AlexMontenegro

Membro
  • #Conteúdo

    146
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Netherlands

Tudo publicado por AlexMontenegro

  1. Boa tarde a todos, Após uma interrupção e descuido do(s) meu(s) aquário(s) e desmontagem de praticamente todos (tive 5 a funcionar) eis que retomo o funcionamento do aquário de 200L. Ainda em fase de limpeza (já terminada) e montagem, logo que possível coloco fotos com este futuro projeto. Terei apenas de arranjar ventosas novas porque as antigas estão rijas parecem madeira, alguém sabe se dá para recuperar as ventosas antigas? Obrigado.
  2. Deixo-te aqui este calculador de LED`s. Tudo depende do tipo de LED`s que compraste. http://www.ledcalculator.net
  3. Barrotes de pinho aplainados 50x50 e devidamente envernizado com verniz marítimo após montagem da estrutura.
  4. Penso que melhor que isto só com o suporte que se vê na imagem. Outra técnica seria difícil e na eventualidade de passar silicone para o papel, após a secagem basta cortar o excesso com um x-acto bem afiado, e como é no fundo não se vê. Depois disto dá vontade de ir a correr montar aquários. Só acho que a silicone para aquários custa uma fortuna, mas se calhar sou eu que ganho pouco. Cumps. O meu site aqui
  5. Boa tarde, em minha opinião uma geleira tipo Camping Gaz era a melhor opção, em termos de temperatura, acondicionamento e estabilidade. Eu tenho uma que posso emprestar e no regresso devolves. Cumps. O meu site aqui
  6. As diferenças básicas são maior volume de matérias filtrantes e simplicidade de uso e manutenção. Em termos de caudal existem similares mas também existem diferentes. Um flitro UV é um filtro de bactérias existentes na água do aquário e funciona com uma lâmpada UV inserida dentro de um invólucro de quartzo onde a água circula em espiral; deve de ter o menor caudal possível para maior exposição da água à radiação dentro do limite imposto pelo fabricante do filtro.
  7. Como já passei por tudo com filtros, deixo aqui alguns problemas que me aconteceram: 1 - Veio não partido mas com peça plástica de engate danificada. 2 - Pequena entrada de ar numa mangueira. 3 - Bolsa de ar entre topo do filtro e água. 4 - Matérias filtrantes muito compactas. Verifica a bola anti retorno colocada na saída de água A melhor maneira é puxar a água com a boca na mangueira de saída e depois colocar logo a trabalhar.
  8. Depende das lojas, mas tentam sempre minimizar as baixas, em relação ás TPA`s tenho as minhas dúvidas que a percentagem das que efectuam seja superior a 10%.
  9. Para acrescentar, plisboa, na válvula 0000774 indicada no site (apesar do link não funcionar) não consegues ligar a válvula solenóide por não permitir regular a pressão do sistema. E é lógico que não levo a mal nenhuma pergunta porque quando eu não sei e pergunto também não levam a mal eu não saber.
  10. Boa noite, um sistema para electro-válvula terá ter sempre dois manómetros porque um manómetro indica a quantidade de Co2 existente na garrafa e o outro manómetro indica a pressão de funcionamento do sistema, tendo um parafuso de chave Allen (vulgo sextavada) para afinação da pressão de funcionamento, normalmente 1,5 bar. Se não conseguirmos efectuar esta regulação, a pressão no sistema é tão grande que os tubos, literalmente rebentam (acreditem porque aconteceu á minha frente no aquário do meu cunhado e parece uma bomba). Em relação á diferença de preço, eu sei que é grande mas tem de ser. Inclusivamente numa loja conceituada de Lisboa, garantiram ao meu cunhado que o sistema da TMC com um manómetro funcionava com a válvula e venderam-na em separado. Depois tiveram de aceitar a devolução e troca com um desconto pela correcta. Cumps
  11. Boa noite, em termos de kit´s existem muitos modelos e marcas. Tens da Aquaristik que em termos financeiros compensa mais. Eu por opção, comprei o kit da Sera na Aquaplante, tendo em vista manutenção e peças de substituição e garantia. Depois comprei um extintor por € 35.00 de 2 Kg. para maior duração. Peças necessárias: difusor (c.c. Vasco da Gama da Boyu por € 5.00), electro-válvula, sistema de dois manómetros (sempre de dois manómetros ou a electro-válvula não funciona) para acoplar á garrafa e a garrafa. Tens a possibilidade de adquirir um regulador fino mas existem manómetros com esta peça incorporada. Mais informações dispõe.
  12. Podes fazer sem peixes, colocas pouca quantidade de alimento de 2 em 2 dias. Para alimentar as bactérias.
  13. Só estava á espera que o mestre David desse a sua opinião, que corroboram as deixadas por mim, mas com dados técnicos como voltagens e etc.. que eu não sei. Cumps.
  14. Eu sei que funciona com arrancador mas nesse caso o balastro é convencional e logo precisa de arrancador. Não quer isso dizer que seja o mais correcto. Para poupar custos no fabrico....
  15. Boa noite, eu já sabia que veria uma resposta destas neste tópico. Possível é, assim como também é possível colocares os teus peixes num balde e eles viverem mas não é o ideal. As lâmpadas PLL possuem um sistema de funcionamento ligeiramente diferente das convencionais devido aos circuitos electrónicos existentes nas lâmpadas mais especificamente no casquilho de funcionamento, se funciona com um balastro para lâmpadas fluorescentes lineares, sim mas a vida útil será afectada, o rendimento também e dependendo, o balastro irá sobreaquecer, por isso não aconselho. mas tu é que sabes. Ah, já agora, as lâmpadas PLL não funcionam com arrancador. Cumps.
  16. Não compreendo a tua pergunta. Para mim quando se fala de balastro convencional. estamos a falar para as vulgares lâmpadas fluorescentes lineares tipo cozinha, etc. Para as PLL existem balastros convencionais e electrónicos mas especificos para PLL. Cumps
  17. Boa noite, quero só explicar o sistema de funcionamento de sistemas CO2. Em sistemas de dois manómetros, temos um que indica a quantidade aproximada de CO2 existente na garrafa, no outro indica a pressão dentro do sistema desde a saida da garrafa até ao difusor, pressão esta que poderemos regular. No caso de um manómetro temos um que indica a quantidade aproximada de CO2 existente na garrafa não possuindo pressão de sistema. Neste sistema de uma manómetro não conseguimos ligar sistema de electro-válvula nem válvula de agulha. No sistema do link, parece-me que possui válvula de agulha incorporada. Em relação aos encaixes da garrafa, existe medidas que poderás verificar (ex. DIN XXX, etc). Cumps.
  18. AlexMontenegro

    Algas

    Boa noite, o Phosvec não retira algas e sim fosfatos que se encontrem na água, mas tu não sabes se tens em excesso ou não, só com os testes apropriados poderás confirmar. Eu tenho excesso de fosfatos na agua da torneira e tenho algas do mesmo tipo das tuas, que estou a resolver com um sistema de osmose. Cumps.
  19. AlexMontenegro

    Dúvida

    Boa noite gostaria que me explicassem a importância do KH e GH na água relativamente ás plantas. Obrigado
  20. Se és de Massamá tens bem perto de ti a Etopi, procura aqui no forum pela morada.
  21. Boa tarde, só tens de usar a imaginação. Na entrada da bomba podes colocar espuma, meia de senhora ou rede plástica. Só falta adaptares os materiais á tua bomba. Cumps
  22. Aqui fica o link do meu aquário Aqua com discus Resumo dos problemas que tenho encontrado: Falta de crescimento nas plantas. Melting nas folhas mais antigas. e um crescimento de manchas escurasnas folhas. Após várias medições da água verifiquei que os nitratos existentes na água corrente da minha zona eram exageradamente altos e adquiri um sistema de osmose que tenho utilizado para substituição de cerca de 20 % do volume total de água no aquário colocando o restante com água da rede. Verifiquei também que o KH e GH eram extremamente baixos e julgo serem importantes para a vida saudável das plantas e peixes. Utilizei um recepiente com água do aquário e um pó da RedSea para aumentar o GH e KH com introdução gota a gota no sistema. Após várias TPPA (transferência parcial-parcial da água) porque a osmose só faz 6 litros por hora efectuei as mediçoes. E aqui ficam as medições ainda fresquinhas: NO2 - 0.0 mg/L PH - 7 PO4 - 1.0 mg/L KH - 30 mg/L GH - 100 mg/L N03 - <5mg/L NH3 - 0,6 mg/L Opinem e enviem os vossos conhecimentos, estarei a fazer tudo bem ou devo alterar alguma coisa. Cumprimentos e desde já obrigado
  23. Já decidi, se chegarem a nascer coloco pais e filhos no cubo, e vejo se sobrevivem. Obrigado pelas respostas. Cumps.
  24. Caber até cabem mas os pais ficam um pouco apertados, talvez coloque os filhotes, se chegarem a nascer, no cubo e depois logo vejo o que acontece.