chinomoreno

Membro
  • #Conteúdo

    15
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por chinomoreno

  1. Viva pessoal. Quanto mais leio mais confuso fico... às vezes isso acontece não é verdade? A minha questão é a seguinte: Estou a montar um aquário em que pretendo recriar o ambiente (habitat) de discus. Eu sei que as várias espécies de discus ao longo dos rios onde eles habitam. Contudo o que queria saber é se existem, de uma forma geral, especies animais e vegetais que sejam comuns nas zonas onde eles habitam. Se alguem me puder ajudar, agradecia desde já. Cumprimentos, Ricardo Costa. PS: A ajuda pode vir em forma de website, pdf, etc... não me importo de ler sobre o assunto Abraços.
  2. Viva, Mais alguem poderá indicar-me lojas (de preferencia online) que tenham/vendam overflows? A aquaplante, aqui no forum, não responde aos tópicos desde o inicio do ano. A pet4you vende mas são 300 e tal euros... acho extremamente caro por uma peça de acrílico. É mais caro que um bom e grande aquário... A aquaristic tem um de 80€ mas o problema é os portes e tempos de envio. Todas as ajudas são bem-vindas. Cumprimentos, Ricardo Costa.
  3. Obrigado José, Vou investigar!! Cumprimentos.
  4. 34 visualizações e nem uma resposta?
  5. Oi pessoal, Epá, andei a pesquisar por aqui e pela net e não encontro, em lado nenhum, uma loja que venda sistemas de overflow. A minha intenção era criar uma sump para o meu aquario de 240L brutos... talvez uma sump de 60x30x40 com X numero de divisorias (ainda estou a pensar em quantas) e não queria furar o vidro porque o aquario já se encontra montado e em "andamento". Alguem me poderá indicar lojas em que vendas este tipo de produto? Agradecido deste ja, cumprimentos a todos. Ricardo Costa.
  6. viva pessoal! a ideia do autoclismo é sem dúvida uma boa ideia... mas como já foi dito, só serve para troncos pequenos. Estas raízes têm alguns 50x40cm ou mais e por isso essa solução não dá. Por enquanto estão numa banheira, mas tenho que arranjar um bidão ou semelhante, para os colocar... Ontem, depois de ter colocado o post, ainda fui retirar mais um pouco de casca o que, penso eu, vai ajudar e acelerar um pouco o processo. No aquahobby.com têm vários tipos de tratamento. Só com água, com água quente, água e sal, água e cloro activado, água quente+sal+cloro activado. Neste último procedimento, o tempo de tratamento é de 7 dias... mas agora fica a questão: Cloro activado? O que é isso? Solução de cloro para as piscinas? Cloreto de Hidrogénio (HCl)? Um abraço e obrigado pelas respostas dadas até agora. Ricardo Costa.
  7. Olá pessoal! Um amigo meu arranjou-me umas raízes de videira (3), que segundo ele, vieram de videiras já mortas (perto de Ponte de Lima onde, segundo ele, faz umas geadas mesmo boas para queimar tudo o que plantas). Bem, fiz o procedimento habitual, descascar a parte mais externa, água e sal com elas (agua muito quente... 80+ ºC). Já tão à uns dias submersos mas eu vou mudando a água (sempre muito quente) algumas vezes por dia. O que eu noto é que, as extremidades cortadas, já deixaram de "borbulhar" (deitar pequeníssimas bolinhas de gás) e já não deitam aquela substância gelatinosa (seiva?) transparente, que era muito frequente nos primeiros dias. A raíz mais pequena, que flutuava, já afunda. A água ja não turva quase nada. No fundo, estao na água a apenas uns 3/4 dias (24h x 3/4)... mas as mudanças de agua kente e sal são muito frequentes. A minha questão é: Quando é que saberei que estão "aquarium-safe", para as colocar no meu aquário novo? Existe alguns sinais visíveis ou é somente o "tempo" definido pelos tópicos que nós vamos encontrando por aqui e pela net? Desde já um abraço à malta toda. Ricardo Costa.
  8. Obrigado pela 1ª resposta. A ideia é fazer um plantado para discus. Queria meter um tapete de fundo, musco nos trocos e raizes, e várias plantas características daquele biótopo. Será boa ideia o seguinte: Por uma camada de areão, por cima do ferti-soil, nas zonas onde vou plantar as plantas maiores e deixar zonas de ferti-soil sem camada de areao nas zonas onde vou plantar os tapetes! Que tal? É que o preto deste substrato fica mto bem a nível estético! Cumprimentos, Ricardo Costa.
  9. ninguem? tenho o aquario a olhar pa mim e à espera de uma resposta sábia. lol
  10. Viva pessoal!!! Não sei se alguem por cá já usou o Ferti-Soil da Aquatic-Nature. A questão é a seguinte: Tratando-se de um substrato fértil, terei de o cobrir com areão? O ferti-soil tem uma granulometria de 3-5mm e tem uma cor preta. É necessário cobri-lo? A ideia é: Primeira camada: Substrato fértil do tipo Floradepot; Segunda camada: uma fina camada de areão para cobrir a "terra" fértil inferior e dar solidez às raízes. Terceira camada: Ferti-Soil. Quarta camada: camada de areão apenas em certas zonas (isto se a se não for necessário cobrir o Ferti-Soil por completo). Quem souber responda por favor. Quem não souber, pode sempre opinar. Cumprimentos, Ricardo Costa.
  11. Boas pessoal, Já tenho lido muito sobre este assunto e decidi ajudar a esclarecer o assunto. Já Lavousier dizia: "Tudo é veneno... depende da dose" Assim sendo, tanto o monóxido, como o dióxido e até o oxigénio podem ser letais... tudo de depende das concentrações em que se encontram. Uma hiperoxigenação leva a uma alcalose sanguínea (aumento do pH sanguíneo) que pode levar rapidamente à morte. Uma hipercarboxigenação leva a uma acidose respiratória (diminuição do pH sérico) que, se nao for controlado com bicarbonato de sódio endovenoso, em perfusão, leva rapidamente a lesoes dos orgãos e à morte. A nível sérico (no sangue), e em ordem crescente de afinidade com a ferroporfirina (vulgo hemoglobina) temos: oxigénio < dióxido de carbono < monóxido de carbono. O monóxido de carbono é o gás (de entre os 3 mencionados) que mais afinidade tem com a hemoglobina e é por isso que, em concentrações mais baixas, torna-se venenoso para o humano. Imaginem a situação hipotética de termos uma molécula de hemoglobina e uma molécula de cada um dos 3 gases: O monóxido é aquela que mais rapidamente se liga à hemoglobina e a ligação formada é na ordem de grandeza tal que as outras moléculas não conseguem quebrar essa ligação, mesmo essas existindo em concentrações maiores. Bem, após a aula de fisiologia e bioquímica lol vamos lá ver uma coisa: Se o CO2 ou o CO fossem assim tão letais... já estávamos todos mortos.. então quem vive em grandes cidades... tavam para além de mortos. Imaginem as grandes cidades como NY e a cidade do México que formam grandes camadas de CO2 e CO que teimosamente pairam sobre as cabeças dos habitantes (smog).... tudo morto. Bem... agora em relação à aquariofilia: Imaginem um quarto com 10x10m (um quartinho pequeno)... em volume devemos ter uns 300 m3 de AR. Uma botija de 2kg deve contribuir com uns 10 m3 (ou tlz menos) de CO2... ora isso representa 3% dos gases do quarto... o que é totalmente irrelevante... isto, numa situação, que se despejasse a garrafa de 2kg inteira e que a sala fosse estanque... sem a minima troca de gases do e com o exterior (o que nunca acontece numa casa). Claro que ter 3% de CO2 livre no quarto não é bom... mas se pensarem que por cada cigarro fumado, o fumador inala à volta de 500mg de CO2... imaginem a fumar 2 maços por dia. LOL Bem... desde k nao tenham multiplas garrafas industriais de CO2 dentro do quarto... e este tiver uma porta e uma janela, penso que não existe perigo de intoxicação por CO2, por isso basta de alarmismos. O risco mesmo é DIY sem se saber que se está a lidar com garrafas pressurizadas... o que pode levar à fuga de gás pressurizado por uma válvula errada ou mal adaptada o que vai fazer com k a garrafa se comporte como um foguete. Espero ter ajudado a esclarecer o assunto, Cumprimentos. Ricardo Costa.
  12. Essa questao é muito técnica para mim, visto nunca ter trabalhado com uma SUMP, contudo posso dar-te uma ideia que evita esse problema: Uma UPS. Para quem nao sabe, uma UPS é uma bateria, utilizada em informatica para esse mesmo proposito.... evitar que o pc e material informatico/electrico deixe de funcionar abruptamente com o corte de energia. Já me tem salvo alguns trabalhos de muitas centenas de paginas e outras situações. Ora... uma UPS ligada a uma dakelas extensões de muitas tomadas vai evitar o interromper de funcionamento das bombas... logo não há inundações para ninguem. Eu tenho o PC, Impressora, Colunas 5.1, LCD de 80cm, impressora, etc, tudo ligado ao UPS e, mesmo com um corte de luz prolongado, ele aguenta-se muito tempo. No mercado à varias UPS, algumas aguentam-te as bombas+filtros+termostatos+luzes por muitas horas. É uma soluçao simples. Um abraço, Ricardo Costa.
  13. Epa.... desculpem-me a minha falta de atenção pessoal... Obrigado trocado Um abraço! Ricardo Costa
  14. Boas pessoal. Apesar de ser um projecto DIY, decidi colocar nesta secção a minha procura de ajuda, pois trata-se de uma ajuda relacioada com equipamento técnico. Estou a fazer uma calha com 3 lampadas PLL de 55w... mas ainda so arranjei uma lampada PLL de 55w a 4000k. Alguem me pode indiciar lojas (de preferencia online visto eu ser do algarve e tenho que mandar vir) que vendam este tipo de lampadas especiais? Muito obrigado pelo vosso tempo. Ricardo Costa. PS: Mais tarde, apresentar-me-ei e ao meu aquario para toda a comunidade. Um abraço.