ajuda em plantas a morrerem..duvida nos ppm ou ml


Pelagus

Recommended Posts

Boas!

bem primeiro que tu queria já postar aki o meu outro topico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry472358

 

depois queria apresentar umas plantas que tenho e que tão mt feias :S

 

27122007142.jpg

 

esta cabomba (penso eu) estava toda verde noutro aquario mudei-a paki aguentou-se uns dias e depois pufff ficou assim, castanha e com os rebentos novos verdes mas que vão pó mm caminho.. :S

 

27122007141.jpg

->

as HZ igual os rebentos tão bons mas o resto tá uma lastima... depois tão todas tortas :S

 

27122007140.jpg

 

isto seria uma HZ mas toda contaminada de algas e umas raizes estranhas... são mm assim?

 

concluindo... eu tenho CO2 de garrafa neste aqua mas de momento nem tá ligado depois tenho uma calha com uma lifeglo de 40W (6700K) T8 e uma powerglo de 40W (18000K) T8 mas ainda vou pôr mais duas lampadas junto a estas o que me aconselham? outra lifeglo e power? lifeglo e floraglo?

o que me leva a querer que tenho mesmo que por mais luz no aqua isto tb para ver se elas crescem melhor e consomem o NO3 e PO4 que tá a mais no aqua (soube á pouco tempo que elas tb consomem isso icon_redface.gif ) pode ser que com mais luz isto desenvolva mais e tb com os nutrientes que quero comprar se bem que ainda não sei o k icon_confused.gif tava a pensar em ferro, potássio e magnésio da horizonte aquatico.. o que axam que deva fazer?

 

PH -> 6.6

KH -> 1 ou 10mg/l (axo que é assim)

GH -> 6

NO2 -> 0

NO3 -> tava em 100 ou mais mas comecei a fazer 3 TPA´s semanais de 20% e desceu um bocadinho

FE -> 0 :S

PO4 tb elevado já não me lembro bem..

 

será que ao dar macros as plantas começam a desenvolver mais e a consumir-me o NO3 e o PO4?

em relação ás luzes? ponho mais? o k? elas tão ligados durante umas 9 ou 10h por dia

 

agradeço a quem me puder ajudar e dar o seu contributo e opiniao! :)

 

Obrigado!

Editado por Pelagus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pelagus! Vi no teu outro tópico que o aqua tem 240L,e tu tens apenas 70W,é pouco.Para essa litragem uns 150W são necessários para algumas das plantas que tens nele plantadas. E não deves parar com o CO2 nunca senão podes ter um 'boom' de algas repentino...

 

As tuas plantas precisam de Macro-nutrientes,Micro-nutrientes e Ferro,que deve ser usado separadamente.

 

Para teres um aqua de sucesso e se queres investir para teres uma coisa como deve ser precisas de testes de PO4, NO3, Fe. O NO3 do teu aqua está altissimo!!! 100? 100ppm's? Isso é um valor que pode matar os peixes todos! O NO3 deve estar entre os 5ppm e os 10ppm.

 

O PO4 deve estar nos 1ppm. O Ferro a 0.5ppm a 0.7 +-.O Potassio de 20 a 30ppm,porém é muito dificil arranjar testes de K e as plantas costumam consumi-lo todo,e se estiver um pouco elevado não há problema de maior com este Macro.

 

Tens de arranjar um sistema de fertilizações,que consiste em fertilizares e depois veres quanto é que as plantas consumiram,para teres uma ideia do que as plantas precisam.Para teres uma ideia K todos os dias,NO3 e PO4 quando necessário,Micros 1x por semana e Ferro 1 ou 2x por semana.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa planta é limnophila Sessiflora e está ou a adaptar-se ou com falta de nutrientes.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º que tudo deverias ligar a injecção de Co2, depois daqui a umas duas a 3 semanas duas semanas reavalias a necessidade de mais luz. Tenho HZ e rotala com 60W para 240 litros e claro que se nota alguma carencia de luz, mas nada de muito grave. A injecção de Co2 ajuda na medida em que a planta poupa recursos para absorver a luz que necessita. No site da tropica na secção de artigos encontras alguma informação que te ajuda a compreender isso melhor.

 

As algas ao chegarem a esse ponto estão a sufocar a planta e esta acaba por morrer. Ao olhar para outras ao lado que não estão tão contaminadas não parece sequer haver problemas de falta de luz.

 

Tenta remover a maioria dessas algas, quer cortando as plantas mais afectadas e/ou com uma mangueira de ar durante a tpa ir tentando puxá-las .

 

Com uma mangueirnha fina, colocas junto à alga, esta é aspirada para dentro, tapas a ponta da mangueira com o dedo, puxas devagarinho para vir apenas a alga e não a planta. Vai repetindo a acção até que saia a alga toda.

 

E fertilização? micros? ferro?

 

Mas o melhor e dado o estado em que isso está. Retirares tudo, veres o que consegues aproveitar e montar de novo.

 

O PO4 deve estar nos 1ppm. O Ferro a 0.5ppm a 0.7 +-.O Potassio de 20 a 30ppm,porém é muito dificil arranjar testes de K e as plantas costumam consumi-lo todo,e se estiver um pouco elevado não há problema de maior com este Macro.

 

Porque tem ele de ter estes valores?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque tem ele de ter estes valores?

Ter não tem,é apenas uma luz,à medida que vamos aprendendo mais poderemos adequar os valores que queremos ao aquário.No principio é melhor adequar o aquário aos valores que se consideram ideais para prevenir algas e afins,fertilizar tendo como base estes valores.

 

.Pois sabemos bem que os nutrientes são consumidos em cadeia,quando falta um,outro pode ser assimilado de forma deficiente,e vice-versa,por isso é que cada aqua é um aqua,diferente em tudo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma questão a colocar:

 

No caso em que o aquário está infestado de algas, é aconselhado fertilizar? Eu tenho daquelas algas filamentosas verdes, tipo cabelo, que não consigo eliminar de maneira nenhuma, e uma vez adicionei Sera florena e tive um boom de algas. Ainda não tinha CO2, agora tenho uma garaffa com CO2 caseiro e uma pedra difusora. Reparei que na zona onde está o CO2 o musgo X-mas está a desenvolver-se bem e está bonito, mas o outro que está noutro local do aqua está muito fino e sempre cheio de algas dessas. Seria boa ideia adicionar o fertilizante que tenho? O meu aqua tem 60X30X30, acho que está muito plantado: tenho ceraptoteris talitrichoides, anubias, musgo X-mas, HZ, Limnophila sessiflora, fetos de java, blyxas, bacopa e uns dois pesitos de uma que não me recordo agora do nome. Tenho 30W de luz (uma power glo e uma flora glo) e não tenho fertilizado porque tenho receio de ter outro boom de algas.

 

Outra questão, como posso saber se o CO2 que tenho é suficiente ou em excesso? Só com um indicador de CO2 certo? Alguém me sabe dizer quanto custará esse aparelho e onde poderei encontrá-lo na zona do Porto?

 

Obrigada e peço desculpas ao autor do tópico por o invadir assim.

 

Fiquem bem;)

Editado por andreialima
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem problemas :smilecolros:

 

em relação ao CO2 tens os testes de CO2 que te podem ajudar pa ver se tens mt ou pouco... em relação ao resto... das algas e etc não sou nenhum perito mas axo que o que tens que fazer primeiro é saber os valores de PO4, NO3, NO2, GH, KH... entre outros que existem :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE:

 

antes tinha duas lampadas de 40W lifeglo e powerglo (6700K e 18000k) agora com prei mais duas da arcadia, são as tropical axo eu mas não sei os k :S (alguém me ajuda?) de 36W. ou seja um total de 152W para 240l... resultado? fiquei mt mais contento pk notei as plantas, rpincipalmente a riccia a crescer mais e a produzir oxigénio chamado o"pearling" (parece que percebo bué disto mas não percebo nada.. corrijam-me se tou errado bigsmile )

 

vão aqui uns pormenores:

 

aqui nota-se uma "fileira" de bolhinhas por aí cima, vem das HZ apesar de tarem ainda naquele estado miseravel

03012008163.jpg

 

depois a riccia

03012008162.jpg

 

e novamente a riccia com o emplastro

03012008161.jpg

 

conclusão: fiquei mt contento por ver que as plantas tão a crescer melhor contudo penso que ainda falta os macro nutrientes que já encomendei (ferro, potassio, magnésio) espero que depois com os macros elas crescam melhor ainda.

 

Obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma questão a colocar:

 

No caso em que o aquário está infestado de algas, é aconselhado fertilizar?

 

Fiquem bem;)

O bom de fertilizar em separado é isso mesmo: podemos ver se há algum nutriente que falta ou que está em excesso e fertilizar consoante os resultados.

Temos de sempre pensar nisto: se as plantas estiverem saudáveis as algas não aparecem em força.

 

Tens testes de NO3, PO4 e Fe?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bom de fertilizar em separado é isso mesmo: podemos ver se há algum nutriente que falta ou que está em excesso e fertilizar consoante os resultados.

Temos de sempre pensar nisto: se as plantas estiverem saudáveis as algas não aparecem em força.

 

Tens testes de NO3, PO4 e Fe?

 

Não, não tenho porque ainda não deu para a minha magra carteira de estudante para comprar, mas sei que são essenciais, por isso vou ver se vou comprando, nem que seja um por mês. Para além destes testes, quais mais se devem comprar? E quais fertilizantes devo comprar e onde os posso encontrar (farmácias ou lojas da especialidade)? Estou mesmo decidida a comprar esses testes e a fazer as coisas como deve ser mas por enquanto ainda não arranjei.

 

Obrigada Zogli pelos teus conselhos, fica bem;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não tenho porque ainda não deu para a minha magra carteira de estudante para comprar, mas sei que são essenciais, por isso vou ver se vou comprando, nem que seja um por mês. Para além destes testes, quais mais se devem comprar? E quais fertilizantes devo comprar e onde os posso encontrar (farmácias ou lojas da especialidade)? Estou mesmo decidida a comprar esses testes e a fazer as coisas como deve ser mas por enquanto ainda não arranjei.

 

Obrigada Zogli pelos teus conselhos, fica bem;)

 

 

Para o pelagus:

 

A riccia fazer pearling não é nada de extraordinário. É só quase juntar água.

 

Agora a andreia.

 

Os testes, esses são os essenciais para um plantado. Presumo que tenhas os de amónia, nitritos e pH. Se leres por aqui, não penso que os de kH e gH sejam essenciais.

 

Fertilizantes, eu compro separados, na farmácia e faço eu.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizantes, eu compro separados, na farmácia e faço eu.

 

 

Olá enviei-te uma MP para saber como e quais os fertilizantes que fazes, se quiseres ou puderes responder em público muita gente apreciará.

 

No meu caso já uso uma solução de sulfato de potássio (sulfato e água de osmose adquiridas na farmácia) para complementar o meu fertilizante (com os dados obtidos na calculadora de chuck)

 

Agradeço com antecedência esta informação nyah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não tenho porque ainda não deu para a minha magra carteira de estudante para comprar, mas sei que são essenciais, por isso vou ver se vou comprando, nem que seja um por mês. Para além destes testes, quais mais se devem comprar? E quais fertilizantes devo comprar e onde os posso encontrar (farmácias ou lojas da especialidade)? Estou mesmo decidida a comprar esses testes e a fazer as coisas como deve ser mas por enquanto ainda não arranjei.

 

Obrigada Zogli pelos teus conselhos, fica bem;)

Essenciais para um plantado quanto a mim são os testes de PO4, NO3 e Fe.Como disse o Ricardo Diogo,de amonia e nitritos são muito importantes no inicio de um aquário,principalmente antes da chegada de peixes.O de PH é bom também para quem não tem um teste permanente de CO2.

 

Para fazer os Nutrientes podemos poupar uns trocos se formos à farmácia:

[KCI] Cloreto de Potássio - K ; (existe ainda o K2SO4 e o KNO3 para fertilizar com K,mas penso que o KCI é o melhor)

[KNO3] Nitrato de Potássio - NO3 (atenção que ao adicionar NO3 estamos também a adicionar K) ;

[KH2PO4] Dihidrogenofosfato de potássico - PO4 (atenção que ao adicionar PO4 estamos a adicionar K)

[MgSO4+7H20] Sulfato de Magnésio - Mg

 

Atenção à adição de PO4 e NO3 no aqua. No inicio de um aquário as plantas precisam certamente destes 2 Macros,porém com o passar do tempo,introdução de Fauna,com o maturar do aquário estes 2 compostos são criados naturalmente pelos dejectos dos peixes e comida dos mesmos.Por isso é que os testes são essenciais de modo a evitar o aparecimento de algas.

 

O Ferro e os Micros terão de ser comprados em lojas de aquariofilia (penso eu). Se precisarem de Cálcio na água,o ''Decalcit'' em pó ajuda,também comprado nas farmácias.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só para completar um pouco a resposta do Zogli:

 

[KCI] Cloreto de Potássio - K ; (existe ainda o K2SO4 e o KNO3 para fertilizar com K,mas penso que o KCI é o melhor)

É KCl e não KCI... sim, os químicos são chatos.

 

Quanto a ser melhor, ele é recomendado face aos outros apenas porque é mais barato e tem uma solubilidade superior. Não que na realidade o Potássio seja melhor... ou diferente.

 

[KNO3] Nitrato de Potássio - NO3 (atenção que ao adicionar NO3 estamos também a adicionar K) ;

Sim... mas a quantidade de K que se adiciona, por cada 1 ppm de NO3 é de cerca de 0,6 ppm. Ou seja, se adicionarem 10 ppm de NO3 com KNO3, o K que estão a adicionar é somente 6 ppm. Nada de grave...

 

[KH2PO4] Dihidrogenofosfato de potássico - PO4 (atenção que ao adicionar PO4 estamos a adicionar K)

Aqui a disparidade ainda é maior que no caso anterior. Por cada 1 ppm de PO4 que adicionamos com KH2PO4, somente 0,4 ppm de K são adicionados. Como geralmente se aconselha a fertilizar numa razão de 1:10 de PO4:K, então 0,4 ppm em 10 ppm é perfeitamente desprezável.

 

[MgSO4+7H20] Sulfato de Magnésio - Mg

Se fizerem TPA's frequentes, que para quem está a começar nos plantados é algo de imperativo, e se a vossa água tiver um GH entre 3 e 4, não devem ter qualquer tipo de troblemas relativamente ao Magnésio. É certo que muitas vezes ele vem em pouca quantidade na água da torneira, mas que eu saiba, são raros os casos em que isso acontece. Sem contar que a maior parte dos fertilizantes de Micro nutrientes também o contém.

 

Relativamente ao resto, não tenho nada a comentar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...a quantidade de K que se adiciona, por cada 1 ppm de NO3 é de cerca de 0,6 ppm. Ou seja, se adicionarem 10 ppm de NO3 com KNO3, o K que estão a adicionar é somente 6 ppm. Nada de grave...

Aqui a disparidade ainda é maior que no caso anterior. Por cada 1 ppm de PO4 que adicionamos com KH2PO4, somente 0,4 ppm de K são adicionados. Como geralmente se aconselha a fertilizar numa razão de 1:10 de PO4:K, então 0,4 ppm em 10 ppm é perfeitamente desprezável.

Se fizerem TPA's frequentes, que para quem está a começar nos plantados é algo de imperativo, e se a vossa água tiver um GH entre 3 e 4, não devem ter qualquer tipo de troblemas relativamente ao Magnésio. É certo que muitas vezes ele vem em pouca quantidade na água da torneira, mas que eu saiba, são raros os casos em que isso acontece. Sem contar que a maior parte dos fertilizantes de Micro nutrientes também o contém.

 

Relativamente ao resto, não tenho nada a comentar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá,

 

Se comprar esses fertilizantes na farmácia, como posso saber que quantidades preciso adicionar ao meu aqua? Teria que fazer os testes, certo? Mas qual dos testes me diz se preciso de adicionar KCL? O kh? Os outros penso serem os testes de NO3, PO4, ferro e gH, certo? Como posso saber as quantidades depois, existe alguma tabela?

 

Resumindo, acham que o Sera florena não é de todo bom visto que adiciona quantidades de micros e macros que posso não estar a precisar, é isso? É sempre melhor adicionar apenas aquilo que se precisa, que o aquário não produz, certo?

 

Obrigada a todos pelas dicas;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Andreia.

 

Olá,

 

Se comprar esses fertilizantes na farmácia, como posso saber que quantidades preciso adicionar ao meu aqua? Teria que fazer os testes, certo? Mas qual dos testes me diz se preciso de adicionar KCL? O kh? Os outros penso serem os testes de NO3, PO4, ferro e gH, certo? Como posso saber as quantidades depois, existe alguma tabela?

 

Resumindo, acham que o Sera florena não é de todo bom visto que adiciona quantidades de micros e macros que posso não estar a precisar, é isso? É sempre melhor adicionar apenas aquilo que se precisa, que o aquário não produz, certo?

 

Obrigada a todos pelas dicas;)

E pesquisar pelo Fórum antes de fazer perguntas...? Ai, ai...

 

Não há regras, nem dicas mágicas que façam desaparecer as algas e manter as plantas saudáveis. Como em tudo, é preciso experiência. Além do mais, como eu costumo dizer, aquariofilia não se ensina; aprende-se...

Relativamente a fertilizar com Potássio, eu costumo aconselhar a que o fertilizem numa razão de 10:1 em relação ao Fosfato adicionado, e a uma razão de 2:1 em relação ao Nitrato adicionado. Por exemplo:

 

Fazes os testes à água do teu aquário, e obtens os seguintes valores:

 

PO4 = 0,25 ppm e NO3 = 5 ppm

 

Para os manter a 1 ppm e 10~15 ppm, PO4 e NO3, respectivamente, teremos de fertilizar com 0,75 ppm de PO4 e 5~10 ppm de NO3.

 

Fazendo as contas, vemos que o Potássio a adicionar será:

 

Por parte do PO4: 7,5 ppm

Por parte do NO3: 10~20 ppm

 

Então com quanto devemos fertilizar?entre 17,5 e 27,5 ppm de K? Não!!, contamos sempre o que nos pede para fertilizar mais, nunca pela soma dos dois... neste caso, temos de nos guiar pelo Potássio 'pedido' pelo NO3. Ou seja, temos de fertilizar com 10~20 ppm de K, consoante o NO3 que adicionarmos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo, acham que o Sera florena não é de todo bom visto que adiciona quantidades de micros e macros que posso não estar a precisar, é isso? É sempre melhor adicionar apenas aquilo que se precisa, que o aquário não produz, certo?

O aquário produz naturalmente PO4 e NO3,presumo que o teu aquário já tenha peixes e esteja maturado à muito tempo certo?

Então primeiro terás de ver os valores destes 2 Macros: PO4 e NO3.Depois dá uma olhada no que se considera os valores ''certos'' de nutrientes para um aquário.Nota que coloquei a palavra certo entre aspas.Pois cada aquário é diferente do outro,e dependendo de luz,quantidade de CO2 e numero de plantas estes valores podem variar.Mas é apenas uma luz.

 

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

 

Se o PO4 e NO3 estiverem altos não há necessidade de fertilizar,como é obvio.K é sempre necessário diáriamente.Micros 1x por semana e Ferro 1 ou 2 x ou dependendo do valor do teste.

 

Por ex. eu para fertilizar com K agarro em 100gr de KCl (cloreto de Potássio) e dissolvo em 1L de água mineral. Por cada ml ou ppm (é o mesmo) desta solução estou a introduzir no aqua 0.55 ppm de K.Logo se no meu aqua de 100L quiser colocar 15ppm de K tenho de fertilizar com 30ppm da solução.

 

Se quiseres para ser mais simples,se dissolveres 185gr de KCl em 1L de água,por cada ml que coloques estás a pôr 1ml de K (em 100L de água).

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

 

Percebo que seja chato para quem vem cá todos os dias e já tá farto de ver as mesmas perguntas vezes sem conta, mas se tivesses a percepção da quantidade de respostas contraditórias que por aqui podemos ler, percebias que é muito complicado para alguém com menos experiência do que tu tens, conseguir filtrar a informação e perceber qual a informação mais correcta. É mesmo muito complicado, acredita :) Às vezes fico mais baralhada do que quando venho aqui ler alguns tópicos, mas pareceu-me que percebias do assunto que se estava a falar e só por isso coloquei as questões, não foi por mais nada. Peço desculpas se por algum motivo fui aborrecida, não foi com intenção :P

 

Fica bem e muito obrigada por teres tido a paciência necessária para me dares a tua completa resposta, que muito jeito me vai dar ;)

 

Olá Zogli,

 

Como sempre prestável, também me deste uma resposta muito completa e que me irá ajudar concerteza. Assim que seja possível vou comprar os testes de PO4 e de NO3.

 

O meu aquário tem cerca de 4 meses mais ou menos, tenho cerca de 50 red's e 2 corys albinas. Inclusivamente uma das corys nasceu em casa dos meus pais e veio para cá ainda "piquena", e os meus red's já se fartaram de reproduzir, por isso acho que não deve estar muito mal :D

 

Esta foi uma lição muito boa e peço imensas desculpas ao Pelagus por ter monopolizado completamente o seu tópico, foi muito indelicado da minha parte mas penso que também a ele deve dar jeito esta informação que foi aqui dada. Desculpa-me Pelagus, a sério cheers

 

Obrigada e até sempre;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se já viste este tb mas aki tens este que o Ricardo Diogo (axo eu) postou noutro forum e tá em português :drinking:

 

http://aquariofilia.do.sapo.pt/index.html

 

os p.p.m. é igual a ml? tb não percebo mt disto ainda :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

os p.p.m. é igual a ml?

Não... a única igualdade que ppm tem é com mg/L, para o caso da água destilada. Como a densidade da água doce é perto de 1 kg/L, podemos admitir a relação ppm = mg/L como correcta.

 

Agora o que nunca podem dizer é que ppm é o mesmo que mL.

 

Imagina, tens 2 aquários, um de 100 litros e outro de 200 litros. Se dissolveres a mesma quantidade de fertilizante, achas que vais aumentar a concentração de nutrientes de forma igual? Óbvio que não... no aquário de 200 litros, a concentração dos nutrientes subiu metade do que subiu na do aquário de 100 litros.

E não adicionamos os mesmos mililitros? Então, mL nunca pode ser igual a ppm...

 

Quanto muito podem é fazer um fertilizante cuja concentração nos dê uma razão incremental de 1 ppm por mL de fertilizante. Ou seja, fazem um fertilizante que num dado aquário de X litros, cada mL desse fertilizante aumenta 1 ppm de um nutriente específico.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que ppm e ml é o mesmo se partirmos do principio que temos as partes iguais do ppm, partes por milhão.Se as partes forem diferentes logo ppm e ml são diferentes,não é?

 

Por ex. se eu disser esta afirmação: Coloco no meu aqua de 100L 20ppm de K,não é o mesmo que dizer: Coloco no meu aqua de 100L 20ml de K? Ou ppm só se utiliza para dizer quanto K está dissolvido no meu aqua e ml utiliza-se como medida do liquido a colocar?

 

Isto é uma pergunta,pois sinceramente nunca tinha pensado bem neste assunto e sempre achei que eram coisas distintas mas em certos casos seria a mesma coisa,ppm e ml...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se cada ml para os 100 litros tiver 1ppm de K poderás falar assim. Mas basta por exemplo colocares o mesmo liquido num aquario de 50 litros que já vais adicionar 2ppm por cada ml. Por isso dever-se-á falar sempre em ppm. Para se referirem ml adicionados tem que se referir também obrigatóriamente a concentração da solução. No caso dos fertilizantes de marca, aí pode-se falar em ml porque as concentrações são sempre iguais.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se cada ml para os 100 litros tiver 1ppm de K poderás falar assim. Mas basta por exemplo colocares o mesmo liquido num aquario de 50 litros que já vais adicionar 2ppm por cada ml. Por isso dever-se-á falar sempre em ppm. Para se referirem ml adicionados tem que se referir também obrigatóriamente a concentração da solução. No caso dos fertilizantes de marca, aí pode-se falar em ml porque as concentrações são sempre iguais.

Ora ai está!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais