Por onde começo? Montado o 1º Aquário


Rikhard

Recommended Posts

Boas!

Decidi meter mais 3 corydoras Arcuatus no meu aqua, tendo em conta que o meu oto foi-se (acho que já não estava mto bem a mto tempo, estava mto parado)!

 

Agora, a fauna são:

3 Corydora Arcuatus

3 Corydora Paleatus

1 Neritina

 

Gostava de colocar, quando tiver o aqua completamente estabilizado, para o começar a povoar, pelos neons. O meu marido tem preferencia pelos cardinais, que segundo sei sao mais sensiveis, certo? acham que poderei colocar em breve? tambem queria colocar bebados e rasboras arlequim, mas sao ainda mais sensiveis certo?

 

Bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 191
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Decididamente eu faria TPA´s, sem dúvida nenhuma, nas percentagens que te indiquei.

 

Nota que já tinhas amónia (0,6), agora com mais peixes...

 

Não te preocupes com a "fome" das bactérias... os peixes estão sempre a produzir e os teus problemas são teres amónia a mais (as bactérias não a conseguem "comer" toda).

 

Mesmo que faças uma TPA de 50% (não aconselho tanto de uma só vez), apenas baixarias a amónia para 0,3. Ora, se as bactérias morrem à fome com 0,3 (mais a que se vai gerando continuamente) que aconteceria nos aquários cilclados em que os testes dão zero para a amónia?

 

Não deixes subir esses valores, faz com que eles baixem.

 

Já tens bactérias que consomem nitritos, daí teres nitratos. No entanto, tal como te foi dito, as bactérias em causa são de reprodução lenta, por isso mantém-te atenta (e não descures as TPA´s...)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

de notar que os valores que sempre falei foram errados, falava de nh4 (amonio) em vez de amonia, o que faz com que os valores de amonia que tenho agora sejam bastante reduzidos (PH 7).

txs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

de notar que os valores que sempre falei foram errados, falava de nh4 (amonio) em vez de amonia, o que faz com que os valores de amonia que tenho agora sejam bastante reduzidos (PH 7).

txs

Olá,

 

Não te iludas... a fonte é a mesma, trata-se de algo que tem a mesma origem (as bactérias não estão a "dar conta do recado").

 

A questão é que a amónia NH3 e o ião amónio NH4+ participam numa "coisa" que se chama equilíbrio químico: NH3 + H2O <---> NH4+ + OH-.

 

Caso o pH seja mais alto, o sistema tem mais ião OH-, e o equilíbrio desloca-se para a esquerda (logo para a aumento de NH3, que é a forma mais letal).

 

Ou seja, qualquer flutuação de pH que tenhas, para além da flutuação em sim que já é um problema, faz acrescer outro que é o aumento de NH3.

 

Um aquário ciclado praticamente não tem nenhuma dessas formas, logo não é motivo para ficares descansada, pois a origem do problema é exactamente o mesmo.

 

EDIT: Nós não costumamos diferenciar as coisas, o que queremos é que dê zero (ou perto dele) pois só assim sabemos que a filtração biológica está a funcionar adequadamente. Não é hábito dizermos: OK, tenho amónia (ou ião amónio, a outra espécie química) no aquário, mas não é grave, dado que o pH é ácido. (o que não quer dizer que não se tente perceber o que é NH3 e NH4+ e o motivo pelo qual, em pH ácido, eles dão menos problemas)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

mas tendo em conta que a amonia esta a diminuir, julgo que quer dizer que estou no fim do ciclo certo? de qq forma, tenho adicionado bacterias da nutrafin cycle varias vezes por semana...

amanha de manha irei fazer novos testes, mas calculo que a amonia aumentec tendo em conta que tenho mais 2 peixes.

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

mas tendo em conta que a amonia esta a diminuir, julgo que quer dizer que estou no fim do ciclo certo? de qq forma, tenho adicionado bacterias da nutrafin cycle varias vezes por semana...

amanha de manha irei fazer novos testes, mas calculo que a amonia aumentec tendo em conta que tenho mais 2 peixes.

bjs

Sim, deves estar numa fase avançada do ciclo (até já tens nitratos).

 

E tens razão, com esses dois peixes adicionais há que ter cuidado.

 

A adição de bactérias não é imprescindível, mas ajuda a acelerar o processo (eu nunca adicionei bactérias, mas, depois do meu primeiro ciclo, já fiquei com elementos filtrantes para adicionar aos novos aquários). Com umas TPA´s para não deixar elevar os elementos tóxicos resolvo o resto.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ha pico de nitratos, os nitratos sobem sempre por isso devemos de fazer tpas, mas esses nitratos a não ser que atingam os 50 são inofensivos.

O amonio como lhe chamas é o nh4 mas ja avisei que não sabemos até que ponto não serão nefasto para a fauna, por isso pergunto, quanto te da o teste na leitura directa?

Qual ha marca do testes que estas a usar?

São de gotas ou de tiras?

 

O fosforo e nitratos so se começa a medir ao fim de um mes quando o aquario esta estavél, antes com tantas trocas de agua e variações de outros parametros tornam essas medidas inuteis alem disso o que interresa de momento é acabar o ciclo, não te disperses com outros pormenores.

 

Cumps

 

Em relação ao amonio( ou nh4) por ter quatro atomos de hirogénio não afecta tanto a fauna pois a possibilidade de combinação com moleculas dos animais torna-se mais dificil , o maior problema destes são que facilmente se podem oxidar ( penso que seja oxidação mas aqui ja não tenho certezas pois a minha quimica organica esta muito perra) e tornar-se nh3 ou amonia que ja tem maior possibilidade de fazer danos aos peixes , alias uma concentração de 0,075 mgL a longo termo provoca danos irreversiveis nos peixes e a partir de 0,2 morre tudo...

 

Se o teste der 0.5mg/l a 25 ºc e ph 6 dará aprox 0,0003 mg/l NH3 , aqui não interessa muito a marca do teste pois o calculo baseia-se em concentração total nh3 e nh4 onde influencia a temp e o ph apenas ... e quase todos os testes dão concentração total de nh3 e nh4

Tenho de pedir desculpa pois disse que só era nh3 ou amonio ... embora seja concentração total...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao amonio( ou nh4) por ter quatro atomos de hirogénio não afecta tanto a fauna pois a possibilidade de combinação com moleculas dos animais torna-se mais dificil , o maior problema destes são que facilmente se podem oxidar ( penso que seja oxidação mas aqui ja não tenho certezas pois a minha quimica organica esta muito perra) e tornar-se nh3 ou amonia que ja tem maior possibilidade de fazer danos aos peixes , alias uma concentração de 0,075 mgL a longo termo provoca danos irreversiveis nos peixes e a partir de 0,2 morre tudo...

 

Se o teste der 0.5mg/l a 25 ºc e ph 6 dará aprox 0,0003 mg/l NH3 , aqui não interessa muito a marca do teste pois o calculo baseia-se em concentração total nh3 e nh4 onde influencia a temp e o ph apenas ... e quase todos os testes dão concentração total de nh3 e nh4

Tenho de pedir desculpa pois disse que só era nh3 ou amonio ... embora seja concentração total...

Boas... também posso a estar ver mal a coisa, pois a estas horas é possível que já troque as oxidações pelas reduções.

 

O essencial já tu disseste, mas relativamente ao menos importante:

 

Se não estou enganado é redução do NH4+ a NH3 (repara que o nº de oxidação da espécie NH4+ baixa de +1 para zero no NH3 (estou a falar da espécie, não do azoto). Esse NH3, ao sofrer a redução, fica com maior poder oxidante - possivelmente é esse maior poder oxidante que vai interferir nos processos biológicos (nesse aspecto pareces estar mais á vontade que eu para falar, mas como os processos biológicos estão relacionados com as questões químicas...).

 

Ainda assim, parece-me que estamos no donínio do inorgânico, pelo que a tua química orgânica não sai beliscada (mesmo que eu esteja certo, o que a estas horas não sei...) :character0050:

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

poderas tar correcto mas eu ainda acho que estou no fim do ciclo, e tenho varias pessoas a acharem o mesmo!

de qq forma, fiz os testes e os parametros estao iguais a ontem (com 2 peixes a mais).

irei deixar andar o aqua durante uns dias, a ver se os valores se anulam (e não irei fazer TPAs até ao fim da semana, a não ser em caso de SOS).

de qq forma, obrigado pela tua opiniao / ajuda!

beijinhos

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... também posso a estar ver mal a coisa, pois a estas horas é possível que já troque as oxidações pelas reduções.

 

O essencial já tu disseste, mas relativamente ao menos importante:

 

Se não estou enganado é redução do NH4+ a NH3 (repara que o nº de oxidação da espécie NH4+ baixa de +1 para zero no NH3 (estou a falar da espécie, não do azoto). Esse NH3, ao sofrer a redução, fica com maior poder oxidante - possivelmente é esse maior poder oxidante que vai interferir nos processos biológicos (nesse aspecto pareces estar mais á vontade que eu para falar, mas como os processos biológicos estão relacionados com as questões químicas...).

 

Ainda assim, parece-me que estamos no donínio do inorgânico, pelo que a tua química orgânica não sai beliscada (mesmo que eu esteja certo, o que a estas horas não sei...) biggrin

 

Cumps

sabes aquelas vezes que sabes o que queres dizer mas quando escreves so sai porcaria ? tive um desses momentos :) , sempre quando me ponho a falar de formulas digo que é quimica organica e tem vindo a ser um erro comum . E tens toda a razão é uma redução ... Esta quimica ta muito esquecida ... ;)

Mas o eesencial é que que o amonio é relativamente inocuo para os peixes e ( aqui ja não sei pois sou um rookie dos invertebrados )para invertebrados , penso eu .

Obrigado pela correcção hehe

Um abraço filipe

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Em primeiro lugar quero dizer o seguinte: Estou apaixonada!

 

Ainda não tenho aquário e a única coisa que tenho à frente é um print (já devidamente sublinhado e apontado - o que fui fazendo ao longo da leitura deste tópico) sobre o CICLO DO AZOTO que um amigo teve a brilhante ideia de postar.

 

O artigo é tão simples e bem explicado que se entende perfeitamente que colocar peixes num aquário sem este "ciclar" e sem que os valores dos nitratos atinjam o tal pico que pode se aos 12 ou 15 dias e depois disso valores zero para amónia e nitritos (fim do ciclo) é que a introdução de peixes é viável, que não consegui compreender porque é que há lojistas que impelem as pessoas a "sacrificar" seres vivos para testar os aquários, quando os podem "ciclar" com calma e cabeça e a partir daí começar com a coisa.

 

 

Este tópico ensinou-me o que não devo fazer no início do meu aquário e que antes de entrar já doida a comprar trinta por uma linha e mandar baldes de água para dentro de um aquário assim sem saber nada de nada, não é viável.

 

A teoria sempre complementou e antecedeu a prática. Os peixinhos são seres vivos como nós e não devemos sacrificar nenhum animal para fazer testes ou porque estamos "cheios de pressa para ver o aqua bombar".

 

 

Quero dizer ao casal, que tiveram uma excelente ideia em aderir à aquariofilia e gosto de os ver entusiasmados, mas o meu conselho é:

 

Estudem bem a coisa na teoria, vejam bem que um aquários é um ecossistema vivo que não se compadece de alterações de ordem estética e grandes pressas. :)

 

Um grande abraço e já agora, tb tenho uma filhinha de 2 anos que vai adorar ver peixinhos na sala, depois de aprender toda a evolução que é necessário para que isso seja possível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

para fazer um update ao aqua, ainda mantenho as 6 corydoras e uma neritina no aqua.

infelizmente, começaram a aparecer caracois... julgo que vou ter de por umas helenas (caracois)! será boa ideia?

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

aqui estão as fotos actualizadas do aqua, dps de uma boa limpeza e arranjo! neste momento povoado com 6 cory e 3 helenas (comeram a neritina esta noite... e limparam o aqua de caracois)!

http://picasaweb.google.pt/andrea.oliv/AquarioV3#

espero q gostem!

já agora, se me puderem identificar as plantas, agradeço!

beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

aqui estão as fotos actualizadas do aqua, dps de uma boa limpeza e arranjo! neste momento povoado com 6 cory e 3 helenas (comeram a neritina esta noite... e limparam o aqua de caracois)!

http://picasaweb.google.pt/andrea.oliv/AquarioV3#

espero q gostem!

já agora, se me puderem identificar as plantas, agradeço!

beijinhos

 

 

Boas! o teu aqua ta simples mas bonito.

vou deixar-te aqui um site inde podes identificar as tuas plantas

 

www.aquahobby.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só agora consegui ver as fotos , eu nem sou muito de comentar as disposições de layout pois não sou grande artista, mas tenho umas quantas opiniões .

primeiro é o areão que sinceramente acho muito claro e aberto mas penso que as plantinhas ao formarem um tapete irão cobrir parte .

Outra que poria é um fundo preto , basta ir a uma papelaria e comprar vinil preto aderente ao metro ...contrasta um pouco com a claridade do areão ..

Se quiseres podes optar por um desenho classico de layout que passa por arranjares um espaço vazio no meio dividindo as areas plantadas em duas , o tipico layout em u ...

Eu acho que o aqua esta um pouco vazio , um outro tronco a juntar ao que tens por tras dava outro impacto visual , e mais pedras do lado oposto . mas tudo com mais dimensão e mais altura . a propria disposição do tronco não é das que mais me agrade pois é muito fininho para o aquario , se arranjassses mais um tronco largo era o ideal

eu gosto sempre de colocar os troncos a sair ou plelo menos na superficie do aqua , a mim que gosto dos amazonicos , parece-me mais um aspecto natural , pois na natureza as raizes saem fora de agua ..

Como te disse são apenas opiniões , o que importa e como tu vêz o aquario e o que queres que ele reproduza , podes sempre passar numa livraria e dares uma olhada num livro de fotografias de rios tropicais ...

Cumprs Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

obrigado pela opiniao!

quanto ao fundo, tem sido desleixo, estou a pensar por branco ou preto (ainda não decidimos) mas espero por esta semana ainda (também não gosto do fundo que está)!

ele está muito vazio ainda porque não tem grande vegetação (quero esperar a ver se ela desenvolve, visto ter tido alguns problemas com a vegetação inicial).

quanto às pedras, inicialmente tinha mais, mas sinceramente não vejo grande necessidade de meter mais (amanhã vou tentar olhar para ele e ver se meto mais).

quanto ao tronco, gosto destes (são 2), tentei por a sair, mas como o aqua é fechado (tem tampa) não acho que faça mto sentido! estou errada? se calhar mais para a frente meto outro...

tendo em conta que o aqua está na entrada da sala, de lado, ou seja, quando se está na porta vê-se em profundidade, em que a parte menos plantada é a que está mais junto entrada, fizemos um layout assim! se metemos um tronco ou uma grande pedra onde está mais desabitado (do lado dir de quem ve de frente), quando se entra na sala so se ve a parede do tronco/pedra....

espero ter conseguido exprimir a ideia...

anyway, terei de por mais plantas, isso concordo, tudo o que tenho é pequenito e não são mtas...

alguma ideia para plantas de manutençao facil / media? o Co2 que tenho é caseiro...

beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Queria fazer um pequeno update ao meu aqua.

O aqua está na fase final do ciclo, onde tenho imensos nitratos e sou obrigada a fazer TPA's frequentes.

Ontem comecei a administrar potássio (dissolvido cloreto de potássio em água) para ver se as plantas se desenvolvem e consomem nutrientes.

Vou de férias para a semana e quando chegar (2 semanas) começo a povoar o aqua. Neste momento, tenho 3 helenas, 3 coydoras paleatus e 3 corydoras arcuatus.

Bjinhos

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

obrigado pela opiniao!

quanto ao fundo, tem sido desleixo, estou a pensar por branco ou preto (ainda não decidimos) mas espero por esta semana ainda (também não gosto do fundo que está)!

ele está muito vazio ainda porque não tem grande vegetação (quero esperar a ver se ela desenvolve, visto ter tido alguns problemas com a vegetação inicial).

quanto às pedras, inicialmente tinha mais, mas sinceramente não vejo grande necessidade de meter mais (amanhã vou tentar olhar para ele e ver se meto mais).

quanto ao tronco, gosto destes (são 2), tentei por a sair, mas como o aqua é fechado (tem tampa) não acho que faça mto sentido! estou errada? se calhar mais para a frente meto outro...

tendo em conta que o aqua está na entrada da sala, de lado, ou seja, quando se está na porta vê-se em profundidade, em que a parte menos plantada é a que está mais junto entrada, fizemos um layout assim! se metemos um tronco ou uma grande pedra onde está mais desabitado (do lado dir de quem ve de frente), quando se entra na sala so se ve a parede do tronco/pedra....

espero ter conseguido exprimir a ideia...

anyway, terei de por mais plantas, isso concordo, tudo o que tenho é pequenito e não são mtas...

alguma ideia para plantas de manutençao facil / media? o Co2 que tenho é caseiro...

beijinhos

 

Como disse são apenas pequenas opiniões , quanto a plantas de manutenção faceis há duas que eu pessoalmente uso muitas vezes e gosto bastante , as hygrofilas corymbosas ou a limnofilas sessifloras que são bastante parecidas com as cabombas mas têm uma manutenção bem mais facil, e ambas são de crescimento rápido pelo que com qq planta não basta apenas o C02 é necessario começar a pensar em fertilização com macro e micronutrientes para quese desenvolvam em pleno... Outras que eu pessoalmente não gosto muito mas que crescem e se desenvolvem muito rápido são as valisnérias , das quais apenas a americana com os seus tons avermelhados me chama a atenção... este tipo de plantas pode atingir os dois metros de comprimento e tem de se estar constantemente a cortar para não tapar o aqua...

Cumprs filipe ( de férias)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas!

vim de ferias e esta tudo pronto para começar a povoar o aqua!

quando fui, deixei o aqua com 5 cory e 3 helenas.

quando cheguei, meti mais 3 otos e 1 camarao yamato!

tou a pensar, depois de uma limpeza mais intensiva ao aqua no fim de semana, colocar mais peixes.

o meu plano e meter mais camaroes yamato e alguns red cherry depois.

para alem disso, vou por neons cardinais, rasbora arlequim e galaxy e depois mais algumas especies!

para o aqua com 250 litros, quantos cardumes das especies acima referidas?

quantos otos e cory sao ideais para o aqua? e camaroes? 3 otos sao poucos pa este aqua e as 5 cory nao sao suficientes?

poderia por mais uns cae e sae e alguns lda nao? nao sei e onde os arranjo (zona do porto). qtos?

os niveis da agua estao controlados!

obrigado e beijinhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quanto aos cardumes, dá uma vista de olhos também nos Nariz de Bêbado que, para mim, são o peixe com melhor comportamento de cardume, sempre atrás uns dos outros e com quem, por vezes, os cardinais também se misturam. No máximo colocaria 3 cardumes.

Eu juntaria mais 3 otos e 5 corys, preferencialmente todas da mesma espécie.

Os SAE machos podem ser um pouco agressivos entre si, pois gostam de mostrar quem manda no aquário, ainda assim colocaria 2 ou 3.

Os CAE têm má fama. Trabalham pouco, são agressivos com toda a gente e crescem muito. Para mim, são de evitar.

Os camarões, tudo depende das espécies que pretendes pôr no futuro, pois são a comida preferida de muitos peixes.

 

Espero ter ajudado um pouquinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quanto aos cardumes, dá uma vista de olhos também nos Nariz de Bêbado que, para mim, são o peixe com melhor comportamento de cardume, sempre atrás uns dos outros e com quem, por vezes, os cardinais também se misturam. No máximo colocaria 3 cardumes.

Eu juntaria mais 3 otos e 5 corys, preferencialmente todas da mesma espécie.

Os SAE machos podem ser um pouco agressivos entre si, pois gostam de mostrar quem manda no aquário, ainda assim colocaria 2 ou 3.

Os CAE têm má fama. Trabalham pouco, são agressivos com toda a gente e crescem muito. Para mim, são de evitar.

Os camarões, tudo depende das espécies que pretendes pôr no futuro, pois são a comida preferida de muitos peixes.

 

Espero ter ajudado um pouquinho.

 

atendendo a que as corys sao peixes de cardume e tens espaço, eu colocaria mais 3 corys... sao muito trabalhadoras... mas como tambem vais ter os camaroes, que se reproduzem geralmente a boa velocidade, nao deveras necessitar mais... eu nao sei se ia para sae's e ca'e... ja li varias vezes aqui no forum e a falar com malta que ja anda nisto ha algum tempo, que passado uns mesitos eles se fartam das algas e querem é boa comida... se calhar um esquadrao com uns 8 ottos dava bem..

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Obrigado pelas dicas!

Quanto aos nariz de bebado, foi esquecimento a escrever pois é dos que mais gosto e quero meter. Quando se fala em cardumes de nariz de bebado, neons cardinais, rasboras arlequim e galaxy, estamos a falar de quantos peixes de cada? 6? 10? mais ?

Quanto aos CAE e SAE acho que vou evitar, mas irei meter mais 3 otos. Se calhar acrescentar ainda mais 3 corydoras!

Beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Obrigado pelas dicas!

Quanto aos nariz de bebado, foi esquecimento a escrever pois é dos que mais gosto e quero meter. Quando se fala em cardumes de nariz de bebado, neons cardinais, rasboras arlequim e galaxy, estamos a falar de quantos peixes de cada? 6? 10? mais ?

Quanto aos CAE e SAE acho que vou evitar, mas irei meter mais 3 otos. Se calhar acrescentar ainda mais 3 corydoras!

Beijinhos

 

cardumes de todos parece-me demais...

 

eu escolhia dois e investia bem nesses

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.