Novo aquário


Recommended Posts

Boas tardes pessoal!

 

Venho abrir este tópico porque gostava de ter várias opiniões vossas sobre se estou a tomar ou não boas opções no que toca à aquisição de um novo aquário e equipamento.

 

Este é um projecto para realizar a médio prazo, visto que não sei ainda a partir de que altura vou ter disponibilidade (tanto financeira como de tempo – a faculdade dá-me cabo dos dois!) para o pôr a andar.

 

Deixando as lengalengas e passando para algo mais interessante, ai vai a primeira de várias questões:

 

O que é que sai mais em conta: construir o meu aquário, ou comprar já feito?

 

(Estamos a falar de um aquário à volta de 150L ainda não decidi as medidas… mas disso falamos depois…)

 

Desde já obrigado a todos os que derem as suas opiniões / sugestões neste tópico.

:)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, a solução mais barata, passa mesmo por aproveitares as oportunidades que aparecem nas OFERTAS, aqui no fórum.

Tu mesmo mencionaste, que é um projecto a médio prazo, pelo que se puderes ter paciência para ires vendo o que aparece aqui pelo forum, com certeza que aparecerão bons negócios.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando andei a averiguar varios valores só para o aquario, cheguei a estas conclusões:

 

Novo já feito numa loja é coisa para custar 100€.

Usado aqui no forum sou capaz de arranjar por 70€...

Mas DIY consigo faze-lo por valores entre 40 e 50€!

 

Será que é tão superior a qualidade de um aquario feito por uma empresa especializada que justifique o dobro do preço?

 

Também pus a hipotse do usado José, mas só vou optar por isso se se tratar de um aquario "como novo" sem um único risco!

Mais opiniões pessoal? (eu sei que vocês querem comentar, não se acanhem!) :)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu se fosse a ti optava por construir o aquário, quer fica mais ou menos caro.

 

Só assim poderás que implementas-te o teu projecto de raiz...

 

mas isto sou eu, que pouco sei destas andanças :lol:

 

Cumprimentos

--

HC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao falo, como alguém experiente. Estou agora a montar o meu primeiro aquário, e tenho a certeza que não estou a fazer grandes compras, mas tenho andado a comprar as coisas com calma. Tenho a certeza que estou a comprar coisas, que pouco uteis me irão ser, mas prefiro ter e não precisar, do que depois faltarem-me.

Nunca colocaria a hipotese de ser eu a fazer o aquario, porque não tenho jeito para isso, e depois porque perguntei nos vidreiros aqui da zona, e cheguei a conclusão que por pouco mais comprava um aquario ja montado. Acabei por comprar um aquario por 110 euros, que com certeza mtas pessoas diriam que não foi grande compra, mas corresponde ao meu conceito de aquario. As grandes compras, estao mesmo nos usados (e ultimamente têm aparecido mtos bons a venda), ou nas promoções das grandes superficies.

 

Durante esta ultima semana, apareceram no forum dois aquarios de 100, com movel, por menos de 150 euros.

Editado por jose_matias

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Na minha opinião, se ainda não tens experiencia "com vidros" vai ser um pouco arriscado montar um aquario sozinho. Eu proprio pensei fazer isso, mas comecei a pensar, e a diferença depois de pronto nao é assim tao grande (comparando com os das lojas que fazem por medida), e se alguma coisa correr mal é que a diferença nao compensa mesmo, e sempre tens a certeza (ou quase) que o aquario vai aguentar firme por alguns anos... ;) Eu comecei a pensar, e ja viste se por acaso se risca ou se parte algum vidro,mesmo antes de ser um aquario e estar completamente cheio de agua? Claro que nao te quero desmoralizar com isto... Porque aqui pelo forum ha muito pessoal que se saiu bem e de certeza te irá dar algumas dicas... :wink: Também podes experimentar e montar um mais pequeno para experimentar, e depois ja ficas com um aqua-hospital ou uma maternidade 5 estrelas. :laugh:

Assim ganhas experiencia e ficas com a noção de se vale a pena investir num projecto em grande.

 

O meu modesto conselho também vai para as ofertas aqui do forum, que algumas valem mesmo a pena...

E se ainda por cima nao tens preça, vais ver que aparece algum que te agrada. Aqui ou numa loja, uma vez que desde esta ultima semana quase todas as lojas que visitei (em aveiro ou tomar) estão a fazer promoções de aquarios. Nao sei o que se passa, mas é bom... :-D

 

Boa sorte, boas escolhas e vai escrevendo aqui o que te vai na alma! :P.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fabio, pela opinião e também pela dica por MP ;)

As minhas contas no caso de eu fazer as coisas em casa, arredondadas sempre para cima, apontam para valores que ficam a cerca de metade do preço da melhor promoção para o mesmo volume... e mesmo assim um pouco mais em conta que comprado em segunda mão, e ao menos foi feito por mim (um aquario totalmente construido por mim é mesmo motivador!) e é novo e não em segunda mão.

 

Mas como ainda não tive tempo para fazer um roteiro das lojas de aquariofilia da região, percorre-las todas e ver se existe alguma coisa em conta e que tenha o volume que me interessa (não tenho espaço para mais que 1 m de aquario), ainda não posso por de parte a hipotse comprar novo!

 

Comprar cá no forum estou a contar ter de comprar algum material e depois as plantas vou comprar a algum nosso colega aquariofilista, porque se vou pra comprar numa loja vou imediatamente à falencia! lol

 

Fazer... o aquario quase de certeza que vou optar por faze-lo eu proprio. Com muito cuidado, muitas horas dedicadas a ele, estudadas as medidas certas e a melhor maneira de proteger os vidros enquanto estiver a aplicar o silicone e irei tentar... mas secalhar vai ser mesmo num aquario mais pequeno, tipo 50L, que será para a minha nina, que anda à imenso tempo a "chorar" por um aquario maior e um trio dos meus alevins de espada! :P

E se correr bem, então avanço para O meu aquario!

:puppydogeyes:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se mais alguem quiser opinar sobre a melhor opção para o projecto, se comprado novo, usado, ou feito de raiz, eu agradeço opiniões... embora a ideia de um projecto feito de raiz por mim estar a soar muito bem na minha cabeça!

 

Ora, agora outro ponto... as dimensões!

Tenho uma parede de 1,20 m de largura reservada para o aquario.

Mas esta parede está ao lado de uma porta, pelo que não posso ocupar todo o 1,20 senão a passagem naquela porta torna-se complicada. Querendo eu um aquario com tamanho entre 100 e 150L, estou a pensar em alguns volumes diferentes, mas ainda não sei qual me irá dar mais vantagens:

 

L x A x C (litragem bruta)

 

90x40x40 (144L)

100x30x40 (120L)

100x40x30 (120L)

80x45x45 (160L)

70x40x50 (140L)

 

O que é melhor? Mais alto*, mais largo, mais comprido....? Eu já tenho uma opinião mais ou menos formada, mas agora gostava de ouvir as vossas....

 

*Nunca excedi muito os 40 cm de altura nas minhas ideias porque acho que já se torna muito alto em relação ao comprimento.

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

L x A x C (litragem bruta)

 

90x40x40 (144L)

100x30x40 (120L)

100x40x30 (120L)

80x45x45 (160L)

70x40x50 (140L)

 

O que é melhor? Mais alto*, mais largo, mais comprido....? Eu já tenho uma opinião mais ou menos formada, mas agora gostava de ouvir as vossas....

 

*Nunca excedi muito os 40 cm de altura nas minhas ideias porque acho que já se torna muito alto em relação ao comprimento.

 

Se podes fazer de 100 cm, nem penses em fazer mais pequeno (arrespendes-te bem cedo...)

 

Depois, acho que as hipóteses que apresentas para os de 100 são pouco profundas e/ou baixas... uma referência é esta (100 x 40 x 45 cm) - 180 litros brutos - o aquário de 100 cm de mp (eheim). Mais pequeno eu não faria, mais alto e mais fundo (uns 5 cm), talvez (isso também depende do resto).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Diogo

E não existe a hipótese de haver acidentes? Do género Correio da Manhã: Porta bate em aquário e casa fica alagada?

 

Se não for o caso, eu iria sempre para a maior litragem possível.. vi que podes fazer 100x30x40, mas que também podes fazer 100x40x30.... assim sendo, não te é possivel pensar num 100x40x40? (iso, claro, se não for possível ir para os 50 de altura)....

Abraço

 

Ah, e eu acho que se tens tempo e disposição para fazer tu próprio o teu aqua, força nisso, o que não falta ai é pessoal para ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, faz sempre 10cm mais alto, que fundo. Estou a falar de medidas de 100.30.40 ou 100.40.50, é que tenho um amigo que tem um aquário de 100.50.50, e ja vi no mercado deles de 100.40.40, e depois ficam com um aspecto de tanque!!! Torna-se complicado fazer um layout que encha visualmente o aquario, tanto com flora, como com fauna.

Não sei até que ponto e que nao seja dificil, e desmotivador um aquario muito grande para começar e com muita litragem.

Eu estou a começar com um 100.30.40, e como me ensinaram aqui, comecei com o maior que podia comprar, mas não confundas volumetria com estetica de aquario, porque se fizeres um aquario baixo e fundo, nao da para apreciar o que fazes e tens que meter muita coisa para o preencher.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se podes fazer de 100 cm, nem penses em fazer mais pequeno (arrespendes-te bem cedo...)

 

assim sendo, não te é possivel pensar num 100x40x40? (iso, claro, se não for possível ir para os 50 de altura)....

 

Na minha opinião, faz sempre 10cm mais alto, que fundo. [...]

Não sei até que ponto e que nao seja dificil, e desmotivador um aquario muito grande para começar e com muita litragem.

 

Obrigado pessoal! Minimo a pensar é mesmo 1 m então!

 

Agora a ver se consigo transmitir a minha ideia do que quero fazer...

Em principio será apenas para peixes de pequena/media dimensão, nada de discus, escalares, CA's... será um plantado, com uma boa dose de hardscape.

No meu actual 50x25x25, acho a profundidade muito limitada e por isso mesmo é que estava a apontar para algo mais profundo, no entanto nao pode mesmo superar os 45 cm e já é à justa. E quanto a altura? Mais de 40 cm, 45??

 

Estou a apontar entao para o 100x40x40... mais sugestões? E obrigado aos participantes neste topico :-D

 

PS: nop, sem hipoteses desse tipo de catastrofe... a porta abre para o lado contrario! :silly:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz o meu de 300L e não custou nada mesmo.Foi só ver uns tópicos aqui no forum e é bastante fácil de fazer até tirei fotos mas nunca abri o meu tópico.Se poderes fazer o 100 x 50 x 50 que já dá uma boa litragem e uma boa base.Uma boa base de aquário acho que seja muito essencial,dá para plantares bem e os peixes andam quase sempre pelo fundo / meio do aquário por isso se tiverem mais espaço mais confortáveis vão andar.Mas vai vendo os preços que consegues nos vidros se forem muito caros opta então pelo usado de cá do forum pois é pessoal que estima os aquas.Eu comprei cá o meu filtro exterior a um preço bom até e em excelente caso.Nem todas as pessoas são boas pessoas mas é um risco nos usados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz o meu de 300L e não custou nada mesmo. [...] Mas vai vendo os preços que consegues nos vidros se forem muito caros opta então pelo usado de cá do forum pois é pessoal que estima os aquas.Eu comprei cá o meu filtro exterior a um preço bom até e em excelente caso (...) mas é um risco nos usados.

 

Obrigado Pai_Natal81!

É isso mesmo... se me aparecer um negocio da china ca pelo forum é logico que vou pensar seriamente nele.

E a falarem negocios da china, também tenho de procura aquela marca nova, a SUNSUN, e ver os preços dela! :silly:

 

40 cm de altura é pouco?

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou nenhum entendido disto, recordo que estou a partilhar contigo, informação que eu próprio ja retive do que li, ou do que me ensinaram. E pela qual fiz as minhas opções.

 

Não te esqueças, que estar a passar de 100.30.40 para 100.40.50 (dimensões que sugiro), é praticamente duplicar a volumetria, e duplicar os custos. Filtros com o dobro do caudal, aquecedores com o dobro da potência, ..., e para além de o dobro da iluminação, tens que te preocupar que em aquários com 50 cm de altura de água, tens que aumentar os lumens das tuas lampadas, e há ate quem sugira que ja tenham que ser HQI (Embora ache exagerado).

 

Como tu próprio disseste, como não queres peixes grandes, não será melhor amanha comprares um outro a dimensão dos teus gostos, e para já começares com algo próximo dos 100l? Estou a opinar sobre a carteira dos outros, não sei como é que gostas de investir em algo, e se gostas de começar em conforto, ou com a sensação de gastos exagerados.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-Se é para um plantado , uma hipótese a considerar é sempre a pesquisa...vendo os layouts que se fazem e os respectivos tamanhos.Assim, mais comum é encontar-se aquários com 90*45*45, 100*50*50....

 

-Factor determinante deve ser, pensar-se no aquário como um todo e, num plantado, uma das componentes mais importantes é a iluminação.Que tipo de iluminação estás a pensar colocar?Que lâmpadas? Com que tamanho? Quantas? Tendo em conta que uma calha para um aquário de 90-100cm é capaz de andar, usada, na casa dos + de 100€ (e isto usadas) , é um investimento que não deve ser desprezado aquando de escolher "os vidros colados"...

 

-Eu tenho como opinião que 30 cm de largura é "curto" para se brincar com as plantas, especialmente quando falamos em aquários com comprimento superior a 60cm....e quanto à altura, quanto mais alto, maior é a necessidade de se pensar no factor iluminação ( afinal toda a gente que tem plantados ou, que quer ter plantados, pensa , nem que seja no ínicio , em ter um relvado "rasteirinho" e a luz que se mete em cima tem de chegar lá a baixo....)

 

Espero que tenha contribuido para ajudar na escolha certa....

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto josé! É mesmo isso que eu estou a pensar...

Ora:

 

100x50x50 = 250L --> vidro 8 mm (factor segurança 3,5)

 

100x40x40 = 160L --> vidro 6 mm (factor segurança 3,5)

 

...

 

Para já e visto que ainda sou um caloiro nisto acho que os 160L brutos que me darão à volta de 120L reais chegarão perfeitamente!! Claro que daqui a um ou dois anos dificilmente resistirei à tentação de não comprar um novo! Mas entretanto contento-me com um aquario já volumoso, em que não se torna tão dificil manter os parametros e que ao mesmo tempo já me dá uma razoavel margem de manobra para experimentar uns layouts, fazer umas plantações e variar um bocadinho a fauna!

Os 250L do 100*50*50 significam vidro mais grosso, mais luz, termostato mais potente, filtro mais caro, maior quantidade de substrato, mais plantas para comprar, CO2 só dá mesmo de botija (podia esquecer o caseiro!), enfim, muitos gastos que não posso suportar por agora!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Factor determinante deve ser, pensar-se no aquário como um todo e, num plantado, uma das componentes mais importantes é a iluminação.Que tipo de iluminação estás a pensar colocar?Que lâmpadas? Com que tamanho? Quantas? Tendo em conta que uma calha para um aquário de 90-100cm é capaz de andar, usada, na casa dos + de 100€ (e isto usadas) , é um investimento que não deve ser desprezado aquando de escolher "os vidros colados"...

 

Bem... este era outro ponto onde iria chegar... a iluminação será em principio um projector HQI de 150W! Parece-me a melhor opção qualidade/preço, embora não fique tão estetico como uma calha bonita, custa até um 1/10 do preço de uma calha com a mesma quantidade de lumens.

Pelo que pesquisei aqui no forum arranjam-se projectores destes por cerca de 30€ cá no nosso portugal.

 

Alguma desvantagem do HQI que eu não esteja a ver?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo!

 

Epá, porque é que eu não vi este tópico antes...

 

Depois de ler isto tudo, acho que se optasses por meter mais 5cm na largura e na altura era muito melhor. Vejamos, com 100*45*45 ficas com 202L teóricos, uns 160L reais, o que convenhamos, já te dá uma boa litragem!! E garanto-te que quanto mais uma pessoa tem, mais quer ter. :sleeping:

 

Como falámos por MP, o meu 75*40*40 ficou-me barato, muito barato, feito por mim! E até tens aí a Biselvidro perto de ti, mais perto até que eu, e colar aquilo não custa nada, só é preciso ter alguns conhecimentos. Eu pessoalmente como acho que já falámos, pesquisei uns tópicos, vi as formas mais indicadas de colagem, e depois avancei! Até hoje só me arrependo de uma coisa, de em vez de ele ter 75cm de comprimento, tê-lo feito com 1 metro!!

 

Na altura custava-me mais, mas agora facilitava-me tanto as coisas, tanto que agora escusava de andar a pensar em fazer um a rondar os 120cm para poder ter os meus Discus quando eles estiverem bem grandes!

 

E se vires, esses 5cm a mais na largura e altura não te vão provocar um agasto mais elevado na compra de equipamento! Pelo menos eu acho que não...

 

Se precisares de ajuda nalguma coisa, ou mesmo para o aqua não tenhas problema em pedir! Se for preciso vou aí e colamos os vidros os dois, apesar de não te conhecer... eheh

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente aquecer aquece... mas mesmo assim deve ser a melhor opção... 30€ por 150W de luz da boa parece-me justo! nyah

 

Boas, Rui! Épa... não sei se me vou conseguir adaptar a uma litragem tão grande de repente... e como o aquario era suposto ser para ciclideos anões, não precisava... Esses 5 cm extra eram mesmo só para se o bichinho dos discus me mordesse!! yikes

Depois de ir pedir orçamentos para o vidro logo vejo, com que tamanho ele fica.

 

E como isto é um projecto bastante DIY acho que também terei de fazer o movel de suporte que precisa de ter uma determinada resistencia se for para suportar 150 kg e um pouco mais, se for para suportar 200 e tal, logo mais caro! Não tenho tido tempo para pesquisar nada de preços e afins, mas acho que para a semana já posso ir ver umas coisas bang

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo.

 

Olha que eu optava por um 100*45*45, e olha que o vidro não iria ficar muito mais caro, não é uma diferença assim abismal!

 

Em relação ao móvel, não penses que precisas de um móvel assim muito forte para suportar 200kg! Isto claro, se for feito com determinados materiais... Eu falo por experiência própria, porque o meu pai é carpinteiro, e se não optares por um com muito aglomerado, aquilo a que vulgarmente se chama Aparite, e quiseres mais madeira maciça, é claro que a madeira é mais cara, mas vejamos, se fizeres a estrutura em madeira, e forrares o resto em aglomerado ou MDF, ficas com um móvel bastnte forte!

 

Depois se quiseres eu falo com o meu pai e digo-te o preço assim por alto, para teres um ideia do que vais gastar! Mas claro que se comprares o móvel numa grande superfície fica-te mais barato, isso não há dúvida, mas lá está, não são tão resistentes!

 

Se quiseres adiciona-me no msn que falamos melhor se precisares de alguma coisa!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olha eu se fosse a ti esquecia o projector HQI pois uma calha com 4 lampadas era o ideal!!!!! Tens que ter em conta os Kelvins a temperatura, cor e espectro!!!!!!

Passa pela Aquaden falas com o Ramirezis que ele da-te a luminosidade perfeita para o teu aquario e plantas!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais