Foto Reportagem actualizada (22 Março 2010)


Jorge Bento

Recommended Posts

MACHO

 

Foi preparado para a desova durante 7 dias a comer larvas de mosquito congelada e Betta Banquet da seachem, três vezes ao dia.

 

Pic_18545_2.jpg

 

 

FEMEA

 

Foi preparada para desova durante 7 dias a comer larvas de mosquito congeladas e Betta Banquet da Seachem, três vezes ao dia.

 

Pic_18545_8.jpg

 

 

Auqario utilizado para a desvoa foi um igual a este 20x40 preenchido por agua até 10cm altura

 

Pic_18545_10.jpg

 

 

Foi usado uma folha para suporte do ninho

 

Pic_18545_11.jpg

 

 

A desvoa deu-se dia 28 de Janeiro 2010, a eclosão 24horas depois, temperatura da agua estava em 27ºC

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foto tirada hoje aos pequenos (3 Fevereiro 2010)

 

Comem desde o primeiro dia artemia recem eclodida e microvermes, estão numa sala com uma temperatura ambiente controlada aprox. 24ºC, isto deve-se ao facto de eu querer saber e experimentar se a temperatura é muito ou pouco relevante, normalmente consigo fazelos crescer 1cm a 1,5cm num mês com 27ºC. Veremos como estes se portam a estas temperaturas

Trocas parciais de agua de cerca 50% serão feitas no 7dia após eclosão, a partir daí serão trocas a cada 2 ou 3 dias

Pic_18545_9.jpg

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização 11 fevereiro

 

Alimentação continua a ser artemia e microvermes, estas fotos nao se vêm muito bem porque tinham acabado de comer microvermes estando um pouco mais branco as barrigas, alguns já começam a revelar umas cores, nomeadamente na ultima fotografia. Estou a fazer trocas diarias.

 

 

 

Pic_18545_16.jpg

Pic_18545_17.jpg

Pic_18545_18.jpg

Pic_18545_19.jpg

Pic_18545_20.jpg

Pic_18545_21.jpg

 

Para já parece que se desenvolvem dentro dos parametros

 

Espero que acompanhem este tópico até ao fim e que eu consiga levar até o fim, daqui a 3 meses.

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns!

 

Estás a pensar em vender depois as crias?

 

 

Bom dia

 

 

Primeiro quero que eles cheguem a adultos bonitos e saudaveis, depois espero ter uns crowtail, se forem brancos como o macho ainda melhor. Se não tiver escolho uma femea que mais se assemelha aquilo que quero e cruzo com o pai para aí sim ter uns descendentes crowtail semelhantes ao pai. :bs_quesexclaim:

Após isso vou começar a entrar em competições internacionais :dance:

 

Agora como actualização do topico:

 

Hoje de manhã fui medir o pH da água que já não media desde o tanque de reprodução e não é que estava a 8 ou mais!!! yikes

Já acertei o pH da proxima mudança de água que vai ser daqui a umas 5 horas para 7.6 para não haver grande choque, após isso vou baixando até pelo menos 7.

 

Pode não parecer mas a água está muito limpa!!!

Editado por Martinho Brazão

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela report.! é mesmo interessante acompanhar o desenvolvimento de qualquer animal!

força ai vai postando mais fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cruzar o pai com a filha....como estudante de biologia, sabes que n é boa opção, nem estas a promover o bem da espécie, por muito que esta ja esteja desvirtuada da original. Mas pronto se não csg arranjar mm uma femea com fenótipo igual ao macho.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cruzar o pai com a filha....como estudante de biologia, sabes que n é boa opção, nem estas a promover o bem da espécie, por muito que esta ja esteja desvirtuada da original. Mas pronto se não csg arranjar mm uma femea com fenótipo igual ao macho.

 

 

Abraços

 

Pois só assim que se consegue hibridos, inbreeding. Desvirtuar mais esta especies é quase impossivel :). E neste momento é a única forma do o obter e fixar, é o melhor que consigo neste momento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois só assim que se consegue hibridos, inbreeding. Desvirtuar mais esta especies é quase impossivel :transport027:. E neste momento é a única forma do o obter e fixar, é o melhor que consigo neste momento

 

 

Com inbreeding consegues fixar mais facilmente características fenotipicas que são genotipicamente recessivas :) Como é o caso das caudas CT! (daí se criar o problema de se apurarem também outras características recessivas não tão desejáveis). Híbridos consegues quando cruzas indivíduos de espécies diferentes.

 

Realmente é difícil encontrar fêmeas CT... fica atento ao BettaMadeira porque ele as vezes tem.

 

Abraço

Nuno

Editado por E-nuno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com inbreeding consegues fixar mais facilmente características fenotipicas que são genotipicamente recessivas :multi: Como é o caso das caudas CT! (daí se criar o problema de se apurarem também outras características recessivas não tão desejáveis). Híbridos consegues quando cruzas indivíduos de espécies diferentes.

 

Realmente é difícil encontrar fêmeas CT... fica atento ao BettaMadeira porque ele as vezes tem.

 

Abraço

Nuno

 

Boa tarde Nuno

 

è exactamente isso que quero é tirar alguns CT e de preferencia brancos como o pai, o inbreeding apenas serve neste momento para tentar tirar CT e brancos, para depois trabalhar as barbatanas que ainda não estão como gosto nem conforme os standards da IBC, eu tinha uma femea igual, mas as coisas durante a compra não correu lá muito bem e 3 dias depois de ca chegar estava morta

Já falei com o Martinho e ele disse que só para abril tinha femeas e nem sabe se tem ct ou brancas já que misturou casais bettas de várias cores... Mas também estou a ver se faço uma importação nova de bettas onde vou pedir uma femea CT branca para depois cruzar com este macho depois cruzo as duas familias diferentes para não ter problemas sanguineos\geneticos.

Quanto ao problema de retirar mais caracterisicas recessivas espero que bem que sim, normalemnte as caracteristicas que mais gosto em bettas são recessivas ou então mutações geneticas.

Estou curioso para ver o que resulta, até porque não faço a minima ideia dos genes da femea azul, já que foi comprada numa loja normal, está criação tem como objectivo de fixar o genotipo do macho nos filhos para o caso de ele morrer, espero que não aconteça, já que é um belo exemplar e custou uns bons euros ;)

 

Obrigado a todos pelo incentivo de continuar esta fotoreportagem

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... é claro que para apurarmos qualquer característica tem obrigatoriamente de existir algum inbreeding... Basta ver nas entrelinhas do aparecimento (por exemplo) dos halfmoon para perceber que isso aconteceu... ou até na história de Mendel (se bem que o inbreeding nas ervilhas não deve ser muito problemático biggrin ).

 

Eu percebo pouco de criação de bettas e um bocadito mais de genética, mas parece que estás a medir bem os prós e os contras biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Boa sorte e oxalá consigas atingir o teu objectivo de chegar a competições internacionais!

 

Abr

Nuno

 

PS: Razão pela editar: está fixe a foto reportagem do teu método de criação!

Editado por E-nuno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns desde já! Parecem estar com uma boa evolução, esperemos que assim continuem.

 

Uma pergunta, quantas refeições por dia de microvermes e de artémia?

 

 

Bom dia

 

Normalemnte dou 3 efeições ao dia, 2 de artemia recem eclodia e 1 de microvermes.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos aqui fica uma actualização da foto reportagem, as fotos foram tiradas ontem 20 de fevereiro.

 

Começo por dizer que tive doente durante a ultima semana, por isso foi me impossivel mudar a água pelo menso dia sim dia não como previsto. Notei umas grandes diferenças que explico com as fotos.

Não consegui grande qualidade de fotos.

 

 

 

Esta Foto mostra a diferença de cor que já se note, os 3 bettas ao centro o mais à esquerda está muito mais escuro que os outros dois

Pic_18545_24.jpg

 

Este é um dos Bettas maiores que existe nesta ninhada

Pic_18545_25.jpg

 

Vusualizem o Betta à frente da pedra difusora, a grande diferença que se nota desta data da ultima é o desenvolvimento das barbatanas dorsal e ventral

Pic_18545_26.jpg

 

Esta foto é com flash, devido ao espaço ser pequeno e a mudança de agua não ter sido efectuada durante uma semana já se nota alguma diferença em tamanhos

Pic_18545_27.jpg

 

Esta é apenas uma foto geral da situação

Pic_18545_28.jpg

 

 

 

 

 

 

Como tive este precalço de não mudar a agua durante uma semana, vou mudar os bettas para um aquario maior já, em vez de esperar um mês, para ver se os mais pequenos recuperam o tamanho mais rapidamente.

A temperatura será aumentada para 27 graus

 

Espero que continuem a acompanhar esta fotoreportagem

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado por partilhares toda essa info com o pessoal, bela foto reportagem ai tens.

 

Depois diz como eles ficaram no aqua maior.

 

Um duvida:

Se vais mudar para um aqua maior como fazes com a agua??? Metes agua nova ''envelhecida'' ???

 

Abraço

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado por partilhares toda essa info com o pessoal, bela foto reportagem ai tens.

 

Depois diz como eles ficaram no aqua maior.

 

Um duvida:

Se vais mudar para um aqua maior como fazes com a agua??? Metes agua nova ''envelhecida'' ???

 

Abraço

 

 

O método que usei foi o seguinte.

 

nos dias anteriores guardei a água das TPA e fui pondo no aquario maior, adicionei cerca de 30% agua nova, e ontem mudei, até agora estão todos muito bem.

Logo que tenha ponho as fotos de aquário onde estão agora 20 litros, ficarão um mês depois mudo as femeas para um aquario de 40 litros e os machos para os recpeinte de de 5 litros.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O método que usei foi o seguinte.

 

nos dias anteriores guardei a água das TPA e fui pondo no aquario maior, adicionei cerca de 30% agua nova, e ontem mudei, até agora estão todos muito bem.

Logo que tenha ponho as fotos de aquário onde estão agora 20 litros, ficarão um mês depois mudo as femeas para um aquario de 40 litros e os machos para os recpeinte de de 5 litros.

 

Ok, obrigado pelo esclarecimento.

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos aqui fica a actualização

 

Comem desde dia 28 flocos e comida congelada...

Este mudança de alimentos deve-se a ter tido problemas de bexiga nadatoria devido a demasiada alimentação com artemia.

A maioria deverá recuperar, mas esta mudança de alimento precose fez com que a taxa de mortalidade aumentasse nos mais fracos, 5 mortos até agora, espero não ter muitos mais

 

Pic_18545_33.jpg

 

Pic_18545_34.jpg

 

Pic_18545_35.jpg

 

Pic_18545_36.jpg

 

Pic_18545_37.jpg

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Nota-se que estão a evoluir bem. Já se notam bem todas as barbatanas e alguns reflexos de cores. Quanto aos problemas na bexiga natatória, fizeste bem, pois eu pelo que tenho experenciado, eles melhoram e quanto mais rápido trocares a comida melhor, senão podes sujeitar-te a que venham a ter problemas em adultos, pelo menos eu acho que alguns problemas que tive com alguns em adultos foi derivado de ter trocado a comida demasiado tarde.

 

Boa continuação e esperemos que não morram mais.

 

Já agora tens ideia de quantos são +-!!???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Tópico.

Que tipo de comida dás aos teus bettas?

 

Quais bettas? pequenos ou grandes?

Os pequenos agora é flocos e artemia congelada

os adultos comida Atison

 

 

Boas!

 

Nota-se que estão a evoluir bem. Já se notam bem todas as barbatanas e alguns reflexos de cores. Quanto aos problemas na bexiga natatória, fizeste bem, pois eu pelo que tenho experenciado, eles melhoram e quanto mais rápido trocares a comida melhor, senão podes sujeitar-te a que venham a ter problemas em adultos, pelo menos eu acho que alguns problemas que tive com alguns em adultos foi derivado de ter trocado a comida demasiado tarde.

 

Boa continuação e esperemos que não morram mais.

 

Já agora tens ideia de quantos são +-!!???

 

Ultima vez que me dei ao trabalho de os contar por alto eram perto de 50, mas não devem chegar todos a adultos esta fase de troca de alimentos é critica, veremos quantos se safam. Espero que perto de 30 cheguem a adultos.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais