Matérias filtrantes


Recommended Posts

Boas a todos.

Estou a montar um tanganika num aquario de 1x0,3x0,4m e tenho um Eheim 2227. Pensei comprar matérias filtrantes mas acontece que as recomendadas para este filtro, as Substract Pro custam quase tanto como o filtro.

Será que não se consegue arranjar outras matérias filtrantes eficazes e mais baratas?

Obrigado desde já pela ajuda.

kaffee.gifsporting.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dentro dos compartimento podes colocar o que quiseres,desde que tenhas materiais para fixação de bactérias para a filtragem biológica e outros de filtragem mecânica.

 

Eu num dos compartimentos meto cerâmicas porosas para a filtragem biológica e os outros dois para a filtragem mecânica,um com esponja,o outro com lã de vidro,que podes comprar em qualquer loja de aquariofilia.As esponjas também se compram ao metro em certas casas,tal como as cerâmicas.

 

Podes sempre inventar e arranjar materiais que façam o mesmo efeito,têm é de estar limpos.Por ex. lã de vidro é lã de vidro,o meu pai arranjou-me um bocadão que custou metade do preço se tivesse comprado numa loja de aquariofilia,e pedaços pequenos de tijolo fervido são excelentes para fixação de bactérias.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A minha questão surge porque nas indicações para este filtro é apenas referido Substract Pro e este filtro tem 2 cestos que levam cerca de 2,1L cada. Cada litro de Substract Pro custa 16 euros... Outra situação é o facto deste filtro ser apenas biológico. É um wet/dry. Mas acho que vou fazer como vcs aconselham, compro lã de vidro para a filtragem mecânica e cerâmicas porosas para a filtragem biológica passando o filtro para fluxo continuo. Tipo entrada de água -> lã de vidro -> cerâmicas -> saída de água. Sempre poupo uns euros e vou ver se me safo desta forma.

Obrigado

kaffee.gifsporting.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A minha questão surge porque nas indicações para este filtro é apenas referido Substract Pro e este filtro tem 2 cestos que levam cerca de 2,1L cada. Cada litro de Substract Pro custa 16 euros... Outra situação é o facto deste filtro ser apenas biológico. É um wet/dry. Mas acho que vou fazer como vcs aconselham, compro lã de vidro para a filtragem mecânica e cerâmicas porosas para a filtragem biológica passando o filtro para fluxo continuo. Tipo entrada de água -> lã de vidro -> cerâmicas -> saída de água. Sempre poupo uns euros e vou ver se me safo desta forma.

Obrigado

 

Estar a meter esse filtro em fluxo contínuo penso que é um crime.

 

Esse filtro é muito bom para aquilo que foi pensado, que é a filtração biológica. Não queiram fazer desse filtro um filtro mecânico que não foi para isso que foi desenhado.

Mesmo em fluxo contínuo não vai fazer uma boa filtração mecênica pelo simples facto de que a água entra por cima e sai por baixo. Ou seja, naturalmente as impurezas vão ter a tendência natural de descer no filtro e tornarem a entrar na coluna de água.

 

Aproveita o que esse filtro tem de melhor que é a filtração biológica, mesmo que seja sem substract pro, há outras opções mais baratas. Naturalmente que a eheim recomenda o substract pro.

Mais vale arranjares um filtro pequeno tipo 2211 ou 2213 e atafulhá-lo de lã fina só para a mecânica.

Ou então deixa-o trabalhar normalmente, sempre vai filtrando qq coisa mecânicamente, eu preferia essa solução do que estar a anular o efeito seco/húmido do filtro.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu no meu 2213 (que ainda nem a funcionar está, é novo) tenho esponja + lã + cerâmicas porosas:)

 

Se é bom, se é mais ou menos não sei. Foi o que me indicaram e pelo que vi é o que grande parte do pessoal usa, mas uma coisa é certa, falar de 2213 não é falar do 2227.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes,

 

tanganika ph 8 e picos, e mais ainda.

.....amoniaco.... xiiiiiiiiiiii

 

poe esse filtro a trabalhar em seco humido e usa as materias filtrantes dos rapazinhos da eheim

lava um cesto de cada vez ....ao fim de 5 meses o primeiro..... ao 6 mes o outro cesto e ao fim de um ano trocas as materias filtrantes.....sempre um cesto de cada vez....

 

e poucos peixes nesse aquario senao beu...beu.... tudo morto.....

boa sorte com os lindissimos julidocromis.tropheus duboisi,moorii,brichardi...etc

 

 

mlaurisoa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estar a meter esse filtro em fluxo contínuo penso que é um crime.

Concordo plenamente!

 

 

Esse filtro é muito bom para aquilo que foi pensado, que é a filtração biológica. Não queiram fazer desse filtro um filtro mecânico que não foi para isso que foi desenhado.

Discordo em parte. O filtro é muito bom ao nível biológico mas não é verdade que ele não faça filtração mecânica: leiam o manual! - só no início é que é necessário instalar um pré-filtro (fornecido) por causa da mecânica, depois eles dizem para retirar, dado que o filtro passadas 4-6 semanas já faz filtração mecânica convenientemente.

 

Aproveita o que esse filtro tem de melhor que é a filtração biológica, mesmo que seja sem substract pro, há outras opções mais baratas. Naturalmente que a eheim recomenda o substract pro.

Mais vale arranjares um filtro pequeno tipo 2211 ou 2213 e atafulhá-lo de lã fina só para a mecânica.

Ou então deixa-o trabalhar normalmente, sempre vai filtrando qq coisa mecânicamente, eu preferia essa solução do que estar a anular o efeito seco/húmido do filtro.

Não alteres é muito as coisas... muitas alterações podem fazer com que o filtro deixe de fazer o efeito seco-húmido, lê o manual.

 

Já vi esse filtro a vender com massas a 170 €. 4 litros de massas para ele podem comprar-se por 40€, é pesado, mas... as massas são uma parte importante do filtro - Ainda agora dei quase 80 por um kit, custa!

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente não tinha reparado que o filtro é um seco-humido.Sendo assim acho que deves pô-lo a fazer o que está preparado para fazer.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e poucos peixes nesse aquario senao beu...beu.... tudo morto.....

boa sorte com os lindissimos julidocromis.tropheus duboisi,moorii,brichardi...etc

:wink: :wink: :lol: :lol:

 

Vou meter apenas uns similis ou multifasciatus...

Nada de muitos peixes até porque o aqua é pequeno...

 

Obrigado pelas sugestões :lol:

kaffee.gifsporting.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.