Anubias Doentes...


João Pedro Palma

Recommended Posts

Ola people. tenho um aqua de 150 litros com varia anubias. o que acontece e que a anubia maior que eu tenho, que e uma gigante, vai apodrecendo a pouco e pouco, e eu vou tendo que ir cortando partes do rizoma para ver se ela ganha força e deixa de morrer... o problema e que alem de ter cortado mais de partes do rizoma e me faltarem cerca de 2 para ficar sem folhas e que ja outras anubias mas mais pequenas, tambem começam a apodrecer, parece que ficam castanhas e apodrecidas mesmo, moles e mal cheirosas, o que devo fazer à anubia gigante e às outras que ja começam a adoecer? obrigado cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

se tiveres o rizoma enterrado desenterra-o pois os rizomas das anúbias não podem estar enterrados no areão (apenas as raízes o podem).

 

Agora que tipo de aqua tens? condições? (luz, temperatura, etc...) como esta plantada a anúbia, numa pedra\tronco? , no areão?

 

Desculpa responder com tantas perguntas ms é tudo dados que podem ser importantes para a resolução do problema...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao, ela ta com o rizoma fora do areao. 27º de Temperatura, de luz elas nao precisam de muita mas tambem so tenho uma calha, mas isso acho q e o suficiente... nao percbo o problema que as anubias tem no meu aquario, e que eu tenho outro no meu colegio e la nao ha problema nnhum

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao, ela ta com o rizoma fora do areao. 27º de Temperatura, de luz elas nao precisam de muita mas tambem so tenho uma calha, mas isso acho q e o suficiente... nao percbo o problema que as anubias tem no meu aquario, e que eu tenho outro no meu colegio e la nao ha problema nnhum

 

Ok, o que é que tem essa calha? quantos Watts? e o teu aqua tem quanto de litragem?

 

Já agora como estão os níveis de nitratos?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anubias não são exigentes a nivel de iluminação, mas como é obvio são precisas condições minimas, até são plantas resistentes, só tens anubias??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nitratos nao sei... tenho que ver, mas como e? tenho varias, mas tambem tenho cabombas, blyxas, elodeas e uma outra que nao sei o nome... a luz nao tem problema, elas de pouca precisam, agora os nitratos e isso e que nao sei, mas e estranh porque o resto da se bem, so 2 anubias e que parece que apodrecem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola people. tenho um aqua de 150 litros com varia anubias. o que acontece e que a anubia maior que eu tenho, que e uma gigante, vai apodrecendo a pouco e pouco, e eu vou tendo que ir cortando partes do rizoma para ver se ela ganha força e deixa de morrer... o problema e que alem de ter cortado mais de partes do rizoma e me faltarem cerca de

Bb para ficar sem folhas e que ja outras anubias mas mais pequenas, tambem começam a apodrecer, parece que ficam castanhas e apodrecidas mesmo, moles e mal cheirosas, o que devo fazer à anubia gigante e às outras que ja começam a adoecer? obrigado cumps

 

 

Bom dia caro colega, isso a mim "cheira-me" a falata de "paparoca" das anúbias, ou então, rizoma enterrado..

 

Fertilizas essas plantas? com quê?

 

Abraço

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim so me parece mesmo a questão do rizoma, porque tens ai plantas bem mais delicadas e se estão bem é porque têm condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tinha akadama mas tirei porque nao gostava do efeito.fiquei so com alguns nutrientes do akadama e um fertilizante no fundo, depois puz um areao preto, acho q e o aquasoil amazonia ou coisa do genero... e o rizoma ta bem desenterrado, elas começam a apodrecer nas parte entre o rizoma e o caule das folhas... e eu vou cortando o rizoma para ver se nao se espalha mas ja tou a ficar sem folhas...

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rizoma enterrado? ;)

 

 

Lê bem os post´s anteriores..ou te enganas-te a escrever ou passou-te qualquer coisa.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para experimentar não cortes e ao fim de uns tempinhos um mês ou assim vê se não estão a nascer folhas novas... não cortes o rizoma, e quanto ás folhas podres deixa-as soltarem-se naturalmente, retirando-as em seguida do aqua

Agora é uma resposta completamente ás cegas visto que já te pediram para colocares a iluminação, niveis de nitratos e ate fotos, pois sem alguns desses elements torna-se um pouco dificil dar uma ajuda decente...

 

Volto a insistir... mete aí o setup do aqua e os níveis de nitratos e fosfatos e rotinas de fertilização

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Murkas te disse não cortes mais a planta,de estares sempre a cortar enfraquece-la.E para além disso é preciso muito cuidado a cortar uma Anúbia,o instrumento de corte deve ser afiado como um bisturi.

 

Quanto a mim parece-me que é também falta de fertilização e de luz,quantidade e/ou qualidade.As plantas precisam de nutrientes,senão acabam por definhar mais cedo ou mais tarde,e as lâmpadas das nossas calhas têm um tempo de vida útil,passando esse tempo deixam de servir adequadamente para o fim que se destinam.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venha de lá esse setup e os restantes dados para se tentar perceber o que se passa se não andamos aqui todos às cegas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol o setup e +- o que? desculpem mas nao sei... ainda hoje tinha uma folha nova a nascer e ja na junta entre a folha e o caule tava podre... tinha la um red a come la e tudo... e muita estranho... eu agora nao tou como aquario, mas assim que puder eu peço os niveis e ponho aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

lol o setup e +- o que? desculpem mas nao sei...

Estás desculpado... ninguém é obrigado a saber tudo... tão pouco há alguém que saiba tanto.

 

O setup de um aquário, é a descrição da parte técnica e manutenção do aquário. De uma forma simples, é isto:

 

Dimensões (CxLxA):

Iluminação:

Filtração:

Aquecimento:

 

Peixes (quais e em que quantidades)

 

Regime de TPA's, fertilização, níveis de parâmetros que meças, etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Estás desculpado... ninguém é obrigado a saber tudo... tão pouco há alguém que saiba tanto.

 

O setup de um aquário, é a descrição da parte técnica e manutenção do aquário. De uma forma simples, é isto:

 

Dimensões (CxLxA):

Iluminação:

Filtração:

Aquecimento:

 

Peixes (quais e em que quantidades)

 

Regime de TPA's, fertilização, níveis de parâmetros que meças, etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

tem 100 por 30 por 40

a iluminaçao nao sei... mas so tenho uma calha, com um metro tambem

filtro heim 2215

termonstato rasquinho mas a temperatura costuma tar nos 27

 

2 ancistrus, 12 barbos cereja, 11 kuhlis e alguns red cherries

 

de resto so sei que tem um bocadinho e akadama e um fertilzinho fininho no fundo, o resto ainda nao medi...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem 100 por 30 por 40

 

Deixa-me adivinhar... é um Aquapor? E a calha tb é Aquapor?

Eu tenho um e há algum tempo tive problemas com a calha que tenho num outro aqua.

Para tentar remediar a solução que arranjei foi colocar a calha da Aquapor no local da outra.

Foi aí que me apercebi da diferença brutal que existia entre as duas calhas.

A calha da Aquapor não ilumina absolutamente nada. Ou metes mais luz ou não te safas...

Isto, claro está, se a calha é essa. bang

kaffee.gifsporting.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

flora tenho cerca de 10 anubias, uma cabomba, uma elodea, outras 10 blyxas japonicas e uma outra planta fininha e verdinha que nao sei o nome... sim mas eu acho que o problema nao esta na calha, eu vou mudar a tampa tambem, se calhar a calha da tampa suplente e mais forte mas nao sei se as anubias estao doentes por causa da falta de luz... ja encontrei o cabo pa tirar fotos do telemovel. vou passar po pc. como e q s poe as fotos aqui?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

flora tenho cerca de 10 anubias, uma cabomba, uma elodea, outras 10 blyxas japonicas e uma outra planta fininha e verdinha que nao sei o nome... sim mas eu acho que o problema nao esta na calha, eu vou mudar a tampa tambem, se calhar a calha da tampa suplente e mais forte mas nao sei se as anubias estao doentes por causa da falta de luz... ja encontrei o cabo pa tirar fotos do telemovel. vou passar po pc. como e q s poe as fotos aqui?

 

Mas tens ai plantas que até são exigentes em iluminação, têm se aguentado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

[faq] Como Colocar Fotos E Videos No Fórum Aquariofilia

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol puxa... ganda trabalho... eu agora nao posso tar a ler aquilo tudo... tou a estudar pa exames e ter que ler e fazer aquilo tudo... ha alguem que tenha ligeira facilidade em o fazer? eu podia enviar a imagem por msn ou assim e se conseguissem punham aqui... desculpem la, se nao der nao ha problema. obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol..

 

Não custa assim tanto, era perder 5m a ler aquilo.

 

Regista-te em www.onfinite.com, cria a tua galeria, faz o upload da imagem.

 

Depois com o botão direito vê o url da imagem e cola-o aqui entre .

 

Fica aqui o resumo. São 2m

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais