remodelar aquário


BigG

Recommended Posts

Boas pessoal,

Sou novo aqui no fórum e tenho umas dúvidas que agradecia que me ajudassem.

Um amigo meu tem um betta mas acontece que ele comprou-o quase por impulso e por isso agora já não se dá ao "trabalho" de o tratar convenientemente.

Ora eu ofereci-me para cuidar dele e para remodelar o aquário, pois ver o bicho naquele estado fazia-me pena.

Aqui fica uma foto do aquário do betta neste momento (a foto está um pouco desfocada mas brevemente posto umas melhores...)

3155517743_d6917f1253.jpg?v=0

 

Note-se que o coitado do peixe estava em água fria...eu é que lhe arranjei o termostato e ainda vou arranjar um filtro.

Peço-vos que me informem/ajudem a escolher umas plantas adequadas ao aquario sendo que ele não é muito grande...também pensei em por um tronco com musgo de Java...que acham?

Agradecido por qualquer ajuda

BigG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

Tiveste uma boa atitude em tratar do coitado do betta.

Acho que devias meter plantas com folhas densas e o tronco com musgo de java, e tenta fazer alguns esconderijos quando tiveres novidades posta fotos.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá BigG,

fizeste muito bem em decidir dar a esse peixe condições condignas.

É uma pena continuarmos a assistir a pessoal que diz gostar muito de animais e é extremamente procupado com a ecologia e que depois alberga ou aconselha a manutenção dos bichos muito abaixo das condições minimas aceitáveis. Não criar as condições minimas para abergar um Betta não é por limitação económica, é por negligência.

Como já deves saber um Betta é um animal magestoso que apresenta sempre uma personalidade deveras interessante.

Um pequeno aquário plantado, do tipo "low tech", pode reunir as condições para um Betta viver com alguma qualidade, podendo ser simultaneamente um aquario muito bonito, transmitindo muita calma.

Musgo de Java, Feto de Java, Cryptocorines, Sagitarias, etc. podem ser plantas adquadas para um aquário desse tipo. Se tiveres luz suficiente um Betta adorará umas plantinhas flutuantes...

Um filtro é tão ou mais importante para o teu aquário como o aquecimento. Já nos disseste que tens termostato, agora concentra-te antes de mais no filtro. Creio que com pouco mais de 10€ podes comprar um pequeno filtro de cascata, que para além de ficar da parte de fora do aqua, não roubando assim volume de agua, é fácil de limpar.

a nova casa do meu Betta, o meu filtro custou apenas 12€.

Boa sorte para essa montagem e se precisares de esclarecer alguma dúvida, o pessoal está aqui à disposição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,desde ja obrigado pelas respostas.

Hoje andei a informar-me sobre as condições adequadas e como manter o betta (convenientemente).

Quanto ao filtro vou compra-lo no fim de semana, tentei hoje mas as lojas a que fui não tinham filtro de cascata, tinham aqueles "normais" que se colocam dentro do aquário. Embora não tenha conseguido arranjar o filtro consegui arranjar já alguns elementos que penso que sejam importantes para o aquário, designadamente kit de testes(nomeadamente ao ph à amónia e aos nitrito), umas espécies de bolas pequenas que penso serem estrume para fertilizar as plantas (assim como 1 frasco de fertilizante não tóxico ),também arranjei comida em flocos e daphenias mortas) .Resta-me a lâmpada nova e o filtro...basicamente foi uma tarde de gastar $$$ mas como é para o bem estar do peixe... :roflroll2:

Tenho agora algumas duvidas,

1º duvida - a água do aquário parece que tem "bolhas" de gordura na superfície, como posso remove-las? (pensei em tpa mas para isso tenho de tirar aquela água toda...e onde é que punha o betta enquanto tava a tirar a água...)

2º duvida - Eu faço criação de sea monkeys (que penso que sejam uma espécie de daphenias)...poderei dar juvenis ao betta?...ou mesmo adultos (sendo que eles crescem muito pouco)?

3º duvida - Como posso depois alterar a água para um ph desejado (penso que o ph ideal para um betta é entre 7 e 7.5 mas depois se fizer as tpa's a água fica com um ph de cerca de 8 (penso que é essa acidez da água da torneira (é essa que é usada nas tpa's ne?)

Peço desculpa por tantas duvidas mas cria melhorar o ambiente do betta o mais rapidamente possível :puppydogeyes:

Cumps a todos

BigG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º duvida - a água do aquário parece que tem "bolhas" de gordura na superfície, como posso remove-las? (pensei em tpa mas para isso tenho de tirar aquela água toda...e onde é que punha o betta enquanto tava a tirar a água...)

As “bolhas” de gordura são provavelmente colónias de bactérias que por vezes se desenvolvem em alguns aquários, com maior frequencia em montagens recentes.

Normalmente com o “amadurecimento do aqua eles têm tendência para desaparecer.

Se no entanto o seu devenvolvimento for muito podes reduzi-las colocando uma folha de papel absorvente sobre a superfície da agua, retirando-a depois de forma a manter a agua o mais parada possível, actuando o mais possivel apenas na superfície.

 

2º duvida - Eu faço criação de sea monkeys (que penso que sejam uma espécie de daphenias)...poderei dar juvenis ao betta?...ou mesmo adultos (sendo que eles crescem muito pouco)?

Dáfnias, decididamente eles gostam, agora sea monkeys não sei. Pesquisa um bocado aí pelo google (passo a publicidade), e depois conta-nos como é que é!

 

3º duvida - Como posso depois alterar a água para um ph desejado (penso que o ph ideal para um betta é entre 7 e 7.5 mas depois se fizer as tpa's a água fica com um ph de cerca de 8 (penso que é essa acidez da água da torneira (é essa que é usada nas tpa's ne?)

Com o amadurecimento da agua o PH terá tendência a descer ligeiramente, desde que não tenhas nenhum elemento calçáreo.

Um tronco de madeira também contribui para a descida do PH.

Também folhas secas (só algumas) ou turfa podem ajudar a descer o PH, mas talvez isso já seje um bocadinho de exajero para as necessidades desse teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, desde já peço desculpa por nao ter respondido antes mas houve quebra de net...

Quanto aos sea monkeys já me estive a informar melhor e não há qualquer tipo de problemas em da-los.

Agora tenho outro problema...um bem maior....acontece que a calha daquele aquário só permite lâmpadas com no máximo 15 wats...que penso que não dá para sustentar as plantas pois não? :tongue:

cumprimentos

BigG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ter à volta de 20 litros brutos.

 

Com os 20 litros, que depois com o hardscape e areão acaba por ser menos, 15 watts já dão para manter uma boa parte das plantas. Isto falando só em termos de iluminação, porque falta o substrato fértil, co2, fertilizações etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, no meu aqua, não tenho filtro. Tem a capacidade de 12 L reais. Faço tpa's de 40% semanalmente. O único problema são as algas. Quando mudo a água , aspiro também o areão e grande parte das algas saem bem, nem é preciso estar a raspar. É uma espécie de limo verde. O problema é que estão sempre a aparecer :mrgreen:

Mas o meu conselho é usares filtro. Os de mochila são óptimos porque não agitam a água

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem a ignorância mas o que é hardscape? ;)

Acho que são as pedras e troncos...

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

2º duvida - Eu faço criação de sea monkeys (que penso que sejam uma espécie de daphenias)...poderei dar juvenis ao betta?...ou mesmo adultos (sendo que eles crescem muito pouco)?

 

 

So queria perguntar uma coisa onde e k compraste os sea monkeys?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais