ccdsantos

Membro
  • #Conteúdo

    148
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por ccdsantos

  1. Como Sempre, EXCELENTE... Bom trabalho.
  2. Em relação aos CAEs e RED e muitos outros que como referi já estavam na lista, pelo menos os que experimentei aguentaram estar no exterior... E que tal daqui a mais uns tempos e antes do tópico passar para o esquecimento se fazer uma lista mais completa e sugeria que fosse colocada como destaque pois este tipo de informação é muitas vezes importante quando se está a planear por exemplo um aqua de exterior ou um lago...isto obviamente é só a minha opinião... Em relação à expedição boa sorte... é para quando?
  3. Boas, Excelente tópico...vem mesmo a calhar... Acrescentava os CAE (comedor de algas chinês), camarões red... Alguns dos que me tinha lembrado já estão na vossa lista... Pergunto, dos que foram referidos quais os mais indicados para combaterem as algas...
  4. Caro Costazul, Mais uma vez obrigado pela resposta com fotos e afins... Em relação ao sistema apresentado deixo uma pergunta - Se a saída do 3º aqua entupir não irá haver inundação? e do 2º? parece-me que poderá existir uma probabilidade embora baixa de existir inundações... Não era mais seguro montar uma sump e nela colocar 4 bombas a enviar água para cada um dos aquas, ou seja todos eram independentes... ou um filtro externo pequeno para cada um, que me parece a solução mais segura. Bem secalhar estou a ver mal a coisa...e além disso o investimento tal como está é muito mais barato... Já deve ter ponderado todos os prós e contras, por isso mãos à obra para se ver camarões nesses aquas... Cordialmente, CS
  5. Muito obrigado pela explicação e ainda por cima com fotos...a ideia está muito boa, principalmente na conjugação do corte da madeira com o iman... As minhas questões prendem-se com os miudos, pois com dois cá por casa além de certamente tentarem subir pela bateria...ainda mais tarde ou mais cedo ia cair uma bola ou outro brinquedo qualquer em cima da bateria...e o resultado poderia ser levarem com uma pedra na tola... a tabua ao cair riscar os aquas... "A calha de iluminação foi forrada com plastico autocolante reflector, parece uma pelicula de espelho flexivel", o que vem escrito na embalagem da pelicula? pois vou ao continente à procura da tal pelicula, para forrar uma lifetech que está a precisar de um reflector novo... Agradeço a informação dos imans... Já agora a nível de equipamento vai colocar um filtro externo por cada aqua e canalização em PVC...pode apresentar como está projectado fazer... Mais uma vez obrigado pela paciência que teve a explicar os detalhes. Cordialmente, CS
  6. Excelente projecto e implementação. Muito bonito visualmente.. Questões: Se bater na lateral da estrutura abana? não poderá cair as pedras laterais só presas por imans? os imans aguentam com as tábuas de frente? não poderão cair também? foi forrado com o quê as calhas de iluminação? Peço desculpa pelas questões, mas são importantes para mim, Obrigado, Carlos Santos.
  7. Parece-me que agora só falta colocares o investimento descriminado e pergunto como estas a controlar o fluxo, ou a bomba está sempre a trabalhar... Quer dizer que brevemente iremos ver o aerogerador a funcionar e a alimentar essa bomba, que podia muito bem ser um sistema com filtragem mecânica antes de a água entrar nos tubos e biológica à saida dos mesmos....o que achas... Bom trabalho... E concordo que é preciso ter sorte para arranjar uma cara metade que nos vá aturando nas várias maluqueiras que vamos fazendo à volta dos peixes, plantas ... Um Abraço CS
  8. GRANDE PROJECTO....à alguns dias que ando a lêr a epopeia da estufa... mais uma vez se comprova que o que custa é começar, depois é ir fazendo e não desistir... Novidades do aerogerador/aquecimento dos tanques... Carlos Santos
  9. Existe um aquário na ÁguaViva com 8 piranhas adultas, se fores lá ver já ficas com uma ideia mais concreta... Carlos Santos.
  10. Procuro peixes que aguentem temperaturas dos 10/12 aos 30 graus, que sejam de água doce e que se consiga a sua reprodução em cativeiro, para aqua de 100L. Aceitam-se sugestões... Cordialmente, Carlos Santos.
  11. Parece-me uma boa solução, é o que tenho nos meus aquas de 80x40x50 mas a de 86 cm, embora a luz seja a mesma e estou satisfeito com as 2 que tenho, Carlos Santos
  12. Para quem quiser fazer fertilização independente temos: (N) Nitratos - Nitrato de Potassio ou Nitrato de sódio (P) Fosfatos - Fosfato de potassio mono-básico (K) Potássio - Cloreto de Potassio ou Sulfato de Potassio Explicação: K - Potássio, vem do latim Kalium N - Azoto/Nitrogénio, vem do latim Nitrogenium P - Fósforo, vem do Grego Phosphoros Obrigado, Carlos Santos.
  13. continua uma dúvida... então afinal o cloreto de potassio é K ou P... na primeira resposta disseste que era K para ajudar mais pessoas vamos colocar... (N)itratos - Nitrato de Potassio ou Nitrato de sódio (P)otássio - Cloreto de Potassio ou Sulfato de Potassio Fosfatos(K) - Fosfato de potassio mono-básico é isto ? desculpa estar a ser chato, mas não gosto de ficar com nenhuma dúvida, pois só percebendo é que posso avançar... Obrigado, Carlos Santos.
  14. Já sei, pela tua resposta que o KCl é o K e o resto está certo ? Carlos Santos
  15. Expliquei-me mal...minha culpa... o que pretendo saber é se as associações estão bem feitas... pois fiz uma garrafa para cada componente... agora tenho que ter a certeza que a correspondencia está certa para que consoante o resultado dos testes...NO3, PO4... vá ajustando as quantidades a colocar no aqua individualmente... Mas o que escrevi está correcto? Obrigado. Carlos Santos.
  16. Como não percebo de quimica... Nitrato de potassio é o N Sulfato de Potássio é o K Fosfato de potassio é o P e o cloreto de potassio é o P O que referi está correcto? é que pretendo fazer N-10/20 P-0,5/1 e K-20/40, mas preciso de ter a certeza do que estou a colocar... Obrigado pela ajuda... Carlos Santos.
  17. ccdsantos

    KCl

    O KCl corresponde ao N ou P ou K ? Carlos Santos.
  18. Boas, O aquário está fantástico e a evolução também... Em um aqua de 600L é muito dificil manter as proporções, mas no teu caso está excelente, Carlos Santos.
  19. ccdsantos

    Ampularias

    Boas, Demoram cerca de 3 semanas e devem cair para o aqua, além de terem muita humidade durante as três semanas, Carlos Santos.
  20. Em relação ao oxigenio não se tem que fazer nada, ou seja, desde que exista agitação na superficie as trocas serão feitas... se quiser ter certezas é comprar medidos de O2, Eu nos aquários que tenho pressurizados(co2) não faço nada a não ser jogar com o pente de entrada de água, ficando este desde submerso até fazer de cascata, consoante o que quero... Carlos Santos.
  21. A injeção de co2 se for de garrafa só deve ser feita durante o tempo em que as luzes estão ligadas... tem que se ver o PH...pois vai baixá-lo.... tem que fertilizar com micro nutrientes... Se tiver possibilidades é colocar um teste permanente de ph ligado à garrafa... Senão tem que ir controlando a injecção, medindo ph, medindo o O2... Pesquise no forum que existe uma tonelada de informação sobre CO2 e afins, Carlos Santos.
  22. obrigado pela ajuda, outras sugestões... quem é que faz a fertilização em separado que se chegue à frente Carlos Santos.
  23. Para aqua de 200L 20g de KNO3 e 500ml água destilada 50g de kH2SO4 e 500ml água destilada ir ajustando com os testes...no3 e po4 a quantidade diária... Perguntas, vende-se na farmácia kNO3 e kH2SO4? ou onde? Que outras formulas são necessárias? além do descrito posso colocar ferropol para os micros? é que está na altura de fazer o jardim para o Natal Que outras sugestões dão? Obrigado pela vossa paciência, Carlos Santos.
  24. Até pode ser, mas uma morta sem se reparar, o que é fácil, estraga rapidamente a água... O Aquaben pode saber ... Boa sorte, Carlos Santos.
  25. Para um plantado convém ser akadama ou algo do género