Joana Maia

Membro
  • #Conteúdo

    74
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Joana Maia

  1. Eu já tive roxas e rosa compradas a um membro aqui do fórum há alguns anos, mas penso que já não faz criação. O que disseste do cruzamento das azuis com as marfim é verdade, ou saem azuis ou saem marfim, no entanto se cruzares azuis com douradas podem sair azuis, douradas ou verde azeitona (corpo escuro e concha dourada), já tive no meu aquário também.
  2. Tudo começou quando introduzi no aquário uns bonitos planorbis azuis... com o tempo fui trocando plantas e sem querer começaram nascer planorbis vermelhos e castanhos que se foram cruzando entre si e os azuis foram sendo cada vez mais raros Há alguns meses decidi tentar apurar novamente os azuis e fui tirando tos os vermelhos e castanhos que iam aparecendo, mas..... o resultado foi este: Agora nascem todos com o corpo vermelho e a concha azul
  3. Infelizmente acho que todos os bebés morreram, ja introduzi comida de peixe na alimentação (pastilhas de peixes de fundo) e vou reduzir a frequência das TPA's para 15 em 15 dias. Agora há que esperar que haja mais posturas.
  4. Falta de cálcio não é porque uso decacit e coloco sempre um pouco quanto faço TPA's. A concha das adultas está perfeita, sem qualquer sinal de falta de cálcio. O pH está nos 7.5, a temperatura nos 25º-26º. O aquário não é fertilizado e não tem peixes, só as ampulárias, planorbis e plantas. O aquário é este http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?cPath=214&products_id=893. O sistema de filtragem está na parte de trás, tirei uma das esponjas e coloquei um filtro mas como fica atrás o caudal não é nada forte. Aparentemente não há motivo nenhum para isto estar a acontecer. Tenho mais dois cachos, um deles não me parece que vá nascer uma vez que já tem um mês e ainda continua muito rosado, o outro tem quase 3 semanas e está a ficar com aquele aspecto tosco que costumam ter quando as ampulárias estão quase a nascer.
  5. Pois, falta de comida não é porque têm sempre alimento. Começam a aparecer várias conchas minúsculas vazias, infelizmente estão a morrer em vez de crescer. Gostava de perceber o porquê para corrigir a situação. Os parâmetros da água estão bons e todas as semanas faço TPA de cerca de 20% da água. Os adultos andam felizes e contentes pelo aquário, muito activos e acasalam com frequência.
  6. Olá a todos, Tenho neste momento umas quantas ampulárias bebés a passear pelo aquário, umas nasceram no dia 5/03 e outras no dia 7/03, ou sejam, têm um mês de idade, no entanto ainda não cresceram praticamente nada, continuam com cerca de 1-1.5mm!!! É normal? Tinha ideia que com um mês de idade já deveriam ter pelo menos 0.5cm! A temperatura do aquário está nos 25º, e em conjunto com os progenitores, alguns planorbis e as plantas, são os únicos habitantes do aquário, ou seja, não têm peixes a chatear. Alimento-as com courgette, alface e broculos (às vezes deito cenoura, mas elas não gostam muito). Não deveriam estar já maiores? Ainda nem dá para distinguir as cores!
  7. Nasceram hoje, ainda não dá para perceber a cor, supostamente deveriam ser todas azuis, uma vez que na altura que o cacho foi colocado, só havia azuis no aquário, no entanto parece que vão ser duas cores diferentes porque umas têm umas pintinhas escuras e outras não têm nada (tentei tirar fotos, mas não consegui, são muito pequeninas)... mas só daqui por mais algum tempo vai dar para ter a certeza. O outro cacho foi posto com uma diferença de 5 dias para o primeiro, não tarda nada também devem nascer
  8. Olá Rita, Acho que o decalcit nao vai fazer nada em relação á deteriorização que elas já têm, ajuda é a nao estragar mais. Já mediste o pH da água? Se estiver mt ácida estraga a concha das ampularias, o ideal é estar entre 7-7.5.
  9. Já tenho novidades... Nasceram cerca de 50 ampularias
  10. As pintas vão desaparecer quando ele for adulto. Já tive azuis e em jovens também tinham pintas, mas conforme iam crescendo as pintas iam desaparecendo. Ou melhor, provavelmente continuam lá, mas nao se vêem.
  11. Quando tiver para venda sim. Mas isso ainda vai demorar pelo menos 2 meses.
  12. Nas lojas é muito difícil. Sou de Santo Tirso e tanto aqui como nos arredores só vejo douradas à venda, e mesmo essas vê-se pouco nesta altura do ano. Uma vez vi uma azul numa loja de um shopping, custava quase 9 euros!!! O melhor é estares atenta aos classificados aqui do forum e talvez colocares um post no separador "Procura".
  13. Ola Rita, São realmente bichos muito bonitos, montei um aquário só para eles, assim não são incomodados pelos peixes e noto que andam muito mais activos agora.
  14. Vê o meu tópico http://www.aquariofi...howtopic=193016, tem algumas fotos. Neste momento tenho dois machos azuis, uma fêmea azul e uma dourada.
  15. Olá, Dourada (amarela) + Azul já experimentei, podem sair douradas, azuis ou oliva (um verde azeitona).
  16. Dois machos a competirem pela mesma fêmea...
  17. Estranho... eu consigo vê-las. Fiz como diz no tópico, coloquei-a no imageshack, copiei o link directo e colei. Mesmo entrando logged off consigo ver a foto
  18. A Dourada chegou hoje a casa e não escapou ao garanhão
  19. Olá, no meu caso é por experiência própria. Coloquei 2 helenas num aquário para controlar a população de planorbis e comeram-me 2 tylomelanias. Resolvi colocá-las noutro aquário onde tinha 2 ampulárias adultas e as helenas estavam sempre a atacá-las, tive de dar as helenas.
  20. Olá a todos, após o tratamento com esha 2000 ter falhado, iniciei na sexta feira tratamento com baktopur direct. Além da medicação coloquei uma colher de sal na água e baixei a temperatura para os 22º ( foi-me aconselhado por um entendido que muitos de vocês conhecem, o Nuno da Mania dos peixes ), pois ao que parece este tipo de bactéria prolifera bem melhor com temperaturas elevadas. Não me garantiram que resultasse, mas era o melhor que podia fazer. Os peixes continuam a morrer, mas tenho esperança que desta vez escapem alguns. Tal como disse o Julius esta doença é pior do que lepra.
  21. Pois, o pior é que não fazia ideia que as ampulárias eram transmissoras da doença, daí o meu erro em as ter colocado no aquário do meu amigo, estranho é nenhum dos platys ser afectado pela bactéria, tanto no meu aquário como no dele. Sabes dizer-me que comprimidos são esses e onde os posso comprar? Queria mesmo salvar alguns dos peixes dele...
  22. A fauna são só guppies, platys, acho que não há incompatibilidades. Vou experimentar, mesmo que não corra bem se não fizer nada vai acontecer como no meu, vão morrer todos. Quanto à medicação já fiz os 3 dias conforme indica no folheto. Devo continuar?
  23. Olá a todos, preciso urgentemente de ajuda. Num curto espaço de 3 dias morreram todos os meus guppies, cerca de 30. No aquário tinha guppies, platys e ampulárias, mas apenas os guppies foram afectados, começaram a ficar com umas manchas brancas no corpo e depois com as caudas "roídas" e acabavam por morrer em muito pouco tempo. Fiz testes à água pH, nitritos e nitratos e estava tudo bem, tentei tratamento com esha 200 mas não resultou. Após esse episódio tive uma fuga de água no aquário e tive de o desmontar, coloquei os platys num aquário mais pequeno temporariamente e as ampulárias levei-as para o aqua de um amigo meu. Agora está a acontecer aos guppies dele precisamente o mesmo que aconteceu aos meus, estão a morrer exactamente da mesma forma. Retirei imediatamente as ampulárias e iniciei tratamento com esha 2000 mas também não resultou, continuam a morrer. Também no aquário dele os parâmetros estão ok. Ajudem por favor...