Ilha dos Abençoados


F1982

Recommended Posts

ILHA DOS ABENÇOADOS

 

INTRODUÇÃO

Aproveito para partilhar a minha experiência na recente montagem de um novo aquário.
Trata-se de o meu segundo aquário, que ocupará um lugar de destaque na sala cá de casa.
Tenho encontrado na aquariofilia uma forma inesperada, mas apaixonante, de me divertir.

Agradeço, desde já, comentários e sugestões de melhoria.

 

EQUIPAMENTO:

Aquário: 60x60x50 cm3 (x8mm): 180 litros (à medida)
Móvel: 60x60x60 cm3. Linha METOD do IKEA, cor preto castanho, reforçado para o efeito (DIY). Interior do móvel com estrutura metálica tipo “dexion” e tampo e base reforçado com contraplacado.
Filtro: JBL CristalProfi e901 greenline
Termóstato: Jager Eheim 200W
CO2: KIT CO2 com botija exterior (ECO.KIT CO2)
Substrato: ELOS Bottom Mineral + ELOS Terra BLACK Natural soil SMALL + Areia de sílica
Iluminação: 2x Zetlight Lancia ZP4000-590 Plant
Hardscape: Pedras de basalto, Madeira Red Moor


Ideia: Conceito de ilha, aproveitando as duas frentes do aquário (60x60), centrada na vegetação em torno da raiz/tronco central.

MONTAGEM:
0 dias (2015/05/01):

Aqua1_zps5rmh7yid.jpg

 

Aqua2_zpskaeezra1.jpg

 

Aqua3_zpslt9o9kcm.jpg

 

Aqua4_zpsdzznkunu.jpg

 

Aqua5_zpsojbfziee.jpg

 

 

Flora: Microsorum pteropus 'Petit', Microsorum pteropus 'Trident', Hygrophila pinnatifida, Anubias (Species, nana e nana mini), Pogostemon helferi, Alternanthera reineckii , Alternanthera reineckii 'Mini', Hydrocotyle tripartita, Eleocharis parvula, Lilaeopsis Brasiliensis (flora Ecoarium)

A ideia:

aqua6_zpsjumnowi2.png

4 dias (2015/05/01):

 

aqua8_zpsktrjhz1k.png

 

aqua7_zpsectntm62.png

 

Fauna: Cardumes: 16 Nannostomus marginatus, 21 Paracheirodon simulans; Casais: Apistograma Erythrura, Ramirezi (fauna Aquoporto)

31 dias (2015/06/01):

 

aqua9_zpsvjydglyq.png

 

aqua10_zps229w3j69.png

 

aqua11_zpsbq7rjyux.png

 

Aqua18_zpslqkxcd8y.jpg

 

Aqua19_zpszwynqzyd.jpg

 

Aqua17_zpszgoathb6.jpg

 

Aqua16_zpswrvklxvs.jpg

 

Aqua15_zpskiqokncd.jpg

 

Aqua14_zpsxouhme3o.jpg

 

Aqua12_zpscju8y3cc.jpg

 

Comentários e sugestões!

Editado por F1982
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que musgo sugeririam para revestir alguns dos galhos?
A ideia era conseguir ter algo que não tapasse por completo o tronco, mas que se conseguisse agarrar à parte de cima dos galhos.
Sobretudo na parte frontal quero dar um toque mais natural aos cortes.

Imagino que a futura poda venha a ser essencial para manter o efeito.
O Fissidens Fontanus é bom para isso? Ou há melhor?

Experiência zero com musgos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Parabéns pela montagem e pela apresentação, gostei particularmente da frame onde defines as plantas.

 

Quanto a musgos não te posso ajudar, apenas posso desaconselhar o mais comum - musgo de Java - tenho um bocado no meu tanque e não voltava a colocar. Cresce rapidamente, até é bonito, mas solta muitos pedaços que acabam por ir parar às outras plantas e ao filtro.

 

Sinceramente também não gosto muito de ver os troncos com musgos, parece-me que o tronco "nú" faz melhor contraste com as plantas. Mas claro, o tanque é teu e o mais importante é que fique a teu gosto.

 

Boa sorte para o teu projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... também ainda não me decidi sobre o musgo.

Vejo muitos que não gosto do efeito e alguns (poucos) onde fica espetacular.

Ainda não percebi se depende da poda ou se depende do musgo!

Ando a pensar no assunto...
Alguém sugeriria algum tipo de musgo em particular?

A ideia seria dar só um toque mais natural a alguns pontos do tronco, nomeadamente às maiores extremidades serradas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa montagem. Excelente escolha de fauna, os peixes do Emanuel são fantásticos. Quanto aos musgos, qualquer um deles funciona bem em troncos, o efeito depende depois é do uso que faças da tesoura ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabéns,tens aí uma excelente montagem. :)

 

Gosto bastante do layout,está excelente.

Quanto aos musgos que pretendes adicionar,eu vou dar a minha "contribuição",penso que o fissidens fontanus ficava aí muito bem,cresce mais lentamente,agarra-se bem aos troncos e é muito bonito.

Não metas spiky moss,não se agarra aos troncos,java também não scho muito bonito e cresce muito rápido,tinhas que mexer na tesoura muitas vezes.

Também já tive o christmas moss e talvez seja outra opção,se não gostares do fissidens.

 

Agora só tens que ver o qual gostas mais e que efeito pretendes ao certo.

 

Continuação do bom trabalho que estás a fazer.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa montagem, bem conseguida. concordo com o DAvid e devias usar fissidens fontanus. TAmbém acho que devias acrescentar algumas pedras pequnas na areia para quebrar a simetria de canteiro e parecer mais natural.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carísimos,

Antes de mais muito vos agradeço os conselhos na escolha dos musgos.
Decidi-me pelo fissidens fontanus e comecei ontem os primeiros apontamentos em alguns troncos.

Também desde o inicio que não fiquei plenamente satisfeito com o tamanho e com o alinhamento das pedras sobretudo num dos lados.
Partilhava por isso a opinião do alvarenga relativamente ao "efeito canteiro".
Arranjei entretanto novas pedras e seguem imagens do rearranjo.
Ainda se notam difenças na tonalidade das pedras mas são iguais.
Penso que melhorou significativamente e melhor ficará quando a vegetação começar a fundir-se com as pedras.

Recentemente, foram também introduzidos 6 Otos, 6 Caridinas Japonica e 1 Vittina Semiconica.
Será esta a equipa de limpeza.

A fauna ficará completa com 12 Corydoras Habrosus (ainda a caminho).

Deixo imagens atualizadas, mas uma vez agradecendo eventuais comentários e sugestões que queiram deixar.
Abraço.

50 dias (2015/06/20):

P1060821_zpsixxlotk2.jpg

 

P1060904_zpsdjusvcyp.jpg

 

P1070074_zpsgmnjrcvq.jpg

 

P1060841_zpsaei07ifm.jpg

 

P1070029_zpsu5bgpodu.jpg

 

P1060969_zpsdolby07o.jpg

Editado por F1982
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Apresentação cuidada o que torna um tópico não só atractivo visualmente bem como interessante de se ler, parabéns pelo cuidado, gostei do layout e da escolha de fauna.

A opção mais vasta de peixes, e dois pares de ciclídeos anões vai, dificultar a procriação, mas se calhar nem era essa a tua intenção.

Importas-te de colocar se possível uma foto dos ramirezis com as barbatanas abertas? Suscitaram-me alguma curiosidade.

Também gostava de ver mais fotos do casal de apistos.

Como se estão a dar as estrelas do aqua, estão a conviver bem entre si, já têm territórios defenidos?

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Belo projecto aqui está, quem corre por gosto não cansa! Parabéns!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Vera e Lusky.
De facto adorava estes ramirezis, tanto pela beleza como pelo comportamento.

Nem de propósito, no espaço de dois dias, na semana passada, morreram-me os dois.
Sem qualquer sintoma externo. Comeram de manhã (tudo normal) e acabaram por morrer no dia a seguir.
Nem deu tempo para tentar qualquer tratamento. Enfim... custa....

Não sei o que poderá ter sido ao certo, mas tenho vigiado atentamente os outros peixes e parece estar tudo OK.

Até agora foram também as únicas baixas desde que iniciei o aquário.

Prometo colocar fotos em breve dos apistos que dia para dia se vão revelando.
Tudo em sã convivência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

AndrePeixoto: Esta primeira postura não teve sucesso. Os próprios pais comeram os ovos. Penso que é um comportamento comum nas primeiras posturas da generalidade dos ramirezis e só com o tempo vão aumentando a probablidade de sucesso.

 

Nesta fase prefiro não interferir (retirar um dos progenitores, recolher ovos, etc.) e estou a tentar que a natureza faça o milagre. A ver vamos...

 

Pelo que vi ontem, andam neste momento a preparar nova postura. Vou ver se consigo fazer um vídeo (sem os perturbar)!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem regulador de caudal ?

 

O próprio filtro, segundo o manual de instruções, permite regular o caudal.

Existe um redutor na saída que pode ser regulado.

No meu caso, tenho tudo aberto no máximo.

 

 

Viva,

 

Usas osmose?

 

Abr

 

Enviado do meu SM-G850F através de Tapatalk

 

Não. Água proveniente da rede pública, tratada com condicionador Prime da Seachem.

Não tem dado problemas e facilita muito as TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.