As minhas tartarugas


Recommended Posts

Oi,

sou nova pelas andanças dos aquários mas não dos aquaterrários! :?

Já tenho tartarugas há mais ou menos catorze anos.

Comecei com duas tartarugas de faces rosadas, que agora estão dois monstrinhos.

Há coisa de três anos comecei de novo com meninas bebés e como a venda das faces rosadas está proibida no país comecei com as corcunda do mississipi!

O meu namorado ofereceu-me uma, depois uma amiga ofereceu a outra e há uns mesinhos arranjei-lhes nova companheira.

 

Deixo-vos fotos das meninas!

 

O lago das faces rosadas

 

Espaço total: +-3,5m2

Tamanho do lago: +-200 litros

Vedação: 45 cm de altura

Substrato: argila expandida, casca de pinheiro e seixos de ribeiro

Plantas - aquáticas: jacinto e alface de água

- terrestres: aloe vera e outras

 

gallery_33825_1337_72819.jpg

gallery_33825_1337_242807.jpg

gallery_33825_1337_60809.jpg

gallery_33825_1337_15591.jpg

 

O aquaterrário das corcunda do mississipi

 

Tamanho: 60*30*40

Substrato: areão de rio

Acessórios: filtro aquael 300l/h com esponja, lâmpada uv reptisun 5.0, aquecedor 75W, gruta para esconderijo

Plataforma: cortiça e tronco

 

Este aquaterrário já se está a tornar pequeno para os seus habitantes, por isso já arranjei uma caixa de arrumação de 120litros que será a sua casa de verão (que ficará no alpendre do quintal).

Entretanto ficam as fotos:

 

gallery_33825_1337_339926.jpg

gallery_33825_1337_240204.jpg

gallery_33825_1337_279731.jpg

gallery_33825_1337_178786.jpg

 

Há mais fotos minhas na galeria!

 

Fico à espera de comentários!

:P

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelas tartas :P muito bonitas...e grandes...eheh

 

agora podias era alargar o das grandes e pôlas todas juntas! ou não? :? eu não percebo muito sobre tartas por isso....só te posso dizer para continuar com o bom trabalho! :?

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pelo comentário!

 

O lago das grandes ficará assim, só com elas, pois esta espécie de tartas é um pouco agressiva (tenho algum receio em juntar outra espécie no mesmo espaço - para além de ser pequeno para mais tartas), e também porque a diferença de tamanhos é ainda um pouco acentuada.

 

O lago das fotos fica em casa dos meus pais.

Como chegou a hora da minha "independência" :medieval_mace: eu mudo-me para minha casa este Verão e nessa altura começarei a construção de um novo lago para as meninas mais pequenas... Se bem que elas só farão uso dele no próximo ano (a mais novinha ainda é muito pequena para ir para o exterior e hibernar).

 

:medieval_mace:

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá novamente!

As minhas tartarugas mais pequenas estão a deixar de ser tão pequenas...

Como viram acima, tinha três corcundas do mississipi e as duas ocadias da minha irmã num aquaterrário de 60 litros.

O espaço estava a ficar pouco e por isso comprei uma caixa de arrumação de 120 litros e fiz-lhes nova casa! Tive de juntar mais um filtro, pois o outro sozinho não iria dar conta do recado...

No próximo Verão elas ficarão (como de costume) no alpendre em casa dos meus pais, agora no seu aqua novo.

No final do Verão levo a caixa e as minhas 3 tartas para minha casa onde passarão a viver e as 2 ocadias ficam no aqua de 60 litros!

 

E aqui vão fotos:

img0024zjs.jpg

img0026ine.jpg

img0023ihd.jpg

Na boa vida...

img0027fqw.jpg

Uma das ocadias que está a crescer a olhos vistos

img0020lfj.jpg

 

A médio-longo prazo (2/3 anos) o objectivo é construir um lago na minha casa nova, para as meninas viverem a sua vida adulta!

 

E agora espero mais comentários!

:)

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tens uns terrarios mto fixes!

 

A das rosadas é tal e qual um que tenho em mente para uma tarta que tenho vai para 16 anos. Tem um tamanho enorme. Penso que tem de comprimento cerca de 25cm +/- mas tenho-a num sitio já um bocado apertado para ela. Em principio qdo mudar de casa posso construir o terrario.

 

Mas explica-me uma coisa, as de face rosada tao proibidas de vender? Não sabia. Desde qdo e porquê?

 

E já agora, o que lhes dás de comer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim são proibidas por lei, até mantelas é proibido segundo a lei. Isto acontece porque é uma espécie invasora, uma praga nos nossos cursos de água que compete com as nossas espécies autoctones, as pessoas como começavam a ver que cresciam muito soltavam-nas nos lagos, elas adaptam-se muito bem... Claro que as espécies mais comuns(trachemys, graptemys, pseudemys) comercializadas hoje em dia têm o mesmo potencial para se tornarem praga, a solução não está na proibição, existem medidas muito melhores para serem seguidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens uns terrarios mto fixes!

 

A das rosadas é tal e qual um que tenho em mente para uma tarta que tenho vai para 16 anos. Tem um tamanho enorme. Penso que tem de comprimento cerca de 25cm +/- mas tenho-a num sitio já um bocado apertado para ela. Em principio qdo mudar de casa posso construir o terrario.

 

Mas explica-me uma coisa, as de face rosada tao proibidas de vender? Não sabia. Desde qdo e porquê?

 

E já agora, o que lhes dás de comer?

 

Obrigada!

 

Realmente é proibida a manutenção e venda desta espécie pelas razões já referidas pelo limao.

São uma espécie muito resitente e um pouco agressiva e territorial.

 

As minhas "monstrinhas" comem ração comercial (uma mistura de várias marcas - nutron, sera, zoomed e nutrafin) para tartarugas aquáticas grandes, como alimentação base.

Duas ou três vezes por semana - maçã, banana, pêra, courgete, cenoura, beringela, peixe... e outros, de forma alternada.

Uma vez por semana ou de 2 em 2 semanas - camarões secos (gammarus) dos maiores, fiambre ou salsicha de lata (elas adoram! mas não se deve abusar pois têm muita gordura).

 

Dentro do que disse vou pondo conforme o que tiver em casa.

 

Elas ficam sem comer de Novembro a Fevereiro, depois vão retomando lentamente a alimentação.

Nos meses de Verão, comem imenso! E é mesmo assim que tem de ser para acumularem reservas para a hibernação.

 

Boa sorte com o teu projecto!

Fico à espera de novidades!

:doofywave:

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sophyazinha,

 

Parabéns pelas tartarugas, estão lindas. Iniciei-me à uns dias com as tartarugas e neste momento tenho duas ocadias ainda pequeninas.

A minha ideia é fazer-lhes um lago quando estiverem mais crescidas, do género do teu. Mas tenho uma curiosidade, no inverno mantens-las no lago, no exterior?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada!

 

Sim, elas ficam no exterior. Entram em hibernação.

Deixo-as hibernarem há já 8 anos e sempre correu tudo bem.

 

As tartarugas não devem hibernar nos primeiros anos de vida (dependendo do seu tamanho e peso) pois ainda não têm as "reservas" necessárias para tal.

Depois dos 4/5 anos, se forem saudáveis e bem alimentadas durante os meses de Verão, podem hibernar.

 

Espero ter ajudado!

Boa sorte com as tuas tuguinhas!

;)

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Sim são proibidas por lei, até mantelas é proibido segundo a lei. Isto acontece porque é uma espécie invasora, uma praga nos nossos cursos de água que compete com as nossas espécies autoctones, as pessoas como começavam a ver que cresciam muito soltavam-nas nos lagos, elas adaptam-se muito bem... Claro que as espécies mais comuns(trachemys, graptemys, pseudemys) comercializadas hoje em dia têm o mesmo potencial para se tornarem praga, a solução não está na proibição, existem medidas muito melhores para serem seguidas.

 

A lei fala da proibição de mantê-las , quando a mesma se destina para criação e ou fins comerciais (cuidado com esta interpretação) .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quem as tem já á vários anos ? Mata-as ? Talvez deitá-las ao rio ? Assim ajudaria muita a retirá-las dos nosso rios, lagos, ribeiras....

 

Boas

 

A proibiçao surgiu, como já foi referido, precisamente por serem abandonadas em qualquer canto com um bocado de agua... Se calhar porque cresceram e deixaram de ser aquele animalzinho querido, com pouco mais do tamanho de uma moeda... e por darem trabalho... Mas este tipo de mentalidade é comum a muitos outros animais, que se calhar nao tem é o poder adaptativo, e um instinto de sobrevivencia apurado, como estas tartarugas.

 

A lei contempla instituiçoes para as recolherem, como o Icn, mas na practica, e porque as que sao recolhidas acabam por ficar aglomeradas em locais restritos, o conselho que muitas vezes é dado, é que as mantenham com descriçao e evitem a reproduçao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

Obrigada!

 

Sim, elas ficam no exterior. Entram em hibernação.

Deixo-as hibernarem há já 8 anos e sempre correu tudo bem.

 

As tartarugas não devem hibernar nos primeiros anos de vida (dependendo do seu tamanho e peso) pois ainda não têm as "reservas" necessárias para tal.

Depois dos 4/5 anos, se forem saudáveis e bem alimentadas durante os meses de Verão, podem hibernar.

 

Espero ter ajudado!

Boa sorte com as tuas tuguinhas!

http://www.aquariofilia.net/forum/public/style_emoticons/#EMO_DIR#/icon_wink.gif

Boas,

Elas passam todo o ano exterior?

É necessário algum cuidado com a luz solar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Elas passam todo o ano exterior?

É necessário algum cuidado com a luz solar?

 

Oten,

 

Podem passar o ano todo no exterior

O cuidado a ter com a luz solar é dar-lhes o máximo possivel. Elas agradecem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.