Os velhos filtros biologicos de fundo em vez de esponja na entrada do filtro...


Fábio Silva

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Vi num Blog de um experiente aquariofilista de invertebrados que usa o filtro de fundo em substituição das esponjas de entrada no filtros externos.O que acham da ideia?Terá vantagens, desvantagens?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que os filtros de fundo por si só serão suficientes para remover as partículas da coluna de água?? Estes filtros ñ me parecem que serão sufcientes para fazer eficazmente as tão faladas filtragens mecânica e biológica?

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão deve ser colocada de outro modo, os aquários em questão são só para camarões, e plantas devem ser muito poucas e de fácil manutenção, logo não existirá sujidade que seja preciso um filtro externo.

 

Sendo feita pela areão não deverá ter problemas (depende da flora), pois o areão (além dos filtros) será o local com maior número de bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão deve ser colocada de outro modo, os aquários em questão são só para camarões, e plantas devem ser muito poucas e de fácil manutenção, logo não existirá sujidade que seja preciso um filtro externo.

 

Hugo deste uma explicação lógica, mas na prática ñ vejo as coisas tão simples assim, um aqua com poucas ou muitas plantas tem sempre particulas em suspensão na água e algumas bem visíveis, ponho dúvidas que os filtros de fundo sejam suficientes para manter a água limpa, ou pelo menos ñ a irão limpar tão rápido como qualquer outro tipo de filtro...

Cumpts

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo deste uma explicação lógica, mas na prática ñ vejo as coisas tão simples assim, um aqua com poucas ou muitas plantas tem sempre particulas em suspensão na água e algumas bem visíveis, ponho dúvidas que os filtros de fundo sejam suficientes para manter a água limpa, ou pelo menos ñ a irão limpar tão rápido como qualquer outro tipo de filtro...

Cumpts

 

Olá

 

Podes explicar que partículas em suspensão encontras num aquário só de camarões sem plantas?

 

É que o que foi colocado em discussão foi a utilização de filtro de fundo por AQUELA PESSOA, logo devemos ter em conta o que lá tem.

 

P.S. Eu não digo que concorde com a sua utilização, até pq não o uso e não penso usar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Podes explicar que partículas em suspensão encontras num aquário só de camarões sem plantas?

 

É que o que foi colocado em discussão foi a utilização de filtro de fundo por AQUELA PESSOA, logo devemos ter em conta o que lá tem.

 

P.S. Eu não digo que concorde com a sua utilização, até pq não o uso e não penso usar...

 

Olá

 

Antes de mais vamos evitar que este tópico se torne um conjunto de post's "H R. Silva vs. Wilchespires", pois ñ deve ter sido o propósito de quem o colocou.

 

Ñ vejo onde é que AQUELA PESSOA mencionou a utilização de plantas ou ñ, logo ao responder levo em conta todas as possibilidades.

E por acaso ainda ñ via alguém que tentasse ser bem sucedido na criação de invertebrados sem pelo menos usar musgo (Respondendo à pergunta Musgo=Plantas).

 

Ps. Eu também ñ disse que concordavas e muito menos que eu ñ concordo com a sua utilização, apenas disse que ñ acreditava ser suficiente e eficaz!

Cumpts

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já não estou a enterder nada desta conversa!

No meu computador, o link apresentado no primeiro post direcciona-me para uma apresentação da apresentação de um filtro biológico de fundo associado a um canister. A função do filtro de fundo é neste caso a mesma da esponja que muitos de nós colocamos na entrada de agua dos filtros externos, ou seja, impedir que os camarões sejam sugados para dentro do filtro com o eventual estabelecimento de uma colónia de bactérias que melhorará a filtragem biológica.

Nessa óptica, a capacidade de retenção de bactérias no filtro de fundo é certamente superior à da tradicional esponja que normalmente utilizamos. Quanto ao bloqueio do risco de sução de camarões para dentro do canister, também me parece inquetionavelmente eficiente.

Quanto à capacidade de um filtro biológico de fundo por si só ser ou não suficiente, depende imenso do tipo e quantidade de substracto utilizado, pois é apenas este que funciona como média filtrante. Depende também da quantidade e da sensibilidade dos camarões presentes no aqua, e evidentemente da quantidade e frequencia das mudanças de agua.

Não acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Vi num Blog de um experiente aquariofilista de invertebrados que usa o filtro de fundo em substituição das esponjas de entrada nos filtros externos.O que acham da ideia?Terá vantagens, desvantagens?

 

abraços

 

 

Bem, já não estou a enterder nada desta conversa!

No meu computador, o link apresentado no primeiro post direcciona-me para uma apresentação da apresentação de um filtro biológico de fundo associado a um canister.

 

Como disse o filtro biológico de fundo é só para substituir a esponja como voltou a referir o C Mocho... Acho que é uma excelente ideia associado a um filtro externo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o filtro biológico de fundo é só para substituir a esponja como voltou a referir o C Mocho... Acho que é uma excelente ideia associado a um filtro externo..

Boas

Agora é que não entendi

"associado a um filtro externo"

Assim sendo vais ter de colocar na mesma a esponja na entrada do filtro externo.

Não vejo a vantagem dos dois filtros num (aquário só de camarões)

abraço

jjulio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente, sim são dois em um, filtro de fundo + canister. Nem me apercebi do filtro externo, tendo mesmo visto esse link diversas vezes antes.

 

Peço desculpa pelo erro.

 

A minha observação recaiu sobre a resposta do whilchespires.

 

Olá

 

Antes de mais vamos evitar que este tópico se torne um conjunto de post's "H R. Silva vs. Wilchespires", pois ñ deve ter sido o propósito de quem o colocou.

 

Ñ vejo onde é que AQUELA PESSOA mencionou a utilização de plantas ou ñ, logo ao responder levo em conta todas as possibilidades.

E por acaso ainda ñ via alguém que tentasse ser bem sucedido na criação de invertebrados sem pelo menos usar musgo (Respondendo à pergunta Musgo=Plantas).

 

Ps. Eu também ñ disse que concordavas e muito menos que eu ñ concordo com a sua utilização, apenas disse que ñ acreditava ser suficiente e eficaz!

Cumpts

 

Boas, se mais ninguém participou qual o problema de duas pessoas debaterem sobre o tema? Sinceramente não vejo qual o drama, se tivéssemos em off-topic (como agora) sim seria mau, mas não é o caso.

 

Aquela pessoa apresenta fotografias da montagem e resultado final do aquário em questão. e se a dúvida inicial seria sobre aquela montagem devemos comentar baseado nela certo? e não sobre o que pensamos que irá levar.

 

Sim utiliza musgo que todos sabemos não precisar de fertilizações nem extras para se desenvolver e não larga partículas em suspensão na água.

 

E sim é possível criar camarões sem plantas. Fácil? Sem trabalho? Claro que não mas não é de facto impossível.

 

Acho que não vale muito mais este diálogo surdo heheh.

 

Sobre o assunto mantenho a primeira resposta, com a resalva que utiliza além do filtro de fundo um filtro externo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Agora é que não entendi

"associado a um filtro externo"

Assim sendo vais ter de colocar na mesma a esponja na entrada do filtro externo.

Não vejo a vantagem dos dois filtros num (aquário só de camarões)

abraço

jjulio

 

Não tem que colocar a esponja na entrada do filtro externo, pq esta entrada do filtro externo está ligada à placa de fundo, ou seja, fica "tapada" pelo areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A minha observação recaiu sobre a resposta do whilchespires.

 

Reparei nisso :mrgreen:

 

Eu ñ sou contra os debates, muito pelo contrário, ñ acho é bem quando um tópico é apresentado por um membro com dúvidas e nos focamos na resposta de outro membro que simplesmente tentou ajudar, mesmo quando colocou outras questões em cima da mesa tais como "particulas em suspensão", que pelos vistos só nos meus aquas acontece.

 

Já percebi e concordo que a filtragem por meio da utilização do substrato permite a utilização do mesmo como materia filtrante e colonizadora de bactérias, agora na minha opinião sem a ajuda dum filtro que aspire directamente da coluna de água a filtragem num aqua seja de camarões, plantado menos ou mais ñ é suficiente.

 

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Reparei nisso :mrgreen:

 

Eu ñ sou contra os debates, muito pelo contrário, ñ acho é bem quando um tópico é apresentado por um membro com dúvidas e nos focamos na resposta de outro membro que simplesmente tentou ajudar, mesmo quando colocou outras questões em cima da mesa tais como "particulas em suspensão", que pelos vistos só nos meus aquas acontece.

 

Já percebi e concordo que a filtragem por meio da utilização do substrato permite a utilização do mesmo como materia filtrante e colonizadora de bactérias, agora na minha opinião sem a ajuda dum filtro que aspire directamente da coluna de água a filtragem num aqua seja de camarões, plantado menos ou mais ñ é suficiente.

 

Cumpts

 

hehhe Ainda bem :mrgreen:

 

 

Nos meus aquários de camarões devidamente maturados, raramente tenho partículas em suspensão, mas tb não utilizo aspiração por filtro de fundo.

 

E não respondi só a ti, tentei (e pensei que o tinha feito de forma clara) responder ao inicio do tópico.

 

Sendo feita pela areão não deverá ter problemas (depende da flora), pois o areão (além dos filtros) será o local com maior número de bactérias.
Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Henrique, relativamente à capacidade de eliminação de partículas em suspensão, os filtros biológicos de fundo são bastante eficazes. Quando começei a ter aquários (com os meus 10 ou 11 anitos) era praticamente impensável montar outro tipo de filtro para um pequeno aquário de agua doce (claro que já tinham inventado sistemas melhores, mas a informação e a oferta comercial era então do século passado.

 

De uma maneira geral, as partículas mais pesadas em suspensão num fluido sofrem um simples processo mecânico que se chama decantação. Este processo é um dos usados nas estações de tratamento de esgotos (pelo menos é uma das fases de maior eficiência).

Como a corrente de agua formada por esse tipo de filtros é fraca, ou seja não levanta partículas por arrastamento e faz-se no sentido descendente relativamente à coluna de agua, as partículas que são arrastadas ficam presas no substracto que actua como média filtrante.

 

O problema principal na utilização deste tipo de filtro é que não permite a remoção da matéria que se vai acumulando, ao contrário do outro tipo de filtros, que podem com maior ou menor facilidade ser limpos.

A acumulação de matéria organica que pela acção das bactérias se transformará em nutrientes assimiláveis pelas plantas pode contribuir para o enriquecimento do substracto, contudo para que esses nutrientes possam ser aproveitados é necessário que existam plantas que o retirem do substracto.

A utilização de plantas associadas a um filtro biológico de fundo não é tão simples quanto pode parecer numa primeira análise, pois tratando-se de um sistema em que o areão assenta sobre uma “rede” ou “grelha”, o desenvolvimento de algumas raízes pode eventualmente entupir essa “rede” em algumas zonas, contribuindo para a diminuição da eficácia do filtro (plantas com sistemas raticulares poderosos são pois desaconselháveis).

Neste sistema, a utilização de substractos em pó ou substractos que se desfazem com o tempo também não deve ser uma opção a considerar, pois esses contribuiriam facilmente para o entupimento, pelo menos parcial, do sistema.

 

A associação de um filtro biológico de fundo a um canister permite assegurar que a filtragem mecânica fique sobretudo a cargo do outro filtro, sendo a filtragem biológica assegurada sobretudo pelo filtro de fundo, contudo não resolve a acumulação de detritos a longo prazo.

 

Uma solução interessante para a utilização destes tipos de filtro (li uma vez num site que não recordo qual foi) é a montagem do sistema de forma “invertida”, ou seja à saída do fluxo, de forma a evitar a acumulação de detritos por debaixo do filtro. Desta forma, o estabelecimento de bactérias filtrantes é igualmente viável, procedendo-se à filtragem mecânica antes da agua entrar no filtro biológico de fundo. Assim, com um substracto adequado, o sistema de filtragem é capaz de ser ainda mais eficiente que com um filtro externo “normal”.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Henrique, relativamente à capacidade de eliminação de partículas em suspensão, os filtros biológicos de fundo são bastante eficazes. Quando começei a ter aquários (com os meus 10 ou 11 anitos) era praticamente impensável montar outro tipo de filtro para um pequeno aquário de agua doce (claro que já tinham inventado sistemas melhores, mas a informação e a oferta comercial era então do século passado.

 

De uma maneira geral, as partículas mais pesadas em suspensão num fluido sofrem um simples processo mecânico que se chama decantação. Este processo é um dos usados nas estações de tratamento de esgotos (pelo menos é uma das fases de maior eficiência).

Como a corrente de agua formada por esse tipo de filtros é fraca, ou seja não levanta partículas por arrastamento e faz-se no sentido descendente relativamente à coluna de agua, as partículas que são arrastadas ficam presas no substracto que actua como média filtrante.

 

O problema principal na utilização deste tipo de filtro é que não permite a remoção da matéria que se vai acumulando, ao contrário do outro tipo de filtros, que podem com maior ou menor facilidade ser limpos.

A acumulação de matéria organica que pela acção das bactérias se transformará em nutrientes assimiláveis pelas plantas pode contribuir para o enriquecimento do substracto, contudo para que esses nutrientes possam ser aproveitados é necessário que existam plantas que o retirem do substracto.

A utilização de plantas associadas a um filtro biológico de fundo não é tão simples quanto pode parecer numa primeira análise, pois tratando-se de um sistema em que o areão assenta sobre uma “rede” ou “grelha”, o desenvolvimento de algumas raízes pode eventualmente entupir essa “rede” em algumas zonas, contribuindo para a diminuição da eficácia do filtro (plantas com sistemas raticulares poderosos são pois desaconselháveis).

Neste sistema, a utilização de substractos em pó ou substractos que se desfazem com o tempo também não deve ser uma opção a considerar, pois esses contribuiriam facilmente para o entupimento, pelo menos parcial, do sistema.

 

A associação de um filtro biológico de fundo a um canister permite assegurar que a filtragem mecânica fique sobretudo a cargo do outro filtro, sendo a filtragem biológica assegurada sobretudo pelo filtro de fundo, contudo não resolve a acumulação de detritos a longo prazo.

 

Uma solução interessante para a utilização destes tipos de filtro (li uma vez num site que não recordo qual foi) é a montagem do sistema de forma “invertida”, ou seja à saída do fluxo, de forma a evitar a acumulação de detritos por debaixo do filtro. Desta forma, o estabelecimento de bactérias filtrantes é igualmente viável, procedendo-se à filtragem mecânica antes da agua entrar no filtro biológico de fundo. Assim, com um substracto adequado, o sistema de filtragem é capaz de ser ainda mais eficiente que com um filtro externo “normal”.

 

Olá Carlos, li o teu post com grande atenção e tirei dele uma perspectiva que ñ tinha em mente relativamente a este método de filtragem, certos pontos que focaste fazem todo o sentido e creio que daqui o autor do tópico poderá ter a resposta relativamente às vantagens e desvantagens deste tipo de filtragem.

Já agora quais os tipos de substratos achas mais indicados para este tipo de filtragem?

 

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora quais os tipos de substratos achas mais indicados para este tipo de filtragem?

Pois não sei.

De filtros biológicos de fundo tive a experiência de muitos anos, mas de substractos conheço pouco e se pretendesse utilizar tal sistema teria de estudar as ofertas existentes no mercado.

Procuraria, em princípio, um substracto que não se desfizesse ao fim de algum tempo e daria preferência aos que com maior porosidade facilitassem mais o estabelecimento da colónia bacteriológica.

Espero que compreendas que dizer-te mais do que isto poderia induzir alguém numa tremenda asneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que compreendas que dizer-te mais do que isto poderia induzir alguém numa tremenda asneira.

 

Claro que sim Carlos :D Já vi é que substratos como akadama estão fora de questão, dentro dos areões certamente haverão alguns melhor que outros...

 

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Concordo com o que foi dito no post 15. Uma grande diferença entre a tal esponja e o FBF é que a esponja retira-se semanalmente (por exemplo), lava-se e elimina-se do sistema o que lá ficou retido... no FBF vai acumulando!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma solução interessante para a utilização destes tipos de filtro (li uma vez num site que não recordo qual foi) é a montagem do sistema de forma “invertida”, ou seja à saída do fluxo, de forma a evitar a acumulação de detritos por debaixo do filtro. Desta forma, o estabelecimento de bactérias filtrantes é igualmente viável, procedendo-se à filtragem mecânica antes da agua entrar no filtro biológico de fundo. Assim, com um substracto adequado, o sistema de filtragem é capaz de ser ainda mais eficiente que com um filtro externo “normal”.

 

Eu já tive há uns anos atrás um aquário montado com este sistema de filtragem, tinha a saída do filtro externo ligada ao filtro de fundo e funcionava muito bem.

 

Olá Carlos, li o teu post com grande atenção e tirei dele uma perspectiva que ñ tinha em mente relativamente a este método de filtragem, certos pontos que focaste fazem todo o sentido e creio que daqui o autor do tópico poderá ter a resposta relativamente às vantagens e desvantagens deste tipo de filtragem.

Já agora quais os tipos de substratos achas mais indicados para este tipo de filtragem?

 

Cumpts

 

O que penso ser mais adequado é o vulgar areão, era isso que eu tinha no meu aquário e resultava. É claro que se poderá utilizar qualquer outro tipo de substrato que a base seja de rocha inerte, e não se poderá utilizar substratos fertéis que se desfaçam e se misturem na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora quais os tipos de substratos achas mais indicados para este tipo de filtragem?

Como já disse mais acima de substratos conheço pouco, mas achei interessante este, que por acaso encontrei neste link

http://www.interaquaristik.de/aquaristikbe...trbmtfqjlpi7orp

É mais ou menos esta a ideia que eu tinha. Substracto poroso de rocha vulcânica... Mas como nunca experimentei não posso "recomendar" a ninguém.

 

PS: Não, não sei alemão. Usei o tradutor do Google.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais