F1982

Membro
  • #Conteúdo

    103
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por F1982

  1. F1982

    O Mundo Duplicado

    Obrigado pelo vosso feedback e pelos "likes"! DiGoM, estes, por acaso, não vieram do Sr. Emanuel (Aquoporto). Mas sou cliente e admirador do Sr. Vasconcelos e da qualidade dos seus peixes. No "mundo" da esquerda tenho A. Panduro, sendo que a fêmea (foto em baixo) nasceu cá em casa com os pais vindos da Aquoporto (talvez o casal mais interessante que já tive!) Babykhan, claro que há outras alternativas de peixes sul americanos muito interessantes. Dicrossus filamentosus tenho noutro aquário (Ilha dos Abençoados) e são de facto espetaculares. Neste, para além dos apistos, apostei, para já, nos P. simulans, N. Eques e C. Habrosus. Mas, agora com tudo estabilizado, estou a pensar aumentar o tamanho dos cardumes e talvez inovar um pouco. Vou estando atento ao que vai aparecendo e darei notícias em breve. As algas estão a desaparecer (lentamente!). Os otos e as neritinas (embora não goste de caracóis) estão a tratar do assunto. Agradeço a tua oferta... (é muito bom que seja esse o espírito do forum!) Buedamau, percebo o teu comentário sobre a iluminação depois de voltar a olhar para as fotos. Não é bem a perceção que tenho ao vivo. Mais luz junto aos vidros centrais aumentam e reflexão no vidro e estraga (ao vivo) o efeito de continuidade. Mas vou experimentar melhorar a luz nas próximas fotografias...
  2. F1982

    O Mundo Duplicado

    A atualização de ano novo! Agradeço, desde já, os vossos comentários e eventuais sugestões de melhoria. Um abraço para todos e votos de um 2018 cheio de projetos e realizações!
  3. Paulo, Muito bom trabalho com o acrílico (e claro com o aquário). A bricolagem é, sem dúvida, um grande aliado da aquariofilia. Parabéns! A seguir atentamente as novidades. Abraço.
  4. F1982

    O Mundo Duplicado

    S.S, Tozé Nunes, Miguel Simões e PAFS, muito obrigado pelo vosso feedback. Fico contente por terem gostado. Sobre as questões que foram aparecendo: Filtro: Sei que não é o ideal. Pondero no futuro substituir caso se justifique. Foi a forma de dar uso a um dos filtros que tinha e resolver a questão com um orçamento limitado. Qualquer filtro diferente (parece-me que para ser claramente melhor tinha de ser exterior) encarecia (€) muito significativamente o arranque do projeto. Tenho, neste momento, os filtros apetrechados com esponja e o máximo de cerâmicas MATRIX da Seachem. O Volcano no substrato também vai ajudar. Será que não dá conta de um casal de apistos e um cardume em cada aquário? São também discretos dentro do aquário. A avaliar de próximo, partilho algumas dúvidas, mas talvez funcione. Já agora, para partilha, o que sugeriam de alternativa para filtro? Iluminação: Foi intencional usar focos de luz em vez de uma calha distribuída pelo aquário. É uma experiência que também não sei se vai correr bem. Mas acho que sim... pelo menos as plantas estão a crescer bem nestes 15 dias. Sem problemas (crescimento, algas, cor,...) até ao momento. As plantas foram também escolhidas para não serem particularmente exigentes em termos de luz. Gosto do efeito conseguido que cria um ambiente, a meu ver, mais natural, para este tipo de aquários. São como feixes de luz a passar pelo meio da ramagem das árvores amazónias:) Acentua também o contraste entre sombras e claridade. São candeeiros de parede do IKEA, modelo KVART, com lâmpadas refletoras LED 6500k. Acendem à vez para dar ainda mais o efeito do amanhecer (ambiente interessante também à média luz). PAFS, captaste inteiramente o espírito do projeto. Obrigado. Acompanho sempre com atenção os teus posts. Uma ilha visível a partir das duas janelas... Foi bem estudado e planeado. Tem várias experiências também com o intuito de aprender alguma coisa. Com o tempo, evolução da flora e alguns retoques muito pontuais, em breve, espero que esteja ainda melhor... Atualizarei nos próximos dias...
  5. F1982

    O Mundo Duplicado

    Obrigado, Álvaro Silva. Sim, é um filtro interno para cada aquário. Estudei alternativas, mas esta pareceu-me ser a mais simples face também ao equipamento que já tinha. Aproveitando, deixo alguns complementos sobre o setup: Aquário (2x): 58x40x30 cm3 (x6 mm) - 70 litros Filtro (2x): Hydor Crystal (esponja+lã+Seachem matrix) Substrato: JBL Proscape Volcano + Rede mosquiteira + Areia de rio Hardscape: Pedras de xisto amarelo + Madeira “Mangle root” Móvel: Linha BESTA do IKEA (combina com os restantes móveis), reforçado para o efeito (DIY). Quanto à flora, está tudo muito no início (7 dias). A ideia é deixá-la expandir para tentar compor o cenário. Descarto apenas para já o musgo pois não sou grande adepto. Segue o esquema do que está plantado. Alguma sugestão adicional de plantas?
  6. F1982

    Ilha dos Abençoados

    Novamente com fotos...
  7. F1982

    Janela Submergida

    Novamente com fotos...
  8. F1982

    O Mundo Duplicado

    O Mundo Duplicado O Mundo Duplicado é o meu mais recente projeto que junta dois aquários próximos. Foi objetivo aproximar e dar um efeito de continuidade entre os dois mundos. Trata-se de um projeto low-tech. Ainda assim conto conseguir ter algumas plantas e uma disposição cuidada. Seguem algumas fotos após sete dias da montagem. Ainda está tudo a ambientar-se. Água ainda turva e tingida pela madeira. Resta dar tempo para evoluir durante o período de ciclagem. No futuro, ambos são destinados a acolher apistogrammas (casais ou criação própria) e um cardume (a definir) em cada um. Alguns galhos ainda reservados para apontamentos futuros. Que acham do layout? O que melhoravam? Comentários e sugestões serão muito bem-vindas.
  9. F1982

    Janela Submergida

    Deixo a atualização da Janela Submergida. Para quem gosta de um estilo mais natural e amazónico. sem CO2... sem pedras... sem acessórios... sem plásticos... sem coloridos... sem adornos... sem misturas... com plantas... com madeira... com folhas... com peixes! Não vale a pena complicar para apreciar o que de mais belo tem a natureza. Gostam do estilo? Comentários e sugestões?
  10. F1982

    Ilha dos Abençoados

    Miguel, Gonçalo e Vera, Obrigado pelo vosso feedback. É bom ver os vossos comentários positivos. Sobre a idade do aquário (2 anos), serve também para mostrar que é possível ter layouts mais duradouros. Algumas introduções de pormenor (flora e fauna), de quando em vez, servem de entretenimento e vão dando dinamismo (q.b.) ao aquário. Depois é só manter o sistema em equilíbrio e usufruir das vistas (flora e fauna). Os Ap. Hongsloi estão de facto espantosos. Com mais cor até do que o pai. Para mim, é também espetacular observar a interação entre os vários exemplares (desde tenra idade até agora que se começam a tornar independentes e descarados:) ). Para já tudo tranquilo, mas sei que qualquer dia vou ter de os separar. Penso ficar com um casal. Miguel, os barrigudos são Carnegiella Strigata (também conhecidas por machadinhas). A meu ver, a mais bonita das Carnegiella's. Embora pense que não seja muito comum em plantados, gosto de efeito do cardume e animam os níveis superiores do aquário (nadam geralmente a rasar a superfície). Tem o senão de ser peixe não recomendado para aquários sem tampa. Confirmo... Ouço-os frequentemente às cabeçadas à tampa.
  11. F1982

    Ilha dos Abençoados

    Atualização fotográfica... completados 2 anos do aquário (e no geral do layout). Comentários serão bem-vindos! E as pequenas estrelas nascidas cá em casa (5 Ap. Honsloi a crescer neste aquário):
  12. F1982

    Janela Submergida

    AndrePeixoto Cheguei a ter neste aquário um fundo translúcido com luz (fita de leds) por trás. Está nas primeiras fotos deste aquário (ainda plantado). É este efeito backlight que referes? Agora, neste estilo de aquário, mais amazónico, com águas tingidas, gosto mais do fundo preto. Destaca os peixes e parece-me mais natural!
  13. F1982

    Ilha dos Abençoados

    Ismael: Antes de mais muito obrigado pelo teu comentário. É bom ter feedback! Sobre a questão da iluminação, é relevante a partilha de opiniões. Quando comprei as zetlight, era uma linha recente (Lancia) e havia alguns registos de experiências positivas. Como disse, não tive uma boa experiência e com muitas dúvidas acabei por experimentar a troca das calhas. Os problemas desapareceram! É de interesse saber que também não tiveste uma melhor experiência. Tenho visto outros comentários semelhantes. Estou plenamente satisfeito com as chihirios (ainda para mais tendo em conta o preço)! Talvez a cor da luz não seja tão agradável (mas também não é feia) mas as plantas dão-se muito bem. E não a tenho no máximo da intensidade. Também sou adepto da pogostemon helferi. Já a tive encostada ao vidro, junto à pedra da esquerda. Mas na última vez que fiquei sem CO2, enquanto foi para encher a botija, decidi compensar com Excel e matei o Helferi (apenas!). Pelo que pesquisei, a planta é bastante sensível ao CO2 líquido. Voltarei à planta em breve! Obrigado pela sugestão.
  14. F1982

    Ilha dos Abençoados

    Atualização (com ligeiras transformações):
  15. F1982

    Janela Submergida

    Atualização da janela (sem mudanças profundas):
  16. F1982

    Ilha dos Abençoados

    brunofasoares: Muito obrigado pelos teus comentários. A planta é uma Cryptocoryne Wendtii Brown. Também gosto da forma como se integra na paisagem e tem a particularidade de se dar bem à sombra. Cresce sem problemas mesmo na sombra dos fetos. Na foto está a precisar de uma poda! Não há mais sugestões de apontamentos com novas plantas? Ideias serão bem-vindas...
  17. F1982

    Ilha dos Abençoados

    Olá, Em balanço de final de ano aqui fica a atualização do estado do aquário (aprox. 1 ano e 8 meses). A precisar da poda do ano! Ainda vai ser esta semana... Alguma sugestão de melhoria (para a poda) ou apontamentos com novas plantas? Comentários serão bem-vindos...
  18. F1982

    Janela Submergida

    Vera: Os vídeos são estes: Apistograma Hongsloi onde coabitam os pais e algumas crias (espalhadas no vídeo): https://www.youtube.com/watch?v=t_2NY37eHw0&feature=youtu.be Apistograma Panduro F1 nascidos cá em casa este ano: https://www.youtube.com/watch?v=wtHYhw6CR2E&feature=youtu.be Apistograma Erythrura a ver se há postura: https://www.youtube.com/watch?v=nAG5VRKijGI&feature=youtu.be Mas não se consegue mesmo ver? No meu browser aparecem embebidos no post...
  19. F1982

    Janela Submergida

    No escritório cá de casa, a janela principal (120 l, no post anterior) está ladeada por 3 janelas mais pequenas (54 l) com ambiente mais controlado. Assim fica o balanço do ano nessas "pequenas-janelas submergidas", com vídeos tirados hoje (só para quem gosta de apistos!). Apistograma Hongsloi onde coabitam os pais e algumas crias (espalhadas no vídeo): Apistograma Panduro F1 nascidos cá em casa este ano: Apistograma Erythrura a ver se há postura:
  20. F1982

    Janela Submergida

    A janela principal cá de casa: Comentários? Sugestões de melhoria? Serão bem-vindos!
  21. F1982

    Janela Submergida

    E uma atualização da Pequena-Janela Submergida II (54L), onde, para felicidade, ocorreu a primeira postura dos A. Hongsloi. Alevins avistados em natação livre, pela primeira vez, na sexta-feira passada. Videos com 5 dias de natação livre. O pai: A mãe e os filhos:
  22. F1982

    Janela Submergida

    Hoje, três dos Apistogramas Panduro, com 6 meses, experimentaram uma nova casa (após 2 meses de maturação). Assim fica a atualização da Pequena-Janela Submergida III (54L):
  23. F1982

    Janela Submergida

    Por falar nos aquários pequenos… No meio dos aquários em geral, encanta-me a beleza dos apistos, a variedade de formas e cores e o seu comportamento. Comecei com um casal de A. Cacatuoide no comunitário anterior. Foram várias as posturas, mas cedo deu para perceber que, com a presença de predadores, num comunitário muito dificilmente conseguiria ter sucesso na reprodução. Criei então o primeiro aquário específico para tentar a primeira reprodução de apistos. Depois do sucesso no primeiro, seguiram-se mais dois com layouts diferentes, mas vários aspetos em comum. Procuro nestes aquários criar condições propícias para os peixes, num estilo natural. Tenho-os integrados na decoração do escritório. São aquários simples de manter, com custos contidos (entre 50 e 100€, cada aquário completo), naturais, animados e a meio ver muito interessantes de observar. Para possíveis interessados, deixo o resumo dos setup-tipo: Aquários: 60x30x30 cm3 (x6mm): 54 litros. Tampas em acrílico (DIY) Filtros: 1 Filtro de cascata, 1 filtro de esponja com bomba de ar, 1 filtro interno de esponja com motor interno. Três soluções diferentes, uma em cada aquário, para experimentar e tirar conclusões. Termóstato: Aquecedor externo marca branca 100W. Mais um termómetro em cada aquário. Substrato: Areia de sílica de filtro de piscina. Iluminação: calha led low-cost e Zetlight Lancia ZP4000-590 Plant (aproveitadas de outro aquário). Todas com dimmers (low-cost) para moderação da luz. Hardscape: Madeira Red Moor (vendida tratada em sacos, em 2 aquários), madeira recolhida na natureza (bem seca e limpa, num aquário). Procuro criar uma configuração natural e ao mesmo tempo abundante em esconderijos para conforto da fauna. Dois meios cocos com abertura junto à base (DIY) em cada aquário, para as posturas. Outros: Folhas de carvalho, carvalho americano e plátano e pinhas de amieiro (colhidas por mim), renovadas regularmente. Água: Visto a água da rede de abastecimento aqui na zona apresentar um pH elevado para estas espécies, tenho recorrido a água engarrafada (Marca Dia – Caldas de Penacova). TPA’s semanais de, em média, 1 garrafão de 5L em cada aquário (custo 0.40€/garrafão, poupados em condicionadores). Flora: Sagittaria subulata, Echinodorus tenellus, Echinodorus tenellus green, Salvinia natans, Limnobium laevigatum, Musgos Fauna: Em cada aquário, um casal de apistos, dois otos, 5 “dither fishes” (H. Amandae, N. Marginatus ou Neons Negros). A população muda assim que os alevins começam em natação livre. Sugiro o estilo a quem se está a iniciar e quer evoluir. Muitas vezes não vale a pena complicar! E um vídeo da primeira postura: https://youtu.be/u8bPla3RH8E
  24. F1982

    Revival

    Olá Hugo, Parabéns pelas novas aquisições! Sobre os Dicrossus Filamentosus tenho seis num plantado ("Ilha dos Abençoados") e creio que resulta muito bem. Comportamento muito interessante, vistosos e fora do comum... Apistos também ficarão bem... sendo que tens muitas opções à escolha. Se quiseres ir para um estilo mais naturalista, no caso mais sul americano, podes pensar em plantas da mesma zona. As que indicas são quase todas asiáticas. Não sou apologista do purismo neste caso, mas... Dependendo do efeito pretendido, é uma opção tua.
  25. F1982

    Janela Submergida

    AndrePeixoto: Obrigado pelo teu comentário. Tenho vindo a reduzir o CO2 desde que montei este setup. O sistema e a generalidade das plantas vinham do primeiro setup. Nesto momento, deparo-me com dificuldade em extinguir o CO2 aparecendo logo sinais de sofrimento na H. Zosterifolia. Mantenho por isso uma taxa baixa de CO2 (da ordem de 1b/s). Talvez volte a experimentar quando esta botija esvaziar (vejo relatos de quem as tenha sem CO2). Creio que poderá ser uma questão de tempo para se adaptarem. brunofasoares: A ideia foi mesmo essa de criar um blackwater para priveligiar a fauna. Estilos diferentes. Este para gostos mais naturalistas. Talvez tenha menos impacto à primeira vista, mas depois entranha-se