xixamokujdombo

Membro
  • #Conteúdo

    36
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por xixamokujdombo

  1. Alguem sabe se é possivel manter nenufares num aquario? Estou a começar a montar o meu aqua novamente e tenho na ideia de por um nenufar juntamente com outras plantas. Sabem alguma coisa sobre isto? Enviado do meu SM-A310F através do Tapatalk
  2. boa noite, Ana acho que com os camarões não vais evitar as algas, só vais remediar. Tens é de saber o que te provoca as algas e resolver o problema e então ai os camarões para acabar com o que já lá está. Penso eu que seja assim.
  3. É pessoal como é que é, está tudo bem ou não? Eu estou só aqui a passar para dizer aqui à malta, para comentarem aqui qualquer coisa, saber as vossas criticas para aprender mais sobre este hobby fascinante que todos nós gostamos. Vá lá, tudo a ajudar aqui o artista..... Noitada a trabucir, inspiração subir!!!!
  4. Boa tarde aqui para o pessoal do forum, Venho então deixar aqui uma foto e um video do estado actual do meu aquario.
  5. Boa noite a todos, Já há novidades, a semana passada chegaram algumas das plantas que foram plantadas há 2 dias. Continuo à espera do resto e de um adaptador din/cga para o sistema de co2 para poder ligar tudo e começar a bombar a serio. O que chegou e já foi plantado: -Cabomba caroliniana -Cabomba furcata -Heteranthera Zosterifolia -Hydrocotyle Leucocephala -Vallisneria asiatica -Echinodorus Reni -Hydrocotyle Verticillata O que falta chegar: -Nymphaea Lotus -Echinodorus Tennelus -Eleocharis sp. Mini Por agora é esperar que o ciclo do azoto esteja completo e que corra tudo bem, para depois começar a povoar. Deixo tambem os parametros dos testes que fiz: Temperatura-24.6º PH-7.5, Espero que vá baixando com o estabilizar da coisa. KH-5 GH-7 PO4-2.0 NO2-0.0 Por agora são estas as novidades, amanha se tiver tempo ponho umas fotos para ver o que o pessoal diz da coisa. Preciso da vossa experiencia para me ajudarem e alertarem para alguns erros que possam surgir entretanto, isto se não estiver já alguma coisa mal, espero que não.
  6. Boa noite Janeca, eu com 5euros comprei 15l de substrato fertil e desses 15l nem 5l vou gastar na montagem do meu aqua (190l). O que vou usar e humus de minhoca tratado. Na secçao de plantas esta um topico com tudo esmifrado, da la um salto.
  7. Boa noite, Atenção que esse problema pode não ser falta de luz mas sim de algum nutriente ou outra coisa?! Põe ai o setup completo para te podermos ajudar.
  8. Olá a todos... Qual é o problema de ter areia? Ainda vou por húmus por baixo da areia....não percebo o que está mal!!! Não punhas a cabomba caroliniana nem a furcata? A lotus está nos planos e juntar mais uma Nymphaea qualquer, uma echinodorus reni também está no esboço, mas esta não vai sair para fora porque é das mais pequenas senão mesmo a mais pequena, e mais qualquer coisa.
  9. Ninguem da um palpite de como devo por as plantas? Va la pessoal, uma dica!!!
  10. bom dia a todos, Em principio não é calcária, é areia de filtro de piscina, não há problema. Bom, a ideia é mesmo essa e o termostato em principio fica escondido atrás da flora. Por falar em flora, estou com duvidas. Ponho HZ atrás do tronco pequeno e cabomba caroliniana até ao tronco grande com a cabomba furcata a sair um pouco para a frente pelo meio dos dois troncos ou ao contrario? Preciso das vossas opiniões!!!
  11. Dentro de 2 semanas vou por em pratica isso mesmo, substrato fértil vai ser húmus e vou juntar também laterita, substrato inerte vai ser areia de filtro de piscina. Com uma boa iluminação, uma boa fertilização e co2 espero bem que isso de estrangular as raízes não seja problema. Vamos ver no que dá.
  12. Boas, Obrigado Rui, o termostato em principio vai ficar tapado com umas plantas, daí veres o difusor, mas que não está ligado por ainda faltar a flora. Se mesmo assim ficar à vista vai para trás do tronco. Quanto aos peixes, estou a pensar em algum tipo de apistograma, cardinais, bentosi e equipa de limpeza incluindo corydoras. Ainda pensei em altuns a pedido da minha mulher mas aconselharam me a desistir da ideia.
  13. Como tinha prometido vou deixar aqui uma actualização. Ponto da situação: hardscape montado para analisar a evolução dos parâmetros da agua. O dito cujo. Comentem, critiquem e deem as vossas opiniões que todos precisamos de aprender.
  14. Como vou por alguns troncos, folhas e co2 pressurizado pode ser que os parametros estabilizem sem ser preciso a turfa. Em relaçao aos peixes vão ser apistos, cardinais, bentosi e equipa de limpeza.
  15. O ph está nos 7.2, o teste de kh ainda não tenho. As pedras que vou por vão me aumentar o ph quase de certeza por isso não estou a pensar que seja muita turfa, mas certezas não tenho. Dai ir testar todo o hardscape durante uma semana para ver as alteraçoes que podem e vão acontecer. O que achas?
  16. Joao, a turfa e da sera. Pus dentro duma meia de vidro, pus metade do saco porque achei muito o saco todo.
  17. Pedro não tenho espaço no cesto. Estava a pensar em substituir por o Mech pro, eliminava um Mech mas ficava sempre com outro (BioMech) O meu nome é Luis.
  18. boa tarde a todos, Comprei à pouco tempo um filtro Eheim 2073/350 que trazia as seguintes matérias filtrantes, Mech pro, Biomech, Substrat pro. A minha duvida é a seguinte, eu quero e preciso por turfa no filtro para baixar o ph e não sei qual das matérias tiro para por a turfa. Ajudem me se faz favor...
  19. boa noite a todos. Vamos ver se consigo por na pratica o que tenho idealizado, até agora está a correr bem. Os troncos são de salgueiro e as pontas mais finas que estão coladas são raizes de sobreiro, as folhas são sobreiro e quando for para fazer a montagem final vai levar também folhas de azinheira e se conseguir arranjar de carvalho vão para lá também, no fundo do rio há vários tipos de folhas dos vários tipos de arvores que há nas margens. As colagens não sei se vão resultar, espero bem que sim.
  20. Fica aqui o pormenor do canto esquerdo de como eu quero que fique na montagem final. Aqui as peças do tronco a encaixarem umas nas outras. Enquanto secavam as colagens no tronco tratei do vinil para as laterais e da iluminação. Como é um aquario de canto não podia simplesmente fixar o projector na parede por isso, tratei de fazer um suporte para fixar na parede. Resultado.... Depois disto feito, das colagens no tronco secarem, foi tempo de passar para a pratica uma ideia que me tinha surgido e que até já tinha aberto um tópico sobre isto, colar o tronco ao fundo do aquario para ele não flutuar. Cá fica a novidade... Bom, para já é tudo. O próximo passo é pouco ortodoxo, vou voltar a por a areia, pedras, folhas, encher com agua, por o filtro a funcionar para ver qual será a alteração da agua (ph) com todo o hardscape lá dentro faltando só o co2 pressurizado que será uma variante que também vai baixar o ph. Digam de vossa justiça.....
  21. Como diz no tópico vou tentar recriar (+-) um biótopo sul americano num aquario triangular o que trás algumas dificuldades, nada que não tenha solução. No inicio a minha ideia tinha um objectivo era um biótopo do rio orinoco. Depois de muita pesquisa, fauna, flora, características da agua do terreno e de tudo o que rodeia o orinoco, acabei por mudar para uma coisa mais abrangente que me desse mais espaço de manobra dentro daquilo que eu realmente queria. Gosto de ver num aquario o verde das plantas e nesse tipo de biótopo, plantas, é coisa que praticamente não existe, dai ter optado por biótopo sul amerinaco que eu acho um erro chamar se a isto um biótopo, é muito subjetivo, mas é o que melhor se enquadra dentro daquilo que pretendo. Vamos ao que interessa... Com o decorrer da montagem vou actualizando o tópico, Para já... Setup tecnico: Aquario triangular: duas laterais com 70cm, 50cm de altura e vidro panorâmico com 110cm-192l. Filtragem: Eheim Professional 2073/350 Iluminação: Projetor hqi com lâmpada blv hitlite hqi 150w 5200k Aquecimento: Fluval Tronic 300w Depois de muitas voltas com o layout deu nisto isto, como é obvio vai ser desmontado, só serviu para ver como as coisas encaixam. Prometo actualizações para breve. Comentem, critiquem, opinem.
  22. É pá isso é mesmo muito bom, espetáculo. 5* mesmo. Simples, pratico, funcional e para completar económico. Eu vou atrás de vocês....
  23. Boa tarde Joao, essa e capaz de ser uma boa alternativa a minha primeira opçao. Axo que ainda tenho la para casa uns bocados de xisto de outra montagem que eu tinha. Vou tratar disso eta. ver como resulta.
  24. Sim, realmente a iluminação é a pouca, mas umas anubias, fetos de java talvez vallisnerias deves conseguir manter, penso eu. Passa pelo site da tropica e procura nas plantas de fácil manutenção, ai vais encontrar "coisas" giras e fáceis de manter. Mas espera por opiniões/conselhos de alguém com mais experiencia.