The Secret World of Shrimps.


wesley_boy

Recommended Posts

Boas, pessoal..

 

Aqui começa mais uma odisseia ...

 

Gostaria de saber em que posição mais gostam de ver o tronco..

 

Set up

40Altura

40Comprimento

35Largura

 

56L Brutos

45 + ou - Reais

 

Filtro mochila BOYU 150L/H

 

Luminaria BLAU 18W

Substrato fertil Aqua Basis Plus

 

Isto é o que está decidido..

 

Agora o que falta acertar..

Elos Terra Small and Medium?

VS

Pedra quartz totalmente preta ( muito pequena )

 

Flora estou a apontar para

Bolbitis heudelotii

Hemianthus callitrichoides "Cuba" (tapete em parte)

Anubias Nana

 

Obrigado desde já a todos os que ajudarem...

 

 

 

Posição 1

dsc00032c.jpg

Posição 2

dsc00092l.jpg

Posição 3

dsc00242e.jpg

 

 

EDIT : Alterações

Editado por Hugo R. Silva

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 243
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

pai natal dá-me um tronco igual :eusathink:

 

olá, foto 1 afasta-o dos vidros ai uns 5 cms e roda-o para a direita um bocado

boas festas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha votado tambem na opçao 1

 

Acho que se seguires a 3 opçao vais ficar com uma base muito maçuda ocupando quase por completo todo o espaço do aquario e pouco ramificado em cima.

 

Como tens na primeira opçao com relevo nesse lado e o tronco acente nele com um pouco de inclinaçao acho ficar excelente e criando espaço no lado direito.

 

Podes fazer daí um layout fantastico com essa peça decorativa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posição 2.

 

caso não gostes da dois eu ia para a 1.

 

A 3 dá-te um grande desperdicio de zona para plantar .

 

Esse tronco coberto de anubias e fetos e apontamentos de musgo, é um mimo, mas só ao alto.

 

Eu escolhia a dois pois fica mais "cheio" visualmente o aquario com os galhos.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela ajuda.. ;)

 

Realmente como diz o krypticall, a 3 opção irá ocupar demasiada base... Eu na altura foi a que me parecu melhor... Mas sem duvida que olhando dessa maneira é capaz de não ser a melhor maneira.. :D

 

Tugz, realmente a posição 2 a mim tambem me agrada.. ;) Queria uma inclinação de tras, para a frente... por isso é que não sei de que lado meter.. se meter inclinação igual (de tras para a frente) , se hei-de criar uma inclinação maior do lado onde não deixar o tronco.. e menor no lado do tronco ;):busted_red: :D

De maneira a não ficar tão assimetrico... :S

 

brancaman, obrigado pelo comentario..

Em relação ao tronco... gostei bastante deste, tem uma boa "base" e tambem bastante ramificado..

Este comprei na ExpoSalão..

 

Abraço..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado a todos os que votaram...

 

Optei pela posição que ficou em 2º lugar.. ( ou seja a posição nº 1 ) fico do lado esquerdo...

 

Era a que mais me agradava a mim...

 

Já o montei..

 

Fotos para breve... :P

 

 

 

EDIT : Alterações.

Editado por wesley_boy

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optei pela posição que ficou em 2º lugar.. ( ou seja a posição nº 1 ) fico do lado esquerdo...

 

Boa opção!

Era a posição na qual poderias obter maior profundidade com esse tronco.

Acho que já vai tarde para servir de inspiração, mas um esse esboço inicial faz-me lembrar o 17º classificado do iaplc2009:

 

4a66f7216ea4.jpg

 

Fotos :D

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem... Ora bem...

 

Diogo HC Matias, obrigado pelo comentario, em relação ao layout que me mostrastes.... Bem, o meu não tem nada a ver... :) , quem sabe um dia ainda fica semelhante.. :D

 

Bem.. Deixo aqui umas fotos, da montagem e do 1º dia..

Os materias..

 

dsc00182k.jpg

 

O Substrato já colocado...

 

dsc00222x.jpg

 

A " orientar " o tronco..., já com o areão preto...

 

dsc00232xc.jpg

 

Visto de cima, já com algumas das plantas...

 

dsc00302j.jpg

 

Umas perspectiva diferente

 

dsc00312d.jpg

 

A meio de encher...

 

dsc00342vz.jpg

 

Já cheio...

 

dsc00372j.jpg

 

 

De lado pouco tempo depois de acabar de montr.. ( A pedra é para tirar quando o tronco não flutuar nada )

 

dsc00652jn.jpg

 

Uma foto mais...

 

dsc00662v.jpg

 

 

 

Em relação a flora...

 

Vai levar mais uns pes de Bolbitis heudelotii

E ainda mais umas Anubias barteri petite

 

 

Não tenho mais ideia de momento..

 

Todos os conselhos são bem vindos..

 

Abraço...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não deve de estar nada bom ... loool..

 

Mas td bem..

 

Acho é que coloquei pouco areão preto por cima do "substrato" e parece que passa um pouco para a agua..

 

Mas já tratei disso, um tpa grande de manha, e já comprei mais areão igual para colocar por cima..

 

Amanha já trato disso..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um bom inicio :character0050:

No entanto falta-lhe o toque natural: mais pedras de diferentes dimensões e não tão "direitas" como essas, um declive a subir da esquerda para a direita e da frente para trás, mas novamente, não direito, mas com "ondulações" e alguns musgos na base do tronco e em pedras que o envolvam!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um bom inicio :character0050:

No entanto falta-lhe o toque natural: mais pedras de diferentes dimensões e não tão "direitas" como essas, um declive a subir da esquerda para a direita e da frente para trás, mas novamente, não direito, mas com "ondulações" e alguns musgos na base do tronco e em pedras que o envolvam!

 

 

Boas, obrigado pelo comentario.

 

Em relação ao declive... de tras para a frente tem.. não parece mas tem...

Do lado esquerdo para o lado direito, és capaz de ter razão, amanha quando colocar mais areão vou subir mais daquele lado.

 

Em relação as pedras..que queres dizer com de outras dimensões? .. Este tipo de pedras fica bem mas me parece que só em pé! ..

 

Como colocarias algumas pedras em volta do tronco?

E com " ondulações" ??

 

 

 

Obrigado pelos " conselhos" ..

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta a pesquisar no google por paisagens contendo rochas e árvores e estuda o modo como ambas se encaixam. Repara no modo como a erosão desgastou as pedras e como as árvores aproveitam o espaço livre para crescer e chegam mesmo a modificar o ambiente envolvente. Pesquisa ainda paisagens de pradarias e montes para veres o tipo de declives e inclinações que surgem como se fossem uma "ondulação" que a terra apresenta naturalmente.

 

Esse tipo de pedra por exemplo, não existe frequentemente na natureza, e quando existe geralmente não aponta para cima, mas num ângulo geralmente não superior a 45º. Também raramente encontras conjuntos de pedras todos das mesmas dimensões, sendo que existem sempre pedaços mais pequenos que se separaram dos maiores. E o areão apesar de ter declive da frente para trás é difícil encontrar na natureza um horizonte perfeitamente direito, tem sempre alguma inclinação para um dos lados, ou pode ser constituído por várias elevações encaixadas umas nas outras.

 

Basicamente estava a sugerir-te que tentasses transmitir um ar mais natural ao aquário, pegando na natureza como modelo. :animal_fish:

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, como o 1º layout não fico como desejava, e como tinha que colocar mais areão... aproveitei algumas dicas do Diogo HC Matias e meti mãos a obra...

 

Mas mesmo assim acho que ainda não está a 100 % ... Mas td bem, com o tempo irá lá..

 

Deixo uma fotos então...

 

dsc00262mw.jpg

 

Será que era + ou - assim? ;):)

 

dsc00052bx.jpg

 

dsc00422d.jpg

 

De salientar que é só a minha 2 " montagem " ... e que ainda estou a espera de 4 Anubias barteri petite

 

 

Todos os comentarios, mesmo os " menos bons " são bem vindos...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei , apesar do tronco não sei.... deve ser falta de hábito.

 

 

Diogo pq dizes que aquelas pedras na natureza não se encontram apontar para cima mas sim a 45º ?

 

Não são pedras tipo Grand Canyon?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei , apesar do tronco não sei.... deve ser falta de hábito.

 

 

Diogo pq dizes que aquelas pedras na natureza não se encontram apontar para cima mas sim a 45º ?

 

Não são pedras tipo Grand Canyon?

 

 

Boas Hugo..

 

Obrigado pelo comentario...

 

Não es muito adepto dos troncos, pois não? lol...

 

Eu tambem me pareceu que as pedras, eram tipo Grand Canyon.. mas ao mesmo tempo tenho que dar razão ao Diogo...Tambem não gostei muito de ver..

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto de troncos, é difícil é achar um que goste hehehe

 

Mais a sério, gosto de ver aquários com troncos, o que queria dizer era sobre a posição dele, nada habitual mas que pode ficar bem enquadrado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esta remodelação nas pedras ficou bem melhor, mais agradável e com um ar mais natural. Experimentas-te juntar as pedras um pouco mais ao tronco? Secalhar também não ficaria mal.

 

Quanto ao tronco não sei porque não em consigo "habituar", mas com o tempo e com o crescimento da flora pode ser que fique melhor. De qualquer das formas tendo em conta as possíveis posições do tronco esta era a melhor.

 

Quanto à flora só um conselho, se separares mais a cuba ela cresce melhor, planta-a pézinho por pézinho eheheh é preciso é muita paciência.

 

Qual a fauna que estás a pensar colocar?

 

Boa sorte com a montagem, e continua a postar actualizações :thumbup3:

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco P., obrigado pelos comentarios..

 

Em relação as pedras, tentei mas não gostei... De qq maneira ainda me sobraram ums quantos " pedaços " de pedra partida e ainda vou tentar meter mais pedras junto ao tronco..

 

Em relação ao tronco, nem desgosto muito... e acho que quando a Bolbitis heudelotii começar a crescer mais... ( alias vem uns quantos mais a caminho ) .. Lol... Onde andas Canito ?? :shocked028::confused4: , acho que vai ficar melhor.. e ainda falta as anubias para a base do tronco...

 

A fauna.... estava a pensar em colocar Sulawesis, mas acho que ainda não é desta.. portanto deve de ser Crystal Red.... e pouco mais...

 

Alguma suguestão?

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao tronco, nem desgosto muito... e acho que quando a Bolbitis heudelotii começar a crescer mais... ( alias vem uns quantos mais a caminho ) .. Lol... Onde andas Canito ?? :thumbup3::medieval_mace: , acho que vai ficar melhor.. e ainda falta as anubias para a base do tronco...

 

Alguma suguestão?

 

Hummmm.... :P

Eu ainda estou aqui por casa... à tua espera... com as bolbitis dentro do alguidar... :D

 

Bem... agora falando do teu Nano... ;)

Bonitas pedras, um tronco todo xpto.... e boas fotos.

Acho que tens todas as condições para fazer algo de muito agradável e interessante.

 

Para já.... faço-te apenas 2 criticas.... :medieval_mace:

 

- não compreendo porque colocas-te o Elos terra Small por debaixo do areão preto.

- e não creio que a escolha da Cuba seja a mais acertada para este aquário.

 

Digo isto, porque, por ex, as bolbitis e as anubias são plantas que preferem viver a "baixa/média luz"... a cuba.... é precisamente o inverso.

Já para não falar... em termos de exigências de fertilizações.

E o substrato Elos terra Small... deveria ser o substrato de topo, até porque, reune todas as condições optimas para a cuba(é poroso e de granulometria pequena e serve para baixar a dureza da água).

Optas-te por colocar o areão preto de quartzo por cima... e agora vais ter dificuldades para fazer pegar a Cuba.

Mas vamos esperar pela evolução...tens de compor mais esse tronco... e com a introdução das tais anubias... disfarçar a sua base.

 

Grande Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmm.... ;)

Eu ainda estou aqui por casa... à tua espera... com as bolbitis dentro do alguidar... :P

 

Bem... agora falando do teu Nano... ;)

Bonitas pedras, um tronco todo xpto.... e boas fotos.

Acho que tens todas as condições para fazer algo de muito agradável e interessante.

 

Para já.... faço-te apenas 2 criticas.... :medieval_mace:

 

- não compreendo porque colocas-te o Elos terra Small por debaixo do areão preto.

- e não creio que a escolha da Cuba seja a mais acertada para este aquário.

 

Digo isto, porque, por ex, as bolbitis e as anubias são plantas que preferem viver a "baixa/média luz"... a cuba.... é precisamente o inverso.

Já para não falar... em termos de exigências de fertilizações.

E o substrato Elos terra Small... deveria ser o substrato de topo, até porque, reune todas as condições optimas para a cuba(é poroso e de granulometria pequena e serve para baixar a dureza da água).

Optas-te por colocar o areão preto de quartzo por cima... e agora vais ter dificuldades para fazer pegar a Cuba.

Mas vamos esperar pela evolução...tens de compor mais esse tronco... e com a introdução das tais anubias... disfarçar a sua base.

 

Grande Abraço.

 

 

Boas Mestre Canito... :thumbup3:

 

Eu sei que estou em falta com a ida ai ... Mas o trabalho não me tem dado descanso!!! Este fim de semana a ver se conseguimos.. :D

 

-- 1 critica... Eu não usei o ELOS terra Small por baixo.. é substrato fertil... ( A pensar talvez na cuba ou eventualmente alguma mudança de opinião relativamente á flora, na parte de traz...

 

-- 2 critica... Eu falei com algumas pessoas, que me disseram que até não era assim tão dificil a cuba ( que bastava CO2 e alguma luz )... Mas já vi que não deve de ser bem assim.. :medieval_mace:

 

As anubias estou a espera, são as tais Petite ( Penso que iguais as tuas )

O areão de quartz até tem uma Granulometria, bastante pequena... a ver vamos o que acha a cuba...

As Pedras vieram da Naturline, e eu gostei bastante.. Alias ainda tenho algumas pedras pequenas... que ainda não sei onde as colocar..

 

Obrigado pelas ajudas...

 

E pelo comentarios!

 

 

Abraço

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-- 1 critica... Eu não usei o ELOS terra Small por baixo.. é substrato fertil... ( A pensar talvez na cuba ou eventualmente alguma mudança de opinião relativamente á flora, na parte de traz...

 

-- 2 critica... Eu falei com algumas pessoas, que me disseram que até não era assim tão dificil a cuba ( que bastava CO2 e alguma luz )... Mas já vi que não deve de ser bem assim.. :medieval_mace:

 

As anubias estou a espera, são as tais Petite ( Penso que iguais as tuas )

 

Mas eu tambem não te estou a dizer que a Cuba é dificil... apenas acho... e vou continuar a achar... que para um aquário de bolbitis e anubias... a melhor opção seria por ex... um tapete de Eleocharis acicularis ou parvula... e por ex... para a zona das pedras... umas Blyxas e ainda, caso gostes, uns apontamentos de marsileia hirsuta.

São plantas muito menos exigentes... e que vivem com muito menos luz... e que portanto estão mais de acordo com o resto da flora(bolbitis e anúbias).

 

Em relacão ao substrato... já vi que me enganei... :medieval_mace: ... pensava que tinhas usado o Elos terra small.

Não ligues... é da velhiçe... :thumbup3:

 

Em relação as anubias... as que eu tenho... são as anubias nanas normais.... não são as petite.... :D

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fauna.... estava a pensar em colocar Sulawesis, mas acho que ainda não é desta.. portanto deve de ser Crystal Red.... e pouco mais...

 

Alguma suguestão?

 

Era o que eu ia sugerir, uns crystal red. Uma sugestão...espreita as boraras maculatus (lindasss!)

 

Ando a ver se arranjo umas para por no meu aqua junto com os crystal red.

 

São tão pequenas que não lhes fazem mal, e mais o "mestre" (para mim claro) dos inverts (André Silvestre) tinha-as com camarões.

 

Eu falei com algumas pessoas, que me disseram que até não era assim tão dificil a cuba ( que bastava CO2 e alguma luz )... Mas já vi que não deve de ser bem assim.. chainsaw

 

Eu tenho cuba a crescer relativamente bem num aquário de 54L com 24w de luz, sem CO2 nem fertilização. Portanto se lhe deres mais condições não tenhas duvidas que cresce bem melhor. Mas volto a dizer devias separar mais a cuba para ela crescer melhor.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho cuba a crescer relativamente bem num aquário de 54L com 24w de luz, sem CO2 nem fertilização. Portanto se lhe deres mais condições não tenhas duvidas que cresce bem melhor. Mas volto a dizer devias separar mais a cuba para ela crescer melhor.

 

 

Sim, em principio será Crystal Red, mas 1º quero ver que parametros a agua vai ficar depois de establizado...

 

As boraras maculatus , bem.. por acaso um dia destes tive na Naturline, e havia lá umas... São sem duvidas bastante engracadas...

A Cuba.. tenho que seguir o teu conselho, a ver se este fim de semana perco uma horita, a dividir aquilo tudo.. É a primeira vez que trato com cuba..

 

 

um tapete de Eleocharis acicularis ou parvula... e por ex... para a zona das pedras... umas Blyxas e ainda, caso gostes, uns apontamentos de marsileia hirsuta.

 

Bem... Se a Cuba não pegar... já tenho com o que me entreter...

A marsileia hirsuta, não cresce muito em altura? ... Ou Sim ?... :):thumbdown2:

 

Abraço

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo pq dizes que aquelas pedras na natureza não se encontram apontar para cima mas sim a 45º ?

 

Não são pedras tipo Grand Canyon?

 

O Grand Canyon é um vale escarpado onde os pontos mais baixos estão abaixo do nível do mar tal é a fundura daquilo, não é bem apenas duas rochas :transport027::sleeping:

 

E geralmente elas não apontam muito acima dos 45º porque entre gravidade e erosão, mesmo que elas estejam muito a pique devido a um qualquer acidente geológico como um sismo, um desmoronamento, essa posição nunca durará muito tempo (em termos geológicos).

 

Claro que há fenómenos singulares... mas isso não é bem o "natural" mas sim uma particularidade da natureza.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais