Atyaephyra desmaresti


labutes77

Recommended Posts

num aqua com peixes , suponho que tenhas filtro , certo ? e tens ibericos a criarem ?????

ate podem criar , mas nao acredito que chegues a ter larvas a chegarem a forma de adultos ...

nao creio que tenhas camarao iberico. as larvas sao plantonicas e teem 7 ou 8 metamorfosses ate chegarem a forma de adulto.

num aqua com neons e filtro ????? duvido muitoooooooooooo ... sem ofensa.

podes postar aqui fotos ?

 

duvidas mas tenho tido filhotes! tenho neons e filtro

os reds os greens e os ibericos tem criado! eu so tinha 2femeas e 1 macho ag tenho 4 machos e 4femeas a verdade e que tem nascido e elas tem tado gravidas

quando puder tiro fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, agora é que eu estou a estranhar....

Será que os que eu teho não são Atyaphyra Desmareti ?!

 

Não me parece que sejam ibéricos, parecem-me greens. Os ibéricos (pelo menos os meus) têm ovos muito mais pequenos e acastanhados, nunca vi verdes.

 

As larvas dos ibéricos são assim ...

 

gallery_32985_1455_79398.jpg

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

duvidas mas tenho tido filhotes! tenho neons e filtro

os reds os greens e os ibericos tem criado! eu so tinha 2femeas e 1 macho ag tenho 4 machos e 4femeas a verdade e que tem nascido e elas tem tado gravidas

quando puder tiro fotos

 

 

boas.

ok , fico a espera de fotos . ja agora como destingues o macho da femea nos desmereti ?

 

elas continuam a reproduzir ? com que frequencia ?

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas.

nao contava ter noticias tao cedo mas ... devido a umas mudanças de aquarios ca em casa ,os ibericos ficaram uns dias num aqua com aquecimento , agora que foram para um aqua de 100l sem aquecimento , surgiram varias femeas com cela. parece que este ano vou ter criaçao mais cedo.

 

aqui fica uma possibilidade para levar as femeas a ovar, diferença brusca de temperatura.

será uma pista para ajudar a reproduçao desta especie em aquario ?????

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não só essa espécie como muitas outras, é um factor conhecido que diferenças rápidas de temperatura na água levam à reprodução.

 

Vamos ver o que saí daí, vão ser milhares :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois é ... ja tenho uma femea ovada , hehehehe. faltam 49.

 

boas.

 

aqui fica o aqua actual onde tenho os ibericos.

 

th_PICT3400.jpg

 

uma femea com a sela bem visivel. nao esperava criaçao tao cedo , mas a parece que a mudança para este aquario maior , estimulou o processo. tenho varias femeas assim.

 

th_PICT3404.jpg

 

esta femea ja a carregar os ovos , nao sao muitos , mas ja é alguma coisa. hehehe

 

th_PICT3409.jpg

 

boas.

 

deixo aqui mais uma possivel combinaçao de cores deste camarao. aqui nao se nota muito mas as partes escuras sao um cinza-azulado. muito bonito. hehehe.

 

th_PICT3411.jpg

 

boas.

 

entao esses comentarios ?

 

ja sao 3 femeas ovadas ... :character0050:

Editado por Hugo R. Silva

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas.

 

separei as femeas ovadas para outro aqua, sem filtro. so com pedra difusora. nao tinha agua verde , elas ovaram muito cedo. nao estava a espera.

mas vou tentar a mesma , ja tenho spirulina em pó. espero que ajude quando as larvas nascerem.

 

:)

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ontem pôs pés ao caminho e fui a um sitio perto da minha casa no Rio Tejo para tentar apanhar camarões desta especie, devido ao mau tempo só consegui apanhar 1.

 

Mas já foi bom logo posto fotos aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que nao tem nada a ver com isso, os meus apanhei-os nas ferias, tivereram 6 dias dentro de um garrafao so com umas mudas de agua e fizeram uma viagem de 300 km com um calor insuportavel ate chegarem a minha casa

 

o mais provavel é nao teres capoturado ibericos, em que zona do Tejo o apanhaste? nao tem ligaçao com o mar?

Editado por Hugo R. Silva
Quote desnecessário.

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas.

 

acho que ja li por aqui, membros que os apanharam no norte ... nao me lembro onde. talvez uma pesquisa de post mais antigos ...

 

tenho varias femeas ovadas, algumas ja perderam os ovos , mas ainda nao vi larvas ... :roflroll2:

 

as que perderam os ovos estao com sela outra vez ... :tongue:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu acho é que a malta devia de se unir, e espalhar por vários criadores.

 

Afinal de contas, estamos a perservar a espécie.

Editado por Carlos Couceiro
para compra ou venda utilizar o sub-forum Classificados. cumps.CC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

nao faço ideia como se apanham, pelo que tenho lido por aqui é mesmo a rede. camaroeiro de aquario.

os meus comprei a uns anos. sei que existem em barragens e rios , mas como nunca apanhei ...

tenho apostado em cria-los, o que nao é nada facil.

 

e agora , ja tenho larvas a nadar pelo aquario !!! :flick_tongue:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ja ouvi falar aqui no forum q no rio minho e no rio lima existem destes camaroes.um dia destes vou ver se encontro alguns.

entretanto comprei uns 10 a um membro e estao num aqua de agua fria a 16º nesta altura pelo menos tenh uma femea a ovar na sela a cor é verde.tenh outra q é a mais adulta tbm com a sela bem preta nao sei se sao ovos ou se é assim.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso ontem fui ver se conseguia apanhar alguns..e mesmo com um camaroeiro pequeno logo da primeira vez vieram alguns 20...de varios tamanhos...apanhei mais uns quantos tambem para oferecer...se quiserem via a zona centro (Tomar) com muito gosto que vos dou uma ajudar a apanhar uns quantos ...em menos de 5 min apanham umas boas duzias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

atençao a essas pescarias, nao abusem. estes camaroes sao uma especie ja extinta em muitos rios, devido a poluiçao. se sao faceis de apanhar mais facil é do pescador se empolgar e apanhar mais do que precisa.

ainda mais nesta altura do ano em que apanharem uma femea ovada ou com cela, resulta em retirarem dezenas, se nao centenas de camaroes ao rio ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais