ric-santos

Membro
  • #Conteúdo

    284
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por ric-santos

  1. Boas. . Aí a preguiça. . . precisamente nesta secção há um tópico fixo a indicar isso precisamente. . Lê aquí. . http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730
  2. Actualização - 27/05/2010 Este era o estado geral do aquário. A cafésada mantêm-se, e vai daí. . TPA de +/- 20%, uma vez que agora já tem peixarada lá dentro e temos de ter cuidado com descidas bruscar de temperatura. Ficou então neste aspecto: Como podem ver, tenho plantas flutuantes que fartam-se de viajar às voltas devido à corrente. Tenho também mais 2 rebentos de uma Echinodorus que tenho de identificar melhor. Até ao momento, Algas NADA. As Valisnereas estão a adaptar-me muito bem. . tenho até já rebentos novos. As criptocorines, também. . folhas novas bastante escuras só acho é que são relativamente finas. . . As anubias tanto a nana como a normal, estam a fixar-se aos troncos e a dar folhinhas novas. . só a tal da esquerda apesar de já ter dado folhas novas (algo pequenas de minha opinião) parece que estabilizou quanto à sua degradação. Entretanto entrou no auxilio à limpesa um casal de Ancistrus SP e não sei porquê morreu o CAE mais pequeno. http://www.peixefauna.com/peixes-f37/ancistrus-sp-t744.htm Gostava de uma opinião sobre o facto de aparentemente as folhas novas estarem a nascer pequenas e finas. Logo que possa faço testes e posto aquí. Tenho neste momento ligado 2 pares de luzes - 2 x 55W PLL 4000K que liga às 15h desliga às 23h - 2 x 55W PLL 6500K que ligas às 17h desliga às 01h o CO2 liga junto com as luzes às 15h Acham que vale a pena ligar o terceiro par de lampadas 2x55W PLL 4000K que tenho na calha?
  3. Actualização: Dia: 4 - 20/05/2010 18:45 - TPA de 50%. . Passei novamente a conseguir ver o fundo do aquário. A temperatura passou dos 26.5 para 23.5 ºC após TPA. 00:15 - c/ Temperatura 26ºC - Introdução da equipa de limpesa: - 1 Otoocinclus - 1 Panaque - 3 CAE´s Boas Noticias: - Anubia nana está a nascer uma folha nova bem como a anubia "normal" (a que está no buraco do tronco) - A bacopa está adaptar-se bastante bem Más noticias: - A anubia maior (a da esquerda) esta a apresentar buracos nas folhas, como já mostrei, e cada vez maiores. mas parece-me (não tenho a certesa) que seja apenas nas folhas velhas. . a ver vamos. . - A Valisnérea Twister, tem algumas folhas já definhadas. . . . mas não todas. . Na próxima vêm fotos "fresquinhas". . Abraço!
  4. Uma das intensões é ver como é possivel ou não a gente safar-se sem a trabalheira da Fervura e lavagem do Humus. Quero fazer isso. . Queria muito ter uns peixe Gato, mas é condição que não me comessem as plantas e não crescessem mais do que uns 10-12 cm Máx. Tenho um Panaque mostrado no cimo deste post, vou mantê-lo, mas tenho também um ancistru, que quase me devorou a anubia nana. . esse vai ficar fora. . Por acaso, tenho quem me possa vender Ancistrus SP (Ancistrus dolichopterus) que podem ver melhor aquí mas tenho algum receio que me coma plantas. . Acham normal os Nitratos estarem a 0 mg/l ? Acham que posso começar a colocar uns Otocinclus e CAE por ex.?
  5. Boas! Antes de mais obrigado pelos comentários e vou tentar responder. . . Também tenho essa informação relativamente aos nutrientes do Humus, espero saber lidar com a situação, e para isso também conto com a malta aquí do forum. . Quanto a plantas, estou em fase de aquisição de mais. . . Sobre o layout: Éste foi decido também pela cara metade cá de casa, e sendo do agrado, será +/- para ficar assim, claro está que contamos melhorar o aspecto "trabalhando" com as plantas. . Vamos então ao ponto de situação: Dia: 2 - 18/05/2009 12:30 - A àgua estava algo escura, então coloquei na SUMP uma Saco de carvão activo que tinha cá por casa. 19:00 - Eis o aspecto do dito cujo. - Liguei o Filtro UV-C - Testes: - Ph: 7.5 - Kh: 3º - NO2: Descobri que tenho o teste estragado - NO3: O teste acabou. . é tudo ajudar. . - Como o Ph está a 7.5, liguei a botija de CO2. . Dia: 3 - 19/05/2010 19:00 - Aspecto - Testes: - Ph: 7.0 - NO3: 0 mg/l (comprei um teste da Sera, apesar de todos os outros que tenho serem da JBL) Como a ver que algumas plantas estão com problemas. . eis a mais grave. . Entretanto, conto Sexta-feira (pois hoje não posso) fazer uma TPA de uns 50%, para ver se "o café" desaparece. . Acho estranho o NO3 ser 0 mg/l, bem como as plantas estarem a comecar apresentar boracos. . Será falta de potássio??? É normal. . . Não sejam meigos. . opinem à vontade. .
  6. Boas! Finalmente encontrei um Domingo livre para meter mãos à obra de raiz, e agora a sério. Posso já dizer que a coisa demorou uma tarde inteirinha. . Data: 16/05/2010 1º - Mudei toda a fauna existente para um aquário de 60 Lt (que tive de activar novamente); 2º - Arranquei toda a Flora existente 3º - Despejei toda a Água e apanhei TODO o Areão chegando ao "osso" do aquário Agora as Novidades. . . Substracto: - Decidí arriscar em Colocar 100% Humus de Minhoca - Procurava Laterite, no entanto é algo dificil e decidí apostar também no mais próximo: Perlite. . Fiz umas pesquisas (no forum pelos Vistos niguém experimentou/conhece) e as informações reunidas dão como material enerte, e principalmente usado em substractos com a principal função de facilitar a areação, etc. . podem ver mais aquí: http://www.aquariumslife.com/aquascaping/p...anted-aquarium/ Ora então. . Coloquei directo no fundo do aquário: 3 L de Perlite: A seguir misturei numa bacia à parte 5L de Humus directo do Saco, com outros 3 L de Perlite. Como podem, ver é possivel encontrar alguns pedaços de perlite no meio do Humus. . De seguida, desfis o quanto pude os restantes 5 L de Humus e coloquei uniformemente por cima. A seguir uma Boa camada de areão. . Plantação: Pormenor Esquerdo De acordo com o sugerido anteriormente, todas as anubias estão amarradas ao tronco, a da direita, está num buraco existente que tem passagem para o areão depois. . caso ela assim queira. Plantação: Pormenor Direito Aspecto Geral: O Enchimento agora um pouco mais rápido. . . Ultimas Plantações e Voilá. . Neste momento tenho a seguinte Flora: 1 Anubia nana 1 Anubia "normal" – fixa no buraco do tronco 1 Anubia Heterophylla que segundo a etiqueta pode crescer até 80 cm de altura 1 Cryptocoryne undulatus 'brown' 1 Cryptocoryne undulatus kasselman Juncus Repens 2 Valisnerias Americana (Gigante) 2 Valisnerias Americana Twister (Torta) Vários pés de Valisnerias Spilaris 3 Conj. de pés de Bacopa Procuro ainda mais algumas plantas, tais como HZ e uma ou duas Echinodorus. Pretendo avaliar e mostrar ao pessoal a viabilidade ou não de usar este tipo de Substrato, (10L) 100 % Húmus de minhoca directo do saco + (6L) de Perlite. Pretendo também ir actualizando este Tópico e conto com a vossa ajuda quer a nível de opiniões/sugestões de Layout, troca de plantas, etc quer a nível de Ajuda para problemas que possam surgir. . Setup: - Aquário com 120x50x65 + SUMP 60x40x40 - Bomba: +/- uns 1500 l/h - Aquecimento: 2x 150W - Iluminação: 6x PLL 55W – Total: 330 W – com 3 temporizadores - 2 pares de 2x PLL 55W – 4800K - 1 pares de 2x PLL 55W – 6500K Opinem, não sejam tímidos. . .
  7. Boas! Malta então após 30 visualizações, ninguém conhece ou tem experiênciascom a Perlite. . ?
  8. Boas! Ando em fase de aquisição de material para, talvez no próximo Domingo fazer um Renascimento no meu Aquário de 350 L Para substracto, e face ao tamanho e aos Euros, estou decidido a usar 100% Humus de minhoca da Siro directamente no fundo, lí algumas experiências de malta que usaram directo sem ferver nem lavar, e correu bem tendo alguns cuidados que também pretendo ter! Lí também que era ideal usar Laterite junto com o Humus, no entanto não é muito fácil arranjar de fonte segura Laterite, como tal Comprei algo que nunca tinha visto, e me foi indicado na loja como o mais parecido que lá tinham. Chama-se Perlite, e tem este aspecto: Pelo que pesquisei, não há nada aquí no forum sobre o uso da Perlite em Aquários, no entanto na net encontram-se coisas interessantes e algo positivas, estou tentado a usar. Alguém conhece ou já usou?
  9. Boas! Voltei, tive fora do pais, e as compras/recomesso ficou agendado para o fim-de-semana de 15-05. Sobre o Humus, é realmente esse tipo de informações/experiências que preciso. . Ferver o Humus penso que só servirá para matar os ovos de minhoca, no entanto estes penso que não fazem mal nenhum, se os ovos eclodirem, existe quem lhes trate da saude. . :D Estou errado? O passar por várias àguas, deve minimisar o problema dessa àgua amarela, no entanto por quanto tempo ficas-te com a àgua amarela?
  10. Boas Pedro! Lí o teu tópico, e realmente a tua experiência teve como base, um aquário de 40 litros. O meu tem 120x50x65 cm o que 360 litros brutos. Retirando uma média de 10 cm de areão fica +/- 120x50x55 = 330 litros Como tenho uma SUMP com 60x40x40 e que normalmente tem uma média de 25 cm de altura com àgua, faz um total de 60 Litros. Ou seja, no conjunto tenho +/- 380 a 390 Litros de água no sistema. Penso que os teus 2 cm de Humus, realmente deve ser muito, senão vejamos: A avaliar pelas fotos, diria que o teu aquário tem de medidas: 40x30x35 (CxLxA) Os 2 cm de altura de Humus, correspondem a: 40x30x2=1,2 Litros de Humus Termos liquidos, o teu aquário que tenha uns 30 Litros, tens uma razão de: 1,2/30=0,04 L de humus por cada L de àgua. No meu caso: Se aplicar os mesmo 2 cm em toda a area do aquário, tenho: 120x50x2=12L Com os meus 380 L líquidos, tenho uma razão de: 12/390=0,03 ou seja, tenho 25% a menos que no teu caso. Além disso, devido às quantidades(12L de Humus) percebes o porquê da minha preocupação em tentar poupar o trabalho de o ferver e lavar??? É que se fosse o caso de 1 ou 2 Litros, paciência. . era uma panela de uma vez e tá feito. . mas assim, terão de ser várias panelas. .
  11. Boas Pedro! Podes ser mais explicito? Que quantidades usas-te, e de quê, que Setup tinhas, e o que correu tão mal para teres de refazer tudo? Estás a preocupar-me. .
  12. Obrigado! Já agora que quantidade de Laterite se usa? O meu aquário tem 120x50 de fundo, se usar 2 cm de altura de HUMUS, dá 12x5x0.2=12Litros de humus. Vou comprar 2 Sacos, total 20 Litros. Tenho mesmo de os ferver, lavar, lavar, lavar. . ??? Já lí no forum casos que tiraram do saco e meteram directo no aquário, areão como já referi posso colocar boa camada. . .mas se tiver mesmo de ser fervido, e lavado um camião de vezes, paciência. . . queria era poupar as panelas lá em casa. . . o da minha esposa, a àgua desperdiçada, pois mesmo que aproveite para as plantas de vaso, nunca consigo aproveitar tudo. . e claro está, a trabalheira. . . Sabado vou à Jardiland na Maia!
  13. Mistake! Onde encontras Laterite? Areão não é meu problema. . . tenho muito. . mesmo muito. . por isso se levar nem que seja 10 cm de altura por cima do Humus, não será problema. .
  14. Boas! Estou num projecto novo e também procuro toda a informação possivel sobre Humus de minhoca! Que quantidade de humus usou? Por quantas lavagens passou esse humus? É mesmo necessário ficar a secar antes de se meter no aquário?
  15. Caro Mistake! Como está este Projecto. . ? A minha busca tem exactamente o mesmo objectivo que o teu: 350-400L de Lowtech pois o tempo não abunda, mas que ficasse agradável. . Procuro a mesma base que tu: 100% Humus de minhoca da SIRO. . . . . mas eu para utilozar pela 1ª vez.
  16. Boas! Penso que já encontrei 100% Humus de Minhoca da SIRO numa loja da MAIA. . Quanto à fauna, estou a pensar em: - Corydoras, - vou manter o meu Panaque - uns SAE's - 1 ou 2 Peixes Gato (L´s) que não se metam com as plantas - Preciso de sugestões neste ponto. - 1 casal de Espadas - 10 Neons - 10 Bebados - mais tarde gostava de um casal de Ramirezi's - (tenho de analisar a compatibilidade) Flora: - As anubias e cryptocorynes que conseguir salvar - umas Valisnerias para trás - 1 ou 2 Echinorus - uma moita de HZ - uma moita de Juncus Repens se o salvar. . +/- isto. . Entretanto a ver se tenho tempo para passar isto pro papel. .
  17. Boas! 32 Visualizações e ninguém aponta um suspeito? Entretanto isolei os escalares e os Synodonties na SUMP e as plantas melhoraram um pouco, ainda assim acho que levaram umas "xupadelas", ou do Panaque ou do Ancistrus. . :S. . Como ia tar fora no fim-de-semana tive de voltar a juntar os peixes da Sump no Aquário. . e protegí aquela anubia com uma criadeira virada do aveço. Ontem cheguei a casa só me apetecia. . . . . . pois alguém se virou contra uma cryptocoryne. . banana rock Aceito recumendações para seleccção de uma fauna que não ataque plantas. .
  18. ric-santos

    Paradise Lost

    Encontrei este Tópico por pesquisa sobre aquários com Substracto de Humus. Acabei por o ler desde o inicio e verifico agora que passou quase meio ano sem actualisação. Que é feito dele? Venha daí uma actualização. .
  19. Caro Pedro. . vejo que bem me compreendes sobre os ultimatos. . :D . . e realmente nestas coisas, não vale a pena ir contra. . . pois lá no fundo também lhe reconheço muita razão. Pois assim sendo, pondero então fazer uma pausa para reorganizar as tropas. . Este fim-de-semana está ocupadissimo, como tal tenho uma semana pra organizar as coisas, fazer escolhas/opções e no próximo Sábado, dia 30/04 meter mãos à obra. . . Como os euros continuam a não abundar, que me dizem tentar arranjar para substracto HUMUS de minhoca como é tão falado aquí no forum? Conhecem onde se arranjar perto de Famalicão, ou Viseu onde vou estar este Fim-de-semana? Sobre o Layout, como alguém atrás já referiu, vou apanhar um papel e fazer uns rabiscos. .
  20. Vou tentar. . Realmente sem substracto fertil complica, mas neste momento tenho um ultimato às costas, não poderei deixar chegar o aquário ao estado em que estava, e como tal é obrigatório dar certo, e se para isso tiver de trocar de Fauna, paciência. . . Eu também fertilizo com micros da Tropica. Na altura da montagem, não coloquei um substracto a sério a querer poupar uns euros, no entanto vejo que passado pouco tempo tive de comprar fertilizante de micros que também não é barato. . A iluminação, por acaso presentemente não está toda ligada, apenas tenho 4 X PLL 55W ligadas e ligam/desligam desfasadas. . . mas chegam para colocar algumas plantas a deitar fios de O2. . Perante o estado actual, digam de vossa justiça, vale a pena avançar com esta base, ou parar já e colocar Solo fertil, e repensar tudo incluindo a Fauna. .
  21. Sobre o CO2, neste momento tenho um reactor de madeira, que até acho que se safa muito bem, faz umas bolhinhas bem pequeninas, e como o aquário tem 65 cm de altura, dá tempo para uma boa disoloção, ainda assim, está situado de modo a que as bolhinhas antes de chegarem à superficie sofrem os efeitos da corrente de agua, o que faz com que elas se espalhem bastante. . . A iluminação e respectivo CO2 desliga-se às 1:00, fiz ontem medição de ph às 0:25 e deu-me: Teste PH com escala (3-10) - 7.0 Teste PH com escala (6-7.6) - 6.9 Nunca tive PH tão bom quanto agora. . por norma andava nos 8.0 Apesar de tudo isto, tenho isto a caminho: SPIO VIII CO2 Reactor As pastilhas por acaso andavam cá por casa, e como tal foi mesmo altura de as gastar. . Sobre a terra, realmente agora é tarde pois para tal tinha de começar novamente de raiz. . retirar todo o areão, e começar do zero. Quanto à anubia, o areão pode não ser a melhor meio de ela se agarrar, mas de certesa que este nãoa rói. . roer literalmente. . Tinha isolado os synodonties, ontem isolei também os escalares. . agora junto com as plantas só tenho os Panaques. Reparo que aparentemente as cryptocorines estam a adaptar-se, aquele que não se vê na foto, até está adar folhas novas já de tamanho razoavel, um que está meio pra lá, meio pra cá, é o juncus repens. . começa a fica amarelado no cimo e nas pontas, mas verde do meio para baixo. . Fertilizo com Fe, potassio, e micros da Tropica (por acaso tá acabar) Segundo os testes de ontem às 0:30 tinha Fe = 0.2 ppm - Logo ontem não fertilizei Fe Estou aberto a sugestões. .
  22. Boas! Estou a tentar uma segunda tentativa em fazer um plantado que podem ver aquí: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=154320 o Facto é que após 2 dias da montagem, alguém dentro do Aquário deve ser vegetariano, pois tenho uma anubia ana que começou a soltar as folhas roidas pelo caule, e mesmo este apresenta-se ruido como acho que dá pra ver nesta foto. . A fauna que tenho é: 2 Escalares 2 Synodonti eupterus http://www.garfishindo.com/gallery/catfish...is_eupterus.jpg 1 Panaque Macus (5 cm)- http://www.scotcat.com/images/panaque_maccus4.jpg 1 Panaque/Ancistru que não sei a espécie (12 cm) mas deixo estas duas fotos do fulano. . Pedia a vossa ajuda, e se para isso tiver de trocar de fauna, paciência. . .
  23. Boa Noite, vou tentar responder a todos. . PedroDionisio - Sobre a Sump e o CO2, tens razão, pode haver algum prejuiso quanto ao CO2, no entanto os ganhos em espaço de matérias filtrantes mais área técnica (aquecedores e etc), manutenção e aumento da quantidade de àgua do sistema compensa largamente o prejuiso. - Layout: a ideia é tentar fazer alguns "ramos" diferentes, quer com as cryptorines, os juncos e algumas plantas que ainda faltam. presentemente aquela anubia "normal/comum" que está ao pé do vaso na foto, está colocada no areão mesmo mesmo junto do tronco. Existe também uma Crypto por detrás daquela pedra amarelada que ainda não se vê na foto. Pretendo arranjar HZ (Heteranthera zosterifolia) para colocar na traseira do lado direito junto ao difusor, ou noutro local que vocês possam sugerir. . JoaoCosta - a Quantidade de areão é a mesma, a diferença é que antes estava quase todo ele plano, e neste momento fiz uma pendente mais baixa à frente, de modo a tenatr acumular maior quantidade de lixo à frente e que fácilmente possa ser aspirado nas TPA's - Valisnérias, por acaso foi planta que também custumo ver principalmente em aquários altos como é o caso, nunca tive, mas como sugeres, porque não tentar? Vou procurar informação sobre ela para ver se é fácil de manter. . PedroSoares - Noutro aquário tive uma anubia enterrada no areão precisamente no meio daquele tronco da direita, dava-se muito bem, florescia e tudo, e claro com o crescimento começou a agarrar-se ao tronco, no entanto mexi-lhe uma vez mais profundamente, e foi o fim dela, junto com ausencia de fertilização etc etc. . Por acaso o vendedor também de indicou que elas podem estar no areão ou amarradas a um tronco, no entanto como este aquário é muito maior que o anterior, pretendia que elas ficassem com algum risoma no areão, mas planteias para que o crescimento se orientá-se de modo a agarrarense ao tronco. Nesta plantação coloquei também enterrado no areão pastilhas Florennete A da SERA Ninguém me comentou um possivel suspeito de me andar a comer aquela Anubia assinalada a Vermelho, ainda assim, numa suspeita de serem os Synodonties, apanhei-os e isoleios na SUMP. . (outra vantagem da Sump )
  24. Arranque a sério no post 14, ou directamente aquí Boas! Como o próprio nome indica, estou numa nova tentativa para ter um Plantado. Construí o meu próprio Aquário 100% DIY excepto o Vidro. São uns 350L + uma SUMP. Depois de ter Falhado redondamente e ser este o estado do mesmo. . . Decidí fazer nova tentativa. . . -Consertei os Programadores das Luzes -Enchí a garrafa de 4Kg de CO2, montei uma ElectroValvula (aproveitada de um ferro de engomar c/ Caldeira) com mais um programador. - Fiz uma valente limpesa - Fui encontrar um Tronco de Videira que já tinha tratado e nunca tinha utilizado - Comprei umas plantitas um difusor e metí mãos à obra. . O resultado foi este. . Após 2 dias de montagem, verifico a 1ª anormalidade. . . Alguém dentro do Aquário deve ser vegetariano, pois tenho uma anubia ana que começou a soltar as folhas roidas pelo caule, e mesmo este apresenta-se ruido como acho que dá pra ver nesta foto. . Alguém pode dar uma sugestão. . Setup: Aquário: 350L + Sump (vou afinar estes dados, pois o aquário já foi feito à algum tempo) Iluminação: PLL 4x 55W 4800K + PLL 2X55W 6500K é ligada 2 a 2 com 3 Programadores Filtro: Sump Fauna: 2 Escalares 2 Synodonti eupterus 1 Panaque Macus (5 cm)- 1 Panaque ou um Ancistrus que não sei a espécie (12 cm) Flora: 1 Anubia nana 1 Anubia "normal" 1 Anubia que vou verificar a especié. . :D - é uma Anubia Heterophylla que segundo a etiqueta pode crescer até 80 cm de altura 1 Cryptocoryne undulatus 'brown' 1 Cryptocoryne undulatus kasselman 3 molhinhos de Juncus Repens Conto com as voças opiniões pra levar este plantado em frente.
  25. Boas! José, muito obrigado pelos conselhos. O dito Disco está fino. . . continua no aqua em separado, apesar do tratamento com flagyl já ter terminado à algum tempo. As marcas laterais já estam a desaparecer, no entanto aquela marca poderosa ainda está branca mas a diminuir de diametro. Estou a pensar continuar a alimentá-lo lá nesse aqua até ele estar a 90% :D , enquanto faço o tratamento com flagyl no aqua principal. Por falar em aqua principal, já conseguí agarrar o dito octocinclos. . filho da mãe teve de ser cercado para depois entrar no camaroeiro. . . . Obrigado. P.S.-Depois de todos os tratamentos posto noticias.