Iluminação LED


Recommended Posts

Boas, eu estava a pensar fazer a minha propria iluminaria para substituir uma T8 que tenho no meu aqua. Tenho lído algumas coisas sobre isso, e numa das revistas que li de aquariofilia falava da iluminação por LEDs como sendo a melhor em tudo desde o tipo de reflexão à forma como se infiltra e penetra correctamente na agua tal como a luz solar, e tambem por não aquecerem e consumirem muito pouco. A unica contrariedade que tinham era no investimento inicial mas que acabaria por compensar pela sua longevidade.

Perdoem-me a minha falta de linguagem e argumentos tecnicos mas penso que entendem o que digo!

_

Recentemente adquiri uma lampada da Philips de tecnologia LED para fazer a minha moonlight e devo dizer que estou muito satisfeito com os resultados a todos os níveis. Trata-se de uma lampada com varios leds e com um consumo baixissimo de apenas 1W o que claramente a torna muito atractiva e dá um efeito espantoso!!! Digo mesmo que estou muiiiiiiiiiiiito satisfeito com o resultado final.

A lampada é esta:

http://www.prismaecat.lighting.philips.com..._nav=pt_pt&

Existe em varias cores como azul, verde, amarelo, vermelho e incluindo a luz branca fria e a luz branca quente! ^^

Daí lembrei-me de construir a minha iluminaria com este tipo de lampadas, sendo tecnologia LED sei que tem um valor em Kelvins mt semelhante à luz solar (segundo tenho lido) mas não encontro nas informações da mesma esses valores apresentados.

-

A ideia seria construir uma calha com varios spots a par uns dos outros de forma a cobrir toda a superficie, seguindo a teoria de 1w por litro no que lí sobre iluminação estas necessitam de menos Ws na proporção de 1/3 em comparação com as T5 e 1/4 em comparação com as T8 (se bem entendi o que li sobre isso). Então presumo que para um aquario de 100 litros necessitaria de umas 20 lampadas destas +-. Ainda assim não sei se a proporção seria esta já que estas lampadas em questão apresentam varios LEDs (cerca de 10 +-) para um consumo de apenas 1W o que daria 20 Ws para 100 litros, mas varios Leds.

Alguem tem alguma teoria ou ideia sobre a praticidade deste projecto? será isto viável?

Cumps

Editado por kily
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 88
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Sim o topico é bastante interessante, estou a trabalhar num projecto de LED´S mas com um material diferente ou seja formato lampadas T5 54W com 156LED´S com 1W de consumo..... e 10000K e 8000K.....

SE estiveres interessado ou alguem falem comigo.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, pelo menos respondam-me quanto lumens por litro é aconselhavel na aquariofilia! É que estou a ver que estas lampadas que referi só tem 17 lumens cada (as cool white pq as de cor tem muito menos, entre 4 e 6 lm).

Li algures que seria cerca de 50 lumens por litro para uma iluminação correcta isto esta certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

156LED´S com 1W de consumo??? Meu deus... isso existe?

As que mencionei da Philips tem 18 Leds cada lampada com 1 Watt de consumo! Mas pelo que li não me parece que debitem lumens suficientes pq so tem 17 lumens... Se o ideal na aquariofilia for mesmo de 50 W/litro isso significava que teria de ter umas 3 lampadas por litro no minimo o que daria um absurdo de 300 lampadas por cada 100 litros. LOL

Então com essa que mencionaste quantos lumens consegues?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consoante os dois tamanhos que tenho (90cm e 1,15mt) 4 fazem o trabalho ..... 2x8000K (120º) e 10000K (120º) respectivamente 98 e 156 LED´S.

Em termos de lumens preciso verificar, mas sao altos pois sao Leds de alto rendimento.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"2x8000K (120º) e 10000K (120º) respectivamente 98 e 156 LED´S." por 1W :closetema: era a P da loucura! :evilbat:

O futuro da iluminação na aquariofilia será sem duvida a tecnologia LED... desconfio que se tornará uma realidade mais rapido do que imaginamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem estou interessado neste tema, e pergunto-me, no meu aquário, de 47L, uso 2x24W PLL, e para leds? Como é obvio não vou usar 48 leds.

 

O nosso amigo david cabete é que percebe disto!

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

156LED´S com 1W de consumo??? Meu deus... isso existe?

As que mencionei da Philips tem 18 Leds cada lampada com 1 Watt de consumo! Mas pelo que li não me parece que debitem lumens suficientes pq so tem 17 lumens... Se o ideal na aquariofilia for mesmo de 50 W/litro isso significava que teria de ter umas 3 lampadas por litro no minimo o que daria um absurdo de 300 lampadas por cada 100 litros. LOL

Então com essa que mencionaste quantos lumens consegues?

 

 

Os LED´s têm um melhor aproveitamento da energia para a converter em Luz e geram menos perdas por aquecimento.

 

Por isso falar em W / Litro já começa a ser obsoleto. Lumens por lt parece-me mais adequado de forma a compatibilizar os novos avanços nas tecnologias de iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Sérgio, este tópico interessa-me bastante. Não apenas na questão da aquariofilia, mas também para projectos pessoais. Tenho tentado pesquisar sobre as soluções actuais, mas os resultados não têm sido animadores (provavelmente por erro meu...). Podes dar-me indicações do material que utilizas, dadas as características que indicas e preços?

 

Um Grande Abraço!

A todos um 2009 cheio de tudo o que é bom!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

Todo este projecto ainda esta em fase de teste e apreciação, como deves compreender isto leva o seu tempo para chegar a um final Feliz.....Espero dentro de um mes ter o projecto pronto e testado para poder apresentar resultados, Para mais aguarda ou manda MP.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

 

Sem dúvida que a tecnologia baseada em led´s vai ser o futuro.

 

Talvez não interesse muito às grandes empresas porque, para elas é mais vantajoso estar a vender constantemente lâmpadas.

 

Sou leigo nesta matéria mas, a nível de consumo, aquecimento (quase nulo) e durabilidade (muitos anos) é um espetáculo. Para pena nossa, aquilo que apareçe para aquariofilia é muito especifico, e por isso mesmo, apareçe com preços gritantes (500 e tal euros vinte led´s, e o representante faz-se valer com a marca, o design e coisa e tal, que não há produto similar em Portugal....) :discuss_gathering:

 

Cpts.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porreiro era o sergio postar umas fotos das calhas de leds em que esta a fazer a experiencia

 

Mais algumas semanas e faco um post com aquilo que estou a trabalhar....

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, tem sido um assunto que tenho acompanhado atentamente e tenho tentado investigar um pouco sobre isto.

 

Espero em breve vir a ter uma coisinhas destas com 900 leds para testar:

 

11GRL003W-S225-A.jpg

 

São 4 quadrados destes que se vêem na imagem, cada quadrado tem 225 leds. Ainda só encontro no mercado conjuntos destes para 110 Volts, problema menor... fácil resolução. Ando em negociações, mas de facto penso ser aqui que reside o futuro, consumo de cerca 90 % menos que as tradicionais t5, t8 e pll! 90%!! Com uma duração aproximada de 10 anos!!

 

Vou actualizando.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São 4 quadrados destes que se vêem na imagem, cada quadrado tem 225 leds. Ainda só encontro no mercado conjuntos destes para 110 Volts, problema menor... fácil resolução. Ando em negociações, mas de facto penso ser aqui que reside o futuro, consumo de cerca 90 % menos que as tradicionais t5, t8 e pll! 90%!! Com uma duração aproximada de 10 anos!!

 

Vou actualizando.

 

Cumps.

 

Viva Pescas,

 

Quais as dimensões de cada quadrado e como é que fazes a suspensão no aqua (ou colocas sobre o vidro)? Qual o custo?

 

Obrigado.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Arlindo, sao quadrados de 12 polegadas, cerca de 30 centimetros.

A suspensão ainda não me debrucei muito sobre isso, apesar do kit trazer um sistema de ganchos para suspensao no tecto, penso que devido ao peso dará perfeitaemnte para fazer uma estrutura em aluminio a passar por trás do aquario e ficar agarrado ao movel do mesmo.

Sobre os custos, ainda ando em conversaçoes com o fabricante, mas cada quadrado de 225 leds rondará os 50 a 60 euros.

 

 

O kit de suspensao é deste género:

11GRL003W-S225-B.jpg

 

Cumps.

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, parece-me ser um assunto interessante.

a Elos ja comercializa uma luminaria com essa tecnologia, (julgo que seja cerca de 500/600€)

mas tambem andei pesquisando alguma coisa e encontrei este topico de um outro forum sobre este assunto (http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=49912

 

julgo tambem que a relacao 1watt/litro seja uma regra pratica, o q realmente interessa é a quantidade de luz (lumen ou lux) que a superficie so aqua esta exposta, e que esta varia com a altura do aqua na quantidade de luz que chega ao fundo).

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.