Algas estragam os enfeites todos!


Governa

Recommended Posts

Vou abusar da simpatia de todos quantos me têm ajudado e vou colocar uma questão para a qual ainda não obtive uma resposta/solução simples.

 

No meu aqua de 30 litros faço mudas de 15 em 15 dias de 5 litros. Estou a pensar alterar as mudas para 2,5 litros de 7 em 7 dias. Tenho a iluminação regulada para 10 horas diárias, aquário longe de luz solar e população reduzida. Também tenho uma bomba de ar que vai mantendo a superfície da água em movimento e livre de camada verde.

 

Os vidros vou limpando com um íman.

 

O problema é que não posso adicionar enfeites ao aquário. Tanto o filtro como a caveira de louça que tenho, começam a ficar verdes rapidamente. A caveira que era branca, mesmo depois de limpar fica esverdeada, cheio de manchas.

 

Já pensei adicionar um tronco com mais plantas ou outros enfeites, mas tenho receio que percam a graça ao ficarem tapados com aquele verdete musgoso!

 

Vejo as vossas fotos e verifico que mantêm ânforas, vasos, troncos, pedras e outros enfeites como novos, sem sinais de algas!

 

Como o fazem?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou contra qualquer estilo que meta coisas artificiais dentro dos aquários :wink:

 

para mim as algas darão um toque natural..

 

mas prontos.... cada um sabe de si, e a visão estética é de cada um...

epá reduz a potencia de luz, não há outra solução. Só com quimicos que eu não recomendo..

 

se tens plantas aumenta estas (terás de deitar fora enfeites :wink: ) usa plantas de superficie, mas terás que reduzir a turbulencia superficial ou estas morrem, se tens plantas não convem reduzir a potencia de luz...

 

abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Governa!

 

N sei que e quantos peixes tens no aquário mas parece-me que essas mudas de água são insuficientes. Eu aconselhava-te a mudar mais 15L de 15 e 15 dias.

 

Contudo as algas aparecem por muitas razões. Eu por exemplo faço mudas de 40% quase diariamante e também tenho algumas algas!

 

 

Abraço!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Governa. Vou-te dar um ou outro conselho. Não me batam se não concordarem pois comigo resultou... :oops:

 

:shock: Qto à luz diminui o tempo de exposição para metade !!! Eu não tenho qq luz no aquario, ele apenas recebe luz externa da janelas pois a sala é bem iluminada. Não está de chapa para o sol.... Isso vai-te reduzir bastante o "verdete"

 

:lol: Tb acho de péssimo gosto ( n quero ofender ninguem ) os enfeites tipo Caveira ao leme do barco a deitar bolinhas UFF !! :evil: banana rock

 

:) Esqueçe o iman de limpar são um porcaria e não limpam em condições. Eu uso gazes esterilizadas e com a propria mão limpo o aquario por dentro com bastante cuidadinho.

 

:arrow: Livrei-me das algas castanhas ( as unicas que tive depois de por plantas no aquario ) assim:

 

---- Trocas parcias de agua qdo acho necessario. Normalmente cheiro a agua do aquario :oops::oops:

----- Limpar o vidro por dentro como te disse atrás.

----- Usei Plant Min da Tetra para fortificar as plantas. Cuidado não uses demais se não as algas tb gostam.

 

Abraços !!!!!

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não estou a ver ninguém a desfazer um aquário todas as semanas para limpar as algas... pedras, troncos, etc, tem que existir uma maneira de as manter limpas. Comprar alguns Otocinclus Affinis (é assim q se escreve) será boa ajuda?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esperimenta tirar a caveirinha e po-la num recipiente com agua e vinagre... volta a ficar branquinha num instante...mas axo que algo mais natural como um tronco ficava mais bonito banana rock

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não estou a ver ninguém a desfazer um aquário todas as semanas para limpar as algas... pedras, troncos, etc

 

Olá Governa. Não sei se te estavas a referir a mim, mas pelo contrario tudo o que faço, faço-o sem mexer nadinha no aquario. Qdo limpo os vidros pondo a mão dentro do aquario até ja me aconteceu levar uma mordidinha carinhosa de um Oranda meu banana rock

 

Abraços !

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não me estava a dirigir a ninguém em particular. Eu também já levei uma pequena mordidela (só aconteceu uma vez!) de um barbo! :idea:

 

A minha ideia era adicionar um tronco largo já com plantas presas, espectacular da Tropica, mas imaginei que ao colocar no aquário, aquele bonito efeito de madeira vs. plantas iria desfazer-se rapidamente...

 

Penso ser pouco aconselhável retirar um tronco com plantas para limpar as algas pelo que pondero comprar um Otocinclus para ajudar a eliminar o problema antes de surgir.

 

Sinceramente não conhecia a técnica do vinagre+água. Vou tentar limpar a caveira deste modo, é a diversão predilecta das corys, passam a vida a entrar dentro dela e a saír, dá-me um gozo enorme observar a brincadeira delas! :idea:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem ja fui mordido mas andei uma semana com uma nodoa negra no braço e umas marcas de dentinhos

fui mordido por um macho de cyclasoma citrinelum ciclideo americano meti la a mao para limpar o filtro e ele como tinha ovos trincou-me

food

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal

Como todos sabem as algas existem na água e tanto podem ser benéficas como prejudiciais e antiesteticas.

Vou dar algumas opiniões sobre o que foi dito e que eu discordo, por vários motivos.

_ Mudar a água do aqua de acordo com o cheiro, normalmente quando o cheiro é incaracteristico é porque a qualidade da água já não sera a mais adequada.

_ Mudar 40% da água quase diáriamente?,não me parece de todo correcto ,

1 -stress para os peixes e não só ( familia do aquariofilista e ele próprio )

2 - a qualidade da água da agua não se adquire de um dia para outro,

3 - os nutrientes dissolvidos na água vão embora,

4 - Maior despesa em fertilizantes, tratamento da água, teste de verificação etc.

5 - Disponibilizar tempo para tais tarefas.

O que eu pretendo dizer é que todos nós estamos sempre a aprender, por conversas ,leituras.sites, etc. no entanto um dos fundamentos deste hobbie é o disfrutar de uma pequena parcela de naturesa por nós criada, e por mais que seja o nosso gozo não devemos exagerar, nem deixar de fazer a restante vida tendo a obrigação religiosa de fazer isto ou aquilo.

Por outro lado, dos livros sabemos que nada é taxativo, se não pudermos mudar 15% mudamos 10% , se não for 3/3 semanas será de 3,5/3,5 sem. isto quer dizer que podemos sempre fazer ajustes ( dentro de certas regras )

um abraço

Agostinho mgm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente também achei estranha a situação em que se referiam mudanças de água de 40% diariamente. Penso que assim as colónias de (boas) bactérias nem se têm oportunidade de establecer, mas como sou amador nestas andanças nem me pronunciei.

 

No global penso que as minhas mudas de água, as horas de iluminação, etc. estão correctas, acho que o passo mais lógico será adquirir um ou dois otocinclus affinis ou até mesmo platys de modo a controlar o crescimento das algas. A maior dificuldade está em encontrar otocinclus no Porto... tanto aparecem aos montes como de repente as lojas ficam sem nenhum para vender.

 

E já agora... os otocinclus alimentam-se apenas das algas e do limo ou, tal como as corys, também se alimentam dos vulgares flocos e pastilhas que existem no comércio?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

os ottos também se alimenta de ração comercial, e se puder ingere ração comercial em vez das algas, por isso se queres ver o teu aqua limpo por estes meninos dá comida aos teus peixes o mais controladamente possível para não ir muita comida parar ao fundo do aquário.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

...Mudar 40% da água quase diáriamente?,não me parece de todo correcto...

 

Mudanças frequentes de agua é simplesmente o melhor remedio para acabar com as algas, e é apenas temporario ou seja, até elas desaparecerem. Não é algo q se faça para sempre.

 

No inicio do meu aqua tive um ataque de filamentosas, e um dos remedios para alem de aumentar o numero de plantas, e de colocar 2 otos, foi mudar a agua cerca de 20% de 2 em 2 dias durante cerca de 2 semanas. Hoje faço mudas de 15% 1x por semana.

 

Penso ser mais pejudicial para os peixes fazer mudas muito espaçadas de 50% ou mais, do q fazer mudas frequentes de 10% ou 20% porque no 1º caso vai haver uma grande alteração das caracteristicas da agua do aqua levando isso sim, ao stress dos peixes. Tambem para as plantas é importante fazer mudanças frequentes porque irá trazer novos nutrientes q já se tenham esgotado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

...Mudar 40% da água quase diáriamente?,não me parece de todo correcto...

 

Mudanças frequentes de agua é simplesmente o melhor remedio para acabar com as algas, e é apenas temporario ou seja, até elas desaparecerem. Não é algo q se faça para sempre.

 

No inicio do meu aqua tive um ataque de filamentosas, e um dos remedios para alem de aumentar o numero de plantas, e de colocar 2 otos, foi mudar a agua cerca de 20% de 2 em 2 dias durante cerca de 2 semanas. Hoje faço mudas de 15% 1x por semana.

 

Penso ser mais pejudicial para os peixes fazer mudas muito espaçadas de 50% ou mais, do q fazer mudas frequentes de 10% ou 20% porque no 1º caso vai haver uma grande alteração das caracteristicas da agua do aqua levando isso sim, ao stress dos peixes. Tambem para as plantas é importante fazer mudanças frequentes porque irá trazer novos nutrientes q já se tenham esgotado.

 

 

correcto, e concordo!

 

eu ando cada vez a fazer menos mudas, estou a desleixar o aquario à grande e à francesa!!!

 

A água , continua sem cheiros, mesmo depois de bastante tempo sem qualquer mudas, devo ter consguido obter um breve equilibrio, o que entra sai pelas podas...

 

mas tambem sei que equilibrios destes são impossiveis de manter, por isso tenho de fazer uma muda rapidamente...

mas ando com uma moleza e o aquário está a ficar melhor que eu já não sei..

8)

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o problema é algas green spot, a solução é simples: Arranja um Pleco!

 

Foi o que fiz, e limpou-me um aquário de 160 litros cheio de algas (nem se via nada lá para dentro) em 3 dias. Se houver muitas algas, poderás ter um problema a médio-longo prazo: O tamanho que poderá atingir... É uma questão de o devolveres à loja e trocares, normalmente aceitam.

 

Para green spot, não vejo melhor e agora em todos os aquários tenho pelo menos um pleco.

 

Se a ideia principal de um aquário é poder ter em casa uma parte da natureza (e para mim é), então também detesto ornamentos que não sejam naturais, e aqui naturais deve-se ler naturais para as espéceis de peixes que mantenho. Por exemplo africanos com plantas, para mim não é natural.

 

Agora se a ideia não é esta e o aquário não pretende recriar um determinado habitat, então aí é "à vontade do freguês". Caveiras, arcas, ancoras, barcos e afins ficam tão bem ou tão mal, como um oscar juntamente com um disco.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo com algumas coisas que foram aqui escritas ....

Fazer mudanças de água constantes faz stressar os peixes ... só se tirarem a água aos baldes :( acham que peixes que vivem num aquário com filtros de 1000l/h a bombar água, difusores que provocam ruido, pessoas a passarem em frente ao aquário, etc ... se vão importar que o nivel desça e suba de vez em quando?

Mudar muita água de uma vez e constantemente retira nutrientes e os custos são maiores .... Os nutrientes ( usados para fertilização ) são da familia dos metais e metais terrosos com massas superiores às moléculas da água e por isso com maiores concentrações no fundo do aquário, se tiverem cuidado não perdem muito ao mudarem a água.

Fazer mudanças de pequenas quantidades não elimina o problema de nitratos e fosfatos, se fizeram uma mudança de 10% da água tiram, em teoria apenas 10% dos nitratos e fosfatos, na proxima muda de água tem os restantes 90% mais a quantidade de fosfatos e nitratos que se formaram até lá. Como podem imaginar nunca vão retirar nada de significativo com pequenas mudanças de água.

As bactérias não são para andarem a nadar pela água, é por isso que existem filtros para colonização de bactérias e as mudanças de água tb não deveriam afectar a vida biológica do vosso aquário.

 

Se meterem água decente lá para dentro, sem metais pesados e com o mesmo Ph ... até podem mudar 75% da água que eu não me importo, os peixes tb não e as algas não proliferam :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá ricardo,

 

da maneira como fazes as trocas parciais não stressas os peixes, e se meteres água com as mesmas condições muito menos, o pior é quando a água não é identica á do aquário e quando para efectuar trocas é preciso mexer dentro do aquário.

de resto as trocas parciais é do melhor que um aquário pode ter, até melhor que um filtro, e quantas mais melhores, desde que seja tudo como o ricardo disse.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais