo? ;)

 

cumps e vai actualizando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos meus aquários preferidos parabéns adoro o teu aquário, continua assim.

 

Boas Noites Dario!

 

Obrigado desde já pelo teu comentário!

São comentários como o teu, que me dão alento para ir continuando a postar e a dar noticias deste projecto.

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo. Tou a ver que esse aquário anda bem e recomenda-se :tongue:, a nível de perdas não tiveste mais nenhuma (pelo menos espero bem que não)? Só é estranho é o teu escalar ter morrido a 11 de Setembro, será que ele não andava a tentar mandar a torre do filtro abaixo? :tongue:

 

cumps e vai actualizando

 

Boas Nuno!

Bem vai andando! :P

 

Se bem que podia mesmo assim estar melhor... Algumas plantas parecem-me que não estão a vingar como eu queria... E possivelmente por causa até do fertilizante que estava a usar...

 

O Seachem Flourish.

 

Deixei de usar á alguns dias este fertilizante, pois cada vez que o metia, tinha uma invasão de algas nas plantas (nas folhas em especial), e também nos vidros.

Hoje mudei de fertilizante. Comprei o Nutrafin Plant Gro, que tem outra formula (e não requer frigorífico).

 

Vamos a ver...

 

A planta vermelha tem estado a ficar verde (a perder a cor). Poderá também ser da iluminação (tenho t8 2x 18watts), mas quero ver se com os nutrientes certos elas arrebitam.

Em relação aos peixes, não tive mais nenhuma morte (nem o outro escalar apresenta problemas), recentemente até introduzi novos peixinhos e 2 caracóis...

 

Estive no site da Hagen (marca detentora da Nutrafin) e eles tem lá um produto que me parece muito interessante!

 

Nutrafin Waste Control

 

-- Nutrafin Waste Control

-- 30 ml(1oz)

-- Contains beneficial bacteria that break down organic waste

-- Breaks down organic pollution resulting from:

-- By-products of decaying matter

-- Film and sludge on decorations and accessories

-- Slime on glass

-- Protein film on top of water

-- Fish waste

-- Plant leaf remnants

 

- http://www.hagen.com/uk/aquatic/product.cf...=01076610030101

 

Alguém sabe se isto realmente resulta e onde posso comprar isto cá em PT?

Em breve devo meter mais alguns neons e o escalar branco, para fazer companhia ao meu actual escalar preto (mr. Black e mr. White)

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites!

Recebi hoje da Crystal Red, alguns testes que pedi, para poder verificar alguns valores que não conseguia ver com os testes que cá tinha.

 

Assim sendo realizei um conjunto completo de testes ao aqua e gostava de saber algumas opiniões sobre os valores, em especial no ph, kh/gh e po4.

Aqui estão os valores:

 

Usei eSHa Aqua Test (No2/No3 KH/GH e PH

Teste separado de Po4

 

 

21-09-2010

20:00

 

Temp: 26.6º

 

PH:6.5

KH: 0ºd

GH: <6ºd

No2: 0

No3: 40

Po4: 0.30 mg/l

 

Uso Co2 da AquaGro e comecei ontem a fertilizar com o Nutrafin PlantGro (não gostei do Seachem Flourish)

 

Actualmente a minha dúvida vai para a questão dos nutrientes e também das plantas/algas.

Tenho tido algumas pequenas algas que se colocam na superfície da plantas e tb nos vidros.

Tenho tido cuidado para não exceder a carga orgânica (comida dos peixes), sempre que posso aspiro o lixo do areão.

 

A minha fauna e flora é a seguinte:

 

Fauna:

 

- 1 Gouramir 3 Pintas (Marmore) Adulto

- 2 Tubarões Bala

- 2 Corydoras

- 1 Escalar Preto

- 2 Cardinais (neon)

- 6 (neons)

- 5 Tetra "Olhos de Fogo"

- 2 Ancistrus lineolatus

- 3 Camarões Atyopsys gabonensis

- 1 Caracol Tylomelania sp. "Orange Flash"

- 1 Caracol Tylomelania patriarchalis

 

 

Flora:

 

- Echinodorus bleheri

- Echinodorus

- Ceratopteris thalictroides

- Limnophila sessiliflora

- Hydrocotyle verticillata

- Vesicularia dubyana (Christmas Moss)

- Rotala Macrandra

- Cladophora aegragophila

 

Questões pertinentes que gostava de ver respondidas por quem souber:

 

- É necessário aumentar o PH?

- Algum dos valores da análise merece destaque e correcção? Se sim qual e como?

- Tenho algumas plantas (em especial a rotala macandra, que as folhas estão a ficar verdes em vez de vermelhas), que apresentam folhas menos verdes e alguns furos. Necessito meter mais fosfato ou potássio?

 

Para quem precisar de saber as características do Nutrafin PlantGro aqui ficam as mesmas:

 

- 30 ml(1oz)

- Fertiliser for freshwater plants

- Fulfills the nutritive requirements of plants

- Replenishes valuable nutrients

- Optimizes growth

- Contains beneficial trace elements

- Promotes vibrant colours

 

- 0.15 - 0 - 0

 

Guaranteed Analysis:

- Total Nitrogen (N): 0.15%

- 0.15% Water Soluble Organic Nitrogen (Cheleated agent)

- Iron (Fe): 0.26%

- 0.26% Chelated Iron

- Manganese (Mn): 0.05%

- 0.05% Chelated and soluble Manganese

- Zinc (Zn): 0.003%

- 0.003% Chelated Zinc

- Boron (B): 0.0005%

- Copper (Cu): 0.0005%

- 0.0005% Chelated Copper

- Molybdate (Mo): 0.0007%

- 0.0007% Chelated Molybdate

 

Ficarei a aguardar pelas respostas e comentários sobre o aquário.

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites a Todos...

 

Informo que o meu aquário recebeu hoje mais uns novos residentes.

 

Estando agora fechada a entrada a mais peixes...

 

 

- 4x Neons (que se juntam aos 8 Neons já existentes)

- 2x Corydoras Panda

- 2x Escalares Médios

 

Irei depois colocar imagens e actualizações do aquário neste tópico...

 

Comentários continuam-se a pedir...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a Todos!

 

Apesar de ninguem (ou quase ninguem), responder no meu aquário...

Resolvi colocar hoje imagens da ultima actualização deste projecto.

 

A partir de agora só irei actualizar o mesmo, caso existam novidades que o justifiquem (mudança de layout, mudança de vivos, etc...).

Este será o último update para este projecto.

 

Ontem entrou no aquário os últimos residentes para fechar a "loja".

Como indicado no tópico anterior, entraram 2 escalares, 4 neons e 2 corydoras panda (muito engraçadinhas!).

 

Descobri também que um dos meus caracóis (calculo que seja o amarelo), já me deixou descendência!! Descobri hoje um mini caracol (da mesma variedade) a subir pelo vidro de trás!!!

Vamos a ver se dura até crescer... isto porque um dos escalares já estava a olhar para ele como se de um snack se tratasse... hahahaha

 

Sem mais demoras aqui ficam as fotos e o filme HD que gravei!

Quero desde já pedir desculpa pela sujidade interior do vidro do aquário (tenho andado para limpar mas ando sem tempo).

 

Fiz hoje uma tpa + limpeza do filtro e acabei por limpar já os vidros todos! hehehe

 

Filme do Aquário:

Aquário Plenitude HD - Visão Actualizada 24-09-2010

 

Fotos:

 

dscf0447ae.jpg

 

Panorâmica geral do aquário...

 

dscf0416.jpg

 

Aqui está o mini-caracol! Espero que sobreviva!!...

 

dscf0417c.jpg

 

Os meus dois caracoizitos! :music_singguitar: Pepe Rápido e Pepe Lento!

 

dscf0432cw.jpg

 

Um dos meus novos escalares! É lindo... lindo! E tem a particularidade de não ter as 2 caudas para baixo como os restantes!

 

dscf0433b.jpg

 

Imagem com vários peixes, em especial alguns dos meus 12 neons bang

 

dscf0434o.jpg

 

Sequência da imagem anterior! O escalar topou-me e fez-se logo á foto!

 

dscf0436d.jpg

 

Aqui estão 2 dois 3 escalares do aquario... o Preto e agora o manchinhas!

 

dscf0437ft.jpg

 

Aqui está o meu outro escalar novo! Este é branquinho com umas pintinhas pretas! :)

 

dscf0442f.jpg

 

Grande plano do meu ancistrus :) sempre a chuchar no vidro

 

dscf0443w.jpg

 

Imagem partilhada com neons e olhos de fogo!

 

dscf0444i.jpg

 

Estes maganos não param quietos! LOL Mas lá conseguir tirar uma foto á corydora panda!

 

Ultimas imagens que não serão comentadas, para poderem ver e depois comentar...

 

dscf0454k.jpg

 

dscf0455t.jpg

 

dscf0451vk.jpg

 

Espero que tenham gostado e que desta vez exista mais alguns comentários...

Cumprimentos a todos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei do pepe rápido e do lento ;)

 

Esse escalar não tem particularidade, perdeu-as na loja devido a lutas ou coisas do género! Essas barbatanas pelo menos os meus discus usam para limpar o "rabo", não é só para enfeitar! Não te preocupes que em tempos o meu colega teve uma colisa sem essas barbatanas mas depois voltaram a crescer, os escalares não deve ser diferente!

 

BTW gostei bastante das fotos, tens uma mistura de fauna interessante!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

acho que, como já foi referido, devias investir num filtro com externo com maior volume de matérias filtrantes, o facto de lavares o teu semanalmente e como dizes e ele está completamente sujo é indicador de alguma insuficiência, devias lavar o filtro mensalmente para que a colónia de bactérias se desenvolva. Com um filtro externo ainda ganhavas algum espaço que a meu ver já vai sendo curto para tanta fauna, não queiras por lá tudo o que vês na loja, peixes tranquilos = peixes saudáveis.

Em relação ao layout, para comunitário está muito bom, só substituía essa Echinodorus grande. acho que é demasiado grande para o tamanho do aqua, a principio não de gostei como colocas-te os vários tipos de areia todos arrumados pelo aqua, acho que agora que começam a mistura-se está muito melhor dá um look muito mais natural. Boa sorte com o aqua e vai postando mais fotos.

Só mais uma deixa, se vais começar a fertilizar não te esqueças que o CO2 e a iluminação tem de acompanhar.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo. Vim só dar os parabéns por esses dois escalares, são mesmo bonitos, gostei principalmente do branco. Só espero é que os caracóis que tens como aquele pequeno na folha não comam folhas como os que tenho, mas amanhã já meto 2 caracóis helena que vão dar a limpeza.

Parabéns também pelo aquário, continua muito agradável de se ver.

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei do pepe rápido e do lento :(

 

Esse escalar não tem particularidade, perdeu-as na loja devido a lutas ou coisas do género! Essas barbatanas pelo menos os meus discus usam para limpar o "rabo", não é só para enfeitar! Não te preocupes que em tempos o meu colega teve uma colisa sem essas barbatanas mas depois voltaram a crescer, os escalares não deve ser diferente!

 

BTW gostei bastante das fotos, tens uma mistura de fauna interessante!

 

cumpz

 

Boas Paulo!

Obrigado pelo teu comentário!

Pois é possível também, estes últimos bichinhos comprei na aquaplante, no entanto e por curiosidade só este não tinha essas extensões como os outros.

É possível que realmente venham a crescer conforme o escalar fica mais adulto.

 

Dá uma vista de olhos no filme, desta vez não usei zoom para não ficar tudo desfocado como das outras vezes... o realizador está a aprender (e a conhecer melhor a S1600).

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

acho que, como já foi referido, devias investir num filtro com externo com maior volume de matérias filtrantes, o facto de lavares o teu semanalmente e como dizes e ele está completamente sujo é indicador de alguma insuficiência, devias lavar o filtro mensalmente para que a colónia de bactérias se desenvolva. Com um filtro externo ainda ganhavas algum espaço que a meu ver já vai sendo curto para tanta fauna, não queiras por lá tudo o que vês na loja, peixes tranquilos = peixes saudáveis.

Em relação ao layout, para comunitário está muito bom, só substituía essa Echinodorus grande. acho que é demasiado grande para o tamanho do aqua, a principio não de gostei como colocas-te os vários tipos de areia todos arrumados pelo aqua, acho que agora que começam a mistura-se está muito melhor dá um look muito mais natural. Boa sorte com o aqua e vai postando mais fotos.

Só mais uma deixa, se vais começar a fertilizar não te esqueças que o CO2 e a iluminação tem de acompanhar.

Cumps.

 

Boas Nautilex!

Obrigado também pelo comentário!

 

Sim é capaz de já ser insuficiente para tanta fauna que já tenho...

Ainda hoje estive a limpar e as 2 esponjas estavam já todas sujas... Apesar de limpar todas as semanas, penso que o filtro deverá estar agora no limite (muita particula em suspensão devido aos peixes).

 

Recomendas-me algum filtro bom e barato? Queria um que fosse silencioso mas também bom a filtrar a agua (deixar a mesma sem porcaria)...

Calculo que será preciso meter uma bomba ou algo para agitar a agua (actualmente já tenho a corrente a ser feita pela bomba/filtro).

 

Em relação á fauna, é verdade, cometi alguns erros de ignorancia de principiante... como o Gouramir 3 Pintas (que é enorme para o aquário que é...).

Os Tubarões bala vamos a ver como vai ser... etc...

São erros que agora não os faria, mas como tudo é um processo de aprendizagem...

 

Por acaso a escolha da echinodorus grande, foi no sentido de me ocupar ali aquela parte toda (sendo ela volumosa), permite cobrir sem se tornar muito densa...

Pensei em valisnérias. mas acabei por ir por esta....

 

Em relação á areia... é verdade, já se está tudo a misturar, com os peixes a passarem por ali... as corydoras, também acabam por me misturar as várias areias, dando no fundo um toque mais uniforme ás areias...

Transições suaves de areias e tudo...

 

Como vou comprar um aquário de 50 ou 60cm para o escritório, é provavel que vá meter alguns peixes dali lá no novo aquário (os olhos de fogo e um escalar por exemplo...).

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo. Vim só dar os parabéns por esses dois escalares, são mesmo bonitos, gostei principalmente do branco. Só espero é que os caracóis que tens como aquele pequeno na folha não comam folhas como os que tenho, mas amanhã já meto 2 caracóis helena que vão dar a limpeza.

Parabéns também pelo aquário, continua muito agradável de se ver.

 

Nuno

 

Boas Nuno!

Obrigado também pelo teu comentário!

 

Realmente são bonitos, tive a namorar os gajos lá na aquaplante e sabia que tinham que ser aqueles a virem para casa comigo.

No entanto já tive uma surpresa hoje... Então não é que um dos escalares novos (o branco), andou á bicada das antenas do caracol amarelo...!

 

O desgraçado, já tá com uma antena meio mordida... e anda ali a tentar se esquivar do escalar... mas o gajo é teimoso... anda ali de volta do caracol, á espera que ele meta as antenas de fora...

Espero que o gajo se farte e vá á vida dele...

 

Em relação a comer as plantas, o amarelo no outro dia foi-me ás plantas e comeu-me algumas folhas...

A ver se agora ele se desabitua a isso, pois pode comer tudo, menos as minhas plantinhas! :(

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

Definitivamente parece que o escalares não querem nada com o meu aquário... :P

 

Hoje dei com mais um escalar morto (um dos novos que tinha recebido)... e tenho o outro branquinho doente!

Tenho tido uma semana que passou bastante má aqui no aquário... desde neons a morrerem do nada (e não foi nenhum pico de amónia ou nitritos, pois fiz já vários testes)...

A ter escalares doentes e a morrer...

 

A situação é de tal modo estranha que até já abri um tópico na zona de doenças, para ver se alguém me pode ajudar com isto, pois já não sei mais o que fazer...

Actualmente estou a fazer o tratamento de 3 dias com eSHa 2000 e tenho a temperatura aumentada para 27cº, mas nem assim consegui salvar o escalar que estava doente.

 

Uma pessoa até desanima com isto, fiz o que podia para salvar o peixe... mas não o consegui salvar... e são sempre os escalares...

 

Quem me quiser ajudar pode consultar o meu tópico aqui:

 

- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165380

 

Desde já o meu obrigado a todos...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Parece que passou pelo meu aquário a "Peste Negra", já que de um momento para o outro houve algumas mortes inesperadas...

Infelizmente e apesar de tudo o que eu fiz (tratamentos e tudo), não consegui salvar nenhum dos 2 escalares que estavam doentes...

 

Ambos sucumbiram á doença que os mancha com uma "capa" branca...

 

Para juntar a isso, dos 12 neons que tinha, foram lentamente morrendo do nada... estando agora reduzido a um pequeno cardume de 5 neons (que me parecem bem de saúde).

Descobri (alias tenho descobrido com o tempo), que os Tetra "Olhos de fogo" foram uma péssima escolha para este aquário comunitário...

 

Sendo que quando os comprei tinha 6, um saltou-me do aquário... Recentemente outro apareceu-me morto... e os restantes tem tido posturas sempre agressivas entre eles...

Tenho até 2 magoados com danos no corpo... um até já nem tem parte do lábio superior (até ao olho). No entanto esse que está "espatifado" é o mais agressivo deles, andando sempre atrás dos outros...

 

Olhando numa pequena retrospectiva... vi que cometi alguns erros na criação e escolha da fauna para o aquário...

Não tive também a calma que deveria ter tido... e isso levou a consequências...

 

Um dos meus grandes erros foi não ter colocado um filtro externo logo á partida, para minimizar as interferências no aquário na altura de limpar o mesmo...

Depois foi as constantes tpa´s e limpezas de filtro semanais, que andava a fazer que concerteza não deixou terminar o ciclo do azoto, ou mesmo reiniciando o mesmo por várias vezes...

 

Com a experiência, ganha-se o conhecimento... E com tudo o que já aprendi (incluindo com os meus erros)...

Delineei um plano de acção e correcção no aquário.

 

- Passei a fazer as tpa´s 7 em 7 dias na proporção de 10L (10%)

- Até comprar o filtro externo, vou passar a fazer a limpeza do actual de 15 em 15 dias apenas para deixar criar a colónia de bactérias

- Assim que comprar o filtro externo (Eheim Ecco Pro 300), irei passar a fazer a limpeza de 30 em 30 dias, ou de 45 em 45 dias (ainda irei ver como vou fazer)

- Estou neste momento a reestruturar o layout do aquário, retirando alguma rocha que lá tinha (o mesmo estava com rocha a mais), e plantar mais um pouco, criando mais área para os peixes

- Integração mais lenta de peixes e invertebrados no aquário, no sentido de não destabilizar o ecossistema

 

Espero que com estas medidas, consiga estabilizar o mesmo de vez...

Irei actualizar o mesmo em breve, assim que terminar as alterações que estou a realizar...

 

A todos os que tem comentado aqui e me ajudado o meu obrigado pelas sugestões e ajudas que me deram...

 

Fico a aguardar comentários, dicas ou ideias para o melhoramento do "Plenitude".

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas actualizações do teu aquario e pelos comentário e "diario de bordo"

tens informação bastante interessante que é capaz de impedir que outros (inclusivé eu) comentam alguns dos mesmo erros.

Parabens e continua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a Todos!

Resolvi colocar um novo update neste projecto.

 

Depois de me ter passado a "peste negra" pelo mesmo, a baixas pararam...

Fiz também algumas correcções nos procedimentos que estão á partida a resultar...

 

Foram feitas alterações ao layout do aquário, tendo retirado muita rocha (para dar mais espaço) e plantei mais um pouco...

O resultado foi bastante agradável e depois de ter as plantas plantas grandes vai ficar algo ainda mais bonito com o fundo praticamente todo plantado.

 

além dessas alterações, recebi um novo escalar Femea que se junta assim ao meu "macho" preto! :P

Para já andam-se os 2 a dar muito bem, andando sempre os 2 juntinhos...

 

Sem mais demoras aqui ficam as ultimas fotos já com o novo layout e poda feita...

Aproveitei e também realizei um novo filme em HD para quem quiser ver ao vivo os peixes!

 

Aquário Plenitude: Uma Visão actualizada - 11-10-2010:

 

 

Aqui ficam as fotos:

 

dscf0613.jpg

 

dscf0616u.jpg

 

Duas imagens com uma vista geral do aquário... Apesar de agora ao centro parecer muito vazio, na verdade tem plantas lá colocadas.

Por detrás da "gruta" está plantado pelo que quando crescer irá subir por ali fora... e cobrir aquilo tudo! :Fade-color

 

dscf0617d.jpg

 

Aqui está o meu novo escalar!! Numa palavra... Lindo!

 

dscf0619a.jpg

 

Aqui está o meu "Orange Flash" o meu outro caracol foi para o meu outro aquário!

 

dscf0620j.jpg

 

Plano alargado, onde se vê a nova área que foi totalmente recriada...

 

dscf0622u.jpg

 

Aqui estão os meus 2 escalares pertinho um do outro! :scarerun:

 

dscf0623ms.jpg

 

Zona Central, que também foi "reajustada", com grutas mais amplas e iluminadas...

O meu gouramir gosta muito de ir para ali sempre que pode... é o seu "porto seguro".

 

dscf0624x.jpg

 

Este lado também sofreu alterações, tendo retirado alguma rocha de trás e plantado mais umas quantas plantas...

Mais simples = mais agradável...

 

dscf0625g.jpg

 

Nova área direita, visto de outro ângulo... consegue-se ver o espaço que foi ganho...

 

dscf0626d.jpg

 

Aqui está o lado esquerdo visto de outro ângulo...

 

dscf0628w.jpg

 

Parte Central, vista de outro ângulo...

 

dscf0632p.jpg

 

Aqui fica a última imagem do meu aquário!

 

Espero que tenham gostado do que viram...

Relembro que actualmente dou de 2 em 2 semanas, eSHa Optimal para manter em boa forma os meus peixes!

 

Ficarei a aguardar por comentários sobre o meu aquário!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

O meu aquário sofreu ontem a sua maior actualização, desde que foi montado em finais de Agosto!

 

Finalmente troquei o meu filtro interno por um filtro externo de qualidade (Eheim Ecco Pro 300) e aproveitei a operação, para fazer umas actualizações importantes quer a nível de iluminação como de sistema de aquecimento do aquário.

 

Assim sendo removi a cobertura plástica do aquário e comprei uma calha da SunSun com lâmpadas T5. Neste caso uma calha com 3x24w de T5 10.000k da Blau (potencia combinada de 72watts).

A qualidade da iluminação entre o meu sistema antigo t8 e estas novas t5 não tem mesmo nada a ver! :discuss_gathering:

 

Aproveitei também para retirar o meu termostato de dentro do aquário, e substituir o mesmo por um externo da Hydor de 200watts que está agora ligado no tubo de retorno do filtro.

Este sistema assim assegura-me uma maior homogeneidade de temperaturas dentro do aquário, mantendo-o dentro dos 25 a 25.5c.

 

E por falar em Filtro, este filtro de nova geração da Eheim, é mesmo uma verdadeira bomba! Com 6 fases de filtragem (Pré-Filtro, MechPro, bioMECH, SubstractPro, Lã Filtrante, Carvão Activo (não o meti)).

Além de bastante potente é muito silencioso. Ferrar o mesmo foi bastante fácil bastando algumas rotações para cima para baixo da cabeça com a bomba.

 

A juntar a estas alterações, reposicionei o sistema do CO2, para o lado onde está o retorno da agua, para espalhar melhor o mesmo pelo Aquário.

Do lado oposto coloquei um teste de Co2 que me irá supostamente indicar os valores de co2 no aquário... (Ainda não atinei com aquele sistema de vidro).

 

Além destas alterações que vão concerteza melhorar a qualidade quer da água, quer das plantas e peixes...

Iniciei também mais uma fase de fertilização, conjugando a fertilização líquida com potássio... Vamos a ver se melhora a qualidade e crescimento das plantas.

 

Por fim entraram á alguns dias novos habitantes para o aquário...

 

Aqui fica a lista de entradas para a fauna do Plenitude...

 

- 7x Cardinais (que se juntam aos neons)

- Ameca splendens (Par 1 macho + 1 fémea) (peixes muito bonitos!)

- 2x Otocinclus sp Orinoco (2 otos para me limparem as algas das plantas)

- Phenacogrammus interruptus (Trio 1 macho + 2 fêmeas) (Estes são peixes de extraordinária beleza!!)

 

- Neritina pulligera (Mais um caracol para o aquário!)

 

Como podem ver houve muitas e interessantes novidades! E como não poderia deixar de ser foram feitas novas fotos e um novo filme em HD a mostrar as novidades e o novo sistema de filtragem, iluminação etc...

Aqui ficam sem mais demoras as coisinhas!

 

Aquário: Plenitude - Visão Actualizada 18-10-2010 HD!

 

 

dscf0653v.jpg

 

Aqui está o meu novo filtro! Muito bom... qualidade alemã!

 

dscf0654y.jpg

 

Aqui está o filtro Externo Hydor de 200watts! Outro grande produto (em todos os aspectos!).

 

dscf0656e.jpg

 

Aqui está a "mesa de trabalho" do aquário... temos ali diversas comidas (pastilhas, granulados, flocos, krill... etc), produtos de tratamento (declorinator, bacterlife, etc...)

Depois tenho as fitas de análise rápida, vários produtos da eSHa (2000, Exit e o Optimal) e claro os produtos de fertilização (PlantGro e o Suplemento de Potássio).

Do lado direito, tenho o kit completo de análise cromática, mais o teste de co2 e o teste potássio.

Está ali também a minha garrafa de CO2. Por baixo tenho reposições de areia e areão e mais um stock de produtos (Co2 e também um sistema natural de Anti-Algas).

 

Para não me enganar aquando das TPA´s, tenho já uma "guia" de aplicação de vários produtos para ficar tudo como deve de ser!

 

dscf0657.jpg

 

Aqui fica uma imagem da minha nova calha de iluminação...

 

dscf0658f.jpg

 

Outra imagem da calha... A mesma tem 2 interruptores para permitir ter apenas 1 ou 2 ou as 3 lâmpadas acesas no momento...

 

dscf0659v.jpg

 

Aqui fica uma primeira panorâmica do aquário...

 

dscf0660g.jpg

 

Imagem frontal do aquário...

 

dscf0661y.jpg

 

Aqui está outra imagem do aquário... De frisar o aspecto mais "limpo" do mesmo, sem filtros, ou grandes tubagens...

Está lá colocado apenas e só o meramente necessário (até o limpa vidros, é retirado e colocado apenas quando pretendo limpar os vidros).

 

dscf0662q.jpg

 

dscf0642t.jpg

 

Plano do Phenacogrammus interruptus, é um peixe lindo com olhos azuis marinhos!

 

dscf0643q.jpg

 

Aqui nesta imagem consegui apanhar o trio junto! :) Algo que é digno de se ver ao vivo!

 

dscf0663l.jpg

 

Graças á melhor iluminação, é possível tirar finalmente fotos de melhor qualidade!

Aqui nesta imagem tenho os meus 2 escalares a meterem-se a jeito! A neritina pequena estava ali entre as pedras!

 

dscf0647x.jpg

 

Aqui tenho um dos meus caracóis a subir pela planta acima! :) É um caracol que é muito activo e que eu aprecio muito!

 

dscf0664g.jpg

 

Aqui estão os meus Cardinais com os neons em conjunto com os meus rasbora galaxy!

 

dscf0665n.jpg

 

Outra foto dos meus Cardinais, onde o meu escalar estava a entrar no frame...

 

dscf0666s.jpg

 

Foto onde apanhei um dos meus pequenos Otos a dar uma limpeza no vidro!

Apesar de estar agora com o fundo muito vazio, todas as plantas que vão fazer o fundo estão plantadas, sendo que nos próximos meses, deverão crescer e tornar aquela parede preta numa parede verdejante e balanceante!

 

dscf0667j.jpg

 

Aqui fica a minha última foto do aquário...

 

Já se passaram praticamente 2 meses e meio desde que me lancei nesta aventura, e aprendi muito neste tempo (muitas vezes com os meus erros...) e penso que tenho este projecto encaminhado...

No entanto gostava de ouvir opiniões e comentários de outros utilizadores e mesmo entendidos no assunto...

 

Deixem o vosso comentário!

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo. O aquário continua com bom ar. Agora com o material novo só falta mesmo um CO2 pressurizado para que isso bombe com força. Não achas que terás fauna a mais? Se bem que quem sou eu para comentar excesso de fauna quando o meu tá a abarrotar e ainda falta gente :P

 

PS:Redimensiona é as fotos, assim a página abre muito mais rápido :roflroll2:

Editado por Nuno_Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lord Paulus Cobris,

gostei do que fizeste, acho que agora o teu Plenitude está mais amplo, digamos que tem mais Amplitude :roflroll2: , com mais espaço para os teus peixes nadarem, continuo a achar que tens o aqua sobrepovoado. Acho que devias ter deixado os dois filtros a trabalhar em simultâneo durante umas semanas até o novo ganhar as famosas colónias de bactérias nitrificantes, colocas-te as matérias filtrantes do filtro antigo neste novo? era bom teres feito isso, a filtragem biológica é muito importante em aquas com muitos peixes.

Boa sorte e continuação.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.