MakoShark2

Membro
  • #Conteúdo

    272
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por MakoShark2

  1. Sim, é uma action cam estanque até 30m. Não querendo fazer publicidade (até porque não precisam): http://www.goprocamera.com A minha é a versão antiga, existe agora uma nova HD. Cumps!
  2. Com mais de dois anos de funcionamento, aqui fica uma perspectiva diferente do meu projecto Malawi: Vejam em HQ! Cumps!
  3. Pessoal da "Tanga"... Venham daí dar uma ajuda com um setup adequado pfv. Cumps!
  4. A mistura de Pseudo. Saulosis com Caeruleus é perigosa. As fêmeas têm colorações quase identicas (amarelo) e os machos Saulosi não param de procriar, o risco de hibridização é muito elevado. Entre as duas, optava pelos Saulosi, pois consegues ter mais cor, uma vez que o macho dominante muda a sua coloração de amarelo para azul. Cumps!
  5. Nem mais, já estás no limite. Se pesquisares, rapidamente verás que as Frontosas podem chegar aos 35cms de comprimento, o que é totalmente incompatível com esse volume. Mais ainda, são de biótopos e alimentação diferentes. Cumps!
  6. Nessa litragem, um biótopo Tanganyka ou talvez um Malawi de Mbunas, 1 a 2 espécies pequenas e das mais pacíficas. Mas o meu voto vai para a primeira hipótese. Cumps!
  7. Epá, começaste da pior forma. Vai aí uma grande confusão. Metriaclima Auratus não existe, ou são Metriaclima ou são Auratos (neste caso Melanochromis Auratus). De qualquer forma, nenhum deles deve ser mantido em 60L, em especial para os Melanochromis Auratus, vai acabar em chacina. Se misturares escalares e kribensis, estás a cometer dois erros graves. Primeiro são todos de biótopos diferentes e depois 60L para CADA UM deles não chega para os manter. É claro que ninguém nasce ensinado, e até admito que poderás ter sido mal informado numa loja. O melhor é fazeres uma boa pesquisa na net ou mesmo aqui no forum antes de tomar decisões. A melhor das sortes! Cumps!
  8. Fica mais uma alternativa. Areia de construção no MaxMat branquinha a cerca de 5 eurs. os 40kg. Cumps!
  9. Não referes que tipo de CAs tens. Se forem Mbunas, esse Cichlid Mix é uma bomba próteica (larva vermelha, dáfnias, etc) de todo recomendável. É estranho rejeitarem a spirulina, mas pode ser de facto um fenómeno de habituação. Cumps!
  10. Viva Filipa. 76cm de frente é muito pouco para malawi. Não quer dizer que não resulte, e que até consigas criações, mas estás a confinar os peixes a um espaço onde será difícil recriar minimamente as condições do biótopo natural. Para além disso terás sempre de resistir à tentação de colocar mais um peixe, num volume já de si muito pequeno. Eu diria no mínimo 1m de frente (1 ou 2 espécies), idealmente 1.20m para conseguires passar das 3 espécies (máximo 5). Já pensaste nos conchículas do Tanganyka? Conseguias ter 2 ou 3 nesse volume, sendo que os parâmetros de água são muito semelhantes aos do Malawi. Cumps!
  11. O fermento royal é químico, não serve. CO2 caseiro, só com fermento biológico (com levedura, organismos vivos). Tens duas alternativas, ou fermento de padeiro, ou fermento Ramazotti nas prateleiros do continente. Cumps!
  12. Muito bom Miguel. É uma espécie pela qual nutro algum fascínio e não faltarão num projecto futuro (o tal) de Haps. Chegas a vê-los a fazer fazer o truque do cair de lado? ps: os saulosi estão-se a dar bem? Cumps!
  13. A opção Tangas foi sem dúvida a mais razoável. Com 100Lt de volume deves ter 60 ou 80cm de frente o que é manifestamente apertado para Mbunas. Não quer dizer que não desse para manter Saulosis e até ter reproduções, mas as fêmeas com certeza passariam um mau bocado. Cumps.
  14. A maioria dos Mbunas são herbívoros (e alguns omnívoros como caeruleus). Podes dar camarão de vez em quando (muito de vez em quando) mas deves evitar fontes proteicas na sua alimentação. Uma das consequências de uma dieta rica em proteina poderá ser uma terrível doença fatal denominada Malawi Bloat. Cumps.
  15. Não sei o que é, mas saulosi não é. O formato e padrão das riscas não acerta com pseudotropheus saulosi. Cumps.
  16. Ou tratamento com Fluvermal... Ou resolves o problema em definitivo com um filtro UV a trabalhar umas horas por semana, que foi a solução que optei. Essa coceira é provocada por uma concentração elevada de parasitas protozoários, facilmente controlados com esterilização UV. Cumps.
  17. Cuidado, que a sexagem de saulosi não é nada fácil em idades jovens, sobretudo devido ao facto de apenas um macho dominante mudar completamente as sua cor para azul. Concordo com cafaisca, são lindíssimos, tão os machos como fêmeas (que é raro nos Mbunas), são dos meus preferidos. Cumps.
  18. MakoShark2

    egg spots

    territorial qb. incompatível com outras espécies de fêmeas amarelas (caeruleus por ex.) manter em pelo menos 1 trio (1M/2F). Cumps.
  19. MakoShark2

    Areao

    OK. Já percebi. Quanto mais leve a areia mais difícil é a tarefa de aspirar o fundo (pode ser por sifão ou não). Isto porque vais acabar levantar a areia e aspirá-la também. Não é grave, podes sempre lavar a areia aspirada e voltá-la a colocar, o tipo de aspirador que utilizares também pode influenciar na quantidade de areia que levantares. A minha sugestão é, dentro das areias de praia, escolhe uma com uma boa granulometria (mais pesada). Cumps.
  20. MakoShark2

    Areao

    "Sinfonar" não faço ideia. Se for sifonar, qual é dúvida? Precisas de sifonar a areia para quê? Cumps.
  21. Depende do pH inicial da tua água. Se tender para o elevado, podes chegar a 8 com rochas calcárias, substracto calcário (areia de praia, aragonite, restos de coral, etc.). Se for inicialmente baixo, podes chegar a 8 preparando a água das TPAs com buffer de Bicabornato de Sódio. O pH é importante mas o gH (dureza) e kH (dureza cabonatada) também. Cumps.
  22. Bom, parece que andava armado em equisito. Ontem mandou-se à comida que nem um leão. Obg pela ajuda. Cumps.
  23. Estou a fazer TPAs de 100% porque assim o aconselhavam num faq de bettas de um criador (http://www.flippersandfins.net/faq.htm#waterchange). Pareceu-me ser adequado, dado que o aqua não tem filtragem e a minha experiência diz que é muito difícil controlar a amónia e nitritos neste volume. 15% parece-me pouco, 50% duas vezes por semana parece-me mais razoável. Quando o comprei e veio em água fria ele aceitava os flocos sem problema. A única alteração efectivamente foi subir a temperatura para 25ºC (que julog é ideal). De resto continua activo. Vamos ver se hoje tem fome. Obg.
  24. Estou a fazer TPAs de 100% porque assim o aconselhavam num faq de bettas de um criador (http://www.flippersandfins.net/faq.htm#waterchange). Pareceu-me ser adequado, dado que o aqua não tem filtragem e a minha experiência diz que é muito difícil controlar a amónia e nitritos neste volume. 15% parece-me pouco, 50% duas vezes por semana parece-me mais razoável. Quando o comprei e veio em água fria ele aceitava os flocos sem problema. A única alteração efectivamente foi subir a temperatura para 25ºC (que julog é ideal). De resto continua activo. Vamos ver se hoje tem fome. Obg.
  25. Viva, Adquiri um betta há uma semana e tenho um mantido à temperatura de 19ºC (como veio), decide no inicio desta semana acrecentar um aquecedor que durante o período nocturno subiu a temperatura para os 25ºC. No dia seguinte de manhã ao dar comida ao Betta, o tipo comeu e deitou fora. À noite voltei a fazer a experiência e mesma coisa. Será adaptação à subida de temperatura? ou estará doente? O comportamento continua vivaço (desde que o comprei) não tem marcas nenhum no corpo, faço TPAs de 100% (6,7Lts) semanalmente, o aqua está decorado com plantas aritificiais de seda. Alguma sugestão? Cumps.