testes de fosfatos - Relação entre mg/L e ppm ?


Neon Tetra

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Será que alguém me pode informar como converter as referência dos testes de PO4 da Sera ( que vem em mg/L ( escala de cores 0,1, 0,25, 05, 1 e 2 mg/L) nos correspondentes ppm ?

 

Outra questão: se eu tiver uma solução de KCl (cloreto de potássio) a 7,5 % (= 1 mEq/ mL) que efeito poderá ter na concentração de K+ em ppm no aquário por cada mL.

 

Não sei se estas questões são muito básicas e se já foram colacadas mas não consegui arranjar informação.

 

Posso esperar que algum "químico" me ajude ?

 

Obrigado

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Será que alguém me pode informar como converter as referência dos testes de PO4 da Sera ( que vem em mg/L ( escala de cores 0,1, 0,25, 05, 1 e 2 mg/L) nos correspondentes ppm ?

 

Outra questão: se eu tiver uma solução de KCl (cloreto de potássio) a 7,5 % (= 1 mEq/ mL) que efeito poderá ter na concentração de K+ em ppm no aquário por cada mL.

 

Não sei se estas questões são muito básicas e se já foram colacadas mas não consegui arranjar informação.

 

Posso esperar que algum "químico" me ajude ?

 

Obrigado

 

ppm significa partes por milhão.

Quando estamos a falar água a relação é semelhante a mg/l, portanto dizer que tens 2ppm é igual a dizer que tens 2mg/l.

Sabendo isto podes fazer as contas para a tua segunda questão banana rock

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então quer dizer que se 1 mEq de K = 39 mg logo a solução tem 39 mg/ml = 39000 mg/L ! = 39000 ppm ?

 

Se eu diluir 1 ml desta solução num aqua de 100 L fica igual a 0,39 mg/L = 0,39 ppm ? Vou aumentar o aqua em 0,39 ppm de K acima do que já lá estva. O valor desejado de K anda à volta de 20 ppm. Estarei a pensar bem ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tirando o pressuposto que nao fui verificar, todas as outras contas estão certas.

 

ou seja se 1mEq de K=39mg, então o resto está certo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Just me !

 

No entanto se eu fizer as contas na calculadora do Chuck e criar uma solução com 39 g/L de Cloreto de Potássio ( ou seja, a minha sol a 7,5%, 1 mEq/mL) ao adicionar 1 ml desta solução a uma aqua de 100 L ele diz-me que o potássio aumenta 0,2 ppm e não os meus previstos 0,39 ?!! Como explicar esta diferença ?

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
tirando o pressuposto que nao fui verificar, todas as outras contas estão certas.

 

ou seja se 1mEq de K=39mg, então o resto está certo.

 

eu tb tenho uma ampola d KCl a 7% ( 1 mEq/ml) e, por isso, estou interessado nesta correspondência.

 

Assim gostava d saber onde obtivest este valor e se ele estará msmo correcto. isto pk, encontrei os documentos abaixo onde consta um valor 10 vezes maior... 1 meq de K/100 cm3 = 391 ppm de K, ou mais correctamente 390,09 ppm d K

 

http://www.gape-esalq.com.br/Equivalencia%...%20Unidades.pdf

http://www.ufmt.br/famev/gemt/disciplinas/...idades_Anda.pdf

 

São documentos k s referem a análises d nutrientes no solo e por isso parecem m credíveis.

 

parece m k o prblm estará na conversão d mEq ñ ser tão directa como parece, veja s o seguinte texto...

 

1) Uma análise de solo apresentou o resultado de 0,54 meq K/100 cm3

 

Pergunta-se : a) Este resultado equivale a quantos ppm de potássio?

 

a) primeiro transforma-se os meq de potássio em g/100 cm3. Pela tabela 2, para transformar

meq K em g K, basta multiplicar por 0,03909, portanto:

0,54 meq K/100 cm3 x 0,03909 = 0,02111 g K/100 cm3

 

Pela tabela 3, para transformar g/100 g (ou 100 cm3) em ppm, deve-se multiplicar por 10.000:

0,02111 g K/100 cm3 x 10.000 = 211,1 ppm de K.

 

S assim é e considerando q cm3=ml, na solução ora em causa temos 1 mEq/ml x 0,03909 = 0,03909 g K/ml x 10.000 = 390,09 ppm d K

 

ou será k estou a cometer algum erro??

 

D qq forma este valor corresponde à conversão d K e ñ d KCl q é a solução ora em causa.

Editado por Vitor Moreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb tenho uma ampola d KCl a 7% ( 1 mEq/ml) e, por isso, estou interessado nesta correspondência.

 

Assim gostava d saber onde obtivest este valor e se ele estará msmo correcto. isto pk, encontrei os documentos abaixo onde consta um valor 10 vezes maior... 1 meq de K/100 cm3 = 391 ppm de K, ou mais correctamente 390,09 ppm d K

 

http://www.gape-esalq.com.br/Equivalencia%...%20Unidades.pdf

http://www.ufmt.br/famev/gemt/disciplinas/...idades_Anda.pdf

 

São documentos k s referem a análises d nutrientes no solo e por isso parecem m credíveis.

 

parece m k o prblm estará na conversão d mEq ñ ser tão directa como parece, veja s o seguinte texto...

 

 

 

S assim é e considerando q cm3=ml, na solução ora em causa temos 1 mEq/ml x 0,03909 = 0,03909 g K/ml x 10.000 = 390,09 ppm d K

 

ou será k estou a cometer algum erro??

 

D qq forma este valor corresponde à conversão d K e ñ d KCl q é a solução ora em causa.

Boas. Repara que quando eles dizem: "Pela tabela 3, para transformar g/100 g (ou 100 cm3) em ppm, deve-se multiplicar por 10.000", estás a partir de g/100g (ou g/100 cm3, aproximadamente).

 

Nos cálculos que propões partes de 39 mg/mL (o mesmo que 0,03909 g/mL). Assim, o factor de conversão não é 10000, mas 1000, tal como se demonstra, digo eu... 39 mg/mL x 1000 mL/1L =39000 mg/L

 

O que está sublinhado é apenas a conversão entre Litros e miliLitros, para fazer desaparecer os miliLitros na primeira expressão e ficar apenas as unidades que nos interessam.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando agora dos fertilizantes,eu olho para os ppm como concentrações de algo, e ml como quantidades a colocar.

 

Por ex. se eu fizer um fertilizante de Cloreto de Potassio juntando 200gr a um litro de água,dá uma solução em que 1ml é igual a 1ppm por cada 100L de água.

 

Logo se juntar 1ml desta solução num aqua de 100L sei que a concentração de K será de 1ppm.Mas se colocar o mesmo 1ml num aqua de 200L a concentração de K já será de 0.5ppm.

 

Portanto nos fertilizantes que compramos já feitos temos de ver as concentrações,pois dizer que 1ml é igual 1ppm é erróneo.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando agora dos fertilizantes,eu olho para os ppm como concentrações de algo, e ml como quantidades a colocar.

 

Por ex. se eu fizer um fertilizante de Cloreto de Potassio juntando 200gr a um litro de água,dá uma solução em que 1ml é igual a 1ppm por cada 100L de água.

 

Logo se juntar 1ml desta solução num aqua de 100L sei que a concentração de K será de 1ppm.Mas se colocar o mesmo 1ml num aqua de 200L a concentração de K já será de 0.5ppm.

 

Portanto nos fertilizantes que compramos já feitos temos de ver as concentrações,pois dizer que 1ml é igual 1ppm é erróneo.

Boas Vasco.

 

Mas olha que não tenho lido o pessoal a dizer que 1 mL é igual a 1 ppm... o que tenho lido é que 1 mg/L é igual a 1 ppm. (o aproximadamente é um preciosismo, que para nós não interessa, embora eu goste de colocar - assim parece que percebo alguma coisa disto).

 

Quando dizes (sublinhado) que a tua concentração é igual a 1 ppm por cada 100L de água, evidencias (pelo menos é o que me parece, embora não perceba nada de química) alguma confusão com o que é ppm, pois ppm já é uma unidade de concentração (partes por milhão de partes). Assim, toda a solução que alguém prepare com 1 ppm, tem 1 ppm, seja 1 mL seja 1000 litros ou um oceano...

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco.

 

Mas olha que não tenho lido o pessoal a dizer que 1 mL é igual a 1 ppm... o que tenho lido é que 1 mg/L é igual a 1 ppm. (o aproximadamente é um preciosismo, que para nós não interessa, embora eu goste de colocar - assim parece que percebo alguma coisa disto).

 

Quando dizes (sublinhado) que a tua concentração é igual a 1 ppm por cada 100L de água, evidencias (pelo menos é o que me parece, embora não perceba nada de química) alguma confusão com o que é ppm, pois ppm já é uma unidade de concentração (partes por milhão de partes). Assim, toda a solução que alguém prepare com 1 ppm, tem 1 ppm, seja 1 mL seja 1000 litros ou um oceano...

 

Cumps

Se calhar não me fiz compreender.Eu pelo menos não uso a expressão:''Hoje vou colocar 1ppm de K no aqua'', digo sempre ''Hoje vou colocar 1ml de K'',e esse 1ml que coloco pode aumentar 1ppm o K,como pode aumentar 0.5ppm,dependendo se o aqua tem 100L ou 200L,respectivamente.

 

Portanto segundo essa diluição de KCl em que 1ml = 1ppm por cada 100L de água,se colocar 1ml no aqua de 100L, este fica com a concentração de 1ppm de K.Se colocasse a mesma diluição de KCl,ou seja o mesmo 1ml num aqua de 200L, esse aqua já ficaria com uma concentração de 0.5ppm de K.

 

O que eu estou a querer dizer é se comprarmos por ex. o Ferro2+ da HA,ou se fizermos uma diluição em casa devemos fazer contas,tendo em atenção a concentração e a litragem do aquário.Coisa que o ''Chuck's calculator'' faz e poupa-nos o trabalho.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já percebi o que querias dizer Vasco, concordo plenamente.

(obviamente que esse aumento de concentração dependerá do volume de água do aquário e da concentração desse tal mL).

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Repara que quando eles dizem: "Pela tabela 3, para transformar g/100 g (ou 100 cm3) em ppm, deve-se multiplicar por 10.000", estás a partir de g/100g (ou g/100 cm3, aproximadamente).

 

Nos cálculos que propões partes de 39 mg/mL (o mesmo que 0,03909 g/mL). Assim, o factor de conversão não é 10000, mas 1000, tal como se demonstra, digo eu... 39 mg/mL x 1000 mL/1L =39000 mg/L

 

O que está sublinhado é apenas a conversão entre Litros e miliLitros, para fazer desaparecer os miliLitros na primeira expressão e ficar apenas as unidades que nos interessam.

 

Cumps

 

A questão é q está a partir do princípio (como outros já fizeram) d q ppm é o msmo q mg/ml e isso para mim não é assim tão claro!

 

repara q num dos documentos é claramente referido q 1 meq de K/ml = 391 ppm de K.

 

no outro documento nem sequer é referida a unidade mg. Repara q aplicando o factor próprio do K, convertem mEq em g/ml (o msmo q g/100g ou g/cm3) e depois convertem este valor em ppm multiplicando por 10.000..

 

assim, sou levado a deduzir q o ppm será igual a dmg/ml (decimiligrama/mililitro)

 

repara q não defendo esta correspondência, apenas digo q é o q resulta dos documentos que referi e calculos aí apresentados... (dava jeito alguém com conhecimentos em química ...)

 

verifica

Editado por Vitor Moreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão é q está a partir do princípio (como outros já fizeram) d q ppm é o msmo q mg/ml e isso para mim não é assim tão claro!

 

repara q num dos documentos é claramente referido q 1 meq de K/ml = 391 ppm de K.

 

no outro documento nem sequer é referida a unidade mg. Repara q aplicando o factor próprio do K, convertem mEq em g/ml (o msmo q g/100g ou g/cm3) e depois convertem este valor em ppm multiplicando por 10.000..

 

assim, sou levado a deduzir q o ppm será igual a dmg/ml (decimiligrama/mililitro)

 

repara q não defendo esta correspondência, apenas digo q é o q resulta dos documentos que referi e calculos aí apresentados... (dava jeito alguém com conhecimentos em química ...)

 

verifica

Boas Vítor,

 

Sublinhei uma afirmação tua, provavelmente é aqui que reside a tua confusão (basta ter-te escapado o 100). Eles não afirmam isso, o que afirmam é que 1mEq/100cm3 = 391 ppm, o que está correcto (não te esqueças que 1 litro são 1000 cm3 e não 100 cm3)

Nesse caso não podes afirmar que 1 mEq/mL é igual a 1 mEq/ 100 cm3 (1 mL é apenas 1 cm3 e não 100)

 

Temos que diferenciar claramente as coisas: ppm = mg/L e não ppm = mg/mL (conscientes que é uma aproximação que se pode fazer em soluções aquosas).

 

No documento que referes, a multiplicação é por 10000 pois parte-se de uma unidade inicial diferente (nota que é g/100 cm3, possivelmente porque deriva de uma percentagem m/V opta-se por fazer assim).

 

No entanto, a conversão que estavas a falar era de 39 mg/mL (o mesmo que 0,03909 g/mL). Assim, o factor de conversão não é 10000, mas 1000 (para passar de mL a litro), tal como se demonstrei (partiu-se de unidades diferentes, só por sorte seria factor de conversão igual).

 

Já há um post (anterior) com link da wiki que diz que ppm = mg/L, mas eu vou fazer as contas...

 

ppm, significa partes por milhão, como sabes. Podemos trabalhar com o tamanho das partes que entendermos, eu vou trabalhar com mg (essa é a "parte").

 

Ora, poderá ser 1mg / 1000000 mg (1 miligrama por 1 milhão de miligrama) como um milhão de miligrama, também são 1000 g (basta reduzir), então posso dizer:

 

1 mg/ 1000g como 1000 g é 1 kg, então posso dizer

 

1 mg/1 kg e agora a aproximação... para água, à temperatura que usamos, 1 kg tem aproximadamente o volume de 1 litro, daí escrever-se que

 

1 mg/L (o tal ppm)

 

A história dos "Equivalentes" usava-se muito no passado (julgo que ainda hoje em laboratório), para facilitar as contas, eventualmente de alguns técnicos de laboratório. No entanto a IUPAC (União Internacional para as Químicas puras e Aplicadas), refere a concentração em mol/dm3.

 

No caso do que estamos a falar, o equivalente tem o mesmo valor da mol, dado que o Cloreto de Potássio, ao dissociar-se, só dá origem a um ião potássio. Uma mol de potássio tem a massa aproximada de 39g (um Eq - tenho dificuldade em falar nesta unidade - também, pelas razões já referidas). Dessa forma, 1 mEq (miliequivalente), terá 39 mg (no fundo é só acrescentar o mili a um termo e a outro, como sabemos, matematicamente não se altera a verdade da "coisa").

 

Logo, se têm mEq de K /mL é o mesmo que ter 39 mg de K/mL

 

mas o ppm é por litro e não por mL, logo, para ter L partindo de mL, tenho que multiplicar (ambos os termos, para se manter a verdade matemática) por 1000, ficando

 

39000 mg de K/ L (o tal ppm)

 

A tua conclusão das decigramas também está incorrecta, seria micrograma por mililitro. (dividimos ambos os membros por 1000)

 

Isto é um bocado confuso, especialmente porque não dá para apresentar as fracções como deve ser, mas caso não aceites o que eu digo, acredita na wikipédia, pode ser que tenha sido escrito por alguém que perceba de química... :music_singguitar:

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK por mim caso encerrado compreendo e aceito o valor apresentado,

pena q sejam para soluções só com K.... e o q nós temos é d KCl, concerteza q o valor será diferente...

Assim de cabeça, 35.5 para o cloreto (Cl-), o KCl é a soma dos dois. No entanto, o que nos interessa, é o que vamos aumentar em K+.

 

Agora depende do que diz a fonte, se temos 1 mEq de KCl temos 39 mg de K+ e 35,5 mg de Cl-. Se é por mL, litro, ou outra coisa qualquer, depois temos de fazer as contas.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de cabeça, 35.5 para o cloreto (Cl-), o KCl é a soma dos dois. No entanto, o que nos interessa, é o que vamos aumentar em K+.

 

Agora depende do que diz a fonte, se temos 1 mEq de KCl temos 39 mg de K+ e 35,5 mg de Cl-. Se é por mL, litro, ou outra coisa qualquer, depois temos de fazer as contas.

 

Cumps

 

penso q ñ há grandes contas a fazer, confirma s o nº adiantado logo no início pelo neon tetra, 1 ml d solução d KCl a 7,5% contem 39 mg d K

 

mas para utilizar a calculadora do Chuck teremos q colocar a quantidade d KCL existente na solução que será então de 74,5mg/ml => 74,5g/l.

 

colocando esta quantidade na calculadora, para um aquário com 100 l, resulta q cada ml desta solução irá acrescentar 0.39 ppm Potassium.

 

neon as tuas contas inicias estavam certas mas tinha cometido o lapso d calcular apenas com a quantidade d K quando o correcto será colocares a quantidade KCl.

 

desculpem s criei alguma confusão com as contas e um especial agradecimento ao AGA

Editado por Vitor Moreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso q ñ há grandes contas a fazer, confirma s o nº adiantado logo no início pelo neon tetra, 1 ml d solução d KCl a 7,5% contem 39 mg d K

 

mas para utilizar a calculadora do Chuck teremos q colocar a quantidade d KCL existente na solução que será então de 74,5mg/ml => 74,5g/l.

 

colocando esta quantidade na calculadora, para um aquário com 100 l, resulta q cada ml desta solução irá acrescentar 0.39 ppm Potassium.

 

neon as tuas contas inicias estavam certas mas tinha cometido o lapso d calcular apenas com a quantidade d K quando o correcto será colocares a quantidade KCl.

 

desculpem s criei alguma confusão com as contas e um especial agradecimento ao AGA

Boas.

 

Eu não tenho a ampola com os dados (para saber se a % é mássica, m/V... mas isto também não exige um rigor absoluto). 7,5 % de concentração vamos admitir que é 7,5 g de KCl por cada 100 mL de solução. Logo também é 75 g/Litro. Isto é concordante com a tal informação dos mEq - somando os 39,1 com 35,5 dá os 74,6)

 

Portanto podes tomar esse valor como correcto: 75g de KCl/L

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais