memphis4

.Membro
  • Content Count

    143
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Everything posted by memphis4

  1. memphis4

    memphis4

  2. Olá a todos. Recentemente remodelei o meu aquário, embora ache que não ficou lá muito atractivo e gostaria de alguma opiniões mais experientes sobre como melhorar. O meu aquário: - dimensões 80x40x40, aprox. 120L - não coloquei substrato fertil - areia de filtro de piscina - Filtro externo Eheim 2213 (classic 250) - Filtro interno com UV Aquaell - Iluminação: calha DIY com leds 5630: 3 fitas branças 6500K, uma fita azul actinic e uma fita vermelha aquaponic - bomba de ar - tronco de ameeiro - plantas: apenas anúbias grandes e anãs Peixes: - 40 Tanichthys Albonubes - 7 corys Paleatus - 2 Ancistrus - 5 Rasboras Arlequim Fotos: Trata-se portanto de um layout de água fria que, na minha sala, se tem mantido com cerca de 19º e com ph estável nos 6.5 A luz parece dispersar-se muito para trás do aquário e por isso coloquei provisoriamente uma placa de poliestireno azul por fora a fazer de fundo: concentra mais a luz, porem acho que não fica muito estético... A minha esposa reclama a ausência de um peixe de maior porte, diga-se 10-12cm, que dê vida e realce todo o ambiente, porém não quero nenhum que desestabilize o ambiente ou perturbe os actuais residentes. Agradeço as vossas opiniões para melhoria de estética / simulação de meio mais natural / ou de qualquer pormenor que considerem importante. Cumprimentos a todos.
  3. Otima dica, também vou testar. Obrigado
  4. Na calha que fiz e que ainda tenho no aquário o problema foi que os leds vão ficando amarelos, parece queimados, com o uso e a intensidade da luz reduz drasticamente. Não fiquei muito adepto das fitas, não sei se com lâmpadas o cenário é diferente.
  5. memphis4

    Ultimo Refugio

  6. memphis4

    Ultimo Refugio

    Obrigado. Deixe-me dizer que acho um trabalho de primeira. Se puder também explicar um pouco a calha que escolheu..! Os perfis em vidro branco em cima e em baixo estão colados em toda à volta, correcto? Obrigado
  7. memphis4

    Ultimo Refugio

    Pode colocar uma foto da travessa francesa que colocou? Obrigado. Vou seguir com entusiasmo.
  8. memphis4

    Cichlids LAB - 420 Litros

    Poucos peixes?? Ai mãe. Parecem-me muitos e maravilhosos!! Bota aí mais fotos!
  9. memphis4

    Diatomaceas - Ajuda

    É inevitável, mas vão desaparecer assim que o aquário esteja mais estabilizado. Não faças a asneira de colocar quimicos. É preciso paciência mas vai compensar.
  10. Parece-te pouco colocar um casal de meridionalis num aquário de 120lt? É um peixe que aprecio muito e os teus aí estão com fotos deslumbrantes "a meter nojo" ao pobo todo....
  11. Sem dúvida excelente. E agradeço-te porque me deste boas indicações num post que coloquei - tenho o meu aquário super estável e atractivo porque te dei ouvidos! Continuação de bom trabalho.
  12. memphis4

    Ajuda para mudança de aquário

    Tem atenção que 220 lt de água + peso do aquario (vidros) + rochas, areão filtros + oscilações do manuseio diário, estaremos a falar em muito perto de 280kg ou até mais. Acho o móvel muito bonito, dos melhores modelos do IKEA (é a minha opinião); mas deves sem dúvida reforçar, não só com L´s nos cantos para não ceder lateralmente, mas também lhe colocaria um reforço no centro de preferência em ferro; qualquer serralheiro te faz à medida uma pequena estrutura para o reforçar. Não deves facilitar, é de fato muito peso e o móvel não foi concebido para esse efeito. Já agora o teu aquário parece impecável, se mantiveres a dedicação que aparenta ter no novo, vai ficar sem dúvida uma obra de arte.
  13. memphis4

    Projecto F. Ribeiro

    Manda aí fotos que é disso que o pobo gosta.
  14. memphis4

    "O Canavial" - 1º aquário

    Vai fazendo e coloca fotos. Acho que aqui no fórum nunca vi um aquário com esse layout e pode ficar como exemplo para outros seguirem. Tem tudo para ficar exemplar. Bom trabalho!
  15. memphis4

    "O Canavial" - 1º aquário

    Antes de mais excelente projeto, acho que vai ficar muito bem. Eu colocaria um fundo no aquário, colado por fora, acho que ajuda a concentrar mais a luz no interior do aquário e também esconder filtro e fios elétricos. Tenho boa experiência com ancistrus no que toca a algas, embora algumas delas só desapareçam após algumas semanas de montagem - evita uso de químicos para as eliminar. Concordo com o Ignace no que diz respeito aos peixes "lentos", embora sou mais adepto dos cardumes - um simples cardume de neons ficava espetacular nesse layout - mas são gostos e cada um faz como prefere. Bom trabalho
  16. memphis4

    Ajuda Molly agressiva

    Da minha experiência, ou colocas mais 2 ou 3 femeas ou essa vai morrer por exaustão de tanto perseguida pelo macho cheio de vontade!!
  17. memphis4

    O meu primeiro aquario 60L

    Não leves a mal o que vou dizer. Mas não tarda nada estás a mudar para um aquário maior como aconteceu a todos nós... o bicho depois de pegar é sempre prá frente! Hihihi!
  18. memphis4

    Projecto F. Ribeiro

    Olá FR Costumo dizer que para um bom aquário é preciso bom gosto e imaginação; há custos inerentes mas que se podem contornar com algumas táticas; no teu caso foste buscar tu ao rio.. Acho excelente, adoro as cores escuras do fundo e o contraste das rochas com as plantas. Não vaciles com as plantas, vai fertilizando a água na mesma. Compensou o trabalho.
  19. memphis4

    Projecto de aquário de 120 l ajuda acho que to a fazer algo mal

    Eu colocava na calha umas fitas led brancas e azuis, realça as cores e as plantas aguentam-se bem; além de que são económicas. Investe no filtro e coloca fotos quando puderes.
  20. memphis4

    Perguntas de novato idiota

    Já tive no aquário areão de rio, e não gostei nada; as coridoras ficaram completamente sem bigodes, aqueles tentáculos à frente da boca, por o areão ser mais rijo. Com a areia de filtro conseguem procurar comida à vontade sem danos. De facto ao sifonar o fundo vem alguma areia para trás, mas não é critico, e quando acontece reponho-a no aquário. Noto os parâmetros mais estáveis e nunca mais ficaram dejetos e outras porcarias no fundo do areão como acontecia antes; se tiver que remontar o aquário vou colocar o mesmo tipo de areia. Se puderes investe num filtro externo; se não mantém para já a biobox e vai na mesma resultar - não deves é povoar demasiado o aquário, coloca pouca comida e tem em consideração que estes peixes golden sujam bastante.
  21. memphis4

    Perguntas de novato idiota

    Com Carassius auratus não tenho experiência, não posso falar. Os que te aconselhei foram recomendados por pessoal aqui do fórum e a verdade que convivem bem e estão bem adaptados. Para mim água fria é também uma novidade, alterei recentemente o meu aquário para reduzir os custos de o manter, isto não está bom para ninguém.
  22. memphis4

    Perguntas de novato idiota

    Acho bem colocares fitas led, fica bonito, menos dispendioso, podes fazer tu sem pagar a ninguém e se colocares plantas de pouca necessidade de luz: anúbias, elódias, etc, consegues criar um ambiente natural sem colocar substrato fértil e sem necessidade de muitas horas de luz por dia. Eu apostava em areia de filtro de piscina, à venda nas grandes superfícies sacos de 20kg à volta de 8 euros. Bem lavada fica impecável, é inerte e mantém parâmetros estáveis. Tem peixes de água fria a preços em conta: Coridoras paleatus, tanichthys albonubes, peixe paraíso: macropodus opercularis; eu não optava por carpas: tendem a crescer, são peixes de lago. Lê e questiona e sem gastar muito ficas com um hobby que tu e os outros vão apreciar.
  23. memphis4

    Compatibilidade entre peixes

    Não. O ancistrus cresce pouco e é muito pacífico. Se procurares na net e em outros tópicos aqui no fórum vais confirmar.
  24. memphis4

    Compatibilidade entre peixes

    Não estarás a confundir com os plecostomos? De aparência são muito parecidos, mas tamanho e comportamento completamente diferente - não são nada destrutivos. Os plecos é que reviram tudo, levantam o areão e sujam tudo.
  25. memphis4

    Compatibilidade entre peixes

    Olá, dou-te a ajuda que posso, isto no fórum tem andado muito parado em termos de ajudas e opiniões. Do meu conhecimento (já tive discus), são peixes que gostam de sossego e pouca agitação: acho que não os deves colocar com bettas que são muito territoriais e atacam outros peixes. Os guppys são propensos a doenças e parasitas aos quais os Discus são sensíveis e também não é indicado misturar. Relativamente aos limpa vidros, o SAE ou o comedor de algas chinês também não aconselho porque são peixes muito agitados, remexem o fundo e o discu não gosta disso. Opta antes por Ancistrus que são mais pacatos e desbastam tudo o que é algas, além de também ficarem tipo ventosa nos vidros. Tive discus com Ramirezzis e coridoras sem problemas. Também podes colocar tetras néon, rasboras, ramirezzi dourados sem problemas. Em 200L coloca 2 ou 3 discus, não mais; boa filtragem, temperatura acima de 28º e plantas onde o discu se possa esconder e resguardar - isso diminui-lhe o stress, motivo do insucesso de muita gente com discus. Espero ter ajudado.