O meu primeiro aqua


Marduk

Recommended Posts

Olá,

 

vou montar o meu primeiro aqua e venho recolher opiniões, sugestões e críticas para poder fazê-lo da melhor maneira possível.

 

Neste momento tenho:

1 aqua 52x26x29

1 Filtro de fundo

1 filtro Boyo, 300l/h

1 Termostato 75W

1 Lâmpada 15W

 

 

Mais tarde, estou a pensar colocar:

1 Betta (macho)

2 Otto ou 2 Pleco Pitbull

2 Corydora

5 Tetra Cardinal

--------

Anúbia Anã

Anúbia

Limnophila sessiflora

Eleocharis Parvula

Tronco com Fontinalis antipyretica

 

sugeriram-me:

Echinodorus Bleheri

Anúbia barteri

Vallisneria nana

Hygrophila Polisperma

 

 

 

- Qual deverá ser o meu próximo passo?

- Compensa utilizar o filtro de fundo?

 

 

Venham de lá essas opiniões!

-------------------------------------------------------------------

 

Actualizações:

 

Ontem foi tudo montado e já está a bombar. Tive a ajuda de um amigo que me guiou por todo o processo. Fizemos teste ao pH da água e deu cerca de 6/6,5.

À noite coloquei Aquatan, e passado uma hora coloquei Nitrivec seguindo cuidadosamente as instruções dos frascos.

 

Falei com o senhor da loja onde comprámos os produtos da Sera e ele disse que lá para sábado ou domingo já poderia colocar os primeiros peixes. O que acham?

 

Devo começar por colocar quais? Eu tinha pensado em colocar as corydoras primeiro, mas alertaram-me para o facto de que como as plantas ainda não estão bem assentes e enraizadas, as corys podiam tira-las do sítio. Se calhar devia por primeiro os Ottos, não? Se calhar é o melhor visto que as anúbias anã bonsai traziam um pouco de alga (filamentosa) em algumas folhas, assim como o tronco e assim os Ottos começavam logo a trabalhar.

 

Como eu não percebo lá muito de plantas, como é que eu sei se elas estão mesmo bem plantadas?

 

Deixo as primeiras fotografias, pouco tempo depois da montagem estar terminada, qualquer sugestão é mais que bemvinda!

 

imagem694copy.jpg

 

imagem703copy.jpg

 

imagem699copy.jpg

 

imagem695copy.jpg

Editado por Marduk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao concordo, acho o filtro de fundo um excelente complemento apra o filtro normal, para limpar o areao e restos que se entranham nele.....

Desde que comecei a utilizar que nao precisei mais do aspirador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como?

Quando queres limpar o fundo ligas uma bomba de ar?

 

Cumps

 

Viva, tenho sempre a bomba de ar ligada, ele esta constantemente a puxar o lixo do fundo para o aquario e o filtro externo vai recolhendo essa sujidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos problemas do filtro de fundo é que quando tens plantas as raízes não irão ficar muito confortáveis com as constantes correntes que irão haver.

Outro dos problemas é que os detritos irão ficar alojados no fundo do aquário, isto será o mesmo que varreres a casa toda e espetares o lixo debaixo do tapete.

tiagodovale2dbdjpgej2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias falar-me sobre as vantagens e desvantagens?

 

 

FILTRO DE FUNDO BIOLÓGICO

 

fundo_biologico.gif

 

1*Bomba Submersa esquerda.

2*Bomba Submersa direita.

3*Torre onde a água é sugada pela bomba esquerda.

4*Torre onde a água é sugada pela bomba direita.

5*Substrato que servirá para fazer o fundo biológico filtrando a água.

6*Tela colocada entre as placas e o substrato para não deixar que as bombas puxem o substrato para as torres.

7*Placas de fundo biológico.

8*PLENUM: Espaço de 1 cm de água entre a superfície das placas e o fundo do aquário.

 

 

"

O Sistema de Filtro de Fundo ou Filtro Biológico perdura até hoje, e pode-se afirmar com total segurança que até o presente momento mais de 80 % dos lojistas utilizam e recomendam este sistema, e mais de 70% dos aquaristas marinhos utilizam-se deste sistema, embora atualmente sabemos que a cada 10 aquários marinhos vendidos, aproximadamente 6 são de Rochas Vivas.

Quando se fala de Filtro Biológico, já se pensa logo nas placas de plástico pretas furadinhas que ficam no fundo sob o cascalho, mas na verdade, todos os sistemas possuem um filtro biológico. Dry-wet, por exemplo, é um filtro Biológico. As Rochas Vivas, de certa maneira, também são filtros biológicos. Filtro biológico é aquele onde existe uma formação de determinadas bactérias benéficas que auxiliam a transformar alguns elementos em outros. De uma maneira geral, pode-se dizer que estas bactérias mantém o aquário livre de poluentes, pois os transformam em elementos menos nocivos.

Acostumou-se chamar filtros de fundo de "filtros biológicos". Até aí, tudo bem, mas não se pode esquecer que existem outros tipos de filtros biológicos (as rochas vivas, como foi dito anteriormente).

 

 

 

DESVANTAGENS DO FILTRO DE FUNDO BIOLÓGICO:

 

 

 

Filtros Biológicos recebem o apelido de "depósitos de lixo". Em parte deve-se concordar que este apelido faz sentido, pois o objetivo em qualquer aquário, seja ele de rochas vivas ou não, deve ser manter a mais alta qualidade de água possível. Tendo em vista que em sistemas de aquários de filtro biológico o depósito e acúmulo de detritos sob as placas e cascalho é freqüente e inevitável, chegamos a conclusão óbvia que a qualidade da água será diminuída dia a dia.

Outra desvantagem deste sistema é que estes detritos que ficam no fundo, além de contribuir para a queda de PH, liberam constantemente, para a superfície, uma espécie de gordura (albumina) que impede a perfeita passagem de luminosidade para o aquário diminuindo sua intensidade e prejudicando assim o perfeito funcionamento do sistema.

 

Para reduzir esta película gordurosa, o aquarista costuma ligar nas bombas submersas uma mangueira de ar que faz com que se "cuspa" ar. Muitas vezes estas bombas ficam ligadas o dia inteiro e, em alguns casos, ficam ligadas todos os dias durante as 24 horas. Desta forma, há uma perda de sais que aos olhos do aquarista pode parecer insignificante, mas efetivamente não são. Veja: no ano existem 365 dias. Se, na melhor das hipóteses, o aquarista deixar o ar ligado cerca de 2 a 3 vezes por semana, isso dá 156 dias de ar ligado. Cada dia que se liga o ar, perde-se cerca de 15 gramas de sal, o que dá uma perda de 2 quilos e 340 gramas de sais por ano. Sais que contém uma gama de elementos muito importantes no desenvolvimento dos seres marinhos."

 

Cumps.

Editado por dark_hypnox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos problemas do filtro de fundo é que quando tens plantas as raízes não irão ficar muito confortáveis com as constantes correntes que irão haver.

Outro dos problemas é que os detritos irão ficar alojados no fundo do aquário, isto será o mesmo que varreres a casa toda e espetares o lixo debaixo do tapete.

 

E depois teres de desmontar a casa para limpar o tapete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião apenas por gosto pessoal... mas eu penso que o pleco te irá crescer um pouco mais do que todos esses peixes que queres por... e tambem tenho ideia que os ottos sao mais eficazes

 

forte abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não li bem penasava que era um plecostomus comum :)

Desculpem !!

é na boa... :P

Eu não estava lá muito contente porque queria ter um pleco mas eles crescem imenso :)

Então fartei-me de investigar na net e descobri essa espécie...

 

Há ainda outra se vires no aquahobby.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conheço-os são também conhecidos por :

lda's pitt bull

Eu é que não percebi que era os pitt bull que tu querias ter

Pois, agora só me falta mesmo conseguir arranjar um, já corri 4 lojas e nenhuma me deu garantias de arranjar.

 

Alguém sabe onde poderei adquirir um pleco pitbull?

 

 

Actualizei o primeiro post e coloquei as primeiras fotos!

Editado por Marduk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Quando comecei no "vício" dos peixes tive uma ajuda preciosa; a dona da loja onde me comecei a abastecer na altura depois de comprar um kit numa grande superfície. Fazia-me os teste á borla para ver se o ciclo já tinha terminado; entre outras mordomias. Se nãoé o teu caso aconselho-te a comprares o que precisas numa loja mais pequena; ás vezes os preços são um pouco mais caros mas há coisas que não tem preço. E depois podes sempre negociar alguns preços, trocar fauna e flora por coisas que precises ( é o que faço).

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.