Recommended Posts

Boas.....

 

Tou a começar a "projectar" um novo aquario (o actual ja é velhinho)......

 

Quero colocar uma sump dntro do móvel....e ja estou a par de como utilizar/fazer o overflow.....

 

A minha duvida, que me lembrei so por acaso, é a seguinte:

 

Imaginemos, num caso mais comum, uma falha de enegia, o overflow evita que a sump transborde e nao sei quê.... ate aí tudo bem.....

 

Então e a bomba de retorno??? se eu colocar a saida da agua abaixo do nivel de agua no aquario, quando esta pára a agua não vai começar a correr ao contrário? começando a encher a sump atraves da bomba?

 

Eu sei que se colocar a saida de agua mesmo á superficie, quando o nivel de agua no aquario baixar desse nivel, isto ja não acontece.....

 

Mas não há metodo/equipamento que evite isto???

 

Abraço a todos......

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa questao é muito técnica para mim, visto nunca ter trabalhado com uma SUMP, contudo posso dar-te uma ideia que evita esse problema:

 

Uma UPS.

 

Para quem nao sabe, uma UPS é uma bateria, utilizada em informatica para esse mesmo proposito.... evitar que o pc e material informatico/electrico deixe de funcionar abruptamente com o corte de energia. Já me tem salvo alguns trabalhos de muitas centenas de paginas e outras situações. Ora... uma UPS ligada a uma dakelas extensões de muitas tomadas vai evitar o interromper de funcionamento das bombas... logo não há inundações para ninguem. Eu tenho o PC, Impressora, Colunas 5.1, LCD de 80cm, impressora, etc, tudo ligado ao UPS e, mesmo com um corte de luz prolongado, ele aguenta-se muito tempo. No mercado à varias UPS, algumas aguentam-te as bombas+filtros+termostatos+luzes por muitas horas.

 

É uma soluçao simples.

 

Um abraço,

Ricardo Costa.

Editado por chinomoreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa ideia...... acho que ja tinha pensado nisso... mas esqueci-me.... lol

 

Mas por outro lado, a energia nao falta assim tanta vez..... era mais fácil e mais barato uma valvula anti retorno ou coisa assim..... mas não encontro nenhuma que aguente 3000l/h.... que era o que eu queria......

 

Mas obrigado na mesma.... em falta de melhor vou mesmo comprar uma Ups.....

 

Se alguem tiver uma ideia melhor que diga...

 

Abraços....

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..... mas não encontro nenhuma que aguente 3000l/h....

Boas!

 

Explica lá isso de não encontrares nenhuma válvula anti-retorno que aguente 3000l/h, é mesmo assim como eu disse?

 

Vê aquí o meu aqua com sump e o retorno é feito aí a uns 20 cm do fundo.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74229

 

(o post está desactualizado, o tempo é pouco. . . :P)

Vê as fotos e depois se precisares de ajuda apita . . . bigsmile

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa ideia...... acho que ja tinha pensado nisso... mas esqueci-me.... lol

 

Mas por outro lado, a energia nao falta assim tanta vez..... era mais fácil e mais barato uma valvula anti retorno ou coisa assim..... mas não encontro nenhuma que aguente 3000l/h.... que era o que eu queria......

 

Mas obrigado na mesma.... em falta de melhor vou mesmo comprar uma Ups.....

 

Se alguem tiver uma ideia melhor que diga...

 

Abraços....

 

 

Boas :)

 

Onde é que voçês compram as válvulas anti-retorno ??? Nas casas de material de canalização vendem ???

 

Cump's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :)

 

Onde é que voçês compram as válvulas anti-retorno ??? Nas casas de material de canalização vendem ???

 

Cump's

 

Ou nas casas de material de rega para a agricultura.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :lol:

 

Onde é que voçês compram as válvulas anti-retorno ??? Nas casas de material de canalização vendem ???

 

Cump's

Boas!

 

Exactamente aí. Vê este site que já ficas com uma ideia dos produtos, depois procuras por estes nomes em casas de material de canalizações/pichelaria.

 

http://www.asc.pt/acessórios_pvc.htm

 

Não ligues aos preços, normalmente (onde eu compro vêm deste fornecedor) os preços são ligeiramente mais baixos do que esta tabela online.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e a bomba de retorno??? se eu colocar a saida da agua abaixo do nivel de agua no aquario, quando esta pára a agua não vai começar a correr ao contrário? começando a encher a sump atraves da bomba?

 

Boas,

 

À uns tempos andei a pesquisar na net paginas sobre o funcionamento e a construção dum sump e dum overflow, e vi lá uma maneira mais fácil e económica. No tubo que liga a bomba de retorno ao aquário, fazes um furo um pouco acima do nível da agua. Assim se a bomba se desligar, entra ar pelo buraco, o efeito sifão acaba e não corre mais água.

 

http://img522.imageshack.us/my.php?image=semttulobt5.png

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

À uns tempos andei a pesquisar na net paginas sobre o funcionamento e a construção dum sump e dum overflow, e vi lá uma maneira mais fácil e económica. No tubo que liga a bomba de retorno ao aquário, fazes um furo um pouco acima do nível da agua. Assim se a bomba se desligar, entra ar pelo buraco, o efeito sifão acaba e não corre mais água.

 

http://img522.imageshack.us/my.php?image=semttulobt5.png

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps

 

 

Boas pessoal... não pensem que abandonei isto.... tive um stress no trabalho e nao pude vir a net uns dias......

 

 

Ora era mesmo esta soluçao que eu estava à espera..... consigo imaginar esse furo bem, e como irá funcionar.....

 

Agora uma outra coisinha..... quando a bomba ligada, esse furo vai deitar água certo?? vou ter de o direccionar ou outa coisa qualquer? isto porque nao me apetecia nada ter um "repucho" á superficie.....

 

se houver ideias digam pessoal..... puxem pela imaginação....

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esse furo não vai ser muito boa ideia.Com a condensação o nivel da água baixa um pouco e chega ao dito furo e ficas com a bomba a trabalhar em seco.Se o furo for muito em baixo tens inundação...Penso que seja mais ou menos isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esse furo não vai ser muito boa ideia.Com a condensação o nivel da água baixa um pouco e chega ao dito furo e ficas com a bomba a trabalhar em seco.Se o furo for muito em baixo tens inundação...Penso que seja mais ou menos isso.

 

Pelo que percebi, o furo fica justamente acima da superficie da agua do aquario.... ou seja, fora de agua.... e com a evaporação (nao condensaçao, penso eu) o nivel da agua baixa, ficando o furo fora de água na mesma.....

 

Mas como isto tudo veio do facto de eu ir colocar uma sump, toda e qualquer evaporação de agua, o nivel de agua baixa na sump e não no aquario....

 

Mantendo o nivel de água no aquario sempre igual........

 

O meu proposito da sump é uma capacidade de filtragem maior, meter todos os equipamentos la dentro, hospital (se bem que a água vai ser outra que nao a do aqua, senão nao tinha lógica ser hospital, vai existir o compartimento separado) e efectuar TPA's automaticas atraves da sump, sem nuca alterar o nivel de agua do aquario. se a coisa correr bem, projecto também um compartimento para reprodução....

 

 

Abraço....

Editado por Gimbras

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esse furo não vai ser muito boa ideia.Com a condensação o nivel da água baixa um pouco e chega ao dito furo e ficas com a bomba a trabalhar em seco.Se o furo for muito em baixo tens inundação...Penso que seja mais ou menos isso.

 

Mas o furo não esta compressão da bomba, então mesmo que o nível baixe o que vai acontecer e sair agua pelo furo e se a bomba parar vai desferrar mas assim que a bomba ligue volta a ferrar automaticamente.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas na outra ponta visto estar dentro de água vai na mesma fazer com que a água toda desça ou não?É que estou também meio a leste...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o furo fica de fora não puxa água,desferra a bomba ou estarei errado?O furo deixa entrar ar.

 

Acho que estás a fazer confusão. O tubo que tem o furo é por onde a bomba empurra a agua do sump de volta para o aquario, logo só entra ar pelo tubo quando a bomba parar de funcionar.

 

Agora uma outra coisinha..... quando a bomba ligada, esse furo vai deitar água certo?? vou ter de o direccionar ou outa coisa qualquer? isto porque nao me apetecia nada ter um "repucho" á superficie.....

 

Pela minha experiência, esse "repuxo" não acontece :smilecolros:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':smilecolros:' /> . Quando a bomba está ligada a água simplesmente sai pelo furo e desliza pelo tubo. Mas como a tua bomba deve ser diferente da minha, é uma questão de experimentares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto fiz confusão.

Mas de qualquer das maneiras o tubo por onde sai a água do aqua para a Sump não tem buraco logo vai estar sempre a descer água :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens que ter um overflow muito bem feito.

a saida de agua para o aquario vindo da bomba da sump tem que ter a mesma altura que a entrada para a sump ...e mesmo assim a sump tem que ter volume necessario para quando a energia falha aguente a entrada de agua vinda do aquario

eu normalmente tenho a agua na minha sump so a cobrir as bombas para que em caso de falha electrica

a sump aguente sem transbordar a agua proveniente do aquario.

tenho outra espectacularmente bem feita em forma de "L" com as duas bombas a funcionarem na parte de fora.uma para circuito interno...so para biobolas.... e outra que me leva a agua ao aquario... no meio deste circuito tenho uma lampada uv que de vez em quando ligo(a seguir a mudanças de agua).esta sump esta feita com ligaçao a esgoto e com um bomba igual a dos autoclismos que me nivela a agua me enche o aquario automaticamente conforme a agua se evapora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O overflow ja o tenho feito...... pelas minhas contas, quando a bomba parar, são apenas cerca de 40 litros que a sump tem de aguentar.... uma vez que o débito de agua que corre para a sump, é exactamente o débito que a bomba de retorno tem..... assim que pára a agua de entrar no aqua, pára tambem a saída, depois, contando com a agua que ainda sai do aqua, a das tubagens e do overflow, tenho capacidade na sump. esta vai ser de 220 litros brutos, mas vou usar cerca de 150 litros. (já contando com o espaço das materias/material).

 

Sendo assim, como estou pensar usar tubagens de 50mm (para 3000 l/h ou mais caso ache necessário) basta um furo de quê?? 2 ou 3 mm??? assim ja a agua nao deve esguinchar....... como vou colocar flauta com furos largos para manter a corrente dentro do aqua minima, a pressão de agua nesse furo deve ser minima......

 

Estou certo?????

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens que ter um overflow muito bem feito.

a saida de agua para o aquario vindo da bomba da sump tem que ter a mesma altura que a entrada para a sump ...e mesmo assim a sump tem que ter volume necessario para quando a energia falha aguente a entrada de agua vinda do aquario

eu normalmente tenho a agua na minha sump so a cobrir as bombas para que em caso de falha electrica

a sump aguente sem transbordar a agua proveniente do aquario.

tenho outra espectacularmente bem feita em forma de "L" com as duas bombas a funcionarem na parte de fora.uma para circuito interno...so para biobolas.... e outra que me leva a agua ao aquario... no meio deste circuito tenho uma lampada uv que de vez em quando ligo(a seguir a mudanças de agua).esta sump esta feita com ligaçao a esgoto e com um bomba igual a dos autoclismos que me nivela a agua me enche o aquario automaticamente conforme a agua se evapora.

 

Podes colocar umas fotos das tuas sumps???? era porreiro para eu e o resto do pessoal ter uma visão melhor..........

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto fiz confusão.

Mas de qualquer das maneiras o tubo por onde sai a água do aqua para a Sump não tem buraco logo vai estar sempre a descer água :)

 

Outra vez a confusão. É para isso que serve o overflow. Aconselho-te a pesquisares bem na net para poderes ver o funcionamento dum sump e dum overflow.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu utilizo sump no meu aqua! Podes dar uma olhadela no meu topico.

Bem comigo fiz assim:

 

- uma vez feitos os furos no vidro e no movel, acrescentei os tubos ( nao tenho coluna seca, apenas um tubo "in" e outro "out") respectivamente com as valvulas estanques

-Depois apenas pus o tubo "out" ao nivel da agua que desejava, e com o "in" a mesma coisa

 

O que acontece é que teras sempre a agua do aqua aquele mesmo nivel! Quanto a sump apenas tens de deixar sempre uma capacidade extra, cerca de 40% mais do que o volume de agua quando esta está em funcionamento.

No meu caso quando falta a luz a agua entra pelos dois tubos, e nao tem mal nenhum...O importante é tal capacidade da Sump, que faz com que nao te inunde a casa! banana rock

Nao e assim tao complicado como parece!

Qualquer duvida! Estou ao dipor, lol

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu utilizo sump no meu aqua! Podes dar uma olhadela no meu topico.

Bem comigo fiz assim:

 

- uma vez feitos os furos no vidro e no movel, acrescentei os tubos ( nao tenho coluna seca, apenas um tubo "in" e outro "out") respectivamente com as valvulas estanques

-Depois apenas pus o tubo "out" ao nivel da agua que desejava, e com o "in" a mesma coisa

 

O que acontece é que teras sempre a agua do aqua aquele mesmo nivel! Quanto a sump apenas tens de deixar sempre uma capacidade extra, cerca de 40% mais do que o volume de agua quando esta está em funcionamento.

No meu caso quando falta a luz a agua entra pelos dois tubos, e nao tem mal nenhum...O importante é tal capacidade da Sump, que faz com que nao te inunde a casa! banana rock

Nao e assim tao complicado como parece!

Qualquer duvida! Estou ao dipor, lol

Abraço

 

 

Pois.... isso eu sei como funciona..... mas o maior problema (que ate nem é problema) é que o aquario não tem furos.... (foi-me oferecido) e não quero arriscar a transportar para furar nem a furar.... O aquario é de 1000 litros.... ainda é grandito.... e tem vidro de 20mm... credito que nao seja pera doce para furar.... mas tudo se faz.... so queria evitar isso....

 

queria iniciar-me nos discus.... e com o movel que tenho, da para sump, hospital, aqua de quarentena.... daí querer fazer a sump....

 

só devo poder começar a montar no principio de janeiro.... porisso ate la quero planear bem as coisas.....

 

Depois faço um topico passo a passo...... se o pessoal quiser.... claro......

 

 

Entretanto se alguem quiser disponibilizar umas fotos das sumps que têm, agradeço..... não com o proposito de querer copiar nada, apenas para ter maior leque de hipoteses.....

 

Abraço

Editado por Gimbras

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não queres ariscar transportar o aqua podes sempre pedir para to virem furar em casa, existem vidraceiras que fazem esse serviço ao domicilio.

E que com os furos ficas com o topo do aqua livre e pões os tubos a altura que quiseres e assim que a agua chegue a altura dos tubos não vasa mais.

 

Ia me esquecendo eles tem ferramentas próprias e furam os 20 mm na boa.

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não queres ariscar transportar o aqua podes sempre pedir para to virem furar em casa, existem vidraceiras que fazem esse serviço ao domicilio.

E que com os furos ficas com o topo do aqua livre e pões os tubos a altura que quiseres e assim que a agua chegue a altura dos tubos não vasa mais.

 

Ia me esquecendo eles tem ferramentas próprias e furam os 20 mm na boa.

 

 

Pois.... é uma ideia.... como disse, tudo se faz......

 

Já agora, alguem conhece quem faça isso na margem sul???

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.