O néon Zeppelin


Miguel Figueiredo

Recommended Posts

mais uma achega de crítica a alguns, não todos, dos praticantes do tal "landscaping in aqua": há alguns membros aqui que metem aqua atrás de aqua, já deve ir em mais de 20 (estou a exagerar); tal como o Sr Amano, que monta um aquário, deixa-o chegar à tal perfeição de harmonia, tira umas fotos, e depois desmonta ao fim de poucos meses.

 

A maioria destes aquários tão harmónicos não costumam durar mais de 1 ano, por vezes mais, muitas vezes menos.

 

Esquecestes-te de um pormenor... indicar nomes... eu acho que conheço um bom numero de aquarios mostrados aqui no forum e dentro dos melhores que foram mostrados poucos são os que duram menos de 6 meses. E já pensastes na razão para serem desmontados e remontados? Além do factor evolução ("se eu não corresse não ganhava" já dizia o nº7 português) e o aliciante mundo de novas experiências que aquariofilia permite (é bom que nós que somos novos comecemos já a testar várias coisas senão chegamos a velhos e já não temos capacidade fisica nem mental para montar novos aquarios e perdemos a oportunidade de testar o infinito mundo de plantas, peixes, invertebrados...), e há o facto de pura e simplesmente eles não serem o que o seu dono esperou deles. Se o erro estiver logo à partida no hardscape, é muito difícil corrigir completamente esse erro, embora se possa minimizar. Mas corrigir de base, só desmontando e montando novamente. É o que vou fazer com o meu quando tiver um dia inteiro livre para dedicar ao aquario!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 126
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vira o disco e toca o mesmo! Em 4 participações no tópico, o discurso foi sempre o mesmo. A única agulha de plástico em tanta palha foi uma transcrição do livro do Sr. Amano onde descreves a sua forma de estar nos plantados. Genial! De resto, conteúdo útil, zero. Aqui não há que ser imparcial de nada. Não há lados, não estamos num campo de batalha, pelo que a tua imparcialidade aqui pouca ou nada interessa. O que realmente interessa são argumentos válidos sobre qual a tua posição no assunto. Senão tens posição sobre o assunto ou algo de útil a acrescentar, penso que o silêncio é a melhor opção. É tão simples quanto isto. :D

 

 

 

Então fala, dialoga, apresenta argumentos válidos e claros sobre o que queres dizer e não deixes ou tentes deixar ideias remotas ou carentes de explicação para que depois te possas colocar à defesa, dizendo que os outros assumem demasiado. Será que és capaz de fazer isso ou por não seres é que adoptas essa postura? Será que o próximo post é mais um disco riscado ou vais, realmente, contribuir positivamente para o tópico? Fica o desafio... :D

 

Nuno, de facto, a tua crítica merece alguma atenção. Confesso que já me incluí nos que monta e desmonta aquários em menos de 6 meses, altura essa em que ainda tinha muita coisa para experimentar, desde construção do layout à simples manutenção das plantas. É uma fase pela qual qualquer pessoa com vontade de aprender e evoluir muito além das suas capacidades passa, vontade de explorar cada vez mais os recursos e potencialidades de um aquário plantado dedicado ao aquascaping. À medida que o tempo passa, a pessoa vai acalmando, não só porque já fez muita coisa para trás mas também porque há factores externos que a condicionam, começando a encontrar um estilo próprio que passa, inevitavelmente, por aquários mais fáceis de manter ( no que toca a podas, manutenção) e, por conseguinte, mais duradouros. Depois há as pessoas que fazem disso profissão ( cá não, é mais lá fora) e dedicam-se única e exclusivamente à criação de montagens que servem apenas o propósito de se inscreverem em concursos da especialidade. Para o comum Aquascaper, que leva isto como um hobbie e uma forma de recriar paisagens naturais ( dentro ou fora de água), a tendência, na maior parte dos casos, é para encontrar uma maneira de estar própria que se identifica com aquários mais maturados e mais equilibrados, atingindo a harmonia desejada. As tentativas não são frustradas nem desfeitas durante aquela fase. As tentativas servem o único propósito da pessoa se encontrar e se identificar com aquilo que pretende criar. Pessoalmente, considero as experiências bastante positivas neste sentido e encorajo as pessoas a " tentar um pouco de tudo", para que se encontrem e identifiquem com aquilo que se revêm a seguir no futuro. Manter um aquário passa a ser muito mais que um hobbie ( no bom sentido, claro) e quando damos por isso, estamos a empregar ideias noutros campos que nada têm a ver com aquariofilia mas que foram influenciadas pela aquariofilia. É inevitável.

 

 

[Engraçado que apenas citas as partes de texto que mais te convÊm; só mostra que sabes usar bem as funcionalidades do fórum...]

 

:lol:

 

Ei, parece-me que ficaste aborrecido. Foi? Relaxa.. :P

 

Sabes que mais? Tens toda a razão!é vira o disco e toca o mesmo.

 

Até podia ter contribuído mais para o tópico, não fosse a tua contribuição inicial ter sido o que foi. Ainda assim, achas mesmo que tenho de contribuir? Não; para isso estás cá tu.

 

"Fica o desafio..."? Enganas-te! Os meus desafios são outros.

 

Fica bem :P

 

Qq coisa é só apitar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o que eu pensei: muita parra e pouca uva. :lol:

 

Aborrecido? Nada disso, antes pelo contrário. Com essa esgrima de ideias, puseste-me um sorriso na cara. Não deu para notar nos smileys que coloquei anteriormente? :D

 

Até te agradeço pois só neste último post é que me apercebi do que realmente te incomoda, o que torna a esgrima de ideias ainda mais divertida... :oops::lol:

 

 

Fica bem cheers

 

Tu também cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquecestes-te de um pormenor... indicar nomes...

 

indicar nomes? A que propósito? Neste tópico não se está a falar de pessoas mas de filosofias. Alguns users foram pouco elegantes e fizeram comentários sobre montagens de pessoas em particular, ou começaram aos berros, ou mostraram que desprezam os que consigo não concordam, o que só veio exaltar os ânimos desnecessariamente. Não é preciso mais um (neste caso eu) fazer a mesma coisa, pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de meu agrado ler esta crítica construtiva, sobre o modo como muitos amantes de aquariofília representam paisagem nos seus aquários. So iniciante e sempre achei um pouco estranho a forma como representavam o mundo submerso, não tem nada a ver com a realidade ( não quero tirar o mérito e o trabalho de ninguém).

 

Parabéns, foi um belo tema apresentado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Moral da história? Notei alguma falta de capacidade em lidar com a opinião dos outros. É a vida.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero mais uma vez deixar aqui a minha última opinião sobre este assunto a todos os que participaram neste tópico:

 

Não vejo qual é o problema de no aquascaping recriar ambientes aquáticos, ou ambientes terrestres, ou lunares, ou seja lá o que fôr... acho que o principal á arte com que se fazem os mesmos, ponto.

 

Para mim isto foi uma discussão um bocado "parva", aliás, até acho que isto nem tem discussão, mas se calhar, ainda há pessoas crescidas que parece que andam no infantário e decidiram criar aqui uma discussão que não leva a lado nenhum, apenas e só, porque não sabem respeitar a opinião dos outros.

 

Ao Miguel, que iniciou o tópico, até lhe dou uma certa razão porque expressou a sua opinião apenas, pode não tê-lo feito da melhor maneira, mas também não ofendeu ninguém (parece-me a mim)

 

Em relação à citação do próprio por causa do aquário do membro FAAO, o tal da "arvorezinha", ele pode até não gostar, mas de uma coisa é certa, o aquário é ESPECTACULAR em todos os sentidos, e mostra uma grande arte, uma grande imaginação, enfim... na minha opinião (que também conta) é uma grande obra de arte... não é por nada que ganhou o prémio que ganhou, e digo-o à boca cheia (e não conheço o FAAO): Muitos parabéns pelo prémio, eu se tivesse que votar, tinha votado no teu de certeza absoluta.

 

E pronto, é isto...

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só li os primeiros posts, e já deu para perceber o que se passa. Existe um user que não gosta da fase pela qual esta a passar a aquariofilia no que concerne a aquários plantados. Ele não gosta e expressou a sua opinião, talvez de uma forma mais desagradável.

 

Na minha opinião das as expressões de arte, aplicadas neste caso aos aquários, que são fruto da imaginação humana passam por ciclos de renovação e evolução. Felizmente estamos a viver uma dessas fases, e temos entre nós alguns desses revolucionários!

 

Fases destas também aconteceram na pintura, na escrita, na filosofia, na dança, na música, etc etc etc, em tudo o que arte e expressão da mente humana. A aquariofilia é mais uma das expressões da mente humana mas aplicada a um aquário! Esses revolucionários pegam num aquário como um músico pega na viola, e fazem uma montagem de acordo com o que sentem que devem fazer!

Daí aparecer uns aquários com arvóres, outros com caminhos, outros com praias, etc etc e etc!!! Da mesma forma que temos na música imensos estilos!

 

Eu próprio tenho o meu desagrado ou não com certa expressões aplicadas à musica, pintura, escrita, aquariofilia e etc!!!

 

Eu adoro música, e nela odeio a música estilo "Morangos Com Açucar"! Existem pinturas que nem olho para não vomitar, há livros que não leio porque me dão sono (Saramago, quem se lembraria de escrever um livro sem viruglas e pontos finais e ainda recebe um Nobel???)!!

 

Isto é assim , há fases, há estilos, há ciclos, e talvez estejamos a voltar aos aquários com o mergulhador lá dentro, ou com o barquinho, e talvez olhemos para eles e gostemos de ver!

 

Temos é que ter bom senso e perceber que faz tudo parte de um processo de evolução. O Picasso também era maluco e pintava coisas estranhas, mas marcou uma era!

 

O Amano é outro! E em Portugal temos outros pintores de aquários, FAAO, Silvestre, etc, e eles fazem parte desse processo de evolução!

Para muitos, a paisagem preferida de um aquario é sem substracto, plantas, e só com agua, peixe e vidro...

 

Vivemos um constante 25 de Abril na aquariofilia, com idéias novas sempre a aparecer!!! E sinto-e com sorte de a viver!

 

Cumps a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desprezo é a melhor resposta possível...

 

 

Concordo! :D

 

O meu post pode ser spam, mas o maior spam que já vi foi o que o autor deste tópico fez :P é triste...

 

PS: Desculpem... mas saiu.

 

Abraço,

Tiago

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto quanto me é dado perceber, existem basicamente duas escolas de aquários de plantas: a holandesa e a japonesa.

 

A primeira prima por grande variedade de especies e por um arranjo mais ou menos ordenado, a segunda tenta representar melhor a natureza, numa combinação mais caótica, mas equilibrada.

 

Até aqui tudo bem, sempre me identifiquei melhor com a escola japonesa e alguns dos primeiros aquários do Amano pareceram-me realmente muito bem conseguidos.

 

Porém, nos últimos anos, a coisa descambou completamente...

 

De um momento para o outro começou a aparecer o seguinte:

  • Caminhos, perfeitamente delineados estendendo-se até ao horizonte! Só lá falta colocar uma carroça de bois...
  • Arvores de savana (acácias) emitadas com troncos e musgo de java! E que tal meter lá uns quantos macacos pendurados?
  • Paisagens de montanha no horizonte! Verdadeiros Alpes elevando-se na traseira do aquário, onde só falta uma pista de Ski!
  • Inselbergs (montanhas em "barrete" comuns em certas regiões tropicais) e outras formações montanhosas terrestres, aparecendo entre a vegetação.

Ou seja, qualquer dia começam outra vez a meter arcas do tesouro no aquário...

 

Uma sugestão: Já que somos portugas, deixem de emitar arvores de savana e paisagens alpinas... experimentem recriar uns quantos sobreiros... depois já podem chamar ao aquário, por exemplo, Monte Alentejano!

 

Onde é que está aqui o natural? Será que somos tão condicionados pelo meio que conhecemos, o terreste que temos que o emitar, mesmo quando criamos paisagens aquáticas?

 

O mais incrivel é que esses aquários ganham prémios! "Ai que giro, parece mesmo uma árvore, ai que giro, parece um caminho entre montanhas..."

 

Um aquário NÃO DEVE REPRESENTAR UM QUADRO CAMPESTRE!

 

Uma paisagem aquática tem tanta coisa em comum com uma paisagem terrestre como um loricarideo com uma galinha!

 

Os elementos paisagisticos que lá reconhecermos, como os montes entre a vegetação, as arvores ou os caminhos até ao horizonte, ficam excelentes num quadro de Monet mas estão perfeitamente desajustados dentro de água.

 

Sim, as correntes escavam por vezes percursos no leito do rio - mas vão ver como é nos rios , é um efeito completamente distinto do apresentado nestas paisagens.

 

A escala é um dos pecados - num espaço pequeno deve representar uma pequena área, talvez na margem de um rio, um tapete que se eleva e que, de repente, se pode ver confrontado com uma zona de areia, com uma raiz ou uma grande rocha. Tentar minaturizar é um enorme erro, é como recriar o Portugal dos Pequeninos... e então aparece um triste neon a nadar por entre montanhas - é o néon zeppelin!

 

Claro que convem usar enquadramentos que aumentem a noção de profundidade - mas por favor, não tentem lá colocar MONTANHAS.

 

Creio que um dos principais problemas é muitos dos autores NÃO CONHECEREM como são mesmo as paisagens de um rio. Algo tão simples como pegar numa mascara de snorkling e ver como é o rio mais próximo não passa pela cabeça da maior parte destes jardineiros "aquáticos". De facto, obtêm a inspiração uns dos outros e não do meio aquático.

 

Muitos têm uma capacidade artistica impressionante e criam paisagens extraordinárias, embora sejam paisagems terrestres.

 

É um pouco como os artistas de pop art que conseguem pintar quadros com maquinas de lavar realmente giras.

 

A questão é... é isso que queremos nos nossos aquários?

 

Não valerá a pena aplicar a criatividade em aquários que REALCEM e TRANSMITAM aquilo que há de especial e único nas paisagens aquáticas?

 

Nas paisagens que são realmente aquáticas?

 

Verdade seja dita que o Mestre Amano nunca deu preferencia a essas tristes emitações das paisagens terrestres.

 

Foi a geração seguinte de aquariofilistas que começou a introduzir elementos que nada têm a ver com o meio aquático.

 

A minha sugestão e que, quem não quiser ir buscar inspiração à natureza então que perfira os mergulhadores a borbulhar ou ostras a levantar a sua concha, a medida que deitam bolhas de ar - é que pelo menos estes objectos ainda representam elementos que existem dentro de água :P

 

 

 

Miguel

 

 

e mai nada...

gostei, sim senhores

tá tudo dito, terra é uma coisa, rio é outra.

 

grande post, nota máxima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo! :lol:

 

O meu post pode ser spam, mas o maior spam que já vi foi o que o autor deste tópico fez :wink: é triste...

 

PS: Desculpem... mas saiu.

 

Abraço,

Tiago

 

Temos de saber acatar com as opiniões dos outros.

 

Eu acho o tópico muito bem feito, eu é que nunca tive paciência para criar um. Já lhe dei os parabéns por isso.

 

O tópico não é spam, já li alguns users com a mesma opinião dele.

 

Chamar spam, não passa de uma pseudo-opinião\spam. ( ainda bem que admitiste )

 

 

 

Um abraço Dragão Preto.

Editado por Rui J. Rocha

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não percebi muito bem o que é SPAM...Para mim um fórum é como uma conversa,uma troca de conhecimentos entre amigos,em que o conteúdo não tem sempre necessariamente de ser útil. Pode haver quanto a mim momentos de palhaçada,momentos em que não se diz nada de útil,apenas se transmite a mensagem que estamos vivos.

 

Acho a ideia essencial do tópico muito interessante,já todos por certo ouvimos opiniões de amboas os lados. Poder-se-ia fazer um bom debate acerca deste assunto.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos de saber acatar com as opiniões dos outros.

 

Eu acho o tópico muito bem feito, eu é que nunca tive paciência para criar um. Já lhe dei os parabéns por isso.

 

O tópico não é spam, já li alguns users com a mesma opinião dele.

 

Chamar spam, não passa de uma pseudo-opinião\spam. ( ainda bem que admitiste )

 

 

 

Um abraço Dragão Preto.

 

 

Eu respeito a opinião dele, mas não concordo e acho que não vale a pena desenvolver o porquê.

 

Mas acho que há aqui sinais de inveja da parte do autor.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não percebi muito bem o que é SPAM...Para mim um fórum é como uma conversa,uma troca de conhecimentos entre amigos,em que o conteúdo não tem sempre necessariamente de ser útil. Pode haver quanto a mim momentos de palhaçada,momentos em que não se diz nada de útil,apenas se transmite a mensagem que estamos vivos.

 

Acho a ideia essencial do tópico muito interessante,já todos por certo ouvimos opiniões de amboas os lados. Poder-se-ia fazer um bom debate acerca deste assunto.

 

 

E concordo plenamente, mas se preferem o Natural, não "impliquem" com o Landscaping só porque não gostam,certo?

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas implicar é apenas uma opinião! ELe pode ter utilizado ( admito ) um tom de gozo, mas também não foi nada demais :lol:

 

Agora comentários de "desprezo" é o quê? É alguma coisa? É apenas desprezo. Podiam ter acrescentado algo, mas assim não foi nada.

 

E o tom depreciativo acerca de quem tem guppys? Foi justo ? Muitos dizem que os Discus são os reis do aquário. Eu não acho isso, nem por sombras. Mas é discutível.

Imagina eu criar um tópico acerca disso, tava bem lixado ....

 

 

:wink:

 

 

Mas eu gostava de ver a opinião do autor, para saber se ele tem inveja.

Editado por Rui J. Rocha

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Visto que afinal é um tópico de discussão e um tema deveras interessante, em que se colocou em causa alguns tipos de aquários pelo facto de serem anti naturais, colocando em causa o julgamento dos mesmos em concursos internacionais... eu gostaria que esses iluminados me explicassem o significado de IAPLC e AGA... onde está a palavra natural nestas siglas? Será que sabem o que significam estas siglas?

 

Será que sabem conviver com a mudança ou o facto de se inovar e testar novas tendências?

Ainda bem que a humanidade evoluiu... não me estava a ver com cabelo á ABBA, calças boca de sino e sapatos com tacão de 10cm... será que gostariam de andar assim?

Se calhar há quem goste… apesar de eu não gostar, não me referi àquela década de forma depreciativa, como o autor do tópico!

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de outra que enquadra-se perfeitamente para a resposta ao porquê de nós aquascapers mantermos as montagens (layouts) por pouco tempo... e consoante a experiência e testes que vão sendo efectuados, vamos amadurecendo e mantendo as montagens por mais tempo!

 

Vai baixar o nível, por sua vez sobe o interesse...

 

Algum de vocês casou com a 1ª namorada ou paixão de quando tinham 8 anos de idade?

Muitos de nós homens/mulheres, não têm apenas uma namorada/o antes de casar, isto porque não vos complementou apesar de ter tudo aquilo que as outras mulheres/homens têm... alguns layouts funcionam da mesma maneira, há que experimentar, conhecer melhor e então quando acham que já experimentaram tudo ou quase tudo e ficam fartos de andar a mudar, lá assentam e mantêm um relacionamento... o casamento! Mesmo assim alguns divorciam-se (mudam de layout) outros mantêm-se com a pessoa que escolheram...

 

Meus amigos, mulheres/homens existem muitos(as), alguns(mas) cobiçam a mulher/homem do próximo, mesmo assim lá "metem" mais uma "pedra" ou uma "planta" e lá está... acabam por mudar qualquer coisita para complementar a relação (layout) para que se sintam melhores! No entanto alguns mesmo satisfeitos com o relacionamento de longa data não deixam de ter inveja do vizinho só porque trocou de mulher, questionando o porquê de ter casado.... afinal a vida de solteiro era mesmo boa!!!!

 

Pois... dá que pensar, não é?

 

Pode ser que assim alguns entendam algo que é demasiado evidente e que não querem perceber...

 

Abraço,

 

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E concordo plenamente, mas se preferem o Natural, não "impliquem" com o Landscaping só porque não gostam,certo?

Agora baralhei-te Black Dragon,é que eu tenho opinião firme de que o ''Landscaping'' tal como todos os outros ramos da Aquariofilia só trazem variedade e beleza à mesma,logo partir do principio de que só devia haver ''aquários naturais'' é quanto a mim errado e empobrecia a dita cuja. Errado não é,tenho opinião contrária...

 

Mas também vos digo,que com tanta gente neste fórum que participou e pode participar nesta discussão,centrarmos a conversa em guerrinhas do ''meu é melhor que o teu'', e ''aquele tem inveja daquele'', desculpem-me meus amigos mas parece a conversa da treta das vizinhas que não saem da janela a cuscar...

 

Também vos digo que com tanta gente de valor a participar neste fórum a conversa podia ser mais interessante...podiamos falar do Aquapaisagismo nacional, das inspirações dos aquariofilistas que praticam o ''landscaping'' e dos que gostam mais de um aquário natural, quais serão as vertentes que podem surgir no futuro (será que um dia,num futuro longínquo,com a exploração espacial em voga, teremos na aquariofilia motivos, inspirações, ''layouts'' de rios que não do Planeta Terra?)

 

Vai baixar o nível, por sua vez sobe o interesse...

Então e não se pode baixar o interesse? :wink:

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mais uma vez participo neste tópico porque acho que merece um melhor destino do que aquele pelo qual foi criado e para esclarecer a a minha participação individualmente a algumas pessoas. Peço que não levem o que escrevo a peito ( tal como já aconteceu) mas argumentem, se for caso disso e senão concordarem, cordialmente, como mandam as regras da boa educação.

 

Rui Rocha, a minha primeira participação incluiu-te como a " pessoa do contra". E o que escrevi foi com base na tua postura no fórum de há uns tempos para cá, não foi penas neste tema. Foi em muitos outros onde simplesmente demonstras prazer em adoptar opiniões do contra, só porque sim, sem teres o cuidado de justificar o porquê de tomares tais posições ( não és obrigado a tal mas, participando num Fórum, fica sempre bem e demonstra que realmente sabes do que estás a falar, mesmo que vá contra a opinião de outros, instruindo ou informando quem vê os respectivos tópicos). Por outro lado, parece que te contradizes ao participares neste tópico, identificando-te com a postura do autor, quando no passado congratulaste publicamente o Filipe pela posição que alcançou no ADA ( 10º lugar), congratulação essa vista neste tópico. Ora, posturas destas são difíceis de serem levadas a sério, mesmo que continue a ser a tua opinião numa Comunidade democrata. A minha questão é: o que é que mudou desde esse tópico até hoje ( pegando apenas neste exemplo)?

 

Baixinho, aplico o mesmo discurso que apliquei ao Rui Rocha em relação à tua pessoa. Há tempos, enviaste-me uma MP ( a qual agradeço) onde me congratulavas pelos meus aquários/layouts, onde ias buscar inspiração querendo dizer, a meu ver, que te indentificavas com a vertente que sigo nos aquários plantados ( landscaping). Hoje participas no tópico identificando-te com a ideia do autor. Por respeito e por ser éticamente incorrecto, obviamente que não publico essa MP mas a ideia explícita nessa MP foi esta que descrevi ( concordas?). Mais uma vez, faço a pergunta: o que é que mudou desde esse tópico até hoje?

 

Voltando a repetir-me, peço que não levem este post como algo pessoal. Estou apenas a tentar perceber o que é que vos leva a defender/apreciar os trabalhos de pessoas que seguem o " landscaping" como inspiração no " Aquascaping" até há bem pouco tempo atrás e, nos tempos de hoje, a vossa opinião é radicalmente diferente. Não tenho qualquer problema com pessoas que tenham gostos/opiniões diferentes da minha ( falo apenas por mim, claro, e acrescento que é de salutar que hajam opiniões diversas), respeitando qualquer pessoa que não se identifique com esta vertente dos plantados mas tenho muita dificuldade em ver a coerência no vosso discurso. Pelo menos, há aqui algumas pessoas que, sendo a favor da ideia do autor, demonstraram coerência nas ideias que defendem, argumentando o porquê de tal pensamento, não tendo ideia de já ter visto o contrário expresso nos registos do Fórum. No vosso caso, há aí qualquer coisa que nã bate certo... Se fizerem a fineza de desenvolverem um pouco mais sobre as questões que coloquei, agradeco e penso que agradecem todos os que assistem a este tópico, já que servirá para enriquecer o tópico ainda mais.

 

 

Cumprimentos,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são opiniões. Respeito mas não concordo.

 

Ter opiniões contrárias às tuas, não é ser do contra. Tens de aprender a respeitar isso. Se calhar, logo por azar, tenho sempre outra opinião...que é que queres?

 

" Impressionante.

 

Gostei de saber que no 10º lugar ha' um não chinoca lol

Parabéns \o "

 

Esse estava impressionante, mas não acho "plantados" , na sua grande maioria, naturais. O que é que isto tem de errado? Queres que mude de opinião? Apenas dei os parabéns, não me converti a plantados.

 

 

 

Também te recomendo uma argumentação melhor, que é para não seres sempre tu a dizer isso.

 

"Desde há uns tempos para cá" <--- Isto não é nada, não significa nada.

 

Não gostam do tópico, não participam. Agora não queiram que os users mudem de opinião ou que não a dêem.

 

Eu sou um adepto do vidro e água apenas e acho que isso é que é o bonito. Como é que te faço mudar de ideia? Tenho que te chamar do contra? Ou outro argumentozinho assim do género? Tipo Inveja?

 

Acho que te estás a afastar do tópico ao pedir-me contas a mim e ao Baixinho, pois eu não falei de ti nem de ninguém, se te sentes atingido, pede contas ao autor do tópico.

Editado por Rui J. Rocha

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, tu tens razão. E dou-te os parabéns por criares tópicos do género :mrgreen:

Olá,

 

Sabes perfeitamente que estás a fugir ao assunto que foquei. O ser do contra não é contra a minha opinião em particular...

 

Não me senti atingido e não estou a pedir contas a ninguém. Só acho que participar num Fórum é muito mais do que do que ficar-se por monofrases, sem qualquer tipo de justificação, ainda por cima quando as ideias entram em contradição. Quando o autor do tópico ridiculariza desta forma e, passo a citar:

 

Porém, nos últimos anos, a coisa descambou completamente...

 

De um momento para o outro começou a aparecer o seguinte:

  • Caminhos, perfeitamente delineados estendendo-se até ao horizonte! Só lá falta colocar uma carroça de bois...

  • Arvores de savana (acácias) emitadas com troncos e musgo de java! E que tal meter lá uns quantos macacos pendurados?
  • Paisagens de montanha no horizonte! Verdadeiros Alpes elevando-se na traseira do aquário, onde só falta uma pista de Ski!
  • Inselbergs (montanhas em "barrete" comuns em certas regiões tropicais) e outras formações montanhosas terrestres, aparecendo entre a vegetação.

 

um aquário que se assemelha ao que o Filipe levou a concurso, ganhando o 10º lugar e a tua congratulação e, recentemente, participas no tópico, mais uma vez, com monofrases a dar razão ao autor, achei estranho o que se teria passado entretanto. Mas pronto, tudo bem. Finalmente foste claro na tua posição apesar de, pelos vistos, não concordares inteiramente com o autor ( ao contrário do que já afirmaste). Mais uma vez, não leves a peito o que escrevo ( pelos vistos levaste). Não estou a pedir contas de nada. Apenas acho importante que, quando se participa no Fórum, se diga algo mais construtivo do que " concordo" ou " está giro" ou " não gosto". É bom para quem escreve e é útil para quem lê.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas acho importante que, quando se participa no Fórum, se diga algo mais construtivo do que " concordo" ou " está giro" ou " não gosto". É bom para quem escreve e é útil para quem lê.

 

Nao poderia estar mais de acordo com esta frase.

Tópicos como este (quanto a mim) podem e devem de ir muito mais além do que a simples quezilia e guerrinha de ideias ou ideologias... só apresentando factos e metendo as cartas em cima da mesa se conseguem tirar conclusões e prosseguir para a frente... só o simples facto de se confrontar ideias, esclarecer opiniões e fundamentar as mesma permite a toda a comunidade tirar algum proveito e dessa maneira evoluir.

 

Daí a difernça entre um fórum e uma conversa de amigos... a conversa pode ser esquecida, mas no fórum fica o registo pode ser consultado por toda a gente e a "obra" feita hoje perdurara para amanha.

 

De resto e como é a minha primeira participação neste tópico (e quezilias a parte) acho o tema bastante interessante, só acho errado as posições extremistas de se quererm emiscuir na vida e nos aquarios dos outros. Por isso se eu gostar de ter os meus neon Zepelins ou os meus ciclideos africanos ou os meus aquarios unica e exclusivamente com peixes que mal tem isso? nao estou na minha liberdade de fazer o que quero e o que gosto com uma coisa que é minha propriedade?

 

De facto tenho que concordar que alguns aquarios exageram (e é apenas a minha opinião) e que em termos esteticos sao pouco apraziveis e que tanto querem "imitar" a fote de inspiração que chegam a ficar demasiado artificiais... Agora dizerem-me que é impossivel haver na natureza (subaquatica) misturas de substractos, "caminhos" em areia branca ou pedras espetada nao tem qualuqer fundamento, como o Jose Cruz Silva elucidou e muito bem.

 

Já agora, algumas paisagens submersas com as pedras espetadas e os tais caminhos que afinal até são naturais :(

 

X99-1018.jpg

 

X99-916.jpg

 

X99-821.jpg

 

X99-747.jpg

 

Apenas acrescento que aquascaping para além da parte biológica que se cinge a determinadas "regras" tem também a parte artistica o que quanto a mim vem mudar e acrescentar muito a essas "regras" de acordo com a visao de quem executa determinada montagem, mudança essas que desde que não ponha o bem estar da fauna e flora em causa não vejo razão nenhuma para não haver...

"O progresso é impossível sem mudança. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada" Bernard Shaw

 

Bom exemplo disso é a montagem do membro FAAO, Syrah planura ja aqui referida (muitos mais exemplos poderiam ser citados).

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De resto e como é a minha primeira participação neste tópico (e quezilias a parte) acho o tema bastante interessante, só acho errado as posições extremistas de se quererm emiscuir na vida e nos aquarios dos outros. Por isso se eu gostar de ter os meus neon Zepelins ou os meus ciclideos africanos ou os meus aquarios unica e exclusivamente com peixes que mal tem isso? nao estou na minha liberdade de fazer o que quero e o que gosto com uma coisa que é minha propriedade?

 

acho que ninguém se quer imiscuir nos aqua dos outros... mas há já tempo que me parece notar que neste fórum se tem quase desenvolvido uma espécie de mono-gosto erigido em verdade absoluta - que só os aquários com um layout cuidado e trabalhado, em geral inspirado em paisagens, e com alguns peixes mais ou menos exóticos, é que tem valor. (para dar um contra-exemplo; vejam aqui neste sub-fórum o aqua da echinodorus gigante... fantástico!!! e hiper-natural, aquela plana cresceu como quiz, sem scaping de tipo nenhum e deu em algo que para mim vale 100 prémios... esse sim, declaro aqui publicamente: gostava de ter aquilo em casa!)

 

E sempre que alguém critica mais um "rio" ou mais umas "vinhas", leva em cima com os autoproclamados Defensores da Fé.

 

Ninguém contesta a evolução de que falam, que claramente trouxe algo de novo e de positivo à aquariofilia. O que se contesta é o gosto único obrigatório, em que todos os aquas são mais ou menos inspiradas composições naturalistas bucólicas campestres (faz-me lembrar os quadros de uma parte do séc 19). A partir de um certo ponto, que já foi atingido, deixa de ser inovação e evolução, passou a ser conformismo (e aí veio o impressionismo quando as pessoas se fartaram).

 

Não há criatividade rigorosamente nenhuma em criar o 100º "rio".

 

Portanto, façam o que quiserem, mas se mostram os aquas, aguentem-se à crítica! E quem reage a críticas dizendo "desprezo quem critica a minha Obra" não pode exigir só receber "críticas construtivas".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto, façam o que quiserem, mas se mostram os aquas, aguentem-se à crítica! E quem reage a críticas dizendo "desprezo quem critica a minha Obra" não pode exigir só receber "críticas construtivas".

 

Nisto estamos 100% de acordo!

Quando uma pessoa exibe o seu trabalho tem que estar preparada para ouvir criticas sim! mas tambem e preciso ver que tipo de criticas falamos e da maneira como são expostas (nao em conteudo mas em forma).

Escusado sera dizer que quem expoe a sua opiniao tem tambem que estar preparado para ouvir da parte do autor da obra uma justificação do genero "ja sei que preferias assado e respeito isso, mas eu prefiro frito e acho que frito é melhor!" e tem que respeitar.

 

Por isso acho que passa por respeito mutuo, nao posso exigir ao outro o que eu proprio nao faço!

 

Quanto ao gosto ser obrigatório, nunca vi ninguem a "obrigar" outro alguem a gostar de determinado tipo de aquario ou de montagem... Já se me disseres que agora está a virar moda montar aquas desse genero concordo! Mas tal facto apenas se deve (quanto a mim) a cada vez mais teres aquascapers portugueses de muito bom nivel e que expõe o seu trabalho, o que naturalmente ira dar uma maior notoriedade ao que fazem e a que se dedicam, não concordas?

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para dar um contra-exemplo; vejam aqui neste sub-fórum o aqua da echinodorus gigante... fantástico!!! e hiper-natural, aquela plana cresceu como quiz, sem scaping de tipo nenhum e deu em algo que para mim vale 100 prémios... esse sim, declaro aqui publicamente: gostava de ter aquilo em casa!

Vá lá que fiquei a saber quais os teus gostos!

No entanto, acabaste por desiludir-me ou não... porque para uma pessoa que tem uns gostos tão "limitados" outra coisa são seria de esperar...

 

Mas fiquei com um duvida, porque não tens um assim em casa? Não tens espaço, áqua ou não sabes como fazer?

Olha que para uma montagem do género apenas precisas de plantar a dita planta que ninguém sabia o nome e depois deixar a planta crescer durante 1 ano para ter aquele efeito... Que para "algumas pessoas" não é mais do que um áqua com um aspecto desleixado, aquário mal cuidado e que nunca levou com uma tesoura...

Por isso não me admiro que não gostes de outro tipo de aquários mais elaborados, geralmente pensados ao pormenor... és mais do tipo daqueles aquários que se planta para lá qualquer coisa e logo se vê... independentemente se a planta é A, B ou C, se cresce muito ou pouco, requisitos mínimos... etc!

Mas o que me chateia nisto tudo, é que são as pessoas como tu que depois mandam MPs a colocar questões básicas e não tem a coragem de colocar essa mesma pergunta publicamente... será para não estragar a imagem de pessoa entendida no assunto? hum...

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais