JPRibeiro

Membro
  • #Conteúdo

    73
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por JPRibeiro

  1. Olá, Se estivermos a falar de um fundo de areia talvez. Se for um fundo de areão, acho que a mangueira é melhor, depois de se ganhar alguma perícia. O que tenho contra os aspiradores é que turvam muitíssimo a água, devido ao facto de remexerem o fundo, o que até pode não ser conveniente no caso de aquas plantados. Com a mangueira podemos sempre mexer superficialmente no fundo, para soltar a sugidade, mantendo a saída da água fechada e quando as partículas levantam deixamos o fluxo correr apanhando todas elas.
  2. Boas, Da experiência que tenho, posso dizer que não encontro grande utilidade nos ditos aspiradores. E já tive dois. Penso que a limpeza do aqua, pode e deve ser feita quando fazes as trocas de água, semanalmente ou quinzenalmente. Tiras uma percentagem de água (essa percentagem pode variar, e podes encontrar aqui no fórum muitas opiniões diferentes) no meu caso troco semanalmente 30 a 40 % da água. Nessa operação, feita com uma mangueira "aspiras" o fundo do aqua para retirar a sugidade.
  3. Se for colocado perto da entrada de água, vai tornar-se mais eficiente. A água quente vai circular melhor pelo aqua.
  4. Bacteriano parece não ser... Tenho os outros habitantes todos bem. Parece que o crescimento do "buraco" estabilizou. Vou ver como evolui.
  5. Alguém sabe o que será isto ? Começou por ser uma irritação superficial, depois começou a escamar, alguma carne foi-se desfazendo a agora estabilizou assim.
  6. Olá. Da minha experiência posso dizer que bioballs+cerâmicas+esponjas pode ser uma boa combinação.
  7. Impecável ! Só que não é um DIY para qualquer um... Só acho que as pontas estão demasiado finas para a função.
  8. Impecável ! Só que não é um DIY para qualquer um... Só acho que as pontas estão demasiado finas para a função.
  9. Permite-me discordar. Se estamos a falar das mesmas cerâmicas, elas permanecem com qualidade por muito mais de 6 meses. Por outro lado deixa-me dizer que lavo mensalmente as matérias filtrantes com água corrente há 12 anos, sem quaisquer problemas.
  10. Se o aqua apanha luz do sol directa, essa é a razão. Se não, pode ser da alimentação, ou de outra qualquer menos óbvia. Seja como for, contra isso só vejo uma solução: TPA's frequentes.
  11. Na realidade, a cerâmica não precisa de ser mudada. A sua lavagem pode ser feita com água do próprio aquário, como já foi referido ou com água corrente. Se for com água corrente, deve ser a uma temperatura próxima da do aquário, para não matar as colónias de bactérias.
  12. Uma coisa podes fazer: Monta tudo como mandam as instruções, enche com água e com as mangueiras e tudo. Fecha as torneiras e experimenta ligar o filtro. Se houver uma fuga, a água há-de sair logo. Podes fazer isso na banheira, para precaver algum azar.
  13. Ao que sei esse filtro tem quatro fechos com patilhas de aço que prendem em "linguas" de plástico na base dos orifícios correspondentes. Se alguma dessas "línguas" não está, deve ter havido um defeito de manuseamento, já de fabrico é improvável. Verifica se estás a alinhar correctamente as patilhas de aço com os locais de fecho. O barulho de que falas ao abanar a cabeça é normal. É o rotor que é uma peça solta, embora encaixada. Não tenhas medo de ir à loja e pedir para demonstrarem como funciona o filtro e como deve ser fechado. É para isso que eles servem.
  14. Olá, Talvez se disseres qual o filtro novo que tens, possamos ajudar melhor.
  15. Olá. Como é que enches o filtro de água ? Normalmente isso acontece quando deixamos ar dentro do filtro. Usei muitos anos esse filtro e ainda o tenho, e bastava enchê-lo totalmente de água antes de montar a cabeça e, após entrar em funcionamento, abaná-lo um pouco para o restante ar ser expelido. Convem garantir também que a mangueira de entrada para o filtro está também cheia de água antes dele entrar em funcionamento.
  16. Olá. A reprodução dos dânios é extremamente profícua e fácil. Deves retirar os reprodutores antes que eles comam os ovos. Depois de 48 horas, já deves ter os microscópicos alevins a "encher"o aqua. Será altura de forneceres infusórios.
  17. Olá, A iluminação de um aqua tem tudo a ver com o tipo de plantas que pretendes ter. Ser tiveres plantas que não necessitem de muita luz, qualquer lâmpada fluorescente poderá ser utilizada. Se pretenderes plantas mais exigentes, tens que pensar em ter algo mais eficiente. Aconselho a leitura de alguns tópicos existentes aqui no fórum.
  18. Olá. No aqua. Se for na sump desaparece todo antes de chegar ao aqua. A menos que seja introduzido directamente na saída da bomba.
  19. JPRibeiro

    Plantas do rio

    Olá, Parece-me que as plantas colhidas na natureza, em Portugal, não se aguentam nos aqua com temperaturas acima dos 20°.
  20. Olá, Cola de madeira, nem pensar. Para mais, imersa, descola num instante. Os barros, em princípio, não oferecem problemas. As madeiras não devem ter verniz, pintura ou outro qualquer acabamento.
  21. Olá. Se fizeres uma pesquisa aqui no fórum, verás que muita gente se queixa do mesmo. Eu acho que deve ser da comida. Geralmente acontece-me mais quando uso comida em flocos. Para acabar com ela, aumento a corrente superficial da água.
  22. JPRibeiro

    PH

    Olá. Disso tudo que tens no aqua, não me parece que seja. Já mediste o Ph da água corrente que tens em casa ?
  23. Olá. Maquetes de quê ? De edifícios ? De castelos ? Se o material de que forem feitas não for tóxico e for resistente à água, porque não ? Não sei é se ficará grande coisa (estéticamente falando...).
  24. JPRibeiro

    iluminação

    Olá. Embora seja óbvia, a razão é o maior rendimento que se obtem com o reflector. Se este não existir, uma boa parte da luz emitida pela lâmpada é absorvida pela caixa ou tampa do aqua (geralmente preta e por isso mais absorvente). Com o reflector essa luz é enviada de volta para onde deve, isto é, a água e o que lá estiver. Para além disso, o refletor ajuda a espalhar o fluxo luminoso. É por isso que todas as armaduras de iluminação que podes ver aplicadas nos tectos (lojas e centros comerciais têm reflectores em alumínio polido e, na maior parte das vezes multiprismático (com muitas faces).
  25. Olá. Explica lá melhor isso de existir "adubo" na esponja...