Usina - Nova Prata


Spaar

Recommended Posts

Acho que me expliquei mal, ou tu me entendeste mal a mim.

 

Para as EVITAR procuro acabar com zonas mortas. E não depois de instaladas. A circulação também tendencia a ajudar a minha glosso, noto diferenças na velocidade de crescimento de glosso em tanques com fundo e setups semelhantes, um com circulação no fundo, e outro sem qualquer circulação.

 

Para acabar com a filamentosa, o que faço, é realmente o que te disse. Normalmente o que faço, é cortar mesmo a folha afectada e procuro descobrir saber de onde vem as condiçoes para a alga, e tentar corrigir, também já tentei com TPA's e resultou ao fim de algum tempo, mas no caso da TPA's poderia ter havido algum factor externo associado.

 

Quanto aos SAE, nao sei dizer se funciona ou nao, já li que sim, mas nunca observei o facto, pois é bicho que raramente aparece nas lojas aqui da zona, e ainda menos quando não o compro com frequência.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Entendido.

 

Boa corrente para evitar zonas mortas onde elas se instalem, e no caso de já se encontrarem instaladas nas plantas TPA's + remoção manual das mesmas.

 

Muito obrigado pela ajuda, vou iniciar esse processo sem demora.

Logo postarei resultados

 

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

devias mudar o difusor de CO2 para o outro lado do aquário, de forma a ficar no lado oposto á saida de água do filtro.

A água sai do filtro e segue em frente até bater no vidro oposto e depois é obrigada a descer, se meteres o difusor de CO2 desse lado a água a descer vai obrigar as micro-bolhas a subirem mais devagar e num trajecto não tão directo á superficie, desse modo tens uma melhor dissolução de CO2 na água. (dissolução :sign_welcome: , acho que não é este o termo correcto mas agora não me vem nada melhor á cabeça).

 

Segundo o que percebi tu não ligas o CO2 todos os dias, eu acho que devias ligar o CO2 todos os dias, o CO2 até um certo nivel não é prejudicial aos peixes, ajuda a eliminar as algas e ajuda a um melhor desenvolvimento das plantas, e as plantas se estiverem a crescer bem e sem grandes carências vão disputar com as algas todos os nutrientes que existem na coluna d'água.

TPA's, CO2 e uma correcta fertilização é a melhor forma de combater as algas... e uma boa equipa de limpeza também ajuda e muito (SAE's, acho 2 era o ideal para o teu aquário e são dos melhores comedores de algas que há.)

Algas vais sempre ter, aquário sem algas não existe, podem é estar ou não controladas.

 

Não tenhas pressa, nas montagens recentes é sempre mais fácil aparecerem algas, com calma, uma observação correcta do aquário e uma manutenção regular e cuidada isso vai ao lugar.

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

devias mudar o difusor de CO2 para o outro lado do aquário, de forma a ficar no lado oposto á saida de água do filtro.

A água sai do filtro e segue em frente até bater no vidro oposto e depois é obrigada a descer, se meteres o difusor de CO2 desse lado a água a descer vai obrigar as micro-bolhas a subirem mais devagar e num trajecto não tão directo á superficie, desse modo tens uma melhor dissolução de CO2 na água. (dissolução :) , acho que não é este o termo correcto mas agora não me vem nada melhor á cabeça).

 

Segundo o que percebi tu não ligas o CO2 todos os dias, eu acho que devias ligar o CO2 todos os dias, o CO2 até um certo nivel não é prejudicial aos peixes, ajuda a eliminar as algas e ajuda a um melhor desenvolvimento das plantas, e as plantas se estiverem a crescer bem e sem grandes carências vão disputar com as algas todos os nutrientes que existem na coluna d'água.

TPA's, CO2 e uma correcta fertilização é a melhor forma de combater as algas... e uma boa equipa de limpeza também ajuda e muito (SAE's, acho 2 era o ideal para o teu aquário e são dos melhores comedores de algas que há.)

Algas vais sempre ter, aquário sem algas não existe, podem é estar ou não controladas.

 

Não tenhas pressa, nas montagens recentes é sempre mais fácil aparecerem algas, com calma, uma observação correcta do aquário e uma manutenção regular e cuidada isso vai ao lugar.

 

Abraço, Hugo.

 

Viva Hugo e Gonçalo.

 

Sim, tenho o prazer de informar que a presença das algas desce de dia para dia. Aqui vai:

 

Hugo Obrigado pela tua pertinente e acertada intervenção. Passo a explicar:

Recebi conselhos de várias pessoas e as conclusões a que cheguei são exactamente as que escreves:

 

Combate às Algas

 

Acesso a nutrientes Micros e Macros

- Iniciei fertilização de Macros da Tropica pois com os testes ( Po4 ) identifiquei carência de Fosfatos, ao que parece, a flora presente neste aquário consome mais Macros do que os presentes na água. Esta descoberta vai me facilitar a vida, já que estou a fortalecer e normalizar o crescimento das Plantas, e estas, por sua vez, estão a enfraquecer as Algas. Já fazia Micros da Tropica 5 ml - 3\3dias

 

Nutrientes para todas

- Coloquei uma mini-bomba do lado direito do aquário, de forma a melhor movimentar a água no fundo onde se encontrava o problema, acontece que, tal como alguns membros acima disseram, a alga proliferou por outras zonas do aquário mas agora enfraquecida por não se encontrar em "colónia". Ao mesmo tempo consigo fazer chegar às plantas de fundo os nutrientes necessários para que estas cresçam saudáveis e evitem por si o aparecimento de algas.

 

Comedores de Algas

- Já sou proprietário de dois "Siamensis Algae Eater" (SAE), e sim, aprovadíssimos para ajudar na resolução do problema.

 

TPA

- TPA's não tenho feito além do semanal e reposição de água, talvez erradamente, acredito que com a nutrição acertada conseguirei enfraquecer as algas com os consumos da Flora e limitar-me ao TPA semanal de 30%.

Co2

- Deves ter percebido mal, injecto CO2 assim que a fotossíntese se inicia todos os dias, uns mais tarde doque outros e tal mas nunca falha. Sim vou exprimentar passar o difusor para o lado direito como dizes e ver como resulta.

 

- Manter a Calma e paciência acima de tudo e nunca desmotivar.

 

uma foto Geral tirada hoje:

dscf0542w.jpg

 

e o Setup do meu Filtro (2213) para o pessoal comentar acerca do que devo colocar mais:

filtrou.jpg

 

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fico feliz por saber que as algas estão a começar a regredir :)

 

se calhar estava numa altura de uma poda não? ou talvez não, assim ainda se enfraquece as plantas e dificulta o combate às algas

 

de qualquer das formas está bastante bom! só há ali uma zona um pouco despida, mas com o tempo o tapete chega lá e nem se nota

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho tristemente partilhar convosco a minha tristeza. Terminou hoje o sofrimento que o meu Macho apistogramma já vinha a aguentar nas ultimas duas semanas. Desde que contraiu parasitas internos, e embora tenha melhorado ligeiramente quando apliquei o ESHA Discus, nunca recuperou a saúde física e começou a apresentar ontem à noite pela 1ª vez sintomas de problemas na Bexiga Natatória.

 

Abandonou-me durante esta noite que passou e deixou-me derrotado nesta luta que juntos tinhamos vindo a travar contra a adversidade que o assombrou.

 

Não liguem se molho o teclado enquanto escrevo isto.. Sinto-me impotente, pequeno e frustrado e muito triste, porque todos os meus animais fazem parte de mim e se um deles morre, morre também uma parte de mim..

 

Aqui fica a imagem que guardo dele antes de tudo isto.... ---

 

dscf0445v.jpg

 

Abraço

JD

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui fica a imagem que guardo dele antes de tudo isto

 

É uma bonita imagem. Sem dúvida que era um belo exemplar, é uma pena :(

 

embora tenha melhorado ligeiramente quando apliquei o ESHA Discus

 

No caso dos discus usa-se flagyl durante uma semana e costuma resolver, mas se quiseres rapidez usas o fluvermal em que o tratamento se resume a 1 dia e livravas-te desses malditos parasitas internos num instante. Vai a uma farmácia e compra estes medicamentos para teres sempre a mão para o que der e vier. Se quiseres depois eu digo-te a dosagem. Esha é uma excelente marca mas estes medicamentos fazem milagres, o flagyl já usei e digo-te que resultou comigo quanto ao fluvermal ainda não usei mas dizem que é demais...

 

É abastecer a tua farmácia ai em casa e adquirir outro apisto e espero que te corra tudo bem desta vez :transport027:

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulo.

 

Fiz como me aconselhaste, e iniciei o tratamento de Flagyl misturado com artémia no sábado passado e terminarei esta 5ªfeira o sexto e ultimo dia.

 

Actualização

 

Novo Macho double red

Venho hoje apresentar-vos o Novo Macho Apistogramma Cacatuoides. Comprado na passada 4ª feira já se encontra bem estabelecido e é dono e senhor de todo o aquário. Juntamente com ele comprei uma Fêmea da mesma estirpe que somada à parceira do anterior macho fico com duas.

 

Neon Chinês Tanichthys Albonubes

Passada a ultima semana, tenho reflectido acerca doque aconteceu, a perda do meu anterior Macho custou-me mais do que estaria à espera, e acabo também por culpar em certa parte os Moenkhausia sanctaefilomenae que mantive durante estes dois 1ºs meses, peixes de cardume e apesar de pacificos com as outras espécies o seu feitio assustadiço e nervoso, tornavam estes 100 Litros do avesso sempre que alguém se aproximava acabando por stressar todos os outros Habitantes, incluindo os Ap. Além deste facto, comiam que nem piranhas, e apesar dos meus esforços não me deixaram atender ao Apistogramma como eu teria desejado. Então parti para os Neons, e para ser um pouco diferente, optei pelos chineses. Até agora, impecáveis para comunitário. Não fogem, não se escondem, e não fazem sprints.. muito simpáticos.

 

Algas

Felizmente reduzem em numero e força a cada dia que passa. Tenho de me esforçar para encontrar filamentosas. Os problemas no vidro continuam mas demoram cada vez mais a aparecer.

 

Aqui vai:

 

Geral

dscf0584m.jpg

 

Lateral

dscf0589s.jpg

 

Lateral direita

dscf0581n.jpg

 

Apistogramma cacatuoides double red

dscf0564n.jpg

 

Apistogramma cacatuoides double red

dscf0605h.jpg

 

Hugo coelho esta é para ti

tinhas razão, o Co2 dissipa-se muito melhor do lado oposto à flauta. Tenho esta bomba a ajudar

dscf0570copy.jpg

 

 

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

acho que fizeste uma optima opção em escolher os neons chineses, também os tenho e acho que são uns peixes fantásticos, nada esquisitos na hora de comer, andam por todo o aquário e são activos sem stressar ninguém, resistentes a doenças e ferimentos, e o melhor da festa... fáceis de reproduzir.

Os meus já se reproduziram umas poucas vezes, acho que neste momento todos os que tenho já nasceram no meu aquário.

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medicação

 

 

Flagyl 250mg

metronidazol

Comprimido - Excipientes: fosfato bicálcico, amido, polivinilpirrolidona e estearato de magnésio

O Flagyl (metronidazol) é um agente anti-infeccioso da família do nitro-5-imidazol. A sua actividade antiparasitária é especialmente notável na Trichomonas Vaginalis e inclui também a Giardia Intestinalis e a Entamoeba Histolytica. É igualmente eficaz contra muitas bactérias anaeróbias.

-Antibacteriano

-Antiparasitário

 

Como Administrar Flagyl na alimentação Passo-a-Passo.

 

Dosagem : 1\4 comprido para uma refeição 1x ao dia, durante 5\6 dias. Considero uma refeição um cubo de artémia congelada que forneço todos os dias da parte da tarde. Deixando os granuldados para a refeição da manhã. Então administrei o medicamento sempre da parte da tarde.

 

Usei Artémia como plataforma da administração do medicamento. Uma faca de cabo de madeira e um recipiente onde se possa fazer a mistura. Este recipiente é de exclusiva utilização do aquário.

dscf0624i.jpg

 

Após dividir o comprimido em 4 partes, usei o cabo em madeira para esmagar uma das 4 partes em pó.

dscf0626.jpg

 

Até conseguir esta granulagem.

dscf0628h.jpg

 

A artémia já descongelada e já escorrido o liquido conservante, coloco o pó conseguido sobre o alimento.

dscf0632cf.jpg

 

Após bem misturado e ter "pousado" cerca de 5 minutos para que se dê alguma absorção, está pronto a administar.

dscf0636s.jpg

 

 

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

08\06\2010

 

Nem tudo corre de feição. A Glossostigma, embora tenha dado bons sinais após as medidas descritas em cima no tópico, continua a não satisfazer a minha sede por um tapete frontal razoável. Após algumas pesquisas, consigo, hoje, enunciar algumas razões pelas quais esta planta tem dificuldade em se estabelecer no meu aquário.

 

Enraizamento- a Granulometria do Areão não deve ultrapassar os 2mm, ou ela terá muita dificuldade na proliferação.

 

Iluminação- Necessita de iluminação forte. Deve ser fornecido 1W\Litro em aquários que não ultrapassem os 40cm de altura, para aquários mais altos o racio ultrapassa 1\1.

 

Nutrientes- Necessita bom acesso a todos os nutrientes da coluna de água, então, agitação de fundo obrigatória.

 

Neste grupo de "impossiveis" insiro também a Hemianthus "Cuba" e a Marsilea hirsuta e provavelmente a Parvula.

Agora, a Pogostemon Helferi, por outro lado, desenvolve raizes fortes que provavelmente não necessitam de granulometrias reduzidas e a nivel de iluminação não é tão exigente. Vou tentar, já plantei uns pés e logo veremos se a proliferação permite o tapete frontal.

 

Perspectiva

Aquário + suporte

dscf0642n.jpg

 

Geral

dscf0654i.jpg

 

Lateral

dscf0647m.jpg

 

Apistogramma Macho

dscf0648x.jpg

 

Casal Apistogramma

Esta fêmea é aceite, passam grande parte do dia em danças ou a explorar o aquário. A segunda fêmea, por outro lado, é atacada sempre que se mostra. Além de ser de outra estirpe, já estava no aquário quando inseri este casal.

Para quem defende o Trio apisto, encontra aqui um caso contrário.

dscf0658q.jpg

 

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

Bem de facto o teu aqua está espectacular, e nota-se que tens um grande conhecimento deste hobby.

Gostei mt das pedras no inicio, mas agora com aquele "verdete" dá um ar mt mais natural e tao espectaculares.

Esse casal de apistogramas roi-me de inveja hehehe.

va só te tenho a desejar uma continuaçao do óptimo trabalho e que os peixitos estejam saudaveis.

cumps

 

 

 

Meu AQua

Editado por marcospvz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Spaar: é possivel fazer uma tapete de cuba com 0,5W/L, tens aqui a prova:

IMG_0813.jpg

 

A cuba não necessita de tanta luz, este tapete demorou cerca de 4 meses a fechar completamente com mais ou menos 0,5W/L, se tivesse mais luz crescia mais depressa mas com esta luz também cresceu bem.

 

A glosso também estou a conseguir manter com 0,5W/L, está a crescer devagar e por vezes algumas pontas tentam crescer para cima, mas eu corto e logo segue o seu caminho rasteiro, mas a cuba é mais fácil de manter com pouca luz.

Tens aqui o glosso a crescer com 0,5W/L.

DSC00573.jpg

 

A eleocharis parvula também cresce bem com 0,5W/L, também tive tapete de parvula e das 3 plantas foi a que se desenvolveu melhor sob luz "fraca".

Deste tapete não te consigo mostrar nenhuma foto agora, mas assim que puder mostro.

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem acho que é possível crescer cuba com pouca luz. penso que o CO2 seja mais importante do que a própria luz nesta planta. quanto ao aquário, muito bom gosto ;D

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

Bem de facto o teu aqua está espectacular, e nota-se que tens um grande conhecimento deste hobby.

Gostei mt das pedras no inicio, mas agora com aquele "verdete" dá um ar mt mais natural e tao espectaculares.

Esse casal de apistogramas roi-me de inveja hehehe.

va só te tenho a desejar uma continuaçao do óptimo trabalho e que os peixitos estejam saudaveis.

cumps

 

Obrigado

 

Aquário simplesmente espectacular!

 

Muito bom gosto e excelente harmonia. Continua a dar-nos novidades :P

 

Ps: Esse casal de apistos...magnífico. ;)

 

Obrigado.

 

Bem, espectacular! Mesmo bem conseguido :D

Os saes são mesmo bons?

 

viva Spears.

Os Sae não me resolvem as Filamentosas castanhas já desenvolvidas, mas parece-me que as comem aquando pequenas. As verdes comem tudo menos nos vidros.

 

Boas,

 

Spaar: é possivel fazer uma tapete de cuba com 0,5W/L, tens aqui a prova:

 

A cuba não necessita de tanta luz, este tapete demorou cerca de 4 meses a fechar completamente com mais ou menos 0,5W/L, se tivesse mais luz crescia mais depressa mas com esta luz também cresceu bem.

 

A glosso também estou a conseguir manter com 0,5W/L, está a crescer devagar e por vezes algumas pontas tentam crescer para cima, mas eu corto e logo segue o seu caminho rasteiro, mas a cuba é mais fácil de manter com pouca luz.

Tens aqui o glosso a crescer com 0,5W/L.

 

A eleocharis parvula também cresce bem com 0,5W/L, também tive tapete de parvula e das 3 plantas foi a que se desenvolveu melhor sob luz "fraca".

Deste tapete não te consigo mostrar nenhuma foto agora, mas assim que puder mostro.

 

Abraço, Hugo.

 

Viva Hugo.

 

Obrigado pela tua atenção, como vos mostro em baixo, a Glosso até nem está assim tao adormecida, passados 30 dias desde a sua plantação começa agora a dar sinais de Vida. Nestes ultimos dias tenho vindo a compreender que o Racio W\L é mais significante na velocidade com que os tapetes "arrancam" e se desenvolvem. Entendo que com menos Watts\Lumens temos de esperar mais, mas não quer dizer que não apareçam.

 

 

tenho seguido este aquario, foi pena essa baixa, era um apisto lindo!

nao te deixes ir a baixo!!

novidades desse novo casal, vai haver mini apistos?

 

Viva Jorge.

Claro que não me vou abaixo, já estou recuperado e entusiasmado com um novo Projecto.

Este novo projecto é uma maternidade de 45Litros para um casal Cacatuoides. Vou monta-lo amanha.

 

 

eu tambem acho que é possível crescer cuba com pouca luz. penso que o CO2 seja mais importante do que a própria luz nesta planta. quanto ao aquário, muito bom gosto ;D

 

Viva gonçalo.

Também já acho que é possivel, desde que se tenha paciência, e habitantes que não estranhem grandes quantidades de CO2.

Obrigado

 

Agora, umas fotos tiradas hoje a alguns acontecimentos, só para vocês.

 

Geral

38779520.jpg

 

Neon Chinês

13401983.jpg

 

Assustador

O Casal, aparenta estar muito bem de saúde, tão bem que desbloquearam os instintos predatórios

O Macho come primeiro, não os vi a matar, claro que teria impedido se tivesse reparado

94575605.jpg

 

A Fêmea petisca assim que ele se afasta

52203893.jpg

 

A Viuva

Cheira-lhe a marisco, e põe-se á janela.

78818951.jpg

 

A Fêmea arrisca e tenta aproximar-se, mas o Macho ganha tons muito escuros e

bloqueia-lhe a passagem numa dança agressiva de chapadas caudáis e mordidelas.

76913786.jpg

 

A viuva retrocede, e volta para a densa Floresta na procura de solidão.

O Macho fica em Guarda, apresentando o seu esplendor.

25679707.jpg

 

A fêmea dominante vem investigar e ficam cara-a-cara.

57692250.jpg

 

A Fêmea dominante despreza a viuva e volta para a mariscada.

A viuva resume-se ao seu canto escondido enquanto o dono não lhe faz uma casa nova. (Amanha)

39118165.jpg

 

Um pouco depois reparei nisto.

Será que vou ter mais Helenas ou menos uma?

60749635.jpg

 

Desculpem lá o filme de terror, mas não só de coisas bonitas é feita a Natureza.

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário 5*,

só não percebo com tantas plantas altas porque é que continuas com os equipamentos no vidro da frente.

E já agora tenho uma calha igual à tua comprada a um membro do fórum e gostava de saber os k´s das lâmpadas, a minha tem uma branca, uma azul e uma rosa.

Nas Lâmpadas não traz informação nenhuma só na branca mas acho que essa não vem de origem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pouco depois reparei nisto.

Será que vou ter mais Helenas ou menos uma

 

Se for como no meu vais ter mais... comprei 5 e agora nao sei quantas terei... verdade que em 100x50x65a nao é facil saber...

 

Muitos parabens pelo aqua e bom gosto que ele demonstra.

 

Boa sorte para o futuro...

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espectáculo.. granda história, mas a natureza é mesmo assim, são estas coisas que faz da natureza beleza.. ahhahah

 

o aqua esta muito bonito, gosto :angelic008: continuação de boa aquáriofilia.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.