Atyaephyra desmaresti


labutes77

Recommended Posts

Não deveria ser ao contrário !? Os ovos destes camarões são individualmente bem mais pequenos ... a não ser que a quantidade seja significativamente maior !

 

 

primeiro que tudo, volto a frizar que o que digo foi por visualizaçao dos camaroes de ordem inferior que tenho ca por casa, pode nao ser sempre.

 

mas por outro lado, nao me focando na cela, e mais uma vez baseando-me no que visualizo por aqui e nos "ibericos" femeas ovadas que observei na natureza o espaço de ovos no abdomen ocupa em media mais espaço nos camaores de ordem inferior, pois sao as centenas de ovos de cada vez, mesmo que de tamanho mais reduzido.

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

faz sentido , mas eu nunca observei atyaephyra na natureza , so conheço os que tenho ca em casa. e a primeira femea que ovou no inicio do verao tinha de facto uma grande quantidade de ovos , ja esta ultima , ficou muito atras da primeira , os ovos desta resumem-se a pequenissimos aglomerados em algumas patas ( onde elas fixam os ovos no abdomen ), sao mais as patas vazias do que as que teem ovos.

mas visto que estao em aqua e nao na natureza , é provavel que isso influencie a quantidade de ovos. ja que esta especie é dificil que criar em aqua.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

faz sentido , mas eu nunca observei atyaephyra na natureza , so conheço os que tenho ca em casa. e a primeira femea que ovou no inicio do verao tinha de facto uma grande quantidade de ovos , ja esta ultima , ficou muito atras da primeira , os ovos desta resumem-se a pequenissimos aglomerados em algumas patas ( onde elas fixam os ovos no abdomen ), sao mais as patas vazias do que as que teem ovos.

mas visto que estao em aqua e nao na natureza , é provavel que isso influencie a quantidade de ovos. ja que esta especie é dificil que criar em aqua.

 

os ovos podiam nao estar viaveis entao livrou-se de alguns ficando com outros que tinham mais hipoteses, digo isto porque nos meus Caridina cf. propinqua (sunkist) por vezes têm tantos ovos que arrojam com eles no substrato e por vezes tambem apenas apresentam "meia duzia de ovos" em pequenos aglomerados e apenas em um ou dois poliopodes.

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poliopodes ... era isso o nome das "patas" e eu nao me lembrava , lol.

 

uma segunda femea apareceu ovada , mas esta em grande escala ... varias vezes o numero de ovos da outra .

mas ver como corre ...

a 1º ja começou a largar os ovos (os poucos que tinha ) , mas ainda nao vi larvas nenhumas.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

sou de leiria tal como podem ver no meu perfil, e ondo moro há varios ribeiros, e neles eu consigo capturar desses camarões, aliaz eu faço-o e nunca maguei ninho, todos os que tenho captoreios nesses ribeiros, sei onde e como apanhalos em grandes coantidades. . . e ja tive varias reproduçoes nos meus aquas. . . tenho é pena que subrevivam poucas larvas. . .se alguem me poder ajudar para manter as crias vivas agradecia. . .

<---------andré pinto--------->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quem quizer posso tentar arrajar aqui no ribeiro. . . mas agora com a chegada do invern o vai-se tornar complicado. . . a agua começa a arrefecer um bucadito. . . :)

<---------andré pinto--------->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu consegui cria-los em aqua. as larvas parecem gostar de agua verde , ou seja agua muito rica em algas suspensas. nao algas no vidro do aqua ... ph correcto , agua bem oxigenada , sem filtro ( so pedra difusora ), algumas pedras , uns fios de musgo de java e ... tambem nao sei especificar mais. um bocado de sorte tambem ajuda , acho eu. os meus comprei ( mas imagino que tenham sido capturados algures ) , nao faço ideia onde seja possivel apanha-los aqui na minha zona.

 

ps: nao os apanhes em grandes quantidades , com tanto rio poluido no nosso país , temos que conservar as especies nos rios que ainda permanecem saudaveis. uma duzia ou duas é sufeciente para alegrar o teu aqua , nao te parece ? manter um aqua é trazer um bocadinho da natureza para dentro de casa , mas sem estragar a natureza la fora. :animal_fish:

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nu sitio em que eu falo so passei uma vez com a rede, e so apanhei os que nessa vez vieram, nesse sitio ha muitos, assim que meches em alguma erva que esteja no rio vez logo uma grande quantidade a dispercar-se, estes 50 comparados aos que ficarao nao é nada, e a mais nao viste a quantidade de femeas prenhas que eu mandei fora, ja a pençar no futuro. :D

Editado por Hugo R. Silva
q
<---------andré pinto--------->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

a primeira femea destas duas , que desovou meia duzia de ovos , esta com um sela enorme. calculo que a desova esteja para breve , hehehe. a outra mantem uma quantidade enorme de ovos que tambem nao devem demorar a começar a eclodir ... ;)

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Espero que saiam dai mais uns quantos! Eu também tenho cerca de 10 que apanhei ontem, num ribeiro que tem montes de enguias e bogas, camaroes havia muitos. Decidi trazer poucos so para ver se me safo com eles. Ate agora estao de saude e a alimentar-se bem!

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:mrgreen:

 

ja nasceram ... tenho o aqua cheio de larvas !!!!

 

ainda tenho uma femea com a cela enorme ...

 

com a agua mais verde do que na 1º desova , vamos ver se sobrevivem mais larvas do que na outra postura.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desejo-te **** cheers

Editado por Hugo R. Silva
Imagem inapropriada (há crianças na área).

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, agora é que eu estou a estranhar....

Será que os que eu teho não são Atyaphyra Desmareti ?!

Não têm essa cores, os ovos são muito maiores !e menos....

E formato creio ser diferente ....

gallery_26497_841_136045.jpg

gallery_26497_841_231288.jpg

Agora tou mais virado para os heteropoda 'wild'

?

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, agora é que eu estou a estranhar....

Será que os que eu teho não são Atyaphyra Desmareti ?!

Não têm essa cores, os ovos são muito maiores !e menos....

 

 

Boas, os Atyaphyra Desmareti que tenho ca não apresentam ovos tão grandes :doofywave:

C3.jpg

C4.jpg

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, agora é que eu estou a estranhar....

Será que os que eu teho não são Atyaphyra Desmareti ?!

 

 

isso nao sao ibericos. creio que heteropoda wild ...

Editado por Hugo R. Silva

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha femea tb tem engravidado e tb ja reparei que tenho filhotes!

 

tenho reds greens e ibericos todos juntos com neons

 

estao todos saudaveis e nada faço para os ibericos nascerem...

 

 

num aqua com peixes , suponho que tenhas filtro , certo ? e tens ibericos a criarem ?????

ate podem criar , mas nao acredito que chegues a ter larvas a chegarem a forma de adultos ...

nao creio que tenhas camarao iberico. as larvas sao plantonicas e teem 7 ou 8 metamorfosses ate chegarem a forma de adulto.

num aqua com neons e filtro ????? duvido muitoooooooooooo ... sem ofensa.

podes postar aqui fotos ?

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os Atyaphyra Desmareti que tenho ca não apresentam ovos tão grandes

 

 

estes sim , parecem-me ibericos.

Editado por Hugo R. Silva

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há sites que dizem que eles aguentam água salobra, mas não precisam em nenhuma fase da viva.

 

Vi referir a possibilidade de precisarem de um período frio para se reproduzirem. Tiveste-os sempre em casa ou apanharam frio no inverno?

 

Cumps,

João

 

pelo que ele referiu, tinha-os num aqua sem filtr nem termostato...

mesmo dentro de casa, a temperatura do aqua desce bastante no inverno em relação ao verão. pode ser a variação da temperatura, não a temperatura em si

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Só reparei neste post agora, mas parabéns pelo video é sempre muito interessante observar esses invertebrados.

Penso que essa espécie devia ser mais divulgada, pois não fica nada atrás dos sulawesi, mas isso é o que eu penso.

Parabéns pelo post os camarões são muito giros.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

ja nasceram e passados 4 ou 5 dia deixei de os ver ... :)

 

acho que esta nao correu nada bem ...

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

bem ...

e este ano ficamos por aqui , ja que a criaçao destes camaroes é sazonal ... agora so na proxima primavera.

poucas posturas e safei 15 , deu para compensar os que ja devem morrer de velhinhos , acho eu.

cresceram depressa , agora ja nao se destinguem dos mais velhos.

ate para o ano. lolll.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais