Por onde começo? Montado o 1º Aquário


Rikhard

Recommended Posts

Olá

Os bêbados portam-se melhor se o grupo for maior, ficam mais corajosos e desinibidos, vindo um pouco mais para cima.

Para o topo, como o vosso pH o permite, iria para as iriatherina (também não gosto particularmente dos guppies, mas como tenho 6 escalares, eles são óptimos para fornecerem alimento vivo - os alevins - aos escalares).

Vistosos, para além dos escalares, tens os apistogrammas, gourami, ramirezi - pesquisa um pouco sobre estes.

Os gertrudae são muito bonitos mas, à semelhança dos restantes Rainbow Fish, são muito pequenos (máx: 4cm), logo a sua beleza só ressalta quando em grupo.

 

os apisto, gourami e ramirezi não sao agressivos? achas que os posso ter no aqua sem probs para os meus peixes, camaroes e neritinas? que quantidades? 1 de cada ou será sempre melhor mais do que 1?

 

mais sugestões?

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 191
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

os apisto, gourami e ramirezi não sao agressivos? achas que os posso ter no aqua sem probs para os meus peixes, camaroes e neritinas? que quantidades? 1 de cada ou será sempre melhor mais do que 1?

 

mais sugestões?

bjs

 

 

olá, tudo bem?

Com os gourami anão e os ramirezi não a problema, como tens um aqua grande eles tem espaço suficiente e não se metem com os outros, só atingem 5cm, olha no meu aqua comunitario tenho um casal de colisas lalia (gourami anão) e ramirezi actualmente só tenho um macho porque a femea morreu, mas convém ser o casal (alias há lojas que só vendem o casal, a não ser que já te conheçam e saibam que já tens um da especie) , no meu caso só estou a espera que ele na loja os consiga distinguir pois ainda eram muito jovens. quanto ao apisto pelo que li dá-se bem em aquas comunitarios, mas como já são maiorzitos são capazes de chamar um figo aos camarões. os gourami anão e os ramirezi se os camarões já forem adultos julgo que já não haja problema, mas enquanto pequenos vái ser dificil eles não fazerem um manjar com eles, até as guppies lamberam as barbatanas com os pequenotes que eu tinha na maternidade, os jovens foram a bem dizer todos.

as colisas lalia qd as comprei foi o casal e até o preço tava afixado com essa designação.

se colocares as colisas convem pores alguma planta flutuante, para poderem fazer o ninho.

 

bjs

Editado por putogiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

uma questão que gostava de perguntar é porque tinha o KH a 4 e agora está a 6 (não fiz nada de mais...). Quais são as possíveis causas? O PH está a 6.8 (normalmente).

o que posso fazer para baixar?

outra coisa que noto é que a temperatura do aqua anda nos 28º (termostato desligado e programado para 24). Os vossos também estão com essas temperaturas?

bjs

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

tou a ficar preocupada.

fiz os testes hj e estao assim:

amonia 0

nitratos 5

po4 0.5

ph 6.8

kh 7 (tem vindo a subir de dia para dia, ontem estava a 6).

temp 28

qual a possivel causa para a subida do kh??? o que posso fazer?

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

tou a ficar preocupada.

fiz os testes hj e estao assim:

amonia 0

nitratos 5

po4 0.5

ph 6.8

kh 7 (tem vindo a subir de dia para dia, ontem estava a 6).

temp 28

qual a possivel causa para a subida do kh??? o que posso fazer?

bjs

 

 

boas

 

vai a este site e ve se ajuda

 

http://www.apk.pt/?scat_id=15&tipo=news&detail=110

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá....

Filtro externo - se estas contente com o teu, outro igual chega senão tens por exemplo o eheim 2215 que vai dar uma muito boa ajuda na filtração. Os dois a funcionar vais notar diferenças, até na clareza da água.

 

Relativamente aos teus valores - fosfatos e nitratos a subir é normal, estás a adicionar peixes, logo a fazer subir a carga orgânica. Neste momento tanto um como o outro estão bem. Nada de grande preocupação. Acima de 10mg/l (NO3) e 1mg/l de PO4 é que podes começar a ter problemas, principalmente com algas. Por isso controla esse valores regularmente. Até aos valores que eu te disse as plantas agradecem.

kH a subir - está a aumentar o poder tampaão da tua água, ou seja, as variações de pH vão ser mais dificeis. O que n se ve nenhum incoveniente no facto.

Temp - 28C o tempo tb n permite menos ;). Faz as TPAS com água fria.

 

 

 

 

 

Vasco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

neste momento o meu problema é mm o KH que esta a aumentar dia para dia (sem razao aparente!).

podem-me ajudar a compreender este facto?

bjs

 

 

 

ola

lê o link q colocaram em cima...explica tudo o necessitas saber sobre pH, gH, e kH.

Tens mortalidade de peixes? notas alguma coisa errada no seu comportamento? se está tudo bem e todos os outros parametros estao bem, podes por enquanto estar descansada.

Vai repetindo os testes regularmente e testa tb a água da rede. As vezes a água da rede sofre alterações e no teu caso ela pode ter sofrido um aumento da concentração de carbonatos, logo provocar um aumento do kH do aquario.

O teu aquario esta a entrar ja numa fase de maturação e que cada vez vai "absorvendo" melhor eventuais mudanças de água. Por isso continua a fazer tudo certinho e vais ver q isso n é preocupante. Eu estaria mais em cima dos fosfatos e dos nitratos ja que valores elevados deste são sinonimos de muitas mais horas dispendidas a manter um aquario com um aspecto decente.

 

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

se bem percebi, deveria fazer tpa's para baixar o kh?

ja nao faço uma tpa a uma semana e tal ou 2 semanas (isto pk tenho a amonia, nitritos e nitratos a 0).

devo faze-las na mesma 1 vez por semana? ou de 15 em 15 dias?

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

se bem percebi, deveria fazer tpa's para baixar o kh?

ja nao faço uma tpa a uma semana e tal ou 2 semanas (isto pk tenho a amonia, nitritos e nitratos a 0).

devo faze-las na mesma 1 vez por semana? ou de 15 em 15 dias?

bjs

 

olá

Uma vez por semana é mm o ideal. N haverá grandes problemas se por uma razao ou outra falhares uma semana. Mas uma vez por semana é mm o ideal (20-25%, são geralmente as Tpas que custumo fazer), alem de eliminar susbstancias nocivas, promove em regra (se a agua da rede for decente) o "regular" dos nitratos e fosfatos e que se podem a vir a acumular ou a estarem em falta, alem do que é sp bom para prevenir algas.

 

Nitaratos a 0? e os fosfatos? tu tens plantas certo? isso de estar a 0 n é recomendavel. entre 5mg/l a 10 mg/l era o ideal com os fosfatos a acompanharem na concentração de 1/10 ou seja entre 0,5 e 1 mg/l. Ou seja na altura de começares a fertilizar. informa-te numa loja da especialidade e so uma dica.começa sp a fertilizar por baixo, menos q a dose recomendada.

 

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

obrigado pelas respostas.

quanto aos testes, tem andado sempre a amônia em 0. nitratos hj está a 5 e pó4 a 0.5. kh a 7 e ph a 7.2w (-a aumentar).

tenho já andado a fertilizar, com Tropica Plant Nutrition+, 5ml dia e KCI potássio 10ml dia (o q da 5ppm dia certo?). será que tenho q aumentar a dose?

as plantas parecem bem, a crescer.

qto as tpas vou começar a fazer todas as semanas. 25%.

bjinhos

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas no bom caminho..

A fertilização, se ves q as plantas estão bem e não apresentam carências, nem as algas te tem estado a chatear, continua como estas. Se vires que começas a ter problemas aumentas ou diminuis consoante o q os testes te indicarem. Isso agora é uma questão de afinação q com o tempo vais lá.

Teres esse pH é normal....o meu da água da rede anda por volta dos 7,4 - 7,6.

Eu so csg baixar para valores entre os 6,8 - 7,0 pq faço injecção de CO2..no fundo é a forma mais prática e rápida maneira. Senão provavelmente vais ter de conviver com ele alto. Terás de ajustar os peixes à tua água.

 

 

vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

eu uso co2 caseiro e ja andei com ph a 6.4. agora desde q o kh subiu, a 1 semana o ph tbem anda nos 6.8... 7... 7.2.

bjs

 

Isso tb pode acontecer devido à variação da própria receita ou da hora em que fizeste o teste. Gráficamente uma receita caseira assemelha-se a uma onda..tem um inicio, vai subindo ate atingir um pico e dp vai decrescendo gradualmente. alem do que depende da hora em que fizeste a medição. Medires qd ligam as luzes ou medires qd elas desligam vais ter valores diferentes.

Tens valores bons (entre 6-8 e 7.2, abranges a grande maioria dos peixes), melhores do qd tinhas 6,4.

 

 

Vasco

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hj meti 6 Iriatherina werneri (3 machos e 3 femeas).sao lindas de morrer.

adoro este peixe, da imensa vida ao aqua (cima). entao os machos com as suas barbatanas....

 

ja agora uma perguntinha...onde os arranjaste? são dificeis de encontrar. Foi na área de Lisboa? se sim, onde?

 

Obrigado

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe... nao disse ainda que tambem comprei 2 Trichopsis Pumilus, que são o máximo (ainda pequenitos, mas muito bonitos).

é realmente um peixe bem interessante, pelo seu lado "tímido", mas sempre que eu apareço a espreitar no aqua lá aparece ele.... lindos de morrer...

 

para a proxima semana, tentarei arranjar as gertrudae, bem como mais alguns exemplares de rasbora arlequim, bebados e cardinais (para aumentar os cardumes).

 

hj na loja apaixonei-me pelos ramirezi e pelos apistograma cacatuóide. gostaria de comprar um casal de uma destas especies, ou até de ambas. mas como vou ter red cherry's se calhar não será mto sensato meter estes apistos, pois irão-se consolar com os camarões, né?

 

bjs

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!

ontem povoei o aqua com camaroes e estes dao imensa vida ao aqua!

devo dizer que estou a ficar mto satisfeita com o mm, está a ficar mto bonito e amanhã ainda estará melhor (espero).

ontem, um amigo trouxe-nos, para alem dos camaroes, imensas plantas e musgo, o que vou usar amanhã para decorar ainda mais o aqua (e dar abrigo aos camaroes)!

 

neste momento, a fauna que temos é a seguinte:

red cherrys (mtos)

neritinas (5)

otos (3)

corydoras panda (3)

corydoras paleatus (3)

corydoras arcuatos (2)

bebados (6) - provavelmente fazer cardume de 15

rasbora arlequins (9) - provavelmente fazer cardume de 15

cardinais (oito)

iriatherinas wereni (5) (infelizmente esta noite fiquei sem um macho, a faltar)

tetra x-ray pristella (6)

trichopsis pumila (2)

 

na lista de espera:

rasbora galaxy - ? (nao fazem cardume, pois nao? nao valera a pena comprar mtos...)

gertrudae - ? (nao fazem cardume, pois nao? nao valera a pena comprar mtos...)

 

os parametros da agua são os seguintes:

ph 6.8 - 7

kh 6 -7

po4 0.5

nitratos 5

amonia 0

 

meti a cerca de uma semana uma bomba de agua da eheim, para me ajudar a movimentar mais a agua!

 

provavelmente iremos ter de comprar um outro filtro, para ajudar o que temos mas vamos vendo até ser necessário... deveremos ir para o eheim classico 2215 ou para um professional 3 2071 ou 2073. o que vos parece?

 

qto a iluminaçao, iremos adicionar na parte de traz do aqua duas lampadas PPL de 36W cada, 6500 K.

 

depois meto fotos novas do aqua!

 

bjs

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola...

Parece que esta tudo a correr de pelo melhor. :crazyeyes:

Relativamente ao filtro eu iria pelo 2215..a diferença de preço é grande e a meu ver injustificada. Sim, o profissional vem cheio de "extras". Extras que provavelmente iras usar.

Relativamente a luz ao pores duas com temp de cor a 6500k parece bem..desde que as q tenhas sejam a rondar os 1000k.

 

 

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

hoje meti mais uns peixitos.

de diferente, somente um casal de barbos cereja. de resto, somente bebados suficientes para completar os cardumes que pretendia.

um update a fauna:

 

3 cory paleatus

3 cory panda

2 cory arcuatos

15 bebados

15 rasbora arlequim

12 cardinais

6 iriatherinas werneri

6 tetra x-ray pristella

2 barbo cereja

2 trichopsis pumilis

3 otos

5 neriterinas

4 camaroes abelha

alguns camaroes red cherry

alguns camaroes green

 

neste momento, vou deixar estabilizar o aquario, entretanto so irei meter mais as gertrudae e os galaxy quando as encontrar... fora os peixes de fundo (otos, cory) e camaroes, tenho 58 peixes, contas que acho dentro do numero maximo do aqua (vamos ver como se comporta o filtro)....

 

ja encomendei as 2 lampadas compactas PPL 36W (6500K). estou ansiosa que cheguem para as montar!

 

bjs

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.