Meu caro Zé Pedro.
Parece que as coisas por aí não abonam de boas andanças mas não é razão para desespero!
Primeiro que tudo e pegando no que o Abóbora te disse, procura a estabilidade. Ao que parece a tua água está com demasiados sais dissolvidos, esse calhau garantidamente é um dos responsáveis e água da tua zona também não abona a teu favor, posto isto creio que a água de osmose é o caminho, se tiveres oportunidade é claro. Com isto aconselhava que aumentasses as frequências de TPA pelo menos umas 2 vezes por semana mas apenas uns 20/30%, mais TPA mas menos quantidade de água trocada de cada vez.
Com o incremento das TPA vais precisar de começar a fertilizar ainda que de forma leve, 2ml de APT1 no dia da troca de água. Carbo todos os dias 3ml perto do fim do fotoperíodo.
No que toca a luz, não baixes dos 50%, a calha é forte mas não é um Rolls Roice, tens de dar oportunidade às plantas para terem quantidade de luz suficiente que lhes dê a força que precisam para lutar.
Quanto às plantas, visto que tiveste muitas percas, não hesites em colocar massa vegetal o quanto antes nesse aquário. Em detrimento da cuba já em mau estado considera a hipótese de plantar monte carlo, sim eu sei que é uma planta de folha ligeiramente maior mas com podas regulares ficará compacta o suficiente para se dissimular com uma cuba.
Ao resto da malta que estiver a ler isto, POR FAVOR, se eu estiver a dizer alguma barbaridade corrijam-me o quanto antes, este homem tem que levar o aquário impec para a PET!
Letis Gouuuu!
Força nisso que ainda há muita estrada para andar!