Alevins Bettas


José Garcia

Recommended Posts

Pois, o problema é que nas lojas que na minha zona foi a única coisa que consegui arranjar, infelizmente aqui nesta zona não há muita variedade de produtos. :S

 

Boas Phrade!

 

Tens toda a razão, parece que para o Alentejo apenas vêm peixes viviparos e logo comida para eles banana rock

 

Logo por azar, tive ai toda a semana passada em trabalho, mas já não devo de ir aí tão depressa, senão levava-te uma cultura de microvermes que eles adoram.

Se quiseres ainda te posso enviar por correio, contacta-me por MP.

 

Cumps

Choças

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

os meus alevins lá andam se mais logo tiver um tempo tiro umas fotos e coloco aqui ;)

Já agora quanto tempo demoram a nascer os teus alevins , da postura até ao nascimento ?

 

Abraço

Olha a fêmea acabou de fazer a postura 4ª por volta das 16h, e ontem por volta das 23h já tinha uma boa quantidade deles nascidos, hoje as 6h da manha quando sai de casa para vir para o trabalho era muitos mais mesmo.

 

agora esta a chegar a fase critica, na 1º tentativa foi +/- ao 2º dia que eles começaram desaparecer, não sei se comidos pelo macho ou se morriam, mas se morria eu não os via no fundo do aquário :S

 

Tens toda a razão, parece que para o Alentejo apenas vêm peixes viviparos e logo comida para eles :snipersmile:

é verdade, ja fui a algumas lojas aqui na zona (Évora, Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Novo) e ninguem tem nada :S

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Olá

É aconselhavel separares o macho para aumentares o número de vivos.

É ao 2º dia que começam a alimentar-se.

Uma solução é comida liquida da JBL ou então (se tiveres hipotese de obter) "agua verde".

Uma forma de obteres essa "ag. verde" é comprares (não sei se ai é fácil...) alimento para artemia que não é mais do que fitoplancton.

Esta "agua verde" aguenta-os mais uns dias.

Se não saltas já para a fase seguinte.... começa a pensar em "preparar" artemia recém nascida.

Atenção à qualidade/temperatura da agua.

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, aqui por estas bandas esta mesmo difícil arranjar tanto o alimento liquido como "agua verde" :drinking:

 

estou a fazer um infusorio com alface como o ork falou, mas também já li algures que não é aconselhavel.

 

como tenho alimento para alevines em Pó, estava a pensar se dilui-se o pó em agua e dar-lhe essa diluiçao, que me dizem ?

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os meus alevins alimentei-os com Sera mikropan , porque por aqui também tenho a mesma dificuldade em encontrar alimento liquido para os alevins .

De resto ia mudando umas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] de um aquário para o aquário dos alevins bettas.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, aqui por estas bandas esta mesmo difícil arranjar tanto o alimento liquido como "agua verde" :drinking:

 

estou a fazer um infusorio com alface como o ork falou, mas também já li algures que não é aconselhavel.

 

como tenho alimento para alevines em Pó, estava a pensar se dilui-se o pó em agua e dar-lhe essa diluiçao, que me dizem ?

 

Olá

Não te aconselho devido a ires contribuir para a qualidade da agua baixar.

Se tiveres plantas flutuantes riccia etc ou musgo de java de outro aquario coloca-o no aquario dos alevins. Como o José Garcia te disse. (obs.: José, não me esqueci....)

Se não, como te disse antes começa a eclodir artemia.

Cumpr.

 

Obs. "Agua verde" nesta altura encontras em qualquer agua que esteja no exterior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui fica uma foto das minha mini feras :lol: com pouco mais de 24h, vamos la ver se vai sobreviver algum

img3759si1.jpg

 

os que estão pendurados nas bolhas são muito poucos, há dezenas deles no fundo do aqua, parece que estão mortos, mas de vez em quando la vao eles todos picado para cima.

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas phrade

 

que foto...!! isso merece um destaque especial ,explica ai a técnica ou é mesmo de profissional?

 

Cpts

 

obrigado pelos comentários a foto, a técnica utilizada é a mesma que se utiliza em todas as fotos de macro, o material depois é que pode ajudar mais, aqui utilizei uma lente macro de 90mm e tubos de extensão, esta foto esta a proporção de 2:1, ou seja 2x o tamanho real deles, mas com mais tempo e usando o tripé tiro uma mais cuidada, esta foi um pouco a pressa.

 

 

voltando ao assunto da "agua verde", hoje lembrei-me que no caminho que faço para o trabalho há uma "fonte" e nessa há agua parada a muito muito tempo, fui la ver, tinha bastante limo verde por cima, bastantes caracóis iguais aos que tenho no meu aquário e uma diversidade de bicharada que é uma coisa doida,

 

sera que esta agua é boa para dar aos alevins ??

 

cumps

Editado por phrade

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

voltando ao assunto da "agua verde", hoje lembrei-me que no caminho que faço para o trabalho há uma "fonte" e nessa há agua parada a muito muito tempo, fui la ver, tinha bastante limo verde por cima, bastantes caracóis iguais aos que tenho no meu aquário e uma diversidade de bicharada que é uma coisa doida,

 

sera que esta agua é boa para dar aos alevins ??

 

cumps

 

Boas

 

não é muito boa ideia ,porque não sabes se por acaso a agua têm químicos ,é melhor não arriscares!

O macho já não está com as alevins ....certo? eu arriscava a dar-lhes o Sera mikropan , ou então a comida liquida para alevins que acho que é so a JBL que vende.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

não é muito boa ideia ,porque não sabes se por acaso a agua têm químicos ,é melhor não arriscares!

O macho já não está com as alevins ....certo? eu arriscava a dar-lhes o Sera mikropan , ou então a comida liquida para alevins que acho que é so a JBL que vende.

 

Abraço

 

o problema é que aqui em redor de Évora em todas as lojas que ja fui nenhuma delas tinha nem comida liquida nem sera mikropan.

 

esta agua verde penso nao ter quimicos, mas nao sei.

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema é que aqui em redor de Évora em todas as lojas que ja fui nenhuma delas tinha nem comida liquida nem sera mikropan.

 

esta agua verde penso nao ter quimicos, mas nao sei.

 

manda vir experimenta estas lojas

pet4you

girafaonline

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

voltando ao assunto da "agua verde", hoje lembrei-me que no caminho que faço para o trabalho há uma "fonte" e nessa há agua parada a muito muito tempo, fui la ver, tinha bastante limo verde por cima, bastantes caracóis iguais aos que tenho no meu aquário e uma diversidade de bicharada que é uma coisa doida,

sera que esta agua é boa para dar aos alevins ??

cumps

 

 

Olá

Eu não pensava 3X.....vá lá pensava ai umas 2x e depois.... garrafa de 1,5 lt, tubo, torneira a pingar e já estava !

E a seguir ia ver as minhas artémias.....está na hora !

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Eu não pensava 3X.....vá lá pensava ai umas 2x e depois.... garrafa de 1,5 lt, tubo, torneira a pingar e já estava !

E a seguir ia ver as minhas artémias.....está na hora !

Cumpr.

 

Agora fiquei confuso, davas-lhe a agua verde ou passavas ja para a artemia?

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal,

 

esta minha segunda tentativa esta a correr bem melhor, pelo menos 1 semana já passou e ainda alevins vivos omg

 

então aqui fica uma foto após 1 semana,

 

img3893tk0.jpg

 

cumprimentos

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Posso meter o bedelho??? ;)

 

ALIMENTAÇÃO COM VIVOS É ESSENCIAL!!! :-D

 

Já conseguiste o mais facil reproduzir, agora o mais dificil levar a adultos os pequenos e em quantidades razoaveis para compensar o esforço.

 

há 2 maneiras de começar a alimentar os pequenos alevins:

 

1ª com plankton, há frasco em algumas lojas de aquariofilia, passo a publicidade da hobby. poi mas 3 gotas um dia depois vês milhares pequenos seres brancos nas paredes dos quarios a serem comidos pelos alevins. Assim consegues salvar 100% da ninhada salvavel, ja que ha uns nascem ja com o destino traçado. dar este alimento entre o 2 ao 5 dia, depois passar a artemia e microvermes. 4x dia

 

2ª a lei dos mais fortes, com este metodo salvas os mais fortes e aptos, é dar logo no terceiro dia microvermes, parecem grandes para os pequenos alevins, mas tens de pensar que os microvermes nascem ainda mais pequenos, por isso entre os grande há muito pequenos, bons para os alevins, apóes o 4 dia de alimentaçao começas a dar 4 vezes ao dia microvermes e artemia, a sequencia depende do teu horario, mas dou te um dica a artemia sobrevive cerca de uma hora na agua doce enquanto os microverme umas 12 horas, os mais resistentes quase 24.

 

 

depois vem o trabalhão mudanças de agua regulares 2 em 2 dias.

 

Tecnica: retirar a agua até metade, repor agua descançada sem tratamentos de quimicos, a conta gotas. quando tiras a agua do aquario retira para dentro de um garrafao, depois vês a quantidade de agua que retiraste e eches o garrafao com a agua nova ate á mesma quantidade, uma mangueira de ar e um regulador ajudam a repo a agua gota a gota. 1gota a cada segundo e podes ir embora que o aquario enche sozinho ate ao mesmo nivel, na segunda semana com o mesmo metodo começas a subir a altura da aguacm a cm, uma mudança repentina da altura da agua e la se foram os pequenos, começam a nadar na vertical...

 

Bem já chega de partilhar os meus segredos automatixados :Fade-color , qualquer dia tenho uma grande concorrencia banana rock

 

 

qualquer duvida sobre o meu testamento é só dizer.

 

 

P.S. deve ter muito erros, sorry escrevi isto muito rapido, mas precisavas uma ajuda e resposta rapida...

 

P.S.2 Proxima foto que vier quero ver a barriga dos pequenos branca ou laranja

 

P.S. 3 NÂO! não consegues criar bettas com comida fabricada nem micro flocos nem liquidos com artemia morta, porque o facto da viva mexer é mto mais actrativo, mas se quiseres salvar so 5 podes tentar. :drinking:

 

P.S.4 Adeus

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Jorge,

 

Claro que podes meter o bedelho :rainbowafro:

 

Os pequenos alevins fazem hoje 2 semaninhas, pelo que consigo contar são entre 15 a 20 os sobreviventes, a sua alimentação agora tem sido só artemia recem eclodida e microvermes.

 

quando tiver novas fotos coloco aqui, mas cada vez vai sendo mais difícil tirar boas fotos aos pequenos pois já não param quietos :).

 

cumprimentos

phrade

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais