Atyaephyra desmaresti


labutes77

Recommended Posts

Há sites que dizem que eles aguentam água salobra, mas não precisam em nenhuma fase da viva.

 

Vi referir a possibilidade de precisarem de um período frio para se reproduzirem. Tiveste-os sempre em casa ou apanharam frio no inverno?

 

Cumps,

João

 

 

exacto, têm tolerancia á agua salobra para que possam deslocar-se mais para perto do mar para se alimentarem de alguns microorganismos que dai dvenham em caso de pouco alimento mais acima no rio, mas la esta, apesar de serem camaroes de ordem inferior(terem fase larval) nao quer dizer que necessitem de agua salobra, que é o caso, provavelmente nesta fase ate a agua salobra pode ser fatal

 

quanto ao periodo de frio, talvez nao seja bem por isso, mas sim por ser uma altura chuvosa mas com temperaturas "amenas" e nao temperatura de inverno, pelo que pode despoletar o ciclo de reproduçao, chuvas significa mais alimento

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tinham termoestato quando criaram , estiveram sempre a temperatura da casa. o mais baixo que medi foram 10º na agua, mas isto em pleno inverno.

agora anda pelos 20º / 22º.

eles criaram em maio / junho do ano passado ...

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os meus Atyaephyra desmaresti foram apanhados muito perto do mar por um amigo meu,e de çerteza que tiveram em contacto com agua salobra,o meu amigo até teve de fazer tpas para eles se acostumarem só á agua doçe!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se assim é ... nao faço ideia. mas tinha ideia que eram mais camaroes de cursos de agua , lagoas , barragens e ribeiras. nao fazia ideia que iam tao longe , ate a agua salobra.

de certeza que nao é camarinha ???? lollllada.

sem ofensa.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tenho a çerteza que são mesmo Atyaephyra desmaresti,se quiseres dá uma olhadela no meu tópico camarões(as espéçie que tenho) e vais ver!!

 

O meu amigo disse-me que eles estão mesmo em contacto com agua salobra,pois é muito perto do mar,mas tambem há mais para o interior onde a agua já é só doçe!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as fotos podiam estar melhores , mas parece ibericos, sim senhor.

nao fazia ideia de iam ate a agua salobra. estamos sempre a aprender.

 

:P

  • Gosto 1

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

No meu nano de invertebrados, tenho la uns 2 ou 3 Atyaephyra desmaresti que vieram junto com uma encomenda de reds que eu e um amigo meu fizemos ha uns tempos,ainda não tenho a certeza mas ao olhar para o aqua com atenção parece-me que tenho umas crias junto com as crias dos reds, digo isto pois perece-me terem aquela risca acastanhada no dorso, vamos esperar para ver o que dá.

 

Cumps.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sao so os Atyaephyra desmaresti com a risca nas costas ... os heteropoda selvagem, babaulti malayan , red cherry , etc.

 

tens fotos ? dos adultos que pensas serem Atyaephyra desmaresti ?

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fotos não é possivel pois devido ao tamanho deles com a maquina que tenho é impossivel apanhar alguma coisa de jeito (estou á espera de uma maquina emprestada para tirar varias fotos dos meus aquas e habitantes), mas acho que são Atyaephyra desmaresti pois quem os vendeu disse que se calhar iam uns camarões ibericos juntos, os pequenos só quando forem maiores é que posso ter a certeza, mas tenho um que é quase transparente e tem uma risca castanho escuro no dorso que me parece uma femea ovada, outro é castanho muito escuro com a mesma risca, dai pensar que as crias são Atyaephyra desmaresti, pois tambem tenho crias de reds e são diferentes, mal tenhaa por fotos eu coloco aqui.

 

Cumps.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok , ficamos a espera dessas fotos . assim será mais facil confirmar ou nao , se sao de facto ibericos.

 

entretanto tenho notado as 2 femeas velhas ( as sobreviventes dos 12 iniciais ), muito escuras ,verde azulado quase opaco. nao estao ovadas, mas tambem nao se consegue ver a sela , mas estarao a desenvolver os ovulos ? tantos dias seguidos e manterem as mesmas cores ...algo se passa.

acho-as com um ar suspeito :D

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma senhora fêmea de Atyaephyra desmaresti ... que estava verde escura no seu meio natural, sobre algas, mas que sobre areia branca fica avermelhada ...

 

Em volta, alguns red's mais pequenos ...

 

Vamos a ver o que acontece aos ovos ...

 

gallery_32985_1455_29562.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que linda !!!

boa sorte ! os meus ainda nada ... :|

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fim de semana desloquei-me ao rio Tejo, bem perto da minha casa e seguindo as indicações fornecidas por alguns pescadores e aspirantes a pescadores, capturei em bem menos de 10 minutos, algumas centenas largas dos fantásticos camarões ibéricos. Depois desta aventura concluí que o dificíl não é capturá-los, mas sim encontrar as plantas onde eles se encontram. Isso sim pode dar algum trabalho!!

Apanhei bastantes fêmeas ovadas e alguns camarões tão pequenos, que me leva a crer que já iniciaram há algum tempo o ciclo de reprodução.

Vou preparar umas fotos e uma descrição do método utilizado para a busca assim bem como para a captura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Li aqui algumas referencias que dizem que o Atyaephyra desmaresti toleram água salobra…esse é um erro muito difundido e comum visito que eles são facilmente confundido com um outro camarão existente em Portugal que habita em águas interiores mas salobras, Palaemonetes varians…é possível inclusive colectar essas duas espécies no mesmo local, mas isso é só em zonas de água pouco salobra, no limite da tolerância mínima do Palaemonetes varians e no limite da tolerância máxima de salinidade do Atyaephyra desmaresti…mas penso que este assunto já tenha sido várias vezes falado aqui no aquariofilia.net

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o Typhon mora em Abrantes, penso que lá a água do Tejo não é salobra, deve ser totalmente doce.

 

O Palaemonetes varians é vulgarmente conhecido por camarinha.

 

Boa sorte com eles.

 

Cumps

Editado por AlbCab
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fim de semana desloquei-me ao rio Tejo, bem perto da minha casa e seguindo as indicações fornecidas por alguns pescadores e aspirantes a pescadores, capturei em bem menos de 10 minutos, algumas centenas largas dos fantásticos camarões ibéricos. Depois desta aventura concluí que o dificíl não é capturá-los, mas sim encontrar as plantas onde eles se encontram. Isso sim pode dar algum trabalho!!

Apanhei bastantes fêmeas ovadas e alguns camarões tão pequenos, que me leva a crer que já iniciaram há algum tempo o ciclo de reprodução.

Vou preparar umas fotos e uma descrição do método utilizado para a busca assim bem como para a captura.

 

 

se formos la todos apanhar umas centenas largas de camaroes ( incluido femeas ovadas , apanhaste talvez milhares e nao centenas )... quantos irao restar no rio ate ao fim deste ano ? ? ?

 

há mesmo necessidade de apanhar centenas ? :)

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim centenas nao vale a pena se nao eles desaparecem e ficam extintos e nao e isso que queremos se todos apanhacem 15 ou 20 chegava perfeitamente

 

mas ja que os apanhaste fica com eles ou da alguns ao pessoal ha muita gente a querer uns e nao pode ou nao consegue apanhar (como e o meu caso ;))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece-me bem , ja que estao "apanhados" ... distribui isso gratuitamente, por quem possa querer , escusam assim de la ir todos apanhar centenas ...

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais