Biotopo Do Malawi - Um Novo Desafio


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Depois de muitos anos nos salgados, e como alguns poderão saber decidi que por uma questão de falta de tempo, enveredar por um aquário diferente. Vou voltar uns anos atrás e tentar recriar um biotopo do Malawi.

 

O aquário existe e está instalado. O setup é o seguinte:

 

Aquário principal - 175x60x50 cm

Sump - 100x30x40 cm

Aquário superior - 50x50x30 cm

 

Refrigerador: Frimar (Fernando Ribeiro 3/4 HP)

Aquecimento: Jagger 2 x 300W

Reposição - Osmoregulador Tunze

Iluminação: Calha Hailea 4x80W T5

Circulação Principal: 2 x 3000 litros/hora

Retorno - Iwaki MD 40Rx 4500 litros/hora (ligada a 2 SCWD´s. Estes estão ligados a 4 dispersores)

 

O aquário como está actualmente - tenciono fazer um fundo 3D e colocar muito mais areia...

 

Pic_14554_1.jpg

 

O aquário superior que em água salgada serviu para um refúgio e que agora servirá como hospital e/ou maternidade

 

Pic_5511_21.jpg

 

Um pormenor da queda de água vinda do aquário superior

 

Pic_14554_2.jpg

 

E os dispersores vindos dos 2 SCWD´s que vêm da Bomba de retorno, criando assim correntes alternadas!

 

Pic_14554_3.jpg

 

E agora as questões:

 

O que acham do setup?

O que colocar na sump como filtração mecânica e biológica?

Será boa ideia colocar um filtro externo a complementar o que tenho?

 

Obrigado,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 160
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Diogo,

 

Antes de mais tens aí um belo desafio para limpar essa coralina toda :mrgreen:

 

Como já disse anteriormente, acho que esse setup tem tudo para dar certo, dimensão, volume e sump... muito bom!! Ainda por cima já com sistema para circulação "como extra".

 

Francamente, com 120 litros de SUMP e com 4.000 litros hora de retorno desta, não me preocupava com filtros externos.

 

Como também já disse a SUMP só apresenta inconvenientes ao nível da filtragem mecânica, não pela SUMP em si, mas sim pelo "intake" da mesma se fazer a uma cota elevada, quando a maior parte da "porcaria" tende a depositar-se no fundo.

 

Contudo o teu sistema de circulação (que acho francamente exagerado) pode ajudar nesta questão elevando a matéria de forma a poder entrar para SUMP.

 

Acho também que 6.000 litros de circulação é demais para um aquário destes, apenas com uma bomba penso que chega, até porque terás 4 dispersores no retorno da SUMP o que ajuda também na circulação da água.

 

No que concerne ao material para a SUMP, desconhecendo o nº de divisórias da mesma eu apostaria numas esponjas grossas no início para filtragem mecânica, depois matéria para biológica, tais como: bioballs, cerâmicas, coral grosso partido; no final lã de vidro para uma filtragem mecânica mais fina...

 

Eu apostaria em que grande parte da SUMP se destinasse a filtragem biológica!

 

Agora um pequeno à parte... com esse volume e, sobretudo, com esse comprimento isso ficava um aquário do Tanganyika bestial :evilbat:

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Diogo,

 

Tens aí um belo aquário para uns Happs :D

Também me parece que essa circulação é um pouco excessiva... Quanto aos SCWD´s, não sei se serão benéficos. O mais comum em água doce é utilizar uma corrente contínua, em vez de alternada.

Não há nada como experimentares o sistema que tens (sem captação de água no fundo do aquário e com correntes alternadas) para veres se consegues uma boa filtragem mecânica. Se a sump tem divisória de quebra-bolhas, esta chega para a parte mecânica: um saco no tubo de escoamento (como os que se usam nos salgados) e lã de vidro ou umas esponjas. A parte biológica é com te disse João.

No teu caso, e já tendo um refúgio montado, não deixaria de o usar (com iluminação em contra-ciclo). Sempre serve para o crescimento de alevins ou para isolar um peixe rufia ou maltratado. No caso de ser necessário usá-lo para tratamento de doenças, basta desligálo do sistema principal (se tiveres uma esponja de um filtro interno sempre na sump, tens um filtro pronto a usar em qualquer altura.

 

Boa sorte para o projecto.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelas Vossas opiniões.

A circulão de 6000 litros/hora será feita como disse por duas bombas de 3000. Agora essas bombas são tipo stream o que quer dizer que o caudal será muito largo. A ideia que tenho é colocá-las escondidas por pedras na zona mais afastada da coluna seca, promovendo assim que os detritos não só não se acumilem como vão para a sump.

 

Quanto à sump a ideia que tenho é colocar um saco de 200 micros na queda de água e depois colocar apenas filtragem biológica, fazendo, eventualmente na divisória do meio um refúgio com mangues (tenho 3 divisórias).

 

O fundo... a ideia é fazer um fundo 3D de facto, mas ainda não estou certo...! Apanhar peixes não é problema, é apenas uma questão de paciência e tenho tido já algumas experiências.

 

Abraço e obrigado,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acabei de encher o aquário (o fundo será colocado posteriormente) e cheguei à conclusão que as bombas são dispensáveis.

 

Pic_14554_6.jpg

 

Pic_14554_7.jpg

 

Pic_14554_8.jpg

 

Vou colocar bastante mais areia e as pedras espero poder arranjar no fim-de-semana que vem. Entretanto a água está a circular. A coralina que está atrás até faz (para já) um efeito engraçado - a tendência será para ir ficando esbranquiçada.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Olá Diogo, eu acho que está harmonioso. Como ainda estou a montar o meu primeiro malawi, não faço a mínima ideia se o teu está bem ou não:p Portanto, só digo que gosto bastante!

 

Obrigado pelo teu comentário! Ainda está muito no começo e não será concerteza o layout final!

 

Aqui ficam mais algumas fotos...

 

Picture1.jpg

 

Picture2.jpg

 

Picture3.jpg

 

Picture4.jpg

 

Picture5.jpg

 

E um pequeno vídeo...

 

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo.

 

Antes de mais parabéns por teres optado pelo biótopo Malawi, estou certo que não te irás arrepender, e com essa litragem podes fazer algo em grande.

 

Parece-me um bom layout inicial, mas à medida que inserires espécies quase de certeza que terás de rever a rocha (pouca).

 

Outra coisa, que altura de areia tens? Não dá para perceber pelas fotos.

 

O que pensas fazer à coralina? É que dá um efeito bastante inestético.

 

Força com o projecto!

 

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece-me um bom layout inicial, mas à medida que inserires espécies quase de certeza que terás de rever a rocha (pouca).

 

Outra coisa, que altura de areia tens? Não dá para perceber pelas fotos.

 

O que pensas fazer à coralina? É que dá um efeito bastante inestético

 

Tal como disse e cima ainda não está de todo terminado! Faltam pelo menos uns 100 kg de areia e também algumas rochas. Vou ficar com pelo menos uns 8cm de areia (tal como está do lado esquerdo).

 

Não consigo tirar a coralina (também detesto ver como está) e por isso vou ter que colocar um fundo 3D - está a ser executado...!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depois de diversas horas a esfregar e com o braço muito dorido, aqui ficam umas fotos do resultado...

 

Picture1-1.jpg

 

Picture2-1.jpg

 

Picture3-1.jpg

 

Picture4-1.jpg

 

Melhorou de facto muito!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Agora sem a coralina toda ficou bem melhor!

 

Como já disse antes este projecto reúne todos os ingredientes para um aquário fabuloso!

 

Gosto imenso dos Basaltos resultam lindamente, mas esses do lado direito não me inspiram muita confiança... pode ser impressão minha, mas não me parecem muito estáveis!

 

Continua... isso está quase!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Obrigado pelas tuas palavras!

 

Gosto imenso dos Basaltos resultam lindamente, mas esses do lado direito não me inspiram muita confiança... pode ser impressão minha, mas não me parecem muito estáveis!

 

E não estão!!! Mas como não tenho peixes não há crises! Na terça feira com a nova areia já coloco tudo no sítio.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já pensaste na fauna?

 

Numa primeira fase vão entrar os seguintes peixes:

 

Casal Aulonocara baenschi benga

Casal Placidochromis phenochilus

Casal Schiaenochromis fryeri

Casal Copadichromis borley

Casal Otopharynx lythobates

Casal Protomelas spec Taiwan Reef

Casal Lethrinops spec Mbasi Creek

Trio Pseudotropheus saulosi

Trio Cynotilapia afra "Cobwe"

 

Tudo peixes com 6 a 8 cm.

 

Outras opções ainda em aberto:

 

Labidochromis caeruleus

Metriaclima sp. "Zebra Chilumba Luwino Reef"

Pseudotropheus flavus

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Numa primeira fase vão entrar os seguintes peixes:

 

Casal Aulonocara baenschi benga

Casal Placidochromis phenochilus

Casal Schiaenochromis fryeri

Casal Copadichromis borley

Casal Otopharynx lythobates

Casal Protomelas spec Taiwan Reef

Casal Lethrinops spec Mbasi Creek

Trio Pseudotropheus saulosi

Trio Cynotilapia afra "Cobwe"

 

Tudo peixes com 6 a 8 cm.

 

Outras opções ainda em aberto:

 

Labidochromis caeruleus

Metriaclima sp. "Zebra Chilumba Luwino Reef"

Pseudotropheus flavus

 

Abraço,

Diogo

 

Boas Diogo.

 

Não me vou pronunciar quanto à compatibilidade das espécies, porque não percebo nada disto (vou esperar para ver o que dizem os que percebem).

 

Mas estive a ver o que escolheste e são especies bem bonitas!!!

 

Estou também a arrancar com um aquário para Malawi. Tinha pensado fundamentalmente em Mbunas, com um ou outro Hap... mas esta tua escolha faz-me pensar mais nos haps...

 

As espécies que escolheste são fáceis de encontrar? Há membros do fórum que os tenham e que costumem vender?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou também a arrancar com um aquário para Malawi. Tinha pensado fundamentalmente em Mbunas, com um ou outro Hap... mas esta tua escolha faz-me pensar mais nos haps...

 

Boas,

 

Não te esqueças que o Diogo tem um aquário com volume suficiente para os Haps...

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não te esqueças que o Diogo tem um aquário com volume suficiente para os Haps...

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

Boas João!

 

Fazes bem em alertar para esse facto, até porque eu ainda não apresentei o meu novo aquário.

 

Já cá está em casa e tem 840 litros brutos, 2000*600*700.

 

Tenho que postar umas fotos, mas ainda não tenho a calha para o bicho!

 

Os filtros já estão montados (não a funcionar), a areia, layout, tudo pronto (excepto plantas e água).

 

Daqui a umas semanas fica pronto a levar peixe! :puppydogeyes:

 

Cumps

 

Aníbal Alves

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João!

 

Fazes bem em alertar para esse facto, até porque eu ainda não apresentei o meu novo aquário.

 

Já cá está em casa e tem 840 litros brutos, 2000*600*700.

 

Tenho que postar umas fotos, mas ainda não tenho a calha para o bicho!

 

Os filtros já estão montados (não a funcionar), a areia, layout, tudo pronto (excepto plantas e água).

 

Daqui a umas semanas fica pronto a levar peixe! :P

 

Cumps

 

Aníbal Alves

 

Então?! Com esse bicho do que é que estás à espera?

 

Ainda tens dúvidas? Entre Haps e Peacoks dá um belíssimo aquário! Ou até mesmo uns Tangas de grande porte!

 

Diogo desculpa o off topic!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os peixes que escolhi são de uma listagem da Redfish. Entretanto e ainda antes do que estava à espera já tenho os primeiros peixes...

 

3 Synodontis njassae

1 Plecostomus (Red tail)

Casal Schiaenochromis fryeri

Casal Labidochromis caeruleus (que de imediato começaram a "dançar")

 

Picture5-1.jpg

 

1 Pseudotropheus sp. "Elongatus Yellowtail" macho (???) - tenho dúvidas quanto à sua identificação

 

Picture2-2.jpg

 

1 Aulonocara stuartgranti macho (????) - também tenho dúvidas

 

Picture1-2.jpg

 

1 Cynotilapia afra (Cobue) macho

 

Picture4-2.jpg

 

1 Metriaclima greshakei macho (????) - mais dúvidas!!!

 

Picture3-2.jpg

 

E deixo-Vos uma foto geral...

 

Picture6.jpg

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Gosto!!! Pronto!

 

Layout simples, discreto mas muito atractivo que realça a coloração dos peixes!

 

Não sou o mais habilitado para te esclarecer as dúvidas quanto às espécies pois para mim é mais Tangas!!! Mas a Aulonocara é, definitivamente, macho!

 

Diz-me só uma coisa. Não achas carga biológica a mais para um aquário tão recente? Que precauções tomaste quanto a prevenir algum pico de amónia potencialmente letal?

 

Sei que não és nenhum leigo nestas andanças, mas acho que me compete colocar essa questão, até para os outros membros que acompanham este tópico perceberem que isto não é / não será feito às 3 pancadas! :crazyeyes:

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Editado por João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mais uma vez obrigado pela tua intervenção.

 

Diz-me só uma coisa. Não achas carga biológica a mais para um aquário tão recente? Que precauções tomaste quanto a prevenir algum pico de amónia potencialmente letal?

 

Sei que não és nenhum leigo nestas andanças, mas acho que me compete colocar essa questão, até para os outros membros que acompanham este tópico perceberem que isto não é / não será feito às 3 pancadas! :crazyeyes:

 

Embora não considere uma carga biológica elevada colocar estes peixes em mais de 600 litros de água, coloquei um filtro externo cheio de carvão e algumas cerâmicas já colonizadas na sump.

 

De qualquer forma são ciclideos... (havias de ver como e onde estavam antes de virem para aqui!)

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Bem sei que pode não ser uma carga biológica muito grande, mas para um sistema em fase de arranque...

 

E atenção que essa cena de serem ciclideos... enfim... de certeza que conheces os riscos da amónia e a sua toxicidade em função do pH, até porque vens de uma recente experiência de Salgados em que o pH seria parecido aquele que deverás ter nesse aquário. :crazyeyes:

 

O facto de poderem não estar no melhor local não quer dizer que não estivessem numa água livre de amónia e esse é o principal ponto.

 

Não faltam aqui relatos de situações em que se começaram a verficar mortes de peixes sem motivo aparente e se veio a concluir que era devido à existência de amónia!

 

Assim, fizeste bem em usar cerâmicas já "maduras" mas esse carvão está aí a mais... não precisas dele!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais