Plantado - 200 litros


canito

Recommended Posts

  • Replies 376
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

agora sim ja esta composto parabens pelo trabalho que tiveste

 

nao vou comentar os peixes

 

mas os escalares quando derem com os reds vao dizimar a colonia tambem

 

podes meter uns greens que sao verdes e confundem-se com as plantas logo sao mais dificeis de serem comidos

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como já te disse varias vezes está muito...acho que teve uma evolução espectacular.

 

Embora não goste de escalares estes exemplares estão em grande!

 

 

:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo João

Mais palavras para quê, está um espectaculo, pena todos esses acessórios aí á mostra. Fico á espera do desenvolvimento dissoe tb ver que peixes lá mete porque geralmente os aquários é para meter peixes também :smile2::music_singguitar:

Está muito fixe, em especial a disposição dos troncos e das pedras! :)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui as últimas fotos, tiradas ontem à noite.

Alguma (muita) falta de manutenção .... várias plantas a precisarem de um cortadela, a cuba a precisar de mais uma grande poda ... as pedras da frente a serem engolidas e... o lado direito do aquário, que vai levar uma grande remodelação ... pois pretendo trocar por plantas de folhagem mais pequena.

Obrigado a todos pelos comentários.

Um Abraço !!!!!

 

 

img6704.jpg

 

img6710.jpg

 

img6706g.jpg

 

img6708.jpg

 

img6707.jpg

 

img6711.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas olha que a Ludwigia Var "cuba" fica ai muito bem atrás do tronco... eu não me desfazia dela!!

 

cumps

 

 

Tb voto a favor da manutenção da Ludwigia! Perdes bastante se a tirares - sendo uma planta de boas dimensões o layout só ganha profundidade com ela, para além de ser o ponto focal do aqua. Acho que fazias bem em preencher o espaço à volta com mais alguns pés.

 

Ao lado dessa ludwigia, está outra que é a Ludwigia repens. Fazias bem em compactá-la mais, assim como a HZ que está a sua frente, mantendo no entanto esta última sempre mais pequena em altura para que seja mais visível a transição entre planos.

 

Acho que podias puxar alguma da Juncus repens cá para a frente tb, e fazê-la aparecer junto às blyxas e por detras das P. helferi.

 

A meu ver só mudava um pouco a disposição da Staurogyne que está do lado esquerdo e que está mto bonita mas... a diferença de altura entre esta e a HM que está atras é grande. Assim, puxava a Staurogyne um pouco à frente - sem que chegasse ao vidro, porque esse espaço é da HC cuba - e plantava uma crypto, por exemplo, à frente da HM.

 

De resto, grande aqua. Acho mesmo que compraste os peixes que faltavam. Ainda assim, e se me permites, pondera acrescentar um pequeno cardume de Tetra Imperador. Repara, o azul é a única cor que está aí a faltar, para além disso estes peixes crescem mais que os cardinais, ou seja, já não correm o risco de servirem de almoço...

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

img6711.jpg

 

Que bem que ai ficam os escalares :D

 

Amigo, João, estás a sofrere de um mal chamado "parede de plantas".

Faltam-te limar alguns promenores, e quase todos na transição. Por exemplo, a moita de HM creio que ficaria melhor mais baixa do que está, especialmente à frente. Atrás até pode ficar com esse tamanho, mas tinhas de prolongar a moita mais até à frente. Compactar a HZ é outro ponto nessa direcção.

Compreendo o que falas acerca das plantas de folha larga e apoio! No lugar da Ludwigia Var "cuba" ficaria muito bem uma moita baseada em palustris. Acima de tudo, precisas de uma coisa: simplificar. Tens um grande número de especies diferentes de plantas e muitas não encaixam. Se do lado esquerdo isso não se nota porque têm todas a folha mais ou menos semelhante, do lado direito há diferenças gritantes...

 

Um abraço!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

img6711.jpg

 

Que bem que ai ficam os escalares :)

 

Amigo, João, estás a sofrere de um mal chamado "parede de plantas".

Faltam-te limar alguns promenores, e quase todos na transição. Por exemplo, a moita de HM creio que ficaria melhor mais baixa do que está, especialmente à frente. Atrás até pode ficar com esse tamanho, mas tinhas de prolongar a moita mais até à frente. Compactar a HZ é outro ponto nessa direcção.

Compreendo o que falas acerca das plantas de folha larga e apoio! No lugar da Ludwigia Var "cuba" ficaria muito bem uma moita baseada em palustris. Acima de tudo, precisas de uma coisa: simplificar. Tens um grande número de especies diferentes de plantas e muitas não encaixam. Se do lado esquerdo isso não se nota porque têm todas a folha mais ou menos semelhante, do lado direito há diferenças gritantes...

 

Um abraço!

 

Mas isso corrige-se tudo, desde que as plantas estejam bem encaixadas umas nas noutras. Neste momento tirar a Ludwigia v. var 'cuba' seria um erro, porque é essa planta que faz de ponto focal no aqua, quando se "lê" a imagem da esquerda para a direita.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épá Pessoal.

Muito Obrigado a todos pelas vossas sugestões ....

Sim Senhor .... excelentes opiniões e trocas de ideias .... ;)

Mas ....

 

:)

Aquilo que vocês chamam de Ludwigia Var "cuba" .... eu chamo de Eusteralis Stellata.... ;)

As Eusteralis .... sob iluminação intensa ... ficam assim .... com as pétalas muito fininhas .... ;)

Quer dizer .... eu acho que aquilo são Eusteralis .... ;)

 

Mas a habilidade aqui .... ;) .... e depois ..... isto de um gajo estar em cima de um escadote a cortar plantas .... :P

Mas temos tempo ..... vou lá chegar .... :);)

Um Abraço

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o problema que vejo é na forma em que as plantas sao podadas, porque umas nao acompanham as outras e falham nao transiçao de contraste,folhagem e compactismo umas das outras.

 

do lado direito compactar mais essa hz e deixa-la subir mais um pouco , por traz da repens rubin deixar as rosanervig subir mais em altura para acompanhar as restantes plantas nao deixando o canto do aquario assim vasio e se notando brutalmente o volume e o caule da repens, diminuir a moita de aromaticas que é a planta de maior volume e rodea-la ou com as palustris ou a mezeanum que já mal se nota.

 

do lado esquerdo tirar um pouco as staurogine sp e aumentar a moita de didiplis diandra que nem se notam que la estao e com elas fazer entao a tal tranziçao para as hm , e dar outras formas a essas moitas pois as indicas nem se veêm.

 

concordo com o diogo quando fala na diferença de folhagem, mas isso pode ser minimizado e ficar em armonia com as podas correctas.

em ultimo caso é trocar as aromaticas por uma planta de caule mais pequeno.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !!!

Bem como tinhamos falado e dando a minha opinião o aqua está a pecar e pelo lado direito , mas tudo depende do resultado que pretendes !!! Se a ideia é criar profundidade acho que as plantas que tens do lado direito não te da a que pretendes, mas se a ideia for tornar o aqua mais acolhedor então as aromaticas e a stellata red rubin etc funcionam bem, senão façam um exercicio .. tapem o lado direito com a mão e vejam que tamanho parece ter o aquario, e depois tapem o lado esquerdo e vejam que tamanho parece ter.

Acho que ainda assim , o problema maior está na falta de definição a nivel do layout neste caso parece me ser concavo o mais indicado pois tens a abertura a meio e depois as transições tao muito bruscas passar da HM para a staurogine sp daquela maneira nao encaixa muito bem um calhau ali ou trabalhar a HM como o diogo disse era uma mais valia.

Os peixes sao lindissimos ...

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao lado dessa ludwigia, está outra que é a Ludwigia repens. Fazias bem em compactá-la mais, assim como a HZ que está a sua frente, mantendo no entanto esta última sempre mais pequena em altura para que seja mais visível a transição entre planos.

 

Em relaçao à Ludwigia repens ... nao sei bem porque razão .... mas tá a ficar demasiado grande, com as folhas enormes e "gordas" ....

 

A meu ver só mudava um pouco a disposição da Staurogyne que está do lado esquerdo e que está mto bonita mas... a diferença de altura entre esta e a HM que está atras é grande. Assim, puxava a Staurogyne um pouco à frente - sem que chegasse ao vidro, porque esse espaço é da HC cuba - e plantava uma crypto, por exemplo, à frente da HM.

 

As cryptos .... tem o o problema de criarem raizes muito grandes .... que se vão começar a infiltrar por debaixo da cuba .... e depois é uma chatiçe .... começam a aparecer pequenos "runners" de cryptos por vários sitios. Só por isso .... ;)

 

Que bem que ai ficam os escalares bang

 

Vamos lá ver se se os escalares crescem, se consigo controlar isto ... para já .... subi a temp para 26 graus .... e alterei o regime das fertilizações .... só espero que o "impacto" que as plantas vão sentir .... não seja o suficiente para se irem muito "abaixo".

 

Epá! Isso está no ponto! Parabéms ;)

Esse tapete.... Maravilha ;)

Cumps, Daniel

 

O tapete vai ter de levar com a maquina "pente 2" .... :P

 

Muito bom!!! Esses escalares estão um espectaculo.

Parabéns!

 

Boas Pedro !!!

Estes escalares ..... comparados com as "solhas" que tens aí no teu aquário .... ;)

Nem se viam .... :P

 

o problema que vejo é na forma em que as plantas sao podadas, porque umas nao acompanham as outras e falham nao transiçao de contraste,folhagem e compactismo umas das outras.

 

Pois .... :?

.... Vou tirar um curso intensivo .... daqueles em 3 meses .... ;)

 

Viva !!!

Bem como tinhamos falado e dando a minha opinião o aqua está a pecar e pelo lado direito....

 

Boas Rui.

A ideia .... passa mesmo por uniformizar o lado esquerdo com o direito.

Existe uma grande diferença .... a tal questão de profundidade ..... como dizes .... um dos lados pareçe ter o dobro do "tamanho" !!!

 

Obrigado a todos pelos comentários.

Um Abraço !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ver isto penso se não é melhor largar a aquariofilia. Tanto para aprender e tanto desconhecimento do meu lado. O meu aquário esta a anos luz (se não houver algo mais) duma obra de arte destas. e sem possibilidade de chegar aos calcanhares.

Meus sinceros parabéns e que acima de tudo desfrutes da tranquilidade que esse aquário deve transmitir. Neste mundo de loucos e com a crise actual bem dá jeito. Quanto for começar a corrigir testes peço para o ir fazer a tua casa porque as vezes fico num estado tal de raiva de coisas que vejo que só ao olhar para esse aquário e que deve passar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ver isto penso se não é melhor largar a aquariofilia. Tanto para aprender e tanto desconhecimento do meu lado. O meu aquário esta a anos luz (se não houver algo mais) duma obra de arte destas. e sem possibilidade de chegar aos calcanhares.

Meus sinceros parabéns e que acima de tudo desfrutes da tranquilidade que esse aquário deve transmitir. Neste mundo de loucos e com a crise actual bem dá jeito. Quanto for começar a corrigir testes peço para o ir fazer a tua casa porque as vezes fico num estado tal de raiva de coisas que vejo que só ao olhar para esse aquário e que deve passar

 

 

SIm é desstressante, mas tá aqui muito trabalhinho e algum stress até a gente atinar com plantados. :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Canito, está realmente muito bom o teu aquario sem duvida...

 

Gosto muito da Eusteralis , tira-me uma duvida o que tens do lado esquerdo, a planta mais recuada é HM??? Tens uma moita engraçada aí...

 

O tapete está qualquer coisa... Diz-me uma coisa qual é os valores de nutrientes que tens tentado manter???

 

Abraço

Editado por Pereirinha

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Canito, está realmente muito bom o teu aquario sem duvida...

 

Gosto muito da Eusteralis , tira-me uma duvida o que tens do lado esquerdo, a planta mais recuada é HM??? Tens uma moita engraçada aí...

 

O tapete está qualquer coisa... Diz-me uma coisa qual é os valores de nutrientes que tens tentado manter???

 

Abraço

 

Boas Pereirinha.

Sim ... a planta traseira do lado esquerdo ... é HM ..... (Hemianthus Micranthemoides).

Em relaçao aos valores de nutrientes .... tento manter 0,5-1,5 ppm de po4 .... 5-10 ppm de no3 .... fertilizo qb para manter estes valores. Para manter estes valores , tenho que fertilizar em dias alternados , com 2 ppm de po4 e 15-20 ppm de no3. Tento nunca deixar os valores chegarem a zero.

co2 a 2 bps, 10-15 ppm de K diários, ferro e micros em dias alternados.Desde que introduzi os escalares .... reduzi a adiçao de micros e ferro .... mas em breve .... e assim que os "gajos" estiverem adaptados .... vou voltar às "minhas doses" . :)

O tapete de cuba ... olha ... levou uma rapadela que nem imaginas ..... foi estilo "pente zero" .... e a ver se hoje é o ataque ao matagal.

Abraço.

 

Obrigado zlatan9, Pendragon e miltonleopoldo .... por terem comentado. :x

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.