Usina - Nova Prata


Spaar

Recommended Posts

  • 4 semanas depois...
  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Actualização

11\08\2010

 

Viva Pessoal

Voltei ontem de férias ( que ainda não acabaram) ansioso para ver como estavam os aquários. Este esteve desde a minha ausencia sem CO2, um parente ficou encarregue da alimentação e fertilização liquida durante os 10 dias em que estive ausente: Alentejo (Vila nova de Milfontes) e no Algarve (Manta rota).

 

Para minha felicidade estava tudo em ordem e practicamente na mesma desde dia 31 de Julho, todas as plantas apresentaram crescimento quase nulo, excepto a Lotus que por sinal creio ser a espécie mais exigente que mantenho. De Fauna todo em ordem, noto algum crescimento no Apistogramma Macho que apresenta já um porte interessante como mais abaixo podem verificar, com este crescimento podemos constatar de que não se trata de Double Red como sempre os identifiquei e como me foram vendidos mas sim de um casal de Triple red definido pela coloração também presente na barbatana Anal.

 

Fotos

Geral

38821403.jpg

 

Lateral

99015446.jpg

 

Superfície

48457468.jpg

 

Perspectiva

67142112.jpg

 

(P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes? sustida por um pé de Lotus na superfície.

32229464.jpg

 

Fotos/Fauna

Siamensis Algae eater

24047283.jpg

 

 

Apistogramma Cacatuoides Triple red. Fêmea;

sempre mais escondida não é fácil fotografar

71248934.jpg

 

Apistogramma Cacatuoides Triple red. Macho;

fantástico e parece que gosta de ser fotografado.

41768735.jpg

 

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Excelente aquário, parabéns! Recentemente também comprei um Apistogramma Double Red, mas só tenho um macho! É aconcelhavel comprar uma ou duas fêmeas?

 

Que fertilização faz?

 

Um abraço

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

 

Parabéns Spaar.

 

Apreciei bastante a evolução deste Aqua.

 

Apesar de concordar integralmente com a opinião do krypticall, não posso deixar de aprovar o resultado da utilização dessa lotus.

O que 'perdeste em profundidade' do Aqua 'ganhaste no maciço central'.

Para o tapete não são boas noticias, mas o casalinho deve adorar essas sombras.

 

Para tentar remediar a falta de luz que chega ao fundo deverias, na minha opinião, aumentar (em uma bolha por segundo) o fornecimento de CO2.

Claro que a fertilização, pelo menos a de macros deveria ser revista. Se testares duvido que tenhas valores aceitáveis de PO4, por exemplo.

Com o corte radical na alimentação congelada o nível de fosfatos deve ter caído a pique, se puderes e quiseres confirma-o por favor.

 

Sou da opinião que as algas surgem por deficiência de nutrientes, se houver disponibilidade nutritiva de todos os parâmetros as algas não têm hipótese de competir com as 'plantas mais evoluídas'.

Fornece macros suficientes, disponibiliza CO2 ligeiramente acima do requerido para que, através da potencia luminosa instalada, as tuas plantas realizem a fotossíntese e as algas ver-se-ão ameaçadas e definharão. É um daqueles casos em que se pode, citando Frank Loyd Wright, dizer: "Less is more". Míngua de nutrientes, excesso de algas.

 

Por cima da última foto da Apistogramma Cacatuoides Triple red. fêmea, podes notar uns exemplares de uma alga, que se diz aparecer quando há flutuabilidade nos valores de CO2.

Como salientaste e muito bem, a regra da troca de gases da maior para a menor densidade permite (e garante) que não vais matar ninguém, deixando o CO2 ligado durante a noite, ainda para mais com a circulação que agora tens disponível.

Podes sempre, recorrendo a uma seringa, borrifar esses tufos com um pouco de Flourish Excel (desligas a circulação e borrifas directamente por cima da zona afectada), podes até esperar que os SAE as comam, mas não esperes resolver o problema assim, pois apenas estarás a protelar.

A meu ver a melhor arma no combate às algas é o consumo de nutrientes que as plantas (e tu tens algumas muito eficazes) realizam, não deixando suficiente para que as algas subsistam.

Esses exemplares que tens no canto anterior esquerdo são muito bons nesse campo, mas necessitam de bastante CO2 para o fazer.

 

Respondendo à tua ultima questão, e indicando-te desde já tratar-se de outra excelente consumidora de recursos para as algas, o que tens preso à folha da Lotus é Lemna minor. Através do google podes ver de que planta se trata» Lemna minor

Como terá ela chegado aí, talvez junto com alguma recordação Alentejana ou Algarvia? Isso agora não importa, o que realmente interessa são uns updates fotográficos desse tanque!!!

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Actualizacao

10/10/2010

 

Este aquario passou por grandes dificuldades, Apos demasiadas mexidas e especialemente quando arranquei a Lotus, algumas partes da camada fertil ficaram expostas na coluna de agua e o Resultado nao podia ser muito pior, Surgiu uma invasao de Ciano-bacterias que me levou 3 semanas a resolver, e so abrandou com um Blackout de 3 dias. Ainda assim, noto hoje que estao novamente a desenvolver-se nas plantas mais propicias, como a Cacacomba e o musgo de Java.

Findada a batalha, a glossostigma desapareceu quase na totalidade, ficou com este aspecto=

dscf2569b.jpg

 

Hoje, o aquario esta com este aspecto

dscf2649i.jpg

 

Excelente aquário, parabéns! Recentemente também comprei um Apistogramma Double Red, mas só tenho um macho! É aconcelhavel comprar uma ou duas fêmeas?

 

Que fertilização faz?

 

Um abraço

 

Daniel

Ola Daniel.

Obrigado.

Fazia semanalmente 10ml de Micros/Macros da Tropica.

Uma ou duas femeas, vai depender do tamanho do Tanque , ja que elas tambem competem entre-si.

 

Boas

 

 

Parabéns Spaar.

 

Apreciei bastante a evolução deste Aqua.

 

Apesar de concordar integralmente com a opinião do krypticall, não posso deixar de aprovar o resultado da utilização dessa lotus.

O que 'perdeste em profundidade' do Aqua 'ganhaste no maciço central'.

Para o tapete não são boas noticias, mas o casalinho deve adorar essas sombras.

 

Para tentar remediar a falta de luz que chega ao fundo deverias, na minha opinião, aumentar (em uma bolha por segundo) o fornecimento de CO2.

Claro que a fertilização, pelo menos a de macros deveria ser revista. Se testares duvido que tenhas valores aceitáveis de PO4, por exemplo.

Com o corte radical na alimentação congelada o nível de fosfatos deve ter caído a pique, se puderes e quiseres confirma-o por favor.

 

Sou da opinião que as algas surgem por deficiência de nutrientes, se houver disponibilidade nutritiva de todos os parâmetros as algas não têm hipótese de competir com as 'plantas mais evoluídas'.

Fornece macros suficientes, disponibiliza CO2 ligeiramente acima do requerido para que, através da potencia luminosa instalada, as tuas plantas realizem a fotossíntese e as algas ver-se-ão ameaçadas e definharão. É um daqueles casos em que se pode, citando Frank Loyd Wright, dizer: "Less is more". Míngua de nutrientes, excesso de algas.

 

Por cima da última foto da Apistogramma Cacatuoides Triple red. fêmea, podes notar uns exemplares de uma alga, que se diz aparecer quando há flutuabilidade nos valores de CO2.

Como salientaste e muito bem, a regra da troca de gases da maior para a menor densidade permite (e garante) que não vais matar ninguém, deixando o CO2 ligado durante a noite, ainda para mais com a circulação que agora tens disponível.

Podes sempre, recorrendo a uma seringa, borrifar esses tufos com um pouco de Flourish Excel (desligas a circulação e borrifas directamente por cima da zona afectada), podes até esperar que os SAE as comam, mas não esperes resolver o problema assim, pois apenas estarás a protelar.

A meu ver a melhor arma no combate às algas é o consumo de nutrientes que as plantas (e tu tens algumas muito eficazes) realizam, não deixando suficiente para que as algas subsistam.

Esses exemplares que tens no canto anterior esquerdo são muito bons nesse campo, mas necessitam de bastante CO2 para o fazer.

 

Respondendo à tua ultima questão, e indicando-te desde já tratar-se de outra excelente consumidora de recursos para as algas, o que tens preso à folha da Lotus é Lemna minor. Através do google podes ver de que planta se trata» Lemna minor

Como terá ela chegado aí, talvez junto com alguma recordação Alentejana ou Algarvia? Isso agora não importa, o que realmente interessa são uns updates fotográficos desse tanque!!!

 

 

Abraço

 

Obrigado BabyKhan,

A tua sabedoria ajudou-me muito, e agora mais que nunca, preciso que me ajudes a livrar das bacterias, pois ja ando a pensar desmontar este Tanque, e passa-lo para Biotipo low=tech.

Obrigado

Cumptrs

Jose.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

O Fim

30/01/2011

 

dscf3383c.jpg

 

dscf3394a.jpg

 

dscf3391.jpg

Plantas pequenas / Plantas grandes

 

dscf3392p.jpg

Hardscape

 

dscf3393e.jpg

Vivos

 

E como Nada se perde, tudo se transforma.."

dscf3408m.jpg

Este aquário já nasceu, mas ainda não está pronto. Vou tentar um biótipo Sul Americano variante Sul (argentina,Bolivia,Peru), faltam duas espécies como Egeria Densa e testá-las no layout.

Neste momento está em desparasitação, com folhas de Carvalho americano a ensopar para submergir e com 350g de Turfa da EHEIM a trabalhar 24/7. Estou á procura de Folhas de Amendoeira da India, se alguém tiver PM, obrigado.

 

 

Não há novidades Spaar? Ainda tens Ludwigia Arcuata?

 

Olá Gervas,

Cá estão as novidades, passaram 11 meses e o projecto chegou ao fim. A Ludwigia Arcuata já não tenho faz alguns meses, foi uma das que não sobreviveu á invasão de cianobactérias. E os teus?

 

Obrigado a todos

Abraço

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem , Spaar , algas é sempre complicado é até estou com medo no meu aquário de as ter... vamos a ver...

 

Mas esse novo layout com os troncos e areia está muito bom... estou a gostar :)

 

Aguardo novidades do aqua.

 

Cumprimentos,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.