Iluminação LED


Recommended Posts

Ora boas, eu vou para aqui fazer umas contas mesmo a senso comum muito provavelmente isto está tudo mal, mas pelo menos fico a saber o que outras pessoas acham!

 

Então vou pegar aqui em dois exemplo que retirei de um site

 

1lampada t8 com 38 wts 2160lm e 3500k como vcs sabem qualquer tipo de lampada florescente emite luz com um amgulo de 360º a toda a sua volta

 

e vou pegar tb em dois tubo para ter +/- os mesmos wts

 

1 tubo de leds 17 Watt que emite 800lm e 4000k mas tem um ângulo de 120º

2tubos faz 34wts 1600lm

 

ora bem vamos ver a eficácia em lm segundo as minhas contas (sem reflectores com reflectores não aumentas muito mas não fiz as contas nem sei se é possivel fazer)

 

 

ora a t8 emite 2160 lm em toda a sua volta logo faz 2160lm\360º que da 6lm por grau. No tubo de leds a conversa é outra 1600lm para 120º que da cerca de 13lm por grau o dobro da t8 com os mesmos wts, o que eu quero dizer com isto é que se consegue emitir maior fluxo de luminosidade com leds.

 

Fazendo umas contas consegue-se ajustar a altura a que se tem a calha de leds, para ter uma eficácia maior.

 

 

Muito provavelmente estas contas não fazem muito sentido, mas para mim até fizeram!

 

Os dados foram retirados desta tabela AQUI

 

Eu acho que a única desvantagem dos leds é ter um espectro muito reduzido, mas se conseguirmos misturar uns 6\7 tipos de leds conseguimos uma boa iluminação penso eu de que...

 

Cumps

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 88
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ora bem vamos ver a eficácia em lm segundo as minhas contas (sem reflectores com reflectores não aumentas muito mas não fiz as contas nem sei se é possivel fazer)
Oi Sarapintas,

 

O reflector altera, bastante, a quantidade de luz no aquário, não sei números.... mas possivelmente + 50%(???)! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que não sei s é tanto, nas t5 acredito que seja perto de 50% mas nas t8 como tem um diametro maior ocupam mais espaço logo não é possível reflectir tanto a luz, porque a própria lâmpada está "à frente", se é que me faço entender, nos reflectores das jewl normalmente vem adizer 95% de reflecção isso na realidade é cerca de 95% mas é nas partes que não tem nada a obstruir como refiro em cima... não é 95% da luminosidade que sai "para cima" se é que faço entender.... Quanto ao reflector passa sempre por ser umas contas um bocado difíceis de fazer, pois depende de muitos factores físicos e quanto à minha maneira de ver e pela pouca experiência que tenho é ai que a utilização dos leds ganha com uma vantagem consideravel...

 

Apenas comentários de alguém que não percebe patavina do que está a dizer, mas quanto ao meu senso comum até faz algum sentido...

 

Cumps

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a googlar aqui um pouco e encontrei estas coias, são para ser utilizadas como iluminação exterior mas por cima de um belo aquario deve dar um aspecto brutal

 

 

atreet-headpiece-top3-01.jpg

P4092574a-580.jpg

 

High Power LEDs

 

28 leds por secção* 6 que da um total de 168wts ligada directamente a AC 230volts neste caso

 

faz 75w\lm

mais que 12600Lumens segundo o site do fabricante

~80Lux's a 6m

~45Lux's a 8m

~28Lux's a 10m

~20Lux's a 12m

 

que pode ser misturada de varias maneiras as 6placas

Cool White (SSC LEDs) ou Cool White (CREE XRE LEDs) 5000k a 7000k

Neutral White (SSC LEDs) ou Neutral White (CREE XRE LEDs) 3000k a 4000k

 

esta informação foi retirada de vários sites, com algumas contas minhas pelo meio...

 

Quando vi o preço ia caindo para o lado de cada "placa" destas...

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente de ser bom ou mau a minha opinião em relação ao leds e pelo que me informei é que o esprectro é equivalente ao das flurescentes desde que usados diferentes combinações de leds, desde os amarelos, azuis e brancos.

 

Para um plantado o aconselhavel ( estou a vender o peixe da forma como me venderam) serão os leds amarelos, pois aí será o espectro que as plantas irão absorver mais, na zona dos vermelhos, mas que para nao se ficar com uma luz muito amarela que então se podia misturar com leds brancos, os azuis seriam mais aconselháveis para salgados.

 

O importante para mim é que funcione razoavelmente bem, mas mais importante tb será o proprio consumo das calhas que é infimamente inferior mesmo comparado com as lamapadas flurescentes, já para não falar do peso que eventualmente fícará a suportar o suporte desses leds, que em algumas circunstancias é importante.

 

Tb será de referir que genericamente falando lampadas flurescentes em média deverão ser trocadas anualmente para manterem a eficacia, situação essa que ja não acontece com os leds que para além de terem uma garantia do fabricante de 5 anos(!!!!) permancem com a mesma eficacia durante 10 anos(!!!)

 

Outra situação e pq vivemos em clima temperado é de referir a diferença entre as HQI e os leds a nivel de produção de calor, o led simplesmente não produz calor nenhum enquanto uma HQI todos nós sabemos o que faz....para além de ser insustentavel nos tempos que correm ter o contador da EDP a rodar tipo xico peão cada vez que a HQI liga durante 6horas!!

 

A unica coisa que me preocupa será o investimento inicial, mas qualquer sistema de luz razoavel sai caro, seja qual ele for!

 

Eu estou a montar um aqua de 150x60x60 e não estou a equacionar não colocar um sistema de leds, pq já me basta ter o meu plantado que tem no momento duas lamapdas compactas de 36w que por dia me faz um consumo de 720watts (está ligado durante 10h dia)

 

Isto num mês fará um consumo de 21600watts o que dá um grande peso para a conta da EDP, nem queria pensar como seria com este novo projecto!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

tenho lido este tópico com bastante interesse e atenção e apesar de ao principio estar bastante optimista quanto á iluminação por leds para o meu aquário de 420lts, depois de pesquisar e de falar com amigos meus que têm empresas de iluminação, fiquei um pouco mais reticente quanto às suas (leds) prestações.

 

Como também dentro de poucos dias terei mesmo de encontrar solução para uma boa iluminação a colocar no dito aquário que irei finalmente encher, plantar e adicionar os meus amigos peixes para depois me satisfazer a olhar para ele, acho que por agora ficarei mais bem servido com 8 a 10 armaduras com as respectivas lâmpadas T5 de 1200mm.

 

De qualquer forma e como o meu objectivo ao intervir neste tópico não foi falar do meu próximo aquário, aqui ficam uns sites para vocês darem uma vista d'olhos e quem sabe arranjarem uma outra solução com leds.

 

 

http://www.ibis-electricidade.com/epages/2...3%A3o%20Leds%22

 

 

http://www.led1.de/shop/

 

 

http://www.lightid.com.br/

 

 

 

Cumprimentos e a certeza de que irei continuar a acompanhar este "debate" com muita atenção. :?

Jorge Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho tentado seguir este tópico desde o inicio mas há aqui muita informação que para mim é muito complicado de entender! Tentemos ir por partes a ver se alguém me consegue explicar!

 

Actualmente andamos a medir W/L, já se tem falado aqui em que agora é Lux/L, como posso saber quantos lumens tem os LED's?

 

Outra coisa que dava jeito saber é a temperatura de cor emitida, como posso saber a temperatura de cor dos LED's?

 

Basicamente, se tiver um aquario de 40 Litros, quantos LED's precisaria (14.000mcd) para ter uma boa iluminação?

 

Será que estamos perto do ponto em que as lâmpadas vão ser deixadas de ser usadas na aquariofilia? Axo que ainda não, mas estamos no bom caminho!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fugindo um bocadinho à temática dos leds, acho que este assunto também é importante de ser debatido.

 

Então quantos Lumens acham que seria necessário para uma boa iluminação? E a questão das temperaturas de cor? É possível saber? É um ponto bastante importante!

 

Muito bom tópico!

Cumps

 

 

Tudo isto depende... mas creio ter lido num artigo sobre iluminação de um fórum americano que um rio na zona do equador, ao meio dia apresentava cerca de 100.000 lux. Mas como as lâmpadas não têm um espectro igual ao do sol não é um valor comparável. Alem disso em lado nenhum se está a ter em conta os PAR (photosintetic avaliable radiation), que é a medida da quantidade de luz que fica disponível para as plantas utilizarem nos processos fotossintetica.

 

Mas suponhamos erradamente que um tipo de lâmpadas X tem o mesmo espectro visível que o sol. Então necessitaríamos de 100.000 lumens num aquário com 1 m^2 de superfície, o que são em termos de T5 são cerca de 100W de iluminação num aquário com 100*100 cm de topo.

 

Mas as lâmpadas têm um espectro totalmente diferente do sol...

 

Ainda não tive tempo para acabar de ler atentamente este artigo espantoso, mas aconselho a quem tem interesse sobre esta temática a lê-lo:

A Comparison Between Light Sources Used in Planted Aquaria

 

Como toque final, e voltando ao assunto dos led's, queria apenas dizer que apesar da tecnologia led estar com uns avanços espectaculares, a tecnologia T5 ainda está a léguas de distancia no que toca a aquários plantados... e ainda não atingiu o seu apogeu!!

 

Boas iluminações,

Diogo Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma duvida que talvez nao devesse ser posta aqui, mas vai no seguimento.

 

Para um aquario mediamente plantado com intenção de fazer um tapete talvez de blyxas com as seguintes medidas 150x60x60 o que aconselhavam colocar em vez dos leds que estou a pensar aplicar?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualmente vai para as t5 e para essa altura de aquário, talvez uma HQI... os leds ainda não estão suficientemente baratos para compensarem, a não ser a muito longo prazo... e a muito longo prazo certamente que já há evoluções muito melhores!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas é exactamente por esse motivo que eu tenho um aquário de 70 L :wink:

E mesmo esse só o ilumino com 48W T5. Assim tenho um decente acréscimo na conta de cerca de 3€.

 

Para esse volume ou optas por um não plantado (só anubias, fetos, por ai) ou tens de te sujeitar a um aumento na conta que pode chegar aos 10-15€.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma duvida que talvez nao devesse ser posta aqui, mas vai no seguimento.

 

Para um aquario mediamente plantado com intenção de fazer um tapete talvez de blyxas com as seguintes medidas 150x60x60 o que aconselhavam colocar em vez dos leds que estou a pensar aplicar?

 

 

Boas com essas medidas eu apontava para as 4\5x80W t5 ficavas ai com uma luz brutal! Se conseguires acompanhar com boa fertilização e co2 adequado talvez conseguisses os rosados nas blyxas =P ou então 2x80 t5 mais 1hqi 150wts mas eu pessoalmente prefiro tudo t5

 

Cumps

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

pessoal, num outro local do forum colocaram este

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...rt=#entry676158

 

http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/aquaray-lighting.asp

 

e posso dizer que é mesmo o futuro. Neste momento fiz despesa em adquirir a calha (para 4 T5) e 2 lampadas de 7.600 Kelvins, mas agora que já andei a ler mais, descobri que mais ou menos a intensidade destas lampadas diminui ao fim de um ano e por isso, o melhor que tenho a fazer, é aguardar e nessa altura invisto em LEDS - pode ser um investimento que parece mais caro no início (mas isso é se não contares com o preço da calha) e por exemplo estas que vi na fishplanet (mais caras que no post aqui do forum) tem a possibildade de adquirir um pack de duas que ficam mais acessiveis.

 

este tipo de iluminação também tem outra vantagem (além da durabilidade da intensidade por 10 anos pelo menos) que é o facto de ser uma "calha" bem mais leve e como tal, pode ser "suportado" ou apoiado com um braço leve, como podem ver em

 

 

http://faao.blogspot.com/2009/01/origens-p...-idealizei.html - uma outra utilização da ELOS que fica espectacular e segundo o autor daquele blog - 10.000 k e as plantas estão a reagir muito bem. :shocked028:

 

"...Engane-se quem pensar que esta simples calha de iluminação constituida por leds, tem pouca potência bem como não será suficiente para iluminar os aquários mais exigentes.

 

Construida em aluminio, com 18 leds (3 azuis e os restantes em branco com espectro de 10.000k) equivalentes a uma potência de 100-120w e uma intensidade superior a uma HQI de 150w, braço em inox e transformador 220v - 12v.

 

Trata-se de design inovador e de uma calha excepcional e com um aproveitamento luminoso fantástico. ..."

Editado por kknd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

respondam-me apenas a esta pergunta, uma pessoa tem um aquario de 40 litros, e tem um calha com 40W, imagine-se que se quer trocar para um sistema led, quantas leds equivalem a 40W?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ismenio: Como é que está a correr a tua experiência com os LED's?

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação aos lumens, penso que um valor de cerca de 80 lumens por watt seja porreiro.

 

há um tópico interessante num fórum estrangeiro...

Step by Step LED light ;)

 

o autor recentemente concluiu um guia sobre iluminação led...

Ultimate LED guide, Finally!

 

o futuro é hoje :?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

queria aqui deixar tb a minha pouca experiência com Leds.

 

Mandei vir um conjunto de 4 leds brancos de 130Lumens a 3.6v 1 Azul e 2 Amarelos da Luxeon Star para testar (através da led1.de) e tb o transformador. E embora não perceba muito do assunto, eles realmente têm uma intensidade elevada, no entanto cada LED destes com as dimensões de aprox 2x3.5mm custa a módica quantia de 4.50€!! ou seja para colocar em um aquario com alguma dimensão contem com umas centenas largas de euros... (as calhas para agua salgada de leds chegam aos 1500€ ou mais).

 

Uma das coisas que reparei foi no calor que os meninos emitem, de tal maneira que na minúscula base tem 3 contactos - os 2 pólos com cerca de 1x1m e uma área de 2.1.5 só para dissipar calor que deve ser colada ou soldada a uma superfície metálica.

 

Encontrei uma solução simpática para colar os leds - Cola Térmica para processadores de PCs que encomendei da Amazon UK.

 

Gostava de Dizer que quando comecei a pensar nos leds foi para um cubo de 50x50x50 mas julgo que uma utilização mais inteligente será em Nanos, pois com poucos leds consegue-se uma boa iluminação, e julgo que mais que tudo com algum jeito é possível fazer calhas bem mais agradável à vista, com o por exemplo apenas um tubo em Inox (em vez da tradicional calha enorme em cima do aquario)

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

queria aqui deixar tb a minha pouca experiência com Leds.

 

Mandei vir um conjunto de 4 leds brancos de 130Lumens a 3.6v 1 Azul e 2 Amarelos da Luxeon Star para testar (através da led1.de) e tb o transformador. E embora não perceba muito do assunto, eles realmente têm uma intensidade elevada, no entanto cada LED destes com as dimensões de aprox 2x3.5mm custa a módica quantia de 4.50€!! ou seja para colocar em um aquario com alguma dimensão contem com umas centenas largas de euros... (as calhas para agua salgada de leds chegam aos 1500€ ou mais).

 

Uma das coisas que reparei foi no calor que os meninos emitem, de tal maneira que na minúscula base tem 3 contactos - os 2 pólos com cerca de 1x1m e uma área de 2.1.5 só para dissipar calor que deve ser colada ou soldada a uma superfície metálica.

 

Encontrei uma solução simpática para colar os leds - Cola Térmica para processadores de PCs que encomendei da Amazon UK.

 

Gostava de Dizer que quando comecei a pensar nos leds foi para um cubo de 50x50x50 mas julgo que uma utilização mais inteligente será em Nanos, pois com poucos leds consegue-se uma boa iluminação, e julgo que mais que tudo com algum jeito é possível fazer calhas bem mais agradável à vista, com o por exemplo apenas um tubo em Inox (em vez da tradicional calha enorme em cima do aquario)

 

 

vê o post que está aqui e talvez mudes de ideias quanto a esses preços - eu já avancei para os LED's e na minha opinião (que vale o que vale) não dou nem 1 ano para todas as empresas estarem a avançar para iluminação a LEDs, em calhas estanques, como as que adquiri (48 LED's, com um total de 12000K numa régua com 83 cm) e por 22,95€ , não tem tantos Lumens (pelas minhas contas 168Lumens por calha), mas como é à prova de água, tenho-as a 1cm do topo da água _P3165052.JPG

 

, acho que estou no bom caminho.

 

Acho no entanto que as médias ou regrgas que a malta utiliza de x watts por litro de água ou de comparação de lumens com Kelvins não funciona nos LED's, porque se estão a utilizar medidas diferentes, consumos diferentes de energia (deixei de consumir 78 W para 8 W e por exemplo em termos de temperatura, subi de 7.600 K para (12000K + 6500K) - acho que o mais importante é espalhares por toda a superfície do plantado e que a luz atinga a parte mais profunda, para que as plantas mais baixas recebam luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por acaso nao tens nenhuma foto que tenhas tirado com as mesmas velocidades de obturaçao, diafragma e ISO, para se poder comparar a luz com o que tinhas antes, nao?

 

Seria interessante! ;)

 

Cumps

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.