Green Glass - Nano 60L


Mhocas

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um nano de 60L com uma montagem que nunca apresentei aqui no forum, muito simples, apenas com algumas plantas e duas rochas que finalmente me decidi a mudar.

 

Era este o aspecto do aquário:

 

dscf2239576x768.jpg

 

dscf22411024x768.JPG
dscf22441024x768.JPG
Á pouco tempo, a carregar lenha para a lareira, encontrei um tronco que me despertou a atenção e tentar fazer qualquer coisa com ele.
dscf22451024x768.jpg
dscf22511024x768.JPG
dscf22531024x768.jpg
Eis uma surpresa quando fui limpar o filtro. Pelo menos há dois meses que não o limpava, as também nunca me apareceu muita sujidade nele. Encontrei este monte de ovos de caracol. Uma coisa é certa, os caracóis tinham-me desaparecido do aqua misteriosamente. Andavam a passear pelo filtro. Felizmente consegui remover os ovos só com a água do aquario para não matar as bacterias.
dscf22571024x768.jpg
O filtro: Um Eden 501 que apesar de o ter a funcionar abaixo do aqua, o que não é recomendado pelo fabricante, porta-se muito bem.
dscf22591024x768.jpg
Devido à troika, (os 23% do IVA na eléctricidade nem foi a troika mas sim estes c@br£§s), optei por uma iluminação de LED.
Encomendei em alturas diferente da china os holofotes, daí serem diferentes. Apesar de serem ambos de 10W, um tem mais brilho que o outro e tem um reflector maior.
No entanto, quando estou em casa, ainda ligo umas horas a lâmpada T4-8W.
dscf22611024x768.jpg
dscf22621024x768.jpg
No fim de encher, ficou assim, ainda turvo:
dscf2265576x768.jpg
dscf22681024x768.jpg
dscf22981024x768.jpg
Uns dias depois:
dscf23341024x768.jpg
dscf23361024x768.jpg
Acrescentei-lhe hoje um filtro de cascata (do chinês) de 500L/h uma vez que penso ser de eu ter adicionado alguma akadama que cá tinha de um nano de 18L misturado com arenito, a agua está um pouco amarelada. Vou fazendo TPAs e penso que com o filtro, que lhe acrescentei lã de rocha a situação melhore.
Está longe do que pretendia, espero que com o crescer das plantas este layout melhore. Precisava de umas plantas um pouco diferentes, com folhas maiores para ser proporcional com o tronco, mas vivo numa zona onde não existe comercio de plantas. As que se vão arranjando são de podas de outros aquariofilistas que por vezes encomendam ou trazem de viagens. Só para terem uma ideia, não existe uma unica loja que venda um Ottocinculos. Só os vulgares CAE.
Aqui vai o Setup:
Fauna:
6 Neons
2 Platys
10 Redcherrys

Flora:
Hygrophila polysperma
rotalas rotundifolia
fetos de java e musgo de java
Filtro Eden 501
Filtro cascata 500l/h
Aquecedor 75W
2 holofotes led 10W
1 T4-8W
Cumps,
Henrique Teixeira
Editado por Mhocas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação é suficiente para este tipo de plantas, a vantagem do led é essa mesmo, não é necessário tanta potencia para atingir os mesmos valores das T8 e são mais direccionais, não dispersando luz.

 

Para um tapete de é que precisaria já no mínimo de um holofote de 50W neste aqua pois a tem a desvantagem de ser muito alto.

 

A fertilização é apenas o PlantGrow e uns sticks enterrados no substrato.

 

Por norma tenho CO2 caseiro, mas nesta montagem ainda não utilizei pois estou à espera de um kit daqueles que se mete uma mistura a venda para gerar CO2. Enquanto não encontrar onde carregar o CO2 tem de ser assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.