Luisa Fonseca

Registo Particular de Lojista
  • Content Count

    788
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

6 :)

About Luisa Fonseca

  • Rank
    Gerente da Loja arthandcer
  • Birthday 11/02/1964

Contact Methods

  • MSN
    lcmfonseca@hotmail.com
  • Website URL
    http://www.arthandcer.pt/

Profile Information

  • Sexo
    Feminino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Sintra (Lisboa)
  • Localização
    Pobral - São João das Lampas

Recent Profile Visitors

6,203 profile views
  1. Luisa Fonseca

    Peixes-Gato - Concurso de Fotos de Dezembro 2015

    Lindas imagens, parabéns a todos, as que escolhi foram: Foto #1 - 5 pontos Foto #6 - 3 pontos Foto #9 - 1 pontos Boa sorte e participem sempre!
  2. Luisa Fonseca

    Peixes de Água Salgada - Concurso de Fotos de Novembro 2015

    Os salgados são sempre uma maravilha, as fotos a concurso mostram peixes lindos, mas vou votar nas fotografias que, pelos efeitos de luz, me chamaram mais à atenção, claro que não foram só estas 3, mas não se pode votar em mais: Foto #8 - 5 pontos Foto #6 - 3 pontos Foto #10 - 1 ponto Espero que venham mais concursos sobre os salgados, parabéns a todos pela participação.
  3. Luisa Fonseca

    Ciclídeos Anões - Concurso de Fotos de Outubro 2015

    Foto # 1 - 5 pontos Foto # 4 - 3 pontos Foto # 13 - 1 ponto Parabéns a todos, mas só podemos votar em 3
  4. Luisa Fonseca

    Camarões - Concurso de fotos Julho 2015

    Fotografia 19 - 5 pontos Fotografia 13 - 3 pontos Fotografia 10 - 1 ponto Devo dizer que é um bocado injusto ter de escolher porque há muitas fotografias incríveis, é muito difícil dizer qual a mais bonita, muitos parabéns a todos os concorrentes.
  5. Prejudicar em que aspecto? A pedra difusora não tem apenas a capacidade de distribuir as bolhas de ar em partículas menores? Se o ar é o mesmo não vejo em que possa prejudicar, mas não sei, vim dizer que o aquário está muito giro
  6. Luisa Fonseca

    Aquecedor enterrado no cascalho?

    Se o termostato for submersível podes colocar deitado no fundo.
  7. Pode-se utilizar se tivermos as devidas precauções, ou seja, evitar que este se passe para a coluna de água. Podes colocar o substrato fértil (terra de vaso), se por cima deitares uma camada de areão vulcânico, seguido de outra camada de areão normal e colocares água com muito cuidado até tapar as 3 camadas. Depois esperas cerca de um mês, enquanto se forma uma película de bactérias que vai isolar naturalmente o substrato. Por fim colocas as plantas, com muito cuidado para não interferir com a película de bactérias, neste caso poderiam soltar-se gases nocivos que convém manter sossegados lá no fundo, as raízes das plantas procurarão o substrato delicadamente não afectando a película. Podes ver mais ou menos neste tópico; http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=138522&hl= Edit: Desculpa não ter respondido a tudo, creio que a diferença é que o areão para aquários não se dissolve da mesma forma e assim não necessita dos mesmos cuidados, mas desse nunca usei.
  8. Luisa Fonseca

    Ajuda - PLANARIAS

    Principalmente não as tentes retirar com uma pinça, porque ao mínimo descuido dividem-se ao meio e passas a ter duas ao invés de uma. Podes usar 0,5 ml de Fluvermal em cerca de 20 litros de água. Tenta retirar a fauna quando fizeres o tratamento, ou podes vir a ter baixas consideráveis em algumas espécies mais sensíveis, caracóis, camarões e musgo de Java por exemplo. Podes ler melhor neste tópico semelhante; http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=154406
  9. Luisa Fonseca

    preciso de ajuda, urgente

    Olá Cristiana, fazes trocas parciais de água (TPA) de quanto em quanto tempo? Uma vez por semana deves tirar cerca de 1,5 lt de água do aquário e repor a mesma quantidade de água limpa, esta não deve ter cloro, assim podes deixar uma garrafa de água da torneira a repousar de um dia para o outro, mas destapada, para que fique em condições de colocar no aquário sem teres de juntar aditivos químicos. Na água que retiras deves lavar o que está dentro do filtro, este deve conter esponjas, se couber também deve ter alguma coisa em cerâmica e por fim um tufo de fibra filtrante, como são peixes grandes para esse aquário, ajudava se tivesses um aspirador de fundo para retirar os detritos em excesso, na falta deste podes socorrer-te de uma seringa daquelas bem grandes e conseguir o mesmo efeito. Entretanto lê este artigo e outros que encontras para iniciados; http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Boa sorte e espero ter ajudado.
  10. Luisa Fonseca

    Aquário 3D - Projecto de comunitário low-tech

    A tosquia foi muito radical, espero que as plantas cresçam de novo e bem depressa, parecia um jardim, adoro a ideia do tronco flutuante, parabéns.
  11. Luisa Fonseca

    Estas plantas precisam substrato fertil ?

    Não sou entendida em plantas, mas as Anúbias e as Elodeas, pelo menos, não são plantas de raiz, se as enterrares o caule apodrece e morrem, as Anúbias são plantas de rizoma, devem ser presas a qualquer sitio, troncos, pedras, etc, as Elodeas também não se desenvolvem com substrato fértil, as minhas estão presas num fixador e nem tocam no substrato. As samambaia de java não conheço, mas se forem no género dos fetos de Java, também são plantas de rizoma, não podem ser enterradas. A najas guadalupensis também não conheço, mas assemelham-se a uma espécie que já tive e também me parece que não devem ser enterradas. Eu aconselhava-te a esperar por mais comentários antes de decidir. Se puderes deixar imagens das plantas também ajuda.
  12. Luisa Fonseca

    R.I.P. Alevino Leviano

    Olá, depois da companhia do meu querido peixinho que durou cerca de 6 anos, eis que chegou o seu momento, só hoje actualizei o Blogue porque me faltou coragem para o fazer antes, aqui fica para quem seguiu as suas aventuras e também para quem o quiser ficar a conhecer: http://diariodeumalevino.blogspot.pt/
  13. Luisa Fonseca

    3D Duplex - 6 anos depois!

    Apresento o meu antigo 3D Duplex, com peixes de fundo e o novo que montei para o meu Betta, espero que gostem:
  14. Luisa Fonseca

    PetFestival 2014 - 31 de janeiro a 2 de fevereiro

    Eu não ajudei porque vocês não me deram descanso, muito obrigada pessoal, foram 3 dias de demonstrações sem parar, nem tempo dava para comer qualquer coisa, visitei o espaço do Fórum aos bocadinhos e acho que estava fantástico, ouvi dizer que para o ano as condições para os lojistas vão ser facilitadas para ver se há mais participações, a nível de espaços e preços, por isso temos de manter a fé, cada ano tende a ser melhor que o anterior e é a melhorar é que a gente se entende. Agradeço mais uma vez a todo o pessoal do Fórum, pelo apoio, simpatia, boa disposição e claro, pelos inúmeros contactos, foi um grande sucesso esta Feira e para o ano lá estarei de novo. Parabéns por conseguirem transportar a aquariofilia, em tantas vertentes, para um espaço vazio e o transformarem numa grande exposição, havia de tudo um pouco e estava tudo muito bonito, é pena não terem ouvido os testemunhos de quem foi de propósito à FIL para ver os "peixes" e os comentários dos garotos e demais visitantes que vinham de lá todos satisfeitos. Ahhh é verdade... E agora já não tenho só Corydoras, também tenho um Betta .
  15. Luisa Fonseca

    200L V2.1

    Por acaso nunca tinha ouvido dizer que as bombas de ar retiravam o oxigénio da água, até tinha ideia que, pelo facto de proporcionarem mais movimentação à superfície, estariam a contribuir para a causa, retirando, isso sim, o CO2. Interfere com a fotossíntese das plantas, mas da mesma forma que o fazemos ao adicionar CO2 ou luz artificial. Talvez tenhas querido dizer que, ao usar mais movimentação na água, o CO2 ali presente (e que as plantas usam para fazer a fotossíntese e libertar oxigénio) fica diminuído, fazendo assim com que estas não fiquem tão viçosas. Mas isso não exigiria que a bomba tivesse de ser retirada, uma vez que é apenas uma opção a contribuição que temos no crescimento das plantas, de qualquer forma, este aquário não é um plantado e há outras formas de compensar, como por exemplo aumentar o tempo de exposição à luz. Em todo o caso estamos sempre a aprender, será a isto que te referes Carlos Rafael, ou estou enganada e estavas a referir-te a outra coisa? Luisa Fonseca