Alevins Bettas


José Garcia

Recommended Posts

Boas

 

Hoje de manhã quando foi dar de comer ao meu betta macho reparei que tinha vários alevins a passear pelo aquário biggrin.png' alt=':biggn:'> .

Agora preciso de ajuda ao mais experientes nestas andanças , o que devo fazer a seguir? já tenho uma bomba de ar ligada e quais são os cuidados que devo ter agora .

 

que comida devo lhe dar ?

com que frequênricia?

tpa's devo fazer ?

com que frequência?

 

desde já agradeço o contributo de todos!

 

Abraço

 

P.S. depois coloco fotos tenho que ir comprar artémia

Editado por José Garcia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Primeiro do que tudo, muitos parabéns, isto deve ser do tempo ;)

 

Depois o mais importante agora (e de certeza que já o fizeste foi retirar o macho).

Se o aquario possui plantas e já está montado a muito tempo é capaz de eles se aguentarem por hoje, já que depois de consumirem o saco vitelino eles iram alimentar-se de quaiquer microorganismo que existem num aquario bem ciclado, mas fazes muito bem em adquir já a artémia.

 

Eu no meu caso não gosto muito de dar infusórios, já que todos as minhas criações nascem em aquarios plantados, uns melhores outros piores, depois começo logo a limentar com microvermes e artémia recem-eclodida, é um tiro vê-los logo a devorarem o alimento, entre 2 a 3 vezes por dia, o suficiente para eles comerem tudo (o normal em todos os aquarios, não é?)

Eu é assim que faço, outros terão a sua maneira.

 

Quanto a tpa's, eu nas primeiras 2 a 3 semanas não faço, é uma opção, depois retiro 5cm de água e adiciono 6 de semana a semana, conforme a quantidade de alevins, se forem muitos faço de 2X por semana.

 

Cumps e boa sorte

Espero pelas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... já tenho uma bomba de ar ligada e ....

 

Olá

Liga-a a um filtro de esponja e mete a trabalhar no minimo que consigas

Qto melhor agitação na agua melhor.

Convém tapar a parte de cima do aquario.

De resto o rchoças já explicou tudo.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho crias com 3semanas e têm se alimentado com água verde, Sera Micron e micro-vermes. Só agora comecei a dar também artémia, pois até ás duas smanas são muito pequenos para comer artémia. Com essa água verde tem também ido dáfnias que se tem desenvolvido bem e filtrado a água do aquário e suspeito que os pequenos bettas já começaram a caçar as dafnias minusculas.

Tão num aquario de 5l apenas com pedra difusora e um tufo de musgo, mas apenas está 4l e troco 1l por dia. Antes de colocar o musgo mergulhei-o no recipiente de agua verde para agarrar bastante bicharada. O fundo aquario está cheio de bicharocos e é ver o bettas a caçá-los, estão sempre de barriga cheia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho crias com 3semanas e têm se alimentado com água verde, Sera Micron e micro-vermes. Só agora comecei a dar também artémia, pois até ás duas smanas são muito pequenos para comer artémia. Com essa água verde tem também ido dáfnias que se tem desenvolvido bem e filtrado a água do aquário e suspeito que os pequenos bettas já começaram a caçar as dafnias minusculas.

Tão num aquario de 5l apenas com pedra difusora e um tufo de musgo, mas apenas está 4l e troco 1l por dia. Antes de colocar o musgo mergulhei-o no recipiente de agua verde para agarrar bastante bicharada. O fundo aquario está cheio de bicharocos e é ver o bettas a caçá-los, estão sempre de barriga cheia.

 

vê lá se n vao desta para melhor de tanto comerem. banana rock

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho crias com 3semanas e têm se alimentado com água verde, Sera Micron e micro-vermes. Só agora comecei a dar também artémia, pois até ás duas smanas são muito pequenos para comer artémia. Com essa água verde tem também ido dáfnias que se tem desenvolvido bem e filtrado a água do aquário e suspeito que os pequenos bettas já começaram a caçar as dafnias minusculas.

Tão num aquario de 5l apenas com pedra difusora e um tufo de musgo, mas apenas está 4l e troco 1l por dia. Antes de colocar o musgo mergulhei-o no recipiente de agua verde para agarrar bastante bicharada. O fundo aquario está cheio de bicharocos e é ver o bettas a caçá-los, estão sempre de barriga cheia.

 

Boas!

 

Essa agua verde, provem de onde? Foste tu que a induziste, ou apanhaste em alguma poça?

 

É que se foi em alguma poça, para além de ir essa bicharada toda, podes ter levado bastante mais daquela que não queremos, tais como protozoários e outros micro-organismos causadores de doenças.

 

Isso é bastante arriscado, mas tu é que sabes!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua que tirei do tanque e que tenho num garrafão e num aquario de plástico a apanhar sol e que de vez em quando coloco Sera Micron. Introduzi Daphnias e de vez em quando alimento-as com fermento diluido em água e de vez introduzo folhas secas. Estas águas já têm perto de 2 ou 3anos e é resposta a água que se evapora quando chove ou coloco águas dos aquários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua que tirei do tanque e que tenho num garrafão e num aquario de plástico a apanhar sol e que de vez em quando coloco Sera Micron. Introduzi Daphnias e de vez em quando alimento-as com fermento diluido em água e de vez introduzo folhas secas. Estas águas já têm perto de 2 ou 3anos e é resposta a água que se evapora quando chove ou coloco águas dos aquários.

 

Ok, desculpa, "assutei-me", quando falaste em água-verde e dafnias, pensei que ivesses arranjado agora a água.

 

Ora aí está uma boa ideia, que talvez eu tb faça

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive algum tempo sem daphnias e achei estranho, pois supostamente antes de morrerem teriam que colocar ovos, mas acerca de 2meses voltaram a aparecer daphnias. Já tive Fairy Shrimp, mas este inverno não nasceram. Já tive gammarus numa tartarugueira que estava na rua, mas o raio dos gatos :snipersmile: deitaram-me o recipiente ao chão. Já foi à procura de gammarus, mas a mina onde os apanhei foi destruida e agora apesar de estar +/- arranjada não vi por lá gammarus.

Há alguns anos atrás tive algumas reproduções de Bettas, mas as crias morriam após alguns dias, apesar de tentar com infusórios e comida liquida da Wardley.

Com estas águas tenho bastantes alevins, apesar de ser a primeira criação do casal. também adiciono vitaminas, Vita-chem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro do que tudo, muitos parabéns, isto deve ser do tempo :)

 

 

 

Eu no meu caso não gosto muito de dar infusórios, já que todos as minhas criações nascem em aquarios plantados, uns melhores outros piores, depois começo logo a limentar com microvermes e artémia recem-eclodida, é um tiro vê-los logo a devorarem o alimento, entre 2 a 3 vezes por dia, o suficiente para eles comerem tudo (o normal em todos os aquarios, não é?)

Eu é assim que faço, outros terão a sua maneira.

 

os bettas começam logo a comer artemia recem eclodida? fiz algumas tentativas de reproduçao mas sem sucesso.

AnDrE KaRmO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os bettas começam logo a comer artemia recem eclodida? fiz algumas tentativas de reproduçao mas sem sucesso.

 

 

Boas!

 

Não é logo, mas ao fim da primeira semana já existem alguns que comem.

Posso não me ter explicado bem, mas o que custumo fazer é colocar um bom bocado de musgo de java, podado recentemente de um aquario já "velho", isso creio, vai introduzir alguns microorganismos.

Agora o que eles comem desde o princípio (assim que começam a nadar horizontalmente +/-) é microvermes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kerem água verde de boa kualidade?

 

metam umas folhas de alface num recipiente fexado com agua parada durante uns 3 a 4 dias

 

5 estrelas

 

depois é introduzir uma colher de café xeia 3x ao dia nas primeiras 2 semanas de vida dos alevins

 

eles agradecem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kerem água verde de boa kualidade?

 

metam umas folhas de alface num recipiente fexado com agua parada durante uns 3 a 4 dias

 

5 estrelas

 

depois é introduzir uma colher de café xeia 3x ao dia nas primeiras 2 semanas de vida dos alevins

 

eles agradecem :puppydogeyes:

 

Boas

 

isso cria alguns micro organismos bons para os alevins ? explica ai melhor essa técnica.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Muitos parabéns pelo nascimento dos elvins.

Espero que tudo corra bem.

Em relação aos alimentos já foi dito tudo o que é necessário para a criação.

Agua verde, microvermes e angulas do vinagre, Daphnias, Artemia salina, larvas de mosquito negro e vermelho tudo isto são boas opções. A utilização de plantas como a ricia e o musgo também ajudam na libertação de infusorios.

 

Mais uma vez boa sorte e ficamos as espera de noticias.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas

 

isso cria alguns micro organismos bons para os alevins ? explica ai melhor essa técnica.

 

Abraço

 

 

sim.. pelo que li algures sim... e tentei isso ... o facto é q consegui manter os alevins vivos durante as primeiras 2 semanas com essa receita... após esse periodo deve passar-se à artémia... como nunca arranjei artemia... fikou por aí a minha experiencia de reprodução de bettas

 

já agora... em vez de eclodirmos os ovos da artemia... nao podemos fornecer só os ovos para a alimentação dos alevins?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

isso cria alguns micro organismos bons para os alevins ? explica ai melhor essa técnica.

 

Abraço

 

 

esqueci-me de mencionar que essa receita da alface... pelo que li... cria uma "comunidade" de infusórios. lol é isso! :P e é facil de se fazer... :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

isso cria alguns micro organismos bons para os alevins ? explica ai melhor essa técnica.

 

Abraço

 

 

LOL sou eu de novo . rotfll.... n sei dizer td de uma vez, né? q xato! LOL

 

aki vai a receita:

 

0 método mais simples de prover um aquário com infusórios é colocar-se no próprio aquário em que nascerão os filhotes um pedaço de casca de banana madura e bem lavada. Se possuirmos uma lente poderosa poderemos ver, em poucos dias, um grande número de ínfimos animais nadando no aquário. Este processo só tem um inconveniente, que é poder turvar a água do aquário pelo apodrecimento da casca de banana dentro do aquário.

 

É também bastante fácil preparar-se uma cultura de infusórios, usando-se alface. Retirando cerca de meio litro de água do aquário, preparado para os filhotes e com esta água encheremos um vidro, onde colocaremos a alface bem lavada e esmagada com os dedos. Uma folha de alface de tamanho médio é o suficiente para produzir um bom meio para a cultura. A mistura deve ser mantida em temperatura ambiente e próxima a uma luz. Em cerca de 3 a 5 dias a água se tornará turva e com um cheiro característico

 

PARA MAIS INFORMAÇÃO CLIKA AKI

Editado por ork
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já parabéns pelos teus Alevins :P

 

O teu tópico também esta a ser bastante útil para mim, pois ontem a minha fêmea fez a postura, é a minha 2ª tentativa vamos la ver como vai correr, da 1ª não correu la muito bem, não sei o que se passou os alevins nasceram mas antes de começarem a nadar na horizontal desapareceram todos, nao sei se foi o macho que os comeu ou se morreram, mas se morreram eu nunca vi nenhum no fundo do aquário.

 

vamos ver se desta vês a coisa corre melhor.

 

Em relação aos alimentos para alevins, numa loja fui pedir alimento liquido, como não tinha aconselharam-me a utilizar um pó da Nutrifin, também é alimento para alevins, mas será que é bom ?

 

cumprimentos

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Essa comida em "pó" é mais utilizada em viviparos ou em alevins recém nascidos de tamanho maior ou numa fase posterior por ex em bettas.

Cumpr.

 

Pois, o problema é que nas lojas que na minha zona foi a única coisa que consegui arranjar, infelizmente aqui nesta zona não há muita variedade de produtos. :S

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então José, como vão esses alevins ??

 

os meus começaram a nascer ontem a noite, o macho andava numa correria doida para os apanhar no fundo do aqua e voltar a coloca-los no ninho, hoje de manha só o que via era "rabinhos" pendurados no ninho banana rock banana rock banana rock

 

vamos la ver se é desta que se vai safar algum.

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

os meus alevins lá andam se mais logo tiver um tempo tiro umas fotos e coloco aqui banana rock

Já agora quanto tempo demoram a nascer os teus alevins , da postura até ao nascimento ?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais