Usina - Nova Prata


Spaar

Recommended Posts

Excelente tópico, 7 estrelas a parte da montagem, 20 valores na escala de 0 a 20, dá gosto de ver e ler.

 

E o aquário parece bem maior. Esta bem bonito o teu aquário :)

 

Duas perguntas:

 

1 - Parece-me que não metes-te nada entre o móvel e o aquário? Placa de esferovite, não metes-te? Não consideras importante? Eu cá acho mais seguro, mas cada um a sua cabeça e a sua opinião, atenção que não é nenhuma crítica.

 

2 - Em segundo lugar esse CO2 da sera, também tenho um, mas pareceu-me que o teu esta tudo enfiado dentro de água, será que vi mal? A mim disseram que tem de ficar fora de água mais ou menos um cm, sem contar com a pontinha. As tuas pastilhas também desaparecem em 3/4 minutos? Vi uma grande diferença, a usar esse CO2. E no meu de 96L só meti até agora duas, tenho de ter cuidado com os camarões, quantas usas e quanto em quanto tempo?

 

cumps

Susana

 

Viva Susana.

 

Obrigado pelo teu comentário. Fico contente que o leias com gosto, acredita que o escrevo com igual entusiasmo

 

1- Não coloquei nada por baixo do aquário por ignorância. No meu entender, a placa de poliestireno expandido (XPS\Esferovite) diminui as trocas térmicas entre o aquário e a temperatura ambiente, e no caso ( o meu ) de aquários destapados deve reduzir ligeiramente a evaporação, em aquários com tampa só o colocaria em casas MUITO frias tendo em conta o "contra" da estética. Em relação ao peso\carga não creio que o XPS faça muita diferença num móvel de madeira, material com cedência natural.

 

2- Sim a pastilha dissolve-se em 2\3 minutos mas o CO2 fica retido no recipiente e liberta-se gradualmente. Mais rápido se os niveis gasosos forem muito diferentes. Regra da troca de gases da maior para a menor densidade. Tenho a certeza que é para utilizar submergido, ora caso não esteja a superficie por onde se dissipa o gás não está dentro de água e o CO2 perde-se no ar. A borracha serve mesmo como rolha, permitindo que o recipiente possa ser submergido, e facilmente reiniciado\esvaziado caso a retires. O difusor deve estar 1 cm abaixo da superficie da água.

Na embalagem indica 1 pastilha de 4 em 4 dias, uso num regime de meia pastilha de 2 em 2 dias e fertilizo Micros 3ml da Tropica- "Plant Nutrition Liquid".

 

 

Cumptrs

José.Dias

 

PS:Embora com resultados razoáveis, este "kit Sera" é temporário, Estou em vias de comprar pressurizado.

qualquer duvida dispõe á vontade.

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva Susana.

 

Obrigado pelo teu comentário. Fico contente que o leias com gosto, acredita que o escrevo com igual entusiasmo

 

(...=

 

2- Sim a pastilha dissolve-se em 2\3 minutos mas o CO2 fica retido no recipiente e liberta-se gradualmente. Mais rápido se os niveis gasosos forem muito diferentes. Regra da troca de gases da maior para a menor densidade. Tenho a certeza que é para utilizar submergido, ora caso não esteja a superficie por onde se dissipa o gás não está dentro de água e o CO2 perde-se no ar. A borracha serve mesmo como rolha, permitindo que o recipiente possa ser submergido, e facilmente reiniciado\esvaziado caso a retires. O difusor deve estar 1 cm abaixo da superficie da água.

Na embalagem indica 1 pastilha de 4 em 4 dias, uso num regime de meia pastilha de 2 em 2 dias simultâneamente fertilizo Macros 5ml da Tropica- "Plant Nutrition Liquid".

 

 

Cumptrs

José.Dias

 

PS:Embora com resultados razoáveis, este "kit Sera" é temporário, Estou em vias de comprar pressurizado.

qualquer duvida dispõe á vontade.

 

Aquilo que dizes tem lógica, vou pesquisar e voltar a ler as instruções.

 

 

Eu pessoalmente comprei este CO2 para ter maior controlo da quantidade que meto, não quis o caseiro, para não estar 24h sob 24 horas, assim também protege os meus camarões de levarem com grandes quantidades de CO2.

 

Obrigada continua o teu belíssimo projecto e as tuas dedicadas explicações passo a passo.

 

Tenho este kit à cerca de uma semana, ainda só utilizei umas 3 pastilhas, mas noto grande diferença de crescimento e cor numa das minhas plantas vermelhas.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização 7\05\2010

 

Viva pessoal.

 

Mais uma actualização com algumas novidades.

 

-Femêa Apistograma cacatuoides DRed

-2xAnentome helena

-Côco cortado

-Glossostigma elatinoides

 

Embora a intenção inicial fosse de colocar "Cuba" na frente do aquário, e embora também crer não ter luz suficiente para a sustentar, decidi tentar esta Glossostigma elatinoides que encontrei na Naturline. Vou colocar as lampadas High Eficiency à prova. (3x21w T5 - 7200\4000\7200k).

 

Separei a dose em vários pés para tirar o máximo proveito de área plantada. No entanto deixei alguns pés em grupo, pois a planta tem maior facilidade de crescimento agrupada.

dscf0364m.jpg

 

Antes de iniciar a separação e para facilitar, cortei dividi em 4.

dscf0368i.jpg

 

Cuidadosamente separei os pés evitando partir as raízes.

dscf0370o.jpg

 

Glossostigma elatinoides

dscf0372h.jpg

 

Dada a "ligeireza" desta planta, a plantação não foi das mais fáceis..

dscf0380g.jpg

 

 

Dia 30º

Corre tudo dentro da normalidade, a Hemianthus mantêm a cara lavada tal como a Stellata, 0 baixas, 0 agressividade, 0 doenças para minha felicidade. No entando, passaram os 30 dias e as algas já assinam a "lista das presenças" como mais em baixo vos mostro.

 

Geral

dscf0452h.jpg

 

Não tirou os olhos do saco até eu os misturar, actualmente têm uma relação agradável, passam grande parte do dia juntos sem discussões, passando algumas horas separados para desanuviar.

dscf0409r.jpg

Fêmea Apistogramma Cacatuoides D.red

dscf0435d.jpg

 

Macho Apistogramma Cacatuoides D.red

dscf0445v.jpg

Casal Apistogramma Cacatuoides

dscf0447zi.jpg

 

Moenkhausia sanctaefilomenae e Corydora Pygmaeus

coryeolhodefogo.jpg

 

Anentome helena

dscf0437w.jpg

 

Algas no Vidro

Preciso de ajuda a idenficar esta Alga, à partida assemelha-se a green spot, mas o facto de apenas se manifestar na zona fotografada leva-me a acreditar que se trate de "Green dust" identificada neste site, que apenas se manifesta nos vidros e sem causa aparente.

PO4=0,0

O que idenficam aqui?

dscf0455.jpg

 

Desde já obrigado

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Esta lindo, que mais posso eu dizer.

 

Podes me dizer sff, como se chama essa planta atrás das pedras, parecem palmeiras, procurei no teu tópico mas não consegui descobri.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Susana.

 

São podas e replantações da Pogostemon Stellata,

Pogostemon%20stellata.jpeg

Ficha.

 

Mostro como fiz a plantação destes pés na página anterior deste tópico.

 

cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela contribuição brazio.

Mais umas fotos tiradas à pouco.

Retratam melhor o casal, e consegui apanhar uma Caridina fora dos esconderijos.

 

Casal apistogramma cacatuoides Dred.

dscf0462s.jpg

 

Caridina Japónica a analisar a recentemente plantada glosso.

dscf0461e.jpg

 

 

cumprts

José.Dias

 

PS: opinem sobre as algas mostradas em cima sff. Em principio não deve ser grave, mas gostava de ter várias opiniões diferentes acerca do que as poderá ter causado e de como evitar\remover.

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,eu para remover essas algas tenho plecostomus,mas penso que os ancistrus também as removem e não crescem tanto.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pessoal.

 

Instalei hoje um kit de CO2 pressurizado. E como tal tenho uma dúvida acerca da quantidade de Bolhas que o difusor devrá libertar. O difusor que adquiri, não sei se por ser novo, ou se derivado do modelo, não liberta bolhas de cm's. Liberta centenas de micro-bolhas que se tornam muito dificeis de contar. Talvez alguém me possa elucidar acerca do devo fazer.

 

Centenas de bolhas formam um "Fio" de CO2

dscf0480.jpg

 

Esta quantidade será excessiva ou excassa para 100 Litros, com uma circulação media\forte na coluna de água.

 

Desde já obrigado

cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O difusor de CO2 deve fazer essas micro-bolhas e não bolhas grandes.

 

As micro-bolhas, sendo muitas têm uma maior superfície de contacto c a água, logo aumentando as trocas entre eles (micro-bolhas e água) - dando-se o caso de também poderem ficar agarradas às plantas e fazerem trocas directas de CO2 gasoso c as mesmas.

 

O conta bolhas é utilizado antes do difusor e normalmente fora do aquário. É um aparato como este:

Conta%202.jpgcontabolhas.JPG

 

Dependendo das necessidades e crescimento das tuas plantas pode regular o fluxo de CO2 por aí - daí se dizer 1/2/3/... bolhas p segundo.

 

Boa sorte

 

 

Ricardo

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Ricardo. Que existem conta-bolhas e como funcionam já tinha conhecimento, suponho, então, que a expressão de bolhas que o meu difusor está a largar não representa CO2 em demasia, ora caso fosse, terias me alertado.

 

Aqui deixo uma descrição da montagem deste Sistema CO2 pressurizado:

 

Material utilizado

dscf0475c.jpg

 

Botija\Regulador de pressão\tubo de ar\Válvula Anti-Retorno

dscf0478a.jpg

 

Tubo de ar\ Difusor

dscf0479v.jpg

 

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Ricardo. Que existem conta-bolhas e como funcionam já tinha conhecimento, suponho, então, que a expressão de bolhas que o meu difusor está a largar não representa CO2 em demasia, ora caso fosse, terias me alertado.

 

Aqui deixo uma descrição da montagem deste Sistema CO2 pressurizado:

 

Material utilizado

dscf0475c.jpg

 

Botija\Regulador de pressão\tubo de ar\Válvula Anti-Retorno

dscf0478a.jpg

 

Tubo de ar\ Difusor

dscf0479v.jpg

 

Cumprts

José.Dias

 

 

1 º que tudo parabens, o aquario está a ficar fantastico...

2º Esse regulador de pressão não tem valvula de ajuste fino pois não ? ... Nem electrovalvula pois não? ...

 

Assim sendo tens que abrir e fechar todas as noites...o que torna mais dificil teres sempre a certeza de quantas bolhas está a debitar...

 

Penso eu que seja assim, se estiver errado que me corrijam...

 

Boa continuação

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 º que tudo parabens, o aquario está a ficar fantastico...

2º Esse regulador de pressão não tem valvula de ajuste fino pois não ? ... Nem electrovalvula pois não? ...

 

Assim sendo tens que abrir e fechar todas as noites...o que torna mais dificil teres sempre a certeza de quantas bolhas está a debitar...

 

Penso eu que seja assim, se estiver errado que me corrijam...

 

Boa continuação

 

Viva wesley, não tem nao srº, infelizmente esse kit custava o dobro dq paguei por este. Tenho que manualmente ligar e desligar.

Hoje desliguei, mas não estou a pensar fazer isto todos os dias, pois acredito, e após algumas leituras, que num aquário destapado de superficie (0.90mx0.35m=0.315m2) agitada se possa manter a injecção ligada pois a quantidade de O2 ainda presente na água mais o CO2 libertado pela superficie durante a noite, é mais que suficiente para a respiração da Fauna que mantenho ( Sublinho que utilizo 2 Temporizadores eletrónicos para gerir o foto-período+Moonlight, logo não existirão esquecimentos ou atrasos no início da foto-síntese). Espero não estar errado, tal como também espero em breve adquirir uma Válvula solenoide para resolver esta situação. E espero também que me corrijam se estiver errado. spammer

 

Obrigado pela tua observação.

 

cumprts

José.Dias

PS: Em breve colocarei aqui a montagem da Moonlight, ainda não foi possível pois a minha máquina não consegue tirar fotos de baixa luminusidade e registar o nocturno resultado final.

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva wesley, não tem nao srº, infelizmente esse kit custava o dobro dq paguei por este. Tenho que manualmente ligar e desligar.

Hoje desliguei, mas não estou a pensar fazer isto todos os dias, pois acredito, e após algumas leituras, que num aquário destapado de superficie (90cmx35cm=3150cm2) agitada se possa manter a injecção ligada pois a quantidade de O2 ainda presente na água mais o CO2 libertado pela superficie durante a noite, é mais que suficiente para a respiração da Fauna que mantenho ( Sublinho que utilizo 2 Temporizadores eletrónicos para gerir o foto-período+Moonlight, logo não existirão esquecimentos ou atrasos no início da foto-síntese). Espero não estar errado, tal como também espero em breve adquirir uma Válvula solenoide para resolver esta situação. E espero também que me corrijam se estiver errado. spammer

 

Obrigado pela tua observação.

 

cumprts

José.Dias

PS: Em breve colocarei aqui a montagem da Moonlight, ainda não foi possível pois a minha máquina não consegue tirar fotos de baixa luminusidade e registar o nocturno resultado final.

 

Sim ,nisso acredito que tenhas razão ( manter a injeção de CO2 ) ... Mas penso que assim mesmo vai ser dificil, não haver excesso de CO2 .... Digo EU claro.. lol..

 

Sem duvida que uma selenoide facilita bastante essa tarefa...

Eu tenho uma valvula selenoide com regulador de pressão num só... Poupa se espaço e menos tubos e todo o demais...

 

Vais ver que não te arrependes se comprares..

 

Fico ( ficamos ) a espera da montagem então...

 

Cumps,

 

Angelo

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num dos meus aquas com CRSs e CPOs tenho CO2 caseiro e nunca cortei o fornecimento - nunca tive baixas... está em funcionamento à 4 meses.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José! antes de mais parabéns pelo projecto e pelo documentário passo a passo! já agora, se não é indiscrição, quanto deste pelo kit de CO2?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num dos meus aquas com CRSs e CPOs tenho CO2 caseiro e nunca cortei o fornecimento - nunca tive baixas... está em funcionamento à 4 meses.

 

tambem tenho CO2 caseiro no meu aquário de 60L, que funciona sem interrupção e o medidor de CO2 apresenta sempre a cor verde (concentração ideal de CO2) . e nem tenho difusor nenhum

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num dos meus aquas com CRSs e CPOs tenho CO2 caseiro e nunca cortei o fornecimento - nunca tive baixas... está em funcionamento à 4 meses.

 

 

Sim , tambem é verdade... Eu proprio já funcionei com CO2 caseiro e tambem não cortava o fornecimento, mas tambem sabemos que o CO2 persurizado não tem nada a ver com CO2 caseiro.. ( Pressão constante e mais quantidade )

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Actualização 20\05\2010

 

Viva Pessoal.

 

Obrigado pelos vossos comentários. Tenho encontrado alguns obstáculos nestas duas semanas que passaram. No dia em que instalei o sistema CO2 apercebi-me que Apistogramma Macho estava pouco activo, muito tímido, e nos dias seguintes comprovou-se pelo descida do seu peso, falta de apetite, e um pequeno fio branco a sair do abdomén. Iniciei o Tratamento ESHA Discus para infecção\parasitas internos durante 3 dias directamente no aquário, e felizmente ao 4º dia já picava alguma coisa e comia artémia congelada que lhe forneci 1 vez ao dia. Hoje já come bem,já recuperou peso mas continua meio timido, tem de ser a femea (desconfio que está a "preparar" como vos mostro nas fotos em baixo ) a apertar com ele e fazê-lo explorar o resto do aqua, têm alguma sugestão?.

 

Como se isto não bastasse, faleceu faz hoje 3 dias um dos 8 Olho de Fogo - Moenkhausia sanctaefilomenae sem razão aparente. Não apresentava nenhum sintoma físico significante, apenas a posição vertical ( cauda no fundo ). Pensei que pudesse ser da excassez de O2 na água, mas visto que ele nos abandonou perto das 12h, já nos encontrávamos em plena fotossíntese. Alguma reacção ao ESHA? Morte natural? nao sei.. alguem terá alguma ideia?

 

Geral

dscf0525p.jpg

 

Novidade

Ludwigia arcuata

Plantada de forma a, futuramente, cobrir o fundo esquerdo a baixa e média altura.

novidade.jpg

 

Apistogramma Cacatuoides Fêmea

Mostra uma actividade anormal e as suas cores vibrantes. A faixa negra sob os olhos está sempre visivel e bem marcada. Creio que está à procura de uma macho para a desova.

dscf0533t.jpg

 

Esquerda

Problemas com algas. Filamentosas castanhas começam a marcar presença em algumas plantas e Green dust nos vidros derivado do ADA soil, este não significará problema, as primeiras por outro lado terei de resolver, alguma sugestão?

dscf0526if.jpg

 

Centro

Hygrophila polysperma Rosanervig apresenta um bom crescimento e começa a conquistar o fundo central do aquário.

centrow.jpg

 

Agradeço ajudas nas duvidas que levanto

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com tanta ajuda nem sei por onde começar..

vamos lá pessoal, certamente que já passaram por isto. partilhem as vossas experiências de forma a que os recem-chegados melhorem e aprendam com os vossos sucessos.

 

Entretanto descobri que as algas filamentosas podem surgir com facilidade em aquários novos e por várias razões. Entre elas ,desequilibrio entre nutritientes e iluminação. Leva-me a crer que fraca corrente no fundo causa abundancia\acumulação de nutrientes exactamente onde a luz tem mais dificuldade a chegar, Resultado = Banquetes para as algas castanhas ( castanhas = pouca luz ) .

 

Comprei hj um Crossocheilus Siamensis na ansia que este me ajude a resolver o problema, no entanto vou ver se arranjo uma mini bomba de forma a aumentar a circulação de água no fundo do aquário, Logo postarei os resultados.

 

cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com tanta ajuda nem sei por onde começar..

vamos lá pessoal, certamente que já passaram por isto. partilhem as vossas experiências de forma a que os recem-chegados melhorem e aprendam com os vossos sucessos.

 

Entretanto descobri que as algas filamentosas podem surgir com facilidade em aquários novos e por várias razões. Entre elas ,desequilibrio entre nutritientes e iluminação. Leva-me a crer que fraca corrente no fundo causa abundancia\acumulação de nutrientes exactamente onde a luz tem mais dificuldade a chegar, Resultado = Banquetes para as algas castanhas ( castanhas = pouca luz ) .

 

Comprei hj um Crossocheilus Siamensis na ansia que este me ajude a resolver o problema, no entanto vou ver se arranjo uma mini bomba de forma a aumentar a circulação de água no fundo do aquário, Logo postarei os resultados.

 

cumprts

José.Dias

 

Boas, se tens filamentosas o melhor é não aumentares a circulação da água, é a melhor forma de as espalhares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se tens filamentosas o melhor é não aumentares a circulação da água, é a melhor forma de as espalhares

 

 

Viva Speed.

 

Então mas.. Não me dás a solução? só um novo problema? :coffee:

 

cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal.

 

Na ansia de encontrar uma procedimento\solução para o meu problema. Deixo-vos aqui umas fotos das algas que me apareceram em algumas plantas no fundo do aqua.

 

dscf0536v.jpg

 

dscf0534.jpg

 

A minha interpretação:

Entretanto descobri que as algas filamentosas podem surgir com facilidade em aquários novos e por várias razões. Entre elas ,desequilibrio entre nutritientes e iluminação. Leva-me a crer que fraca corrente no fundo causa abundancia\acumulação de nutrientes exactamente onde a luz tem mais dificuldade a chegar, Resultado = Banquetes para as algas castanhas ( castanhas = pouca luz ) .

 

Corrijam\Ajudem me a entender o melhor caminho para as combater

Obrigado

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uiii que isso são daquelas filamentosas irritantes=S

Epah a minha maneira para as evitar é eliminar as zonas mortas do tanque. Quando instaladas das duas uma, TPA's até morrer, ou remoção das folhas afectadas. Ouvi dizer que os SAE também resolvem a coisa, mas não é especie que use normalmente.

 

O melhor a fazer é acabar com essa zona morta, ou seja criar um corrente nessa zona, de forma a que haja sempre água em circulção nesse sitio. Pelas fotos e pela evolução da tua Glosso diria que ela nâo está a receber nutrientes suficientes, muito provavelmente por teres ai uma zona morta, em que a água não circula, e a água ai "presa" está esgotada de CO2/nutrientes. Eu meti Glossostigma num tanque de 37litros um dia depois de tu teres metido a tua, e a minha já preencheu praticamente todo o fundo disponivel, ao passo que a tua praticamente nem desenvolveu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva gervas.

Obrigado pela tua contribuição, também creio que seja da má circulação. Embora haja quem defenda o contrário:

 

Boas, se tens filamentosas o melhor é não aumentares a circulação da água, é a melhor forma de as espalhares

 

Vou continuar este tratamento, já coloquei uma bomba fraquinha do lado direito do aquario de forma a aumentar a corrente no fundo e adicionei um SAE. Espero que resulte. Se alguém tiver outras ideias, não hesitem em partilhar comnosco.

 

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.