Boas,
A ideia de aplicar um "Dark Start" surgiu após visualizar alguns videos no youtube, onde por acaso, num video de uma loja alemã (Liquid Nature Viena) vi que ciclaram um aquário sem o "sacrificio" de peixes e sem plantas, apenas com o hardscape montado.
Como utilizei o Aquasoil Amazonia Vers.II, que quando plantado "obriga" a mudar 50% de água diariamente nas primeiras semanas, diminuindo a frequência das trocas de água até às 4 primeiras semanas do aquário devido à elevada libertação de amónia, e como estava prestes a ir de férias, caso plantasse desde logo não iria ter oportunidade de realizar as trocas de água.
No dia 31 de Julho enchi o aquário, pus o filtro a funcionar, adicionei Seachem Stability e deixei o aquário sem qualquer interferência ou testes até ao dia 05/08, dia no qual comecei a realizar testes com o JBL Proscan. Apenas como nota, o aquário ficou a luz desligada durante todo o processo de ciclagem.
No dia 20, após o valor de nitritos se encontrar a 0 e o valor de nitratos estar "normal", fiz a primeira troca de água no aquário com o intuito de plantar o mesmo. Já agora, fiquei fã de plantar não só em solo molhado, mas sim, com água cerca de 3 ou quatro dedos acima do nível de solo onde vamos plantar... torna tudo muito mais fácil e limpo. Além disso, acaba por não ser necessário ir humedecendo as plantas, pois já se encontram debaixo de água.
Através dos resultados dos testes, é possível verificar os picos de nitritos e nitrato normais num processo de ciclagem. Tal aconteceu deixando o filtro a funcionar e adicionando um produto como o Seachem Stability (de forma a iniciar o processo de colonização de bactérias no filtro (Oase BiomasterThermo 350 com 5 cestos; 1º cesto com esponja azul 20ppi de origem; 2º, 3º e 4º cesto com Seachem Matrix e 5 cesto com Seachem Purigen e Esponja laranja 30ppi de origem). Mal o valor de nitritos atingiu 0 e o valor de nitrato ficou "normal" decidi plantar o aquário (20/08) e até agora, fora aquela camada tipo algodão a aparecer na madeira, não tive qualquer tipo de problema de algas ou de melting nas plantas devido à elevada libertação de amónia do solo (isto não querendo agoirar ;-D).
Uma outra vantagem é que podia ter adicionado peixes logo no primeiro dia após plantar, pois o ciclo já estava terminado
O facto que me levou a tentar este "Dark Start" foi principalmente pelo que ia lendo em vários sites a indicar que o Aquasoil Amazonia para iniciantes (como eu) era um solo complicado e que normalmente dá várias dores de cabeça logo no inicio de vida do aquário. Isso e o facto de ter férias a chegar, foi o suficiente para experimentar.
Mais questões, estejam à vontade
Cumps