guilhas69

Membro
  • #Conteúdo

    25
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por guilhas69

  1. Oi, Na minha nova montagem utilizei fetos de java e notei que as folhas pequenas quando nascem também ficam com esse verde escuro nas pontas que falas. Pensei que fosse alguma carência, mas depois à medida que cresceram isso passou e as folhas ficaram com o verde normal. Já li algures no forum varias opiniões, umas dizendo que é normal no seu crecimento e outras que é carencia de ferro, sinceramente não sei. O meu aqua é de 50-55l reais com iluminação T8 de 2x18w daylight e apenas faço fertilizações semanais. Em relação à iluminção, penso que 15w para 50l é pouco mesmo para fetos de java. Cumps
  2. Oi Nuno,

    Deves estar a ter muitos pedidos devido à oferta do aquário. Como tal, gostava de saber se posso fazer uma oferta monetária pelo ele.

    Cumprimentos,

    Guilherme Santos

  3. O site que o pestinha indicou é bom, mas para mim não há melhor loja que o espaço de Oferta do forum. Se procurares algumas plantas especificas faz o teu pedido no espaço de Procura, que quase de certeza que alguem irá responder.
  4. Podes sempre comprar o teste permanente de co2 e regulares a quantidade de co2 injectada conforme o teste te indicar.
  5. Outra vez a confusão. É para isso que serve o overflow. Aconselho-te a pesquisares bem na net para poderes ver o funcionamento dum sump e dum overflow.
  6. Acho que estás a fazer confusão. O tubo que tem o furo é por onde a bomba empurra a agua do sump de volta para o aquario, logo só entra ar pelo tubo quando a bomba parar de funcionar. Pela minha experiência, esse "repuxo" não acontece .gif' class='bbc_emoticon' alt=':smilecolros:' /> . Quando a bomba está ligada a água simplesmente sai pelo furo e desliza pelo tubo. Mas como a tua bomba deve ser diferente da minha, é uma questão de experimentares.
  7. Boas, À uns tempos andei a pesquisar na net paginas sobre o funcionamento e a construção dum sump e dum overflow, e vi lá uma maneira mais fácil e económica. No tubo que liga a bomba de retorno ao aquário, fazes um furo um pouco acima do nível da agua. Assim se a bomba se desligar, entra ar pelo buraco, o efeito sifão acaba e não corre mais água. http://img522.imageshack.us/my.php?image=semttulobt5.png Espero ter ajudado. Cumps
  8. Pois, já calculava que esses filtros que se vendem não dessem para pôr dentro de água. Eu estou a perguntar isto porque estou a ver se arranjo maneira de tirar o termostato de dentro do aquario. A minha ideia é pôr o filtro dentro de um recipiente com água e dentro desse recipiente pôr o termostato para aquecer a agua. Assim a agua dentro do filtro também aquece e a temperatura do aquario aumenta. E se for um filtro diy, feito com um bidon impermeável dos que se vendem na decathlon, achas que há algum problema?
  9. Oi, Tenho uma dúvida, não sei se é um bocado parva, sobre o que aconteceria se pusesse um filtro canister dentro de agua. Isto iria de alguma forma alterar o seu funcionamento ou causar algum estrago? Cumprimentos.
  10. Na ebay o preço dos leds com os portes de envio fica caro. Tive a ler o teu artigo sobre "moonlight e fiquei com dúvidas acerca da cor dos leds que vou pôr. Eu hoje vou ao leroy merlin e se tiver lá leds daqueles que mandam luz num angulo de 180 graus eu compro-os. Mas agora tou indeciso se comprar leds azuis ou brancos. Será que posso fazer uma mistura entre as duas cores, do tipo pôr dois azuis com um branco no meio, para simular "moonlight" ou é muita complicação? No nascer e pôr do sol a poente e nascente, usas um led vermelho para cada lado, certo? Cumps.
  11. Boas, Estou a pensar em fazer uma moonlight no meu futuro aquário (30L) e gostava de saber, dos seguintes, qual é o melhor material para isto: Revoltec Neon Kit Meteor - Azul Revoltec Neon Single Azul Revoltec Luz LED - AZUL Revoltec Neon Kit 10cm Double - Azul Eu estou mais inclinado para o primeiro, mas tenho receio que não dê. Cumps.
  12. Tive muito indeciso que planta de tapete pôr. Mas como vi que o "glosso" é muito popular e li que a HC é muito dificil de plantar, optei pelo "glosso". Se colocar alguma rotala será a rotala macrandra, para fazer contraste. E mesmo assim posso não pôr essa, porque já li que é uma planta muito dificil de manter. As outras rotalas, apesar de serem bonitas, são grandes e crescem rápido. O substrato que vou utilizar é aquabasi plus com akadama special por cima. O etc engloba isso. Na fauna vão ser incluidos Otocinclus affinis e Caridina japonica, e as tpa's vão ser de 20-25% por semana. Cumps
  13. Takashi Amano Se com dois substratos diferentes, queres dizer um fertil por baixo e um inerte por cima, eu tenho. Já vi aqui no forum um tapete com Eleocharis parvula e Glossostigma elatinoides misturados e queria fazer um parecido, porque ficou com um efeito muito fixe. Em relação ao resto das plantas, ainda vou pensar quantas escolher, mas sem dúvida que vão ser menos das que eu tinha escolhido. Obrigado pela ajuda.
  14. Boas, Eu quero montar um aquário digno de se chamar plantado. A minha dúvida é em relação ao número de éspecies de plantas que posso pôr. Já vi nuns sites que a formula para calcular isto é (número de plantas = comprimento aquário (cm) x largura aquário (cm) / 50), mas acho que esta formula não é correcta, pois assim vai dar muitas plantas. No site de Takashi Amano diz que para um aquario pequeno o numero de espécies de plantas ideal é à volta de 10. Supondo que as condições do aqua 50x24x26 são boas (substrato fertil+iluminação2x18W+CO2,etc), qual seria o numero certo de plantas? Estou a pensar pôr: Eleocharis parvula Glossostigma elatinoides Pogostemon helferi Echinodorus bolivianus Micranthemum umbrosum Rotala Spec. ''Nanjenshan'' Alternanthera reineckii ''roseafolia'' ('Pink') Lysimachia nummularia ''Aurea'' Proserpinaca palustris Vallisneria americana Var. Mini twister Limnophila sessiliflora Riccia fluitans (numa rocha pequena) Anubias barteti var. nana (num tronco pequeno) Obrigado, Cumprimentos.
  15. Boas Faz o que eu te disse e aumenta o KH, para o valor do pH subir um pouco, porque 5,5 é baixo demais. Se começas a adicionar co2 com um KH tão baixo, vais ter muitas oscilações de pH, ou seja, morte certas dos peixes. Cumps
  16. Boas, Eu ainda sou novo em aquariofilia, mas acho que a ideia que tenho está certa. Primeiro mede o KH do teu aqua. Se este for muito baixo podes faze-lo subir, usando pedras calcarias e conchas. Ao subires o KH também sobes o pH. À medida que o KH é maior, as alterações de pH, provocadas pela adição de CO2 ou por outras coisas, vão ser menores. Deixo-te aqui uns sites em inglês, para ver se percebes melhor a minha ideia. Water Chemistry Measuring CO2 levels Se subires o KH e consequentemente o pH, fá-lo devagar e com atenção e mede sempre os seus valores, até estes estarem como tu queres. Cumprimentos, Guilherme
  17. Ok. Obrigado pelo esclarecimento.
  18. Oi. Já vi aqui no forúm pessoas que usam garrafões de 5L com a "mistela", para a produção de CO2 durar mais tempo. Será que dá para usar este conceito na produção química de CO2, convertendo a quantidade de ácido e bicarbonato de sódio usada nas garrafas de 1,5L para garrafões de 5L? Obrigado.
  19. Obrigado pelo esclarecimento. Vou fazer co2 caseiro com a "receita" aqui do forum, e começa-lo a injectar no aqua, antes que as plantas morram todas. Cumprimentos.
  20. Eu não estou a injectar co2. Era para saber se em vez de injectar co2, podia baixar o ph e aumentar o kh, e nas contas, o co2 ia estar a niveis bons. Ou isto não finciona assim?
  21. Oi, Segundo o calculo de co2 através do ph (7,5) e kh (3,5), os niveis de co2 no meu aqua (30l) estão baixos. Queria saber se reduzindo o ph para 7 (com a adição de turfa ou troncos) e aumentando o kh (com adição de conchas partidas), os niveis de co2 vão aumentar para niveis "ideais"? Estive a pesquisar aqui do forum e encontrei a mesma dúvida que tenho, mas infelizmente não está esclarecida. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=49560 Obrigado.
  22. Tentei fazer isso de agitar após cada gota, mas continua a acontecer o mesmo. Penso que o teste está estragado. Vou comprar outro teste de GH de outra marca, e depois digo alguma coisa. Não sei se há problema, mas queria fazer uma pergunta que não tem nada a ver com este tópico. Tenho vidro acrilico a tapar o meu aquário, e por cima (13 cm da água) uma calha com uma lampada Gro-lux 18w 60cm. Será que posso tirar aquele acrilico que vem encaixado na calha, que fica entre a lampada e o aquario, ou depois fica com muita luz?
  23. Neste teste o numero de gotas corresponde aos graus de dureza. Mesmo que fosse como o teu teste, se multiplica-se por vinte ia dar um grau muito elevado. Mas sabes alguma forma de baixar este valor?
  24. oi a todos, Tenho um aquário plantado de 30L a funcionar à 1 semana. Como estou para meter os peixes resolvi fazer uns testes. Comprei testes pH, GH, Nitritos e Amónia da MOLY (não havia teste de kH). Resultados: pH:7,5 Nitrito:0,00 mg/l Amónia:0,2 mg/l GH:acima de 30 graus . No teste diz para se adicionar gotas até a água ficar verde, mas quando cheguei aos 30 ainda estava castanha (cor da solução que se pôe na água), e resolvi parar. 1º Gostava de saber se este teste da MOLY é eficaz ou se fiz alguma coisa errada? 2º Sabem o que devo fazer para conseguir baixar muito o GH do meu aquário Obrigado